Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de
Garanhuns, ingressou na Justiça, através de uma Ação Civil Pública, com o
objetivo de que o Governo de Garanhuns substitua os servidores contratados por
concursados na área da Saúde Municipal.
protocolado, no último dia 16, junto a Vara da Fazenda Pública local, o MP quer
que a Municipalidade substitua os contratados em cargos dos programas federais
permanentes da Saúde por aprovados em Concurso Público, dentre eles: enfermeiros,
médicos, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos. De acordo
com o MP, a Prefeitura alega que os Programas Federais têm caráter temporário e
por conta disso não poderiam ter seus cargos preenchidos por servidores
efetivos. Baseado em documentação colhida junto ao Ministério da Saúde e TCE, o
Promotor Domingos Sávio, que impetrou a Ação, firmou entendimento que o
argumento não é válido.
acolhida pelo Juiz Glacidelson Antônio – titular da Vara da Fazenda Pública – a
Prefeitura de Garanhuns terá que exonerar servidores contratados e nomear os
aprovados no último Concurso Público no segmento da saúde. O MPPE também defende a criação, através
de Projeto de Lei enviado a Câmara Municipal, dos cargos necessários para a
efetivação dos aprovados.
portal V&C Garanhuns, o Governo de Garanhuns ainda não foi informado
oficialmente a respeito da ação impetrada pelo MPPE e, através da Procuradoria Municipal,
enviará as suas considerações à Justiça quando da devida notificação. (Com informações e imagens de http://www.vecgaranhuns.com/)
O Prefeito Reeleito de
Correntes, Edimilson da Bahia (PSB), mostrou-se tranquilo com o desenrolar das
investigações da Justiça Eleitoral a cerca das denúncias da Coligação a Verdadeira Mudança, que teve como
candidato a Prefeito, Dr. Romão (PR), que acusa o candidato vencedor do Pleito
em Correntes de captação ilícita de votos, a popular compra de votos. (saiba mais clicando AQUI)
Em contato com o Blog do
Carlos Eugênio, Edimilson, que venceu Dr. Romão com uma diferença de 528 votos,
revelou que o Juiz Eleitoral vem desempenhando o seu papel ao investigar as
denúncias e considerou a ação Coligação
composta pelos partidos PR, PT, PPS, PDT e PSL como “acusações falsas, que não
procedem”. Segundo da Bahia tudo não passou de “apenas boatos de rua”, pontuou.
O Prefeito Reeleito de
Correntes também desqualificou a posição da cidadã Fabia Soares, que relatou,
em contato com o Blog, a falta de vacinas no serviço de saúde da Cidade. “Nós
estamos com o nosso Hospital funcionando 24 horas. Temos o básico funcionando.
Temos vacinações para todas as crianças e para quem necessitar. Temos sete PSF
funcionando com as equipes da Saúde da Família completas. Então são denúncias
infundadas, de pessoas que não se conformam com a derrota”, esclareceu o
Prefeito Reeleito de Correntes, Edimilson da Bahia.
é a vez de o resultado das eleições em Correntes passar a ser contestado pelo Candidato
Derrotado. Informações veiculadas no Programa Falando com o Agreste, da Marano
FM, dão conta que na manhã de hoje, dia 18, no fórum de Correntes, foi
realizada uma audiência de instrução referente a uma ação ajuizada pela
Coligação a Verdadeira Mudança, que teve como candidato a Prefeito Dr. Romão
(PR), em desfavor do Prefeito Reeleito Edimilson da Bahia (PSB).
