BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
A Autarquia Municipal de
Segurança, Trânsito e Transportes de Garanhuns (AMSTT) está treinando parte de
seu efetivo para utilizar o spray imobilizante na atividade de segurança
patrimonial e de trânsito – no cumprimento do dever legal. Nesta terça-feira,
dia 19, 15 guardas municipais receberam a capacitação, que ainda deverá ser
repassada para outros 50 homens da corporação. A ferramenta de trabalho, já
usada em outras cidades brasileiras e no exterior, começa a integrar os
serviços, em Garanhuns, a partir dessa quarta-feira, dia 20.


Durante o treinamento, os Servidores recebem informações teóricas e participam ainda de simulações práticas. De acordo com o instrutor, Rogério Beltrão, os módulos abrangem, sobretudo, a preocupação com a forma de utilização do item e os direitos humanos. “São quatro módulos, divididos em assuntos como as doutrinas internacionais de direitos humanos, características do equipamento, aplicações práticas considerando o cenário operacional e a prática em si, que engloba a mira, técnicas de aplicação e segurança”, detalha Beltrão.

O spray, autorizado e
reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da
Gerência Geral de Toxicologia, é composto por óleos vegetais de graduação
alimentícia. Em sua nota técnica, datada em março do ano de 2015, é informado
que a substância passou por análise junto ao Exército Brasileiro, que é a
autoridade competente em regular o uso desse tipo de artefato, sendo verificado
que o produto não é irritante, nem causa preocupações em relação à saúde. “Estamos
capacitando e iniciaremos o uso com o objetivo de aumentar a segurança da
população. Ele só será utilizado de acordo com a necessidade de risco, seja
para o guarda ou a própria população”, esclarece o presidente da AMSTT, Elielson
Pereira. 
(Com
informações e imagens de
Cloves Teodorico/SECOM/PMG)



 
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de
Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, segue trabalhando na recuperação das
estradas vicinais da zona rural de Garanhuns.
Na última semana, as estradas que ligam as localidades
rurais adjacentes aos distritos de Miracica e São Pedro receberam equipes para
executar a recuperação. Nesta semana, as ações são de continuidade contemplando
o distrito de Miracica (entre a divisa de Brejão e Garanhuns), as estradas de
Baixa da Telha, Mata da Onça e Sítio Lajeiro.

“Estamos em um trabalho acelerado para atender todas as
demandas, para uma melhor locomoção da população. Pedimos um pouco mais da
ajuda dos moradores. Alguns estão dificultando o nosso trabalho, sem querer cooperar
com todo o processo da recuperação”, comentou o titular da pasta, João Paulo
Sobral.
  Ainda segundo o Secretário, a
manutenção das estradas é uma das prioridades do Governo Municipal. 
(Com informações e
imagens de Gabriela ramos/SECOM/PMG)


 
Um garoto de dez anos de idade foge de casa, com a roupa de corpo. Vai
da roça para a cidade grande, sem avisar ao pai (é órfão de mãe). No ônibus, se
segura para não ir ao sanitário, tem medo que descubram que viaja sozinho, e
que o entreguem ao juizado de menores. Por volta da meia-noite chega à estação
ferroviária. Caminha pelas avenidas da Cidade, perde-se, mas consegue chegar,
às quatro da madrugada, à casa de um parente. No dia seguinte já sai à procura
de emprego.
Essa é parte da história do radialista Geraldo Freire, da Rádio Jornal
Recife, que virou livro, “O Que Eu Disse e que me Disseram”, será lançado
nessa quinta-feira, dia 21, das 16 as 18 horas, no 2º andar da Ferreira Costa
Center, aqui em Garanhuns. O momento será prestigiado pelo Prefeito do
Município, Izaías Régis; por empresários e vários representantes da sociedade
local e regional.

A publicação, dividida em duas partes, é assinada pelo escritor e
professor Eugênio Jerônimo e por Geraldo Freire. O primeiro é responsável pela
biografia do mais popular radialista pernambucano, este, por sua vez, conta
passagens de uma trajetória rica em episódios engraçados, pitorescos, de pessoas
anônimas ou de gente importante que conheceu pessoalmente, personalidades que
pontuaram a vida do País nos últimos 50 anos, incluindo aí vários presidentes
da República.

“Vou avisando que tem palavrão. Procurei falar de tudo que lembrei,
mesmo das pessoas mais sérias, saindo da liturgia. Tem do doutor Arraes, de
Rubem Moreira, cobri a Federação Pernambucana de Futebol, e ele me contou mil
histórias interessantes. Tem Dom Helder que, por exemplo, tinha a vaidade de
ser humilde. Se você dissesse a D. Helder que ele não era humilde, era capaz
dele dar um murro na sua cara”. Irreverente, Geraldo Freire, que tem 25 anos de
Rádio, sempre esteve no topo da audiência no rádio em Pernambuco.
(Com informações do Jornal do Commercio)

 
Aos 91 anos, a professora e
escritora, Luzinette Laporte de Carvalho, motivo de orgulho para Garanhuns e
uma dos principais nomes da Literatura de Garanhuns, faleceu na noite de ontem,
dia 18, por volta das 22h, no Hospital Monte Sinai, aqui em Garanhuns. Ele
estava completando 91 anos, justamente na data do seu falecimento.

