BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública em
face do município de Garanhuns para que se abstenha de utilizar estagiários no
lugar de professores, em contrariedade à Lei do Estágio e aos princípios
constitucionais de valorização do profissional de educação escolar e de
garantia de padrão de qualidade. Denúncias apontam que estagiários estão
substituindo professores titulares, sem nenhum tipo de orientação.
O MPPE requer também que o Município adote as medidas necessárias para
nomeação de professores efetivos para todas as disciplinas de todas as turmas
dos estabelecimentos escolares de Garanhuns, aproveitando-se os aprovados em
concurso vigente. A medida visa preencher os cargos existentes, mas vagos, e
caso seja necessário, enviar projeto de lei de criação de novos cargos para
suprir a demanda à Câmara de Vereadores.
O promotor de Justiça, Domingos Sávio, que ingressou com a ação civil,
instaurou inquérito civil para apurar denúncia sobre elevado números de
estagiários e contratados pela Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns
que estão substituindo professores em sala de aula. A denúncia foi feita pelo
Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e
Região relatando que o número de estagiários supera a previsão da Lei
n°11.788/2008 e que os estagiários ocupam cadeiras de professores titulares sem
a devida supervisão do profissional, enquanto existem professores em cargos
administrativos. (Com informações do
Portal do MPPE)



O Departamento
Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) abriu as inscrições para a
obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita. Para
participar do processo seletivo, os candidatos têm até o dia quatro de dezembro
para inscreverem-se exclusivamente pelo site www.detran.pe.gov.br.



Em 2016, o Programa vai beneficiar 4.504 cidadãos, divididos igualmente entre a
Região Metropolitana do Recife (RMR) e o Interior do Estado. Eles terão a
oportunidade de realizar, gratuitamente, todas as etapas do processo e o
resultado da classificação estará disponível pelo site a partir do dia 14 de
dezembro. Nesta rodada, serão beneficiados exclusivamente os candidatos à CNH
para conduzir veículos de duas rodas (categoria A) e automóvel (categoria B).

A iniciativa faz
parte do Programa CNH Popular, que realiza também renovação, adição e mudança
de categoria. O público-alvo são pessoas em situação social de vulnerabilidade,
como cidadãos de baixa renda, desempregados, alunos e ex-alunos de escolas
públicas, trabalhador com remuneração de até dois salários mínimos e
beneficiários de programas assistenciais, como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família. 
Criado em 2008, o projeto já investiu mais de R$ 100 milhões para habilitar
mais de cem mil cidadãos pernambucanos a custo zero.



COMO FUNCIONA O PROGRAMA – Ao fazer sua inscrição, o candidato preenche
um cadastro onde informa dados que permitirão sua alocação num dos grupos
contemplados pelo Programa. Além dos dados pessoais, devem ser informados o
número de dependentes do candidato, a situação empregatícia, valor da renda,
dentre outros.


Finalizadas as
inscrições, será disponibilizada e divulgada, no site do DETRAN/PE, a relação
dos selecionados de acordo com a ordem de classificação por segmento. Por fim,
começa a fase de convocação, onde os candidatos devem comparecem ao DETRAN/PE
munidos da documentação exigida para cada segmento beneficiado, tendo em vista
comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. Estando tudo certo, o
selecionado começa a usufruir o benefício. (Com
informações do Diario de Pernambuco.
CONFIRA)



Na próxima semana,
entre os dias 21 e 25, mais uma etapa do Ambulatório Noturno será realizada aqui
em Garanhuns. A ação faz parte da programação municipal do Novembro Azul, que
trata da Saúde do Homem. O serviço, que é realizado à noite para alcançar um
público maior, acontecerá sempre das 18 às 21h, no Centro de Especialidades
Luís Lessa (Cell), antigo NASG. A primeira etapa desse atendimento noturno
aconteceu nos dias 1,3 e 4 deste mês. 
Nessa nova etapa,
além do exame de próstata, diversos serviços estarão sendo oferecidos, a
exemplo de: consultas médicas e odontológicas; teste rápido de HIV, sífilis e
hepatite; coleta de sangue; emissão do cartão de SUS; distribuição de
preservativos e avaliação nutricional, por exemplo. “Aproveitamos para fazer um
atendimento completo mesmo. Isso para facilitar o acesso dos homens aos
serviços de saúde, uma vez que esse público tem uma maior resistência para
procurar ajuda médica, e até pela dificuldade em deixar um dia de trabalho”,
frisa o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis.



Vale registrar que
na primeira etapa do ambulatório noturno, foram realizados mais de 1.300
atendimentos e mais de 1.000 exames laboratoriais foram autorizados. 
(Com informações e imagens de Ruthe
Santana/SECOM/PMG)



A Banda Musical do Colégio
Diocesano de Garanhuns conquistou o tricampeonato da Copa de Bandas do Interior
de Pernambuco. A etapa final da competição foi realizada na tarde de ontem, dia
15, no Ginásio de Esportes do Centenário Colégio Garanhuense.
Além da conquista do título da
Copa, também ficou com o Diocesano a primeira colocação na categoria regente,
conquistada por Marlos Silva e os segundo e terceiro lugares nas categorias
Baliza e Mó, conquistados por Charliany Vicente e Thiago André, respectivamente.



“Conquistamos todos os Concursos
que participamos e com isso encerramos o ano de 2016 com 100% de aproveitamento”,
comemorou Marlos Silva, regente do Agrupamento Musical. Agora a Banda inicia os
ensaios para o tradicional Diocesano Inconcert, que acontece na Catedral de Santo
Antônio no próximo dia 11 de dezembro.