Coligação composta pelos partidos PR, PT, PPS, PDT e PSL junto a Justiça
Eleitoral, que sugere a prática de compra de votos pelo então candidato
Edimilson da Bahia, baseia-se em depoimentos em áudios e vídeos de supostos populares,
que alegam terem sido cooptados a venderem os seus votos ao candidato vitorioso
no Pleito do último dia 2 de outubro. “Algumas dessas testemunhas de acusação
quiseram voltar atrás em seus depoimentos iniciais, sendo advertidos pelo
Magistrado (Juiz), que poderiam sofrer penalidades se omitissem a verdade”,
noticiou o programa Falando com o Agreste de hoje, dia 18.
prática de captação ilícita de votos por parte do candidato da Coligação Frente
Popular das Correntes, Edimilson da Bahia, Ele pode nem mesmo assumir o seu
novo mandato. O objetivo da ação impetrada pela Coligação de Dr. Romão é que a
chapa completa da Frente Popular das Correntes (Prefeito e Vice-prefeito) seja cassada, o que lhe possibilitaria
o Mandato, já que o segundo colocado assumiria a função de Prefeito.
reeleito Prefeito das Correntes com 5.151 votos (52,57% dos votos válidos),
enquanto que o Dr. Romão obteve 4.623 votos, 47,18% dos votos válidos na
disputa. O Juiz Thiago Fernandes Cintra é o responsável pela 59ª Zona Eleitoral.
Correntes vem usando as mídias sociais para reclamar de problemas relacionados
ao serviço de saúde naquele Município. A cidadã Fabia Soares manteve
contato com o Blog e fez o seguinte relato: “aqui em Correntes a população
encontra-se preocupada com o descaso na saúde, pois não tem nem vacinas para
vacinar as crianças! (…); É lamentável!”, registrou a Cidadã Correntina via
facebook.
citados, de forma direta ou indireta, para publicar as suas versões quanto aos
fatos noticiados nesta reportagem.
Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de
Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM). Dentre cerca de 40
institutos habilitados a concorrer ao prêmio, em diversas categorias, o
Município conseguiu ficar entre os três classificados, em nível nacional, na
categoria Instituto de Médio Porte.
reconhecer os municípios brasileiros que desenvolveram boas práticas de gestão
baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade
corporativa e social. A cerimônia
de premiação dos classificados foi realizada durante o 16º Congresso Nacional
de Previdência, que aconteceu no último dia 8, em Vitória-ES.
conseguir um resultado expressivo como este. Essa é a prova que nossa gestão é
comprometida e cumpre todas as suas obrigações”, registrou o Prefeito Izaías
Régis (PTB), ao comentar o desempenho do IPSG na premiação. O
IPSG tem como presidente, o ex-vereador Marcelo Marçal. (Com
informações e imagens da SECOM/PMG)
71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) realizará a despedida dos
militares que integrarão o 25º Contingente Brasileiro de Força de Paz
(BRABAT 25), da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti.
71º BI Mtz integram o BRABAT 25 e foram selecionados
após um longo período de treinamento, incluindo atividades operacionais,
avaliação psicológica e testes físicos. O
embarque do 1º escalão do BRABAT 25, que é composto por 639 militares do
Exército Brasileiro; 181 da Marinha do Brasil e 30 da Força Aérea, acontecerá
no próximo dia 29 de novembro, em Recife. Os Militares permanecerão por cerca de seis meses em solo
Haitiano.
GARANHUNS E REGIÃO – E a 10º
Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) realizará aqui em Garanhuns
e em Correntes, no período de 21 a 25 deste mês, a Operação CARCARÁ, um
Exercício de Defesa Externa, no contexto do adestramento avançado de suas
tropas.
Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), também participarão do
exercício Organizações Militares do Exército das cidades pernambucanas do
Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Bento do Una e Petrolina, bem como da
cidade de Maceió-AL. Cerca de mil militares participarão da Operação sob o comando
do General Francisco Humberto Montenegro Junior, comandante da 10ª Bda Inf Mtz.
A atividade de adestramento acontecerá nas áreas próximas as Fazendas Santa
Rosa e Brejo dos Coelhos.