Nascida na cidade de Catende,
Luzinette se mudou ainda muito jovem para Garanhuns, onde fez o curso
ginasial e o pedagógico no Colégio Santa Sofia e o científico no Colégio
Diocesano. A decisão de dedicar sua vida à educação e, posteriormente,
também à literatura, fez a futura escritora mergulhar no mundo
do conhecimento, realizando, entre outros cursos, os de Administração
Escolar, Francês, Português, Sociologia e Supervisão Rural.
Sua densa e ampla bagagem
cultural possibilitou que exercesse relevantes cargos públicos, como os de
secretária de Educação de Garanhuns e diretora do Departamento Regional de
Educação (Dere), e se tornasse colaboradora de importantes publicações
de Pernambuco e da região Sudeste. Mas foi como escritora que mais se
projetou, devido a livros como ‘Um amor de mulher’ (publicado pela Editora
Vozes, de Petrópolis), ‘A menina que falava com as coisas’ (editado cinco
vezes pela Vozes e relançado pela Cepe Editora) e ‘O homem com girassóis
no olhar’ ( título premiado pela Academia Pernambucana de Letras). Ela tem
assento na Academia de Letras de Garanhuns.
Bastante homenageada, sobretudo pelo SESC/Garanhuns, ela nomeou a II
Bienal Internacional do Livro do Agreste Meridional, em 2014; recebeu
os “louros” da edição de 2013 do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e teve
sua contribuição à cultura pernambucana exaltada na Festa Literária
Internacional de Pernambuco (Fliporto), tendo sido sempre alvo de distinções em
várias partes do Estado.



O corpo da professora e
escritora, Luzinette Laporte de Carvalho está sendo velado no Mosteiro de São Bento,
localizado nas imediações do Colégio Diocesano de Garanhuns. O Prefeito Izaías Régis emitiu uma Nota de Pesar e 
decretou luto oficial de três dias no Município.  


 
No final da tarde de hoje, dia
18, bandidos fortemente armados explodiram um carro forte da empresa Preserve,
na PE-180, em São Bento do Una.
O carro passava por uma
lombada no KM 4 da Rodovia, quando foi interceptado e explodido ao lado de uma
Escola. Ainda não a informações quanto a quantia roubada. Os vigilantes
conseguiram sair ilesos.

Essa é a segunda ação
criminosa com características semelhantes nos últimos meses. No último dia 15
de agosto, um carro forte também foi explodido. O Motorista e um morador da
localidade foram atingidos por tiros e morreram dias depois.

Na ação de hoje, a Policia
Militar foi acionada e isolou o local até a chegada da Polícia Civil. Policiais
do GATI e da ROCAM saíram em busca dos bandidos por estradas vicinais da
localidade. (Com informações e imagens
de http://www.agresteviolento.com.br/)


 
O Prefeito Izaías Régis (PTB)
estará em gozo de férias no próximo mês de janeiro. Régis estará afastado de
suas funções de Prefeito no período de 4 a 24 de janeiro e, neste intervalo, o
Governo de Garanhuns será comandado pelo Vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC).
De acordo com publicação do Diário
Oficial dos Municípios desta segunda-feira, dia 18, a Câmara de Vereadores de
Garanhuns já autorizou o afastamento do Chefe do Poder Executivo Municipal.

Segundo informações do portal V&C
Garanhuns, Izaías não se ausentará do País, como faz habitualmente no inicio de
cada ano, devendo aproveitar suas férias apenas em Território Nacional.
Essa será a segunda oportunidade que o Vice-prefeito Haroldo Vicente assumirá o
cargo de Prefeito de Garanhuns. 

 
Pela terceira vez neste ano,
um rompimento na tubulação da Compesa abriu uma cratera defronte a Agência do
Bradesco, no centro de Garanhuns, ocasionando transtornos no trânsito da
Cidade, bem como a interrupção no abastecimento d´água de diversas localidades do Município.

Segundo a empresa ligada ao
Governo do Estado,
Equipes de
manutenção estão empenhadas em consertar o estouramento ocorrido no último
sábado, dia 16. Por conta do recorrente problema, de acordo com a Compesa,
estão sem água as seguintes áreas da Cidade: Aluísio Pinto; parte baixa do
Centro; Liberdade; Celso Galvão; Agamenon Magalhães; Rua São Miguel; Rua Dr.
Jardim; Pau Pombo; Rua Nogália Lima; rua Augusto Calheiros; Av. Lions; Av. Dr.
Dourado; rua Severiano Peixoto; rua Antônio Penante; praça Dom Pedro II; rua Melo
Peixoto; rua Júlio de Melo e a Avenida Rotary.

