público no sábado, a Praça Mestre Dominguinhos voltou a viver uma noite digna
de Festival de Inverno nesse domingo, dia 23.
palco Mestre Dominguinhos para abrir a 4ª noite do FIG. O garanhuense se
apresentou pela 15ª vez no Festival. O Cantor interpretou clássicos da jovem
guarda como a música “Gatinha Manhosa”, de Erasmo Carlos, e “Como é grande o
meu amor por você”, interpretada pelo rei Roberto Carlos. Além disso,
Cafuringa fez uma sequência de músicas dedicadas a um dos homenageados do FIG,
o cantor Belchior. A nostalgia marcou o show do artista da terra, que se
despediu do público com agradecimentos.
músico Zé Brown e a banda baiana IFÁ também agitaram o Público. O IFÁ realizou
sua apresentação com músicas apenas em formato instrumental. Já Zeca Pagodinho
trouxe o samba para animar o público presente na Praça Mestre Dominguinhos. Em
sua apresentação, o Cantor interpretou os sambas clássicos da sua carreira.
Essa foi a primeira apresentação de Zeca em Garanhuns. (Com informações de Thayna Chaves e imagens de Nichole
de Andrade/SECOM/PMG)
estão sendo beneficiados com os cursos de ‘Como Conquistar um Emprego’ e de
‘Vendedor Moderno’, inteiramente gratuitos. A ação é fruto de uma parceria
entre a empresa Alcance Cursos e o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da
Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
ministrados as quartas e sextas-feiras, em três horários distintos (das 10 as
12h; das 16 as 18h e das 18 as 20h) na sede da Alcance Cursos, que fica
localizada na rua Dr. José Mariano, nº 341, no Centro.
outros dezessete jovens vem concluindo o curso de Assistente Administrativo,
também de forma gratuita. A ação é fruto de uma parceria entre a Unidade do
SENAI/Garanhuns e a pasta de Juventude do Município. “Estamos buscando
parcerias que auxiliem os nossos jovens na busca pela qualificação profissional
e a consequente conquista do primeiro emprego. Também estamos trabalhando na
formatação de uma Legislação Municipal que facilite o acesso desses cidadãos a
experiência profissional, tão exigida pelas empresas nos dias atuais”, registra
Carlos Eugênio, secretário de Juventude, Esportes e Lazer.
ESTÁGIO E PRIMEIRO EMPREGO – Além dos cursos gratuitos, a Alcance Cursos e
a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns também trabalham para
firmar convênio de cooperação que proporcionará a qualificação profissional e o
encaminhamento de jovens estudantes, com idade acima de 16 anos, ao mercado de
trabalho na forma de estagiário. A meta é, respeitando todas as condições
previstas na Lei Federal nº 17788/2008, a Lei do Estágio, viabilizar o
Primeiro Emprego aos Jovens de Garanhuns.
sedia um dos mais movimentados polos do Festival de Inverno de Garanhuns, recebe
neste sábado, dia 22, e domingo, dia 23, um evento voltado aos esportes
radicais: Parkour, Slackline, BMX e Skate. Trata-se do 2º ECOSPORTS, que
acontece nas imediações da Pista de Skate daquele espaço, e que conta com o
apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude,
Esportes e Lazer.
participações de Guilherme Netter, atleta profissional de Slackline e
de Paulo Vitor, um dos representantes brasileiros de Parkour. Trata-se de um
evento aberto ao público, em que promoveremos, com total segurança,
apresentações e demonstrações das práticas dessas modalidades esportivas,
vivenciadas aqui em Garanhuns”, pontua o professor Mateus Alves, que atua no
Colégio XV de Novembro e que organiza o evento, juntamente com Grupo Dragões
Voadores de Parkour.
ECOSPORTS, que acontece nos dois dias no período das 10 as 18 horas, é
necessário doar um quilo de alimento não perecível. “Todo alimento arrecadado
será destinado a projetos sociais”, apresenta Mateus Alves.
noite de hoje, dia 21, o radialista Iran Alves Pessoa. Ele faleceu por volta
das 19h no Hospital Regional Dom Moura.
Iran tinha 84 anos de idade e deixou filhos, netos e bisnetos.
Com bordões como “gente fina de primeiríssima qualidade” e o “o relógio
tem corda, mas não amarra o tempo”, Iran Pessoa trabalhou em várias emissoras
de Pernambuco e de Alagoas, além de atuar com destaque na locução de diversas Vaquejadas
por todo o Nordeste. Com passagens pelas principais rádios de Garanhuns, Iran (na imagem ao lado com o também radialista Eduardo Peixoto),
aos 84 anos, ainda trabalhava na Rádio FM Sete Colinas, apresentando o programa
‘Forrozão da 7’, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 5 as
6h30min.
No último mês de abril, Iran Pessoa foi um dos homenageados com o Troféu Viva
Dominguinhos. A comenda foi entregue pelo Prefeito Izaías Régis e
emocionou o experiente Locutor, que neste ano completaria 40 anos de profissão.