SOCIAL – Ao final da atividade de adestramento será realizada uma AçãoCívico-Social (ACISO) na Escola Municipal Atalibal Victor, no Distrito de Poço
Comprido, município de Correntes.
quinta-feira, dia 24, das 7 às 15h, quando serão oferecidos à população local,
gratuitamente, os serviços: de atendimento médico e odontológico; exposição de
Material de Emprego Militar e uma apresentação da Banda de Música do 71º BI
Mtz. (Com informações e imagens do setor de Comunicação
do 71º BI Mtz)
Código Tributário do Município, os Vereadores de Garanhuns aprovaram na manhã
de hoje, dia 17, o Projeto de Lei nº 048/2016 (imagem abaixo), criando 220 cargos de Professor
Efetivo na estrutura da Prefeitura de Garanhuns.
na Casa Raimundo de Moraes desde o último dia 25 de outubro, data em que foi
enviado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), o Governo de Garanhuns poderá inserir
150 novos Professores Nível I e outros 70 Nível 2 na estrutura da Secretaria
Municipal de Educação, a partir da sansão do Projeto de Lei por Régis.
concursados para ocupar essas vagas! Será um presente de Natal que vamos dar
aos Concursados ao convocarmos esses profissionais para integrar o quadro
efetivo da Prefeitura”, registrou o Prefeito Izaías Régis, em contato com o
Blog do Carlos Eugênio.
Garanhuns também se adequará as exigências do Ministério Público de Pernambuco,
que através do Promotor Domingos Sávio, ajuizou uma Ação Civil Pública para que
a municipalidade substituísse os Estagiários em regência por Professores concursados.
de Vereadores de Garanhuns aprovou, em segunda votação, o projeto de Lei nº
050/2016, de autoria do Poder Executivo, que institui o novo Código
Tributário do Município.
abrange as normas gerais de direito tributário, assim como traz normas
particulares aplicáveis aos tributos, como IPTU, ISSQN, ITBI e demais taxas que
integram o Sistema Tributário Municipal. Os vereadores Sivaldo Albino (PPS) e Paulo
Leal (PSB) votaram contrários à matéria, enquanto que Nelma Carvalho (PSB), Cláudio
Taveira (PDT) e Gil PM (PSC) não compareceram a reunião realizada na manhã de
hoje, dia 17. O Projeto agora segue para sansão do Prefeito Izaías Régis (PTB).
na semana passada, por ocasião da aprovação em primeira votação na Câmara, o Governo
Municipal rechaçou a posição do vereador Sivaldo Albino (PPS), de que o Projeto gerará aumento
nas alíquotas dos tributos municipais.
050/2016 encaminhado ao Poder Legislativo tem como principal propósito
atualizar o Código Tributário do Município em vigor, que é de 1998,
modernizando os procedimentos e unificando legislações, como por exemplo, a lei
do ISS – Imposto Sobre Serviços, que é de 2004 e agora fará parte da mesma
legislação. Não há, portanto, aumento de impostos, mas sim a revisão de um
código que ficou obsoleto em relação a Garanhuns de hoje”, registra trecho da
nora emitida pela Prefeitura, que complementou: “o valor arrecadado em cada um
dos nossos tributos, é devidamente devolvido ao cidadão na prestação de
serviços e na realização de inúmeras obras de infraestrutura. Razão pela qual
mesmo sem termos aumentado impostos durante esses quatro anos, conseguimos
aumentar a arrecadação, parte também pelo reconhecimento da população que por
ver as ações da Prefeitura chegando até elas, devolvem com o pagamento dos seus
tributos”.
registra em seu Blog (http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/)
que as obras do
Hiper Tododia, que vêm sendo realizadas na rua Dr. José Mariano, aqui em
Garanhuns, vêm prejudicando alunos do Ensino Fundamental do Colégio
Presbiteriano XV de Novembro, localizado ao lado do canteiro de
obras.
Jornalista, a informação foi repassada ao Blog por um “pai de aluno”,
identificado por Almeida apenas como Luciano, que encaminhou denúncia a diversos Órgãos,
dentre eles: o CREA e o Ministério Público de Pernambuco. “O que me aflige é a irresponsabilidade dos
engenheiros (…); pois estão realizando este CRIME contra crianças de dois a
11 anos de idade”, teria relatado o pai do aluno ao Blog do Roberto Almeida.
