Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), com o apoio
da empresa responsável pela manutenção dos semáforos em Garanhuns, iniciou
nesta semana a sincronização dos semáforos digitais localizados em pontos onde
é registrada uma maior circulação de veículos. A primeira área a receber a
mudança é a avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis, onde os trabalhos de
instalação começaram na última segunda-feira, dia 12.
em grandes avenidas, o que acarreta em uma abertura em sequência dos mesmos. O
objetivo principal é facilitar o tráfego, fazendo com que os motoristas ganhem
mais velocidade ao percorrer determinada via. Outro benefício é evitar
possíveis congestionamentos ocasionados pela lentidão e parada das frotas.
receber as ações em seus dois sentidos. Ao todo, são quatro semáforos
programados para ficarem verdes ao mesmo tempo, num percurso de aproximadamente
1 km. “Este sincronismo vai acontecer de maneira gradual no município, dando
maior fluidez ao trânsito e gerando também uma maior satisfação dos
condutores”, afirmou o engenheiro de tráfego da AMSTT, Emanuel Veloso.
permitida na via, que é de até 40 km/h, para que possam se beneficiar da
sincronização em sua totalidade. Outros trechos também receberão as mudanças
nos próximos dias, entre eles estão a avenida Simôa Gomes — no acesso à
avenida Júlio Brasileiro e a rua Afonso Pena. (Com informações e imagens de Aquilles Soares/SECOM/PMG)
de Pernambuco (TCE-PE) prepara a realização de um concurso público para 2017,
após 13 anos sem um novo exame.
seletivo aconteça no segundo semestre de 2017 e contemple vagas na área de
fiscalização, distribuídas entre cargos de auditores e técnicos, todos de nível
superior, além de outros cargos da área administrativa. O Número de vagas ainda
não está definido e o edital só será publicado no próximo ano.
Servidores do TCE-PE (Sindicantes-PE), Márcio Santana, diz que, desde 2004, o
número de servidores efetivos do TCE vem caindo. O número de aposentadorias tem
aumentado, sendo 40 novas só em 2016. (Com
informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)
encerrou no inicio da tarde de hoje, dia 13, a audiência de instrução e
julgamento do processo eleitoral AIJE 502-02 movido pelo ex-prefeito de Iati, Alexandre
Tenório (DEM) contra Tonho de Lula (PSB), Prefeito Eleito de Iati; sua vice,
Edna de Cidinho e outros 12 agentes políticos do município de Iati, dentre eles
os Vereadores Eleitos Erlan Tenório (PV) e Renato Almeida (PPS).
Tonho de Lula de
abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Na prática, segundo a
Coligação capitaneada por Alexandre Tenório, Tonho teria, supostamente, ofertado
dinheiro aos Vereadores da base do Prefeito Padre Jorge (PTB) para que passassem
apoiá-lo nas eleições terminadas no último mês de outubro, que foram vencidas
pelo Socialista por uma margem de apenas 127 votos ante Alexandre Tenório (saiba mais Clicando AQUI).
acusação e de defesa, o Juiz encerrou a audiência e abriu prazo de 48 horas para
as partes apresentarem as alegações finais. Com a ação do Magistrado, o Prefeito Eleito Tonho
de Lula; a Vice-prefeita Eleita, Edna de Cidinho; os vereadores eleitos Erlan
Tenório e Renato Almeida, assim como os demais Vereadores Eleitos em Iati, poderão ser diplomados normalmente pela Justiça Eleitoral em solenidade prevista para as
10h desta quarta-feira, dia 14, no Fórum da Comarca de Águas Belas.
avanço em áreas sociais de 35 municípios pernambucanos foi reconhecido e
certificado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em uma
solenidade no Teatro Santa Isabel, no Recife, na manhã de ontem, dia 12. O
“Selo Unicef Município Aprovado” é uma metodologia utilizada pela
entidade para estimular os gestores a implementarem políticas públicas para
diminuir as desigualdades e garantir os direitos de crianças e adolescentes. A
certificação é um destaque internacional aos esforços estadual e municipal em
manter ações na saúde, educação, proteção e participação social.