A previsão de conclusão dos serviços é o fim da tarde de hoje, dia 18.
Já o abastecimento deve ser normalizado até amanhã, dia 19. A Prefeitura de
Garanhuns, que já fez serviço semelhante por duas ocasiões neste ano, deverá
trabalhar novamente para reconstituir o pavimento.

 
Apesar do
trabalho ostensivo da Polícia Militar, os criminosos seguem atuando e
desafiando as Operações de Segurança desenvolvidas pelas autoridades.
Ontem, dia 17,
por voltas 17h30min, elementos não identificados furtaram um  Fiat
Uno, ano 1994, de cor branca e placas MUT 8499, de Garanhuns-PE. O Veículo estava estacionado
na Avenida Júlio Brasileiro, em frente ao Parque Euclides Dourado.

O proprietário do
Veículo, de identidade não registrada, registrou um Boletim de Ocorrências
sobre o fato. Pede-se a quem souber alguma informação que leve ao paradeiro
desse carro que ligue:  (87) 9-9617-6526; (87) 9-8121-6027; (87) 9-8122-3704
e (87) 9-9650-5386 ou informe a Policia através do ramal 190.
(Com informações de http://www.arletesantos.com.br/)

 
A Agência do Trabalho oferece
para hoje, dia 18, cinco oportunidades de Emprego aqui em Garanhuns. As
oportunidades são de Instrutor de Informática, Professor de Inglês, Vendedor
Porta a Porta (2) e Terapeuta Ocupacional. As vagas constam no site da
Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.
De acordo com o Órgão
Estadual, para concorrer às vagas é necessário atender aos seguintes
requisitos:
* INSTRUTOR DE INFORMÁTICA – Experiência: 6 meses – Salário: Não
informado – Escolaridade: Médio Completo;
* PROFESSOR DE INGLÊS – Experiência: 6 meses – Salário: Não informado –
Escolaridade: Superior Completo;
* VENDEDOR PORTA A PORTA – Experiência: Não exigida – Salário: Não
informado – Escolaridade: Médio Completo – Observação: 02 (duas) Vagas; e
* TERAPEUTA OCUPACIONAL – Experiência: 3 meses – Salário: R$
947,00 – Escolaridade: Superior Completo.
Os candidatos que se encaixem
nos perfis solicitados devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns,
que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20,
bairro de Heliópolis. As vagas estão sujeitas a alterações no transcorrer do
dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/
NIT/ NIS. 
Para saber mais sobre
essas vagas, clique AQUI.



Pela primeira vez
na história, a Seleção Feminina de Futsal sagrou-se Campeã Pernambucana. O
Selecionado local venceu na manhã de hoje, dia 17, em Serra Talhada, a fase
final dos Jogos Abertos de Pernambuco (JAPS), os antigos JOCIPE, após derrotar
Vitória de Santo Antão por 6×4.
Comandadas dentro
de quadra pela habilidosa Bibi e fora dela pelo técnico Celson Douglas, as
meninas de Garanhuns superaram todos os obstáculos, inclusive a falta de
transporte para disputar a fase final e trouxeram para o Município o inédito
título. De quebra, a Equipe ainda contou com a artilheira da competição, Bibi,
com 11 gols marcados, e a melhor goleira, Manu, com 9 gols sofridos.

“Vencemos a Fase
Regional dos Jogos, mas as dificuldades financeiras vivenciadas pelo Município
não permitiram que custeássemos integralmente o transporte e as diárias para
Serra Talhada. Então contando com o apoio da Prefeitura, as atletas se
superaram e viabilizaram junto a patrocinadores as condições para participar da
fase final dos jogos. Hoje, tivemos a recompensa por tanto esforço. Parabéns
meninas, parabéns Garanhuns! Esse título, por todas as dificuldades, tem um
gosto ainda mais especial”, vibrou o secretário de Juventude, Esportes e Lazer,
Carlos Eugênio.


Ao longo de todo o ano de 2017, a Prefeitura de Garanhuns viabilizou, em
parceria com o SESC, todas as condições logísticas, como quadra, treinador,
materiais esportivos e transporte, entre outros, para que as atletas, que são
voluntárias, pudessem treinar e participar de diversas competições
representando o Município. Nesta fase final dos JAPS, a Seleção Feminina de
Futsal também contou com o apoio do SESC; SPA dos Pés; Narciso Enxovais;
Ricardo Eletro; Gráfica Garanhuns; Elaine Cristina – Nutricionista; Blog do
Carlos Eugênio e dos Refrigerantes Jatobá.