“estacas” (colunas de concreto para elevar uma edificação). Essas
estacas são inseridas no terreno com uma máquina ou equipamento chamado
bate estacas, que gera um ruído ensurdecedor e
tremor dos imóveis ao redor
da obra e das residências próximo a ela”, relata o denunciante, que vai além: “os
professores não conseguem dar aulas e as crianças não conseguem entender
com o ruído e vibração no Horário Escolar (7h30min às 12h). Vale salientar que
o terreno é grande e essas máquinas são móveis, porém são muitas estacas do
lado da sala de aula”, registra trecho da publicação no Blog do experiente Jornalista. Segundo o “pai do aluno”, a coordenação do Colégio XV de
Novembro já foi comunicada do problema, mas “lamentaram nada poder fazer”. (Para
saber mais sobre essa denúncia, clique AQUI)
construção na Cidade, o Hiper TodoDia vem sendo construído numa área de 13 mil
metros quadrados e contará com amplas Lojas; Posto de Combustíveis e cerca de
200 vagas de estacionamento. O Centro de Compras contará com 12 lojas e
oferecerá um mix de 12 mil produtos, dentre as áreas alimentícias, itens de
casa, eletroeletrônicos, pet, esportes, têxtil, automotivo e ferramentas. Quando
estiver em operação, a empresa da marca Walmart possibilitará a geração de
cerca de 230 empregos diretos aqui em Garanhuns.
o Blog do Carlos Eugênio está à disposição da direção do Colégio Presbiteriano
XV de Novembro; dos responsáveis pelas obras do Hiper Tododia; bem como dos Órgãos
Citados, para publicar as suas versões quanto aos fatos publicados nessa
reportagem.
realizar novas obras de infraestrutura na Cidade e investirá pouco mais de R$
1,5 milhão de reais em ações de
Pavimentação Asfáltica em Vias Públicas.
o DOE, o Município contratou a empresa J. Benevides da Silva Eireli – EPP, por
meio de licitação, para executar as obras orçadas em R$ 1.522.624,25, cujos
recursos são oriundos dos contratos de repasse nº 809977/2014; 809521/2014 e
809524/2014, além da contrapartida municipal.
obras de pavimentação, estão àquelas localizadas no trecho compreendido entre a
Monte Sinai Veículos e a AABB, no bairro de Heliópolis. O Contrato tem um prazo
de vigência de 180 dias, contados a partir da emissão da respectiva Ordem de
Serviços.
Executiva de Vigilância em Saúde começaram nessa quarta-feira, dia 16. A
seleção simplificada pública vai selecionar estudantes para a área de
vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar atuação no Recife, Goiana e
Limoeiro.
bolsa estágio oferecida é no valor de R$ 500, mais auxílio-transporte no valor
de R$ 115,55. O Estágio deve ser cumprido por meio de 4 horas diárias fixas
para o horário de estágio das 8 às 12h ou das 1h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O estágio oferece, no horário da manhã, 13 vagas, sendo 11 para o Recife, uma
para Goiana e uma para Limoeiro. Para o horário da tarde, são oferecidas 14
vagas para o Recife. Os demais aprovados farão parte do banco reserva, de
acordo com o horário de opção do candidato. Os contratos terão duração máxima
de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
universidades públicas e particulares do Estado de Pernambuco que estejam
cursando ou concluíram o 7 º período e cursaram a disciplina de epidemiologia.
sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), das 8h30min às 12h. A SES fica na
rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, no Bongi. O ponto de referência e o
terminal do ônibus do Bongi. O candidato deverá especificar para qual horário
estará concorrendo.
português, de caráter eliminatório, que consistirá de dez questões (situação
problema), com respostas abertas, formuladas com base na bibliografia indicada
no edital. O Exame, que está marcado para o dia 2 de dezembro, terá início às
14h, no Hospital Procape, que fica localizado na rua dos Palmares, S/N, Santo
Amaro, Recife. As provas serão aplicadas nas salas de nº 02 e nº 04, no 1º
andar do prédio anexo do Procape. (Com
informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)






















