35 municípios reconhecidos, apenas dois aqui do Agreste Meridional, Águas Belas
e São Bento do Una, cujos prefeitos, Genivaldo Menezes (PT) e Débora Almeida
(PSB), respectivamente, estiveram presentes ao evento e receberam das mãos do
Governador Paulo Câmara e do representante da Unicef no Brasil, Gary Stahl, o “Selo
Unicef Município Aprovado”.
Além
dos Municípios certificados pela Unicef, Pernambuco também avançou em outros 44
que se inscreveram no Selo e foram avaliados pela entidade. Destaque para Iati,
aqui no Agreste Meridional, que recebeu o Certificado de Menção Honrosa do Selo Unicef edição 2013/2016.
A secretária de Educação de Iati, Flávia França, representou o Município na
Solenidade.
2013, a Unicef convidou 1.502 municípios do semiárido brasileiro para
participar da certificação. Desse total, 1.134 se inscreveram na iniciativa e
658 seguiram até 2016. Os 308 municípios certificados pela entidade integram o
grupo dos que se destacaram na corrida, realizando pelo menos 70% das ações
previstas na metodologia do Selo Unicef. A entidade desenvolve ações em 190
países. (Com imagens de José Neto/Divulgação/Facebook)
Clique em player e ouça trecho da Entrevista do Prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes, no programa Manhã Total, da Marano FM:
fotovoltaica compartilhada começam a operar nos dois primeiros meses de 2017 aqui
em Pernambuco. Os municípios de Gravatá e Tacaimbó receberão plantas do grupo Insole,
o Solar Vencer e o Global Sun, respectivamente, que juntos, representam
investimentos milionários naquelas localidades.
econômica. É que de acordo com informações publicadas no Diário de Pernambuco
do último dia 10 de dezembro, a empresa Insole quer expandir os seus negócios
para a Cidade das Flores.
Empresa, Ananias Gomes, a Insole pretende lançar no próximo ano mais 20
projetos de usinas fotovoltaicas nos municípios de Garanhuns, Belo Jardim,
Arcoverde, Itacuruba e Floresta. Todos os projetos em parceria com outros
investidores utilizarão tecnologia com estrutura de rastreadores solares,
aumentando assim a eficiência e a geração das usinas. O executivo não informou
os valores dos investimentos. (Com
informações do Diário de Pernambuco. CONFIRA)
nos alunos da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns é o intuito de uma
iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes, em parceria com a Secretaria
de Turismo.
quinta-feira, dia 15, cerca de 600 crianças dos Centros de Educação Infantil (CMEIS)
estão visitando a decoração natalina instalada no Relógio das Flores. Participam
da iniciativa alunos matriculados nos Centros Cabo Cobrinha, Girlane Lira, João
Pessoa e Instituto Bíblico do Norte (IBN).
o verdadeiro sentido do natal e a ida ao Relógio de Flores irá consolidar as
atividades executadas dentro das unidades escolares”, registra a secretária de
Educação e Esportes, Janecélia Marins. “Acreditamos que passeios como este
podem transformar a vida de nossas crianças, pois essas atividades podem
despertar o encantamento, a simbologia e a essência que a data possui e assim
oferecer a estes pequenos um pouco de magia”, acrescentou Marins. (Com informações e imagens de Ezandra
Ribeiro/SECOM/PMG)
Garanhuns está oferecendo seis novas oportunidades de Empregos aqui em
Garanhuns para está terça-feira, dia 13. São cinco oportunidades para Vendedor Pracista
e uma de Personal Treanning. As Vagas constam no site da Secretaria da Micro e
Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.
Estadual, os interessados no cargo de Vendedor Pracista devem ter 6 meses de
Experiência comprovados na Carteira de Trabalho e Ensino Médio Completo. Já
para a vaga de Personal Treanning é necessário ter o curso Superior Completo.
Não é exigido experiência.
Os candidatos que se encaixem
no perfil devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica
localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de
Heliópolis. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número
do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.
Prefeitos, Vice-prefeitos e Vereadores eleitos no último pleito de 2 de outubro.
Na manhã de hoje, dia 12, foram realizadas as solenidades de Diplomação dos
Eleitos de quatro Municípios: Correntes, Lagoa do Ouro, Capoeiras e Caetés.