O corpo de Iran Pessoa será velado na
Funerária Suissa, localizada na Avenida Simoa Gomes, em Heliópolis. O Sepultamento
acontece nesse sábado, dia 22, às 16h, no Cemitério São Miguel.
confira uma das últimas participações de Iran no Rádio Garanhuense. As imagens
foram captadas pelo radialista Ed Carlos:
quinta-feira, dia 20. Um Rezador foi assassinado na Zona Rural nas primeiras
horas do dia e um jovem de 26 anos foi morto no inicio da noite na Cohab 2. Com
esses crimes, o Município contabiliza 45 assassinatos neste ano de 2017.
Trindade, estava dormindo quando a casa foi invadida e Ele foi alvejado por
três disparos de arma de fogo. Populares relataram ao portal Agreste Violento, que
ouviram os disparos e em seguida o barulho de uma moto deixando o local. O Corpo
foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru. O caso
será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios.
foi assassinado a tiros na casa em que residia, localizada na rua José Zacarias
de Freitas, antiga rua 9, no bairro Francisco Figueira (Cohab 2). De acordo o
irmão da Vítima, de identidade não registrada, três indivíduos chegaram a
residência da Vítima e após conversar por alguns momentos com José Ferreira, um
dos homens sacou um revólver e atirou contra Ele, que morreu no local.
compareceu ao local, realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo ao
IML, em Caruaru. A motivação e a autoria do assassinato estão sendo investigadas
pela 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns. (Com informações e imagens de http://www.agresteviolento.com.br
e de http://www.vecgaranhuns.com/)
promoverá a primeira edição do projeto Capacita. A Ação tem como objetivo
capacitar o público para o mercado de trabalho, através da oferta de cursos
gratuitos de rápida duração e com certificado. Nesta edição, serão oferecidos
três modalidades de cursos: “Processo Seletivo: erros e acertos”,
“Oratória: como falar em público” e “Marketing pessoal no mundo
do trabalho”, sendo 105 vagas ofertadas no total.
A proposta do Capacita é trazer temáticas mais acessíveis ao dia a diadas pessoas, como bem explica o diretor da instituição, Francisco Sarinho.
“A Instituição pretende, através de ações como essa, levar o conhecimento
para a população de um modo geral. O aprendizado não pode estar apenas nos
livros, ele deve ser aplicado na rotina das pessoas. Queremos mostrar o quanto
o conhecimento é abrangente e dinâmico”, explica Sarinho.
Os interessados poderão se inscrever através do site https://extensao.uninassau.edu.br e
selecionar a cidade Garanhuns. Os cursos serão ministrados das 19 às 22h, nas
dependências da Instituição, localizada na rua Ernesto Dourado, 362 –
Heliópolis – Garanhuns. Para maiores informações ligue: (87) 3761-9311.
PIS/Cofins sobre os combustíveis, já a partir de hoje, não vai impactar no seu
bolso apenas na hora de abastecer o carro. Os reajustes na gasolina, diesel e
etanol serão apenas o início de um ciclo de altas que o consumidor poderá
enfrentar nos próximos dias. Basta lembrar que os combustíveis são itens
básicos da cadeia produtiva, desde as indústrias, o transporte público e até
mesmo a geração de energia elétrica.
vendida nos postos será a grande vilã: ficará até R$ 0,41 mais cara a cada
litro. Tudo isso vai acontecer porque o governo federal precisa arrecadar mais
de R$ 10 bilhões para cumprir a meta fiscal do ano que prevê um déficit de R$
139 bilhões. Ainda assim, a equipe econômica afirmou que será necessário
contingenciar R$ 5,9 bilhões dos gastos previsto no Orçamento da União de 2017,
aprofundando o arrocho na máquina pública e pondo em risco a continuidade de
serviços no próximo mês.
federal, esse valor deve ser compensado por “receitas extraordinárias que
ocorrerão ainda este ano”. Segundo o Governo, o presidente Michel Temer resistia ao aumento
de tributos, mas acabou cedendo porque, com a crise política, não foi possível
aprovar a reforma da Previdência ou medidas que trariam mais receitas extraordinárias,
como o programa de refinanciamento de dívidas de empresas com a Receita.
“A política atrapalhou, infelizmente”, disse o ministro da
Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, logo após a divulgação da nota
conjunta dos ministérios da Fazenda e Planejamento, a qual confirmava o
reajuste das alíquotas de PIS/Cofins. “Ninguém gosta de aumentar impostos.
Nosso objetivo é diminuir a carga fiscal, mas não podíamos comprometer o avanço
que já tivemos”.
Henrique Meirelles, disse que o aumento de tributos era a única saída neste
momento para elevar as receitas do governo, que vêm diminuindo com a recessão.
Só que a decisão, avaliam economistas, pode, na verdade, atrapalhar a
recuperação da economia por se tratar de uma medida que vai afetar todos os
setores da sociedade. “Alguma coisa o governo tinha de fazer, mas mexer em
combustível é ruim porque é uma medida generalizada e pega a economia inteira,
que está estagnada há 20 meses e parecia começar a dar sinais de retomada”,
avalia o economista Geraldo Biasoto, professor da Unicamp e ex-coordenador de
política fiscal do Ministério da Fazenda.
para estabelecer preços desde 2002. Porém, o valor do imposto na gasolina, por
exemplo, praticamente dobrou, passando de 0,3816 para 0,7925 centavos por
litro. Os preços do diesel e do etanol também vão subir em R$ 0,21 e R$ 0,19, respectivamente.
Na avaliação do diretor da rede EcoPostos, Rafael Coelho, será difícil para o
empresário não repassar o valor total. “Nunca testemunhamos um aumento tão
grande. Será ruim para todo mundo”, comenta. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)
aqui em Garanhuns. Luiz foi entrevistado pelo radialista Marcos Cardoso, dentro
do programa Manhã Total, e apresentou suas principais ações nesse curto, porém,
para Ele, “proveitoso momento para Garanhuns”.
Vereador Marinho da Estivas (PHS), e desde então, vem imprimindo um ritmo de
trabalho forte. Seja participando das discussões e votações de projetos ou
apresentando proposições, o Parlamentar, que é filho do ex-vereador Pedro
Leite, se mostra totalmente adaptado a nova função. “Fui eleito pelo povo e
busco representa-los da melhor forma”, pontuou Luiz durante a entrevista.
Prefeitura instale luminárias com a tecnologia LED nos parques Euclides Dourado
e Ruber Van Der Linden, o Pau Pombo. “Essa nova iluminação, além de modernizar
e embelezar os locais, também irá trazer uma economia de energia e reforçará a
iluminação, beneficiando pessoas que fazem suas caminhadas à noite ou no inicio
da manhã”, registrou o Parlamentar.
bairro Boa Vista, também é considerada fundamental pelo Vereador, que se mostra
sensível aos estragos ocasionados pela ação das chuvas no pavimento das ruas em
Garanhuns. “Estamos buscando, junto a Prefeitura, viabilizar a recuperação das
ruas danificadas. O trabalho já começou, mas vem sendo atrapalhado pela ação
das chuvas. Acreditamos que com a chegada do período de estiagem todas as ruas
serão beneficiadas com a reposição do asfalto e a manutenção dos calçamentos,
bem como a terraplanagem das vias que ainda não contam com a pavimentação. Esse
é nosso compromisso!”, chamou a atenção Luiz Leite.
dessa quinta-feira, dia 20, primeiro dia do 27º Festival de Inverno de
Garanhuns. A exposição de tema “Incerteza Viva” reúne trabalhos de nove
artistas nacionais e internacionais. A cerimônia de abertura aconteceu no
Centro de Produção Cultural do Sesc e contou com a presença de Secretários
do Governo Municipal, além de outras autoridades do Governo de Pernambuco,
incluindo Fundarpe, além do Serviço Social do Comércio (Sesc), dentre elas as gerentes locais Ivânia Barros e Maria Genil.
capital do estado de São Paulo durante o ano passado e em 2017 viaja o Brasil e
o mundo. Garanhuns é a única cidade do Nordeste a ser escolhida para receber a
mostra, coordenada pelo alemão Jochen Volz, em parceria com mais quatro
curadores do México, África do Sul, Dinamarca e Brasil. “Incerteza é um motor
que nos faz estar sempre em movimento. Ela faz com que a gente se abra para
outras formas de conhecimento”, explica uma das curadoras, Júlia Rebouças, que
esteve presente durante a cerimônia de abertura.
Garanhuns. O artista gaúcho, radicado no Recife, Cristiano Lenhardt, está
expondo suas peças, produzidas com cará, na Bienal. Ele também participou da
cerimônia e cumprimentou os primeiros visitantes da mostra. A exposição
acontece na Galeria de Artes Ronaldo White e no Centro de Produção Cultural do
Sesc e estará aberta até o dia 22 de setembro. O horário de funcionamento é de
9h às 21h, de segunda a sexta-feira. (Com
informações de Daniela Batista e imagens de Nichole de Andrade/SECOM/PMG)
na Avenida Rui Barbosa, aqui em Garanhuns, e praticaram um assalto por volta
das 19h dessa quinta-feira, dia 20. Não há informações quanto aos
valores ou produtos roubados durante a ação criminosa.
mas ao chegar ao local, os assaltantes já haviam se evadido. Funcionários da
loja relataram que os criminosos fugiram do local usando parte do fardamento da
Loja. A Polícia Civil investiga o caso.
no bairro do Indiano na última segunda-feira, dia 17. Três elementos armados
renderam os funcionários de um Supermercado localizado na Travessa da Saudade e
adentram na casa do proprietário que fica no primeiro andar do Estabelecimento Comercial.
Na ação, foram roubados R$ 17 mil reais em espécie; um HD com as filmagens das
câmeras de segurança; um relógio; um notebook e um celular LG.64. O Assalto aconteceu
por volta das 8h40min e os assaltantes fugiram a pé após praticar o Crime. (Com
informações e imagens de http://www.agresteviolento.com.br
e de http://www.vecgaranhuns.com/)















