Adalberto Bezerra de Melo, foram realizadas as cerimônias de diplomação de
Neide Reino (PSB) e de Armando Duarte (PTB), prefeitos reeleitos nos municípios
de Capoeiras e Caetés, respectivamente. Os Vice-prefeitos Juju (Capoeiras) e Severino Gordo (Caetés) também receberam os seus diplomas, assim como os Vereadores Eleitos nos dois Municípios.
cerimônia também foi realizada para diplomar os eleitos nos Municípios de Lagoa
do Ouro e Correntes. Marquidoves Vieira Marques e Edimilson da Bahia, ambos do
PSB, seguirão no comando de Lagoa do Ouro e de Correntes, respectivamente,
pelos próximos quatro anos. Também foram diplomados os Vereadores e
Vice-Prefeitos eleitos naqueles Municípios.
a Gestão 2017-2020, o Prefeito Reeleito de Correntes, Edimilson da Bahia, também
vem comemorando uma recente decisão do Juiz Thiago Fernandes Cintra, da 59ª
Zona Eleitoral. É que o Magistrado indeferiu e julgou “totalmente improcedente”
a ação de investigação judicial eleitoral pelo suposto abuso de poder político
e compra de votos a que Edimilson vinha sendo acusado pela Coligação “A Verdadeira
Mudança”, capitaneada pelo então candidato a Prefeito Dr. Romão, derrotado por
Da Bahia por 528 votos de diferença nas eleições de outubro passado.
Clique AQUI para acessar detalhes da
decisão Judicial.
recomendação do Ministério Público de Pernambuco, que em abril de 2015 concedeu
um prazo de 180 dias para que fosse aberto um Concurso Público, a Prefeitura de
Bom Conselho deverá, enfim, democratizar o acesso ao serviço público no próximo
ano.
do Blog do Jornalista Tiago Padilha (radicado naquele Município), o Prefeito Dannilo
Godoy (PSB) já confirmou a informação de que o Certame será realizado no
primeiro semestre de 2017. A expectativa é que as vagas contemplem os níveis fundamental, médio e superior, distribuídos em
áreas específicas da Administração Municipal, sobretudo a Educação e a Saúde, segmentos
que apresentam o maior número de servidores contratados.
concurso público realizado pela Prefeitura de Bom Conselho aconteceu no ano de
2007, tendo sido organizado pelo IPAD. A época foram ofertadas 225 vagas em
diversos níveis. (Com informações de http://tiagopadilhaoblog.blogspot.com.br/)
inaugurado no município de Correntes vem indignando a vereadora Ocione Barbosa
(PR), que integra a Bancada de Oposição naquele Município.
O lixão fica localizado bem próximo do Loteamento dos Vicentinos, distante
cerca de 2km da sede de Correntes. No local vêm sendo depositado pela
Prefeitura todo o lixo coletado na Cidade, nos Distritos e nos Povoados. O
assunto já foi destaque aqui no Blog do Carlos Eugênio, após denúncia do cidadão
correntino Fábio Júnior (confira clicando AQUI).
Correntes, Edimilson da Bahia (PSB). Ele registrou os resíduos coletados no
Município vêm sendo colocado na área “de forma provisória” e que as Casas que
compõem o Loteamento ainda não tinham moradores, pois estavam em fase de
acabamento.
Mas segundo a Vereadora Ocione Barbosa, no loteamento já residem cerca
de 50 famílias, que convivem diariamente com o lixo e com a fumaça proveniente
das queimadas. “Senti na pele o caos que aquelas famílias estão vivendo! Crianças
com problemas de saúde. As Famílias já estão morando nas casas e precisam de condições dignas de vida, sobretudo de saúde. Só sabe o quanto sofrem aquelas
famílias que vai lá e sente de perto aquela situação”, relatou a Vereadora em contato
com o Blog do Carlos Eugênio, que garantiu: “vou procurar o Ministério Público
junto com uma representação dos moradores daquele loteamento, pois naquela
situação, as pessoas não podem continuar a viver”, alertou a Vereadora Ocione
Barbosa.
Clique em player e confira um vídeo gravado e disponibilizado pela Vereadora Ocione Barbosa, segundo Ela, junto a moradores do Loteamento dos Vicentinos, que vêm sendo prejudicados pela existência do lixão:









