Um incêndio destruiu um galpão de materiais recicláveis na madrugada
desta quarta-feira, dia 16, aqui em Garanhuns. De acordo com Associação de
Materiais Recicláveis, no local tinham 30 toneladas de materiais como latinhas,
papelões e garrafas plásticas. O prejuízo estimado é de R$ 500 mil, conforme a
Associação.
As chamas começaram por volta das 3h e foram contidas às 5h30min,
segundo o subtenente Valter da Silva. O Corpo de Bombeiros informou que 
tudo o que havia no galpão foi destruído pelo fogo, inclusive uma empilhadeira
e uma motocicleta.
Ao portal G1 Caruaru, o Corpo de
Bombeiros informou que ainda não há informações sobre as causas do incêndio.
“Ainda não podemos saber se foi criminoso ou não. No lugar, não tem mais o
que queimar. Só sobraram as paredes, até o teto ficou destruído”, afirmou um
subtenente Bombeiro, cuja identidade não foi registrada. Será aberto um
inquérito para investigar o que provocou o fogo.

O galpão, localizado no bairro Dom Hélder Câmara (a Cohab 3), abrigava a Associação
desde 2004. Trinta e três famílias dependem diretamente do trabalho de coleta
de materiais recicláveis e, após o incêndio, elas ficaram desempregadas,
conforme informou a Associação. (Com
informações do
G1 Caruaru e
imagens de Fabiana Sales/Arquivo Pessoal. CONFIRA)



O Governo de Pernambuco ainda não tem data definida para pagar o 13º
salário dos servidores estaduais. Por lei, o valor deve ser pago até o dia 20
de dezembro de cada ano. O secretário Estadual de Administração, Milton Coelho
(PSB), afirmou, hoje, dia 16, que, “no momento em que o Governo tiver uma
data”, vai fazer um comunicado público. De acordo com o secretário, o
governador Paulo Câmara (PSB) assumiu pessoalmente a questão do 13º. Milton
Coelho fez as declarações ao ser questionado sobre o assunto durante o programa
Passando a Limpo, da Rádio Jornal Recife.
Isso quer dizer que os R$ 256,6 milhões já embolsados em recursos da
repatriação ainda não fecham as contas do 13º salário – que por lei deve ter a
primeira parcela paga no dia 30 de novembro e a segunda, até 20 de dezembro.
Pernambuco ainda briga no Supremo Tribunal Federal (STF) por outra fatia,
igualmente de R$ 256,6 milhões, também do repatriamento. Apesar de estar em uma
situação menos crítica do que Estados como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro,
por exemplo, o governo pernambucano está se esforçando para manter os salários
em dia e os serviços públicos em funcionamento, disse Milton Coelho.
Tanto no setor privado quanto no serviço público, o normal é que um
valor proporcional ao 13º salário seja provisionado (“poupado”) todos os meses.
E, segundo o Secretário, Pernambuco vinha fazendo isso. Porém, com o
agravamento da crise, disse ele, o Governo precisou utilizar parte da provisão
para manter os contracheques dos servidores em dia. Questionado sobre os
recursos da repatriação, Coelho afirmou: “Agora, estamos recompondo a
provisão”. (Com informações do Blog
Pinga-Fogo/JC online. CONFIRA)



Começa hoje, dia 16, o processo de matrículas da Rede Estadual de Ensino
para o ano de 2017. São 105.022 vagas para estudantes novatos nos ensinos
fundamental e médio, disponíveis exclusivamente via cadastro online – através
do site: http://www.matricularapida.pe.gov.br/
– até o dia 30 de dezembro. As matrículas poderão ser feitas a partir das 7h.
São 19.031 vagas na capital, 21.592 na Região Metropolitana do Recife e
64.399 no Interior. Do total, 39.143 são para o ensino fundamental, incluindo
anos iniciais e finais, e 65.879 para o ensino médio, incluindo Educação de
Jovens e Adultos (EJA). Das vagas oferecidas, 22.974 estão nas escolas em tempo
integral da rede. Na Região Metropolitana, são 9.457 e outras 13.517 no
interior do Estado. Estudantes vindos das redes municipais estão
automaticamente matriculados e não precisarão participar do processo na
internet.
As informações do cadastro deverão ser preenchidas até o final pelo pai
ou responsável ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São
solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de
origem, escola que pretende estudar (com série e turno), além dos dados do
responsável. O número do protocolo gerado é a confirmação da matrícula e deve
ser anotado ou impresso, para ser levado à escola no dia da entrega de
documentos. 

INFORMAÇÕES – Para auxiliar
o acesso ao sistema, um conjunto de escolas que têm laboratórios de informática
com internet estará acessível para a comunidade escolar que não tem acesso à
internet poder realizar a matrícula. Outras informações podem ser obtidas
através do telefone: 0800 286 0086.
O atendimento é de segunda a sábado, das 7 às 21h. (Com informações do JC Online. CONFIRA)



No próximo sábado,
dia 19, a partir das 16h, o Parque Euclides Dourado recebe o Circuito Funcional
Beneficente. 
O Evento, promovido pela personal trainer Rita Martins,
terá estações para prática de atividades físicas – acompanhadas por
profissionais da área. Para participar, os interessados devem levar 2kg de
alimentos não perecíveis – os alimentos arrecadados serão revertidos para a
Creche Besthesta, localizada na comunidade quilombola Castainho.

Quem for participar vai conferir um Evento alegre e dinâmico, com a proposta
maior de ajudar o próximo. “Como a prática de atividade física está crescendo,
decidi unir o útil ao agradável, porque fazer o bem faz bem. Estaremos
promovendo saúde à população de Garanhuns e ajudando a quem precisa”, destaca
Rita Martins. 
A Creche Besthesta está situada no Castainho e funciona de segunda à
sexta-feira, das 8 às 16h. Atualmente, 130 crianças, de 0 a 12 anos, são
acolhidas. A direção é do pastor Lindinaldo Castor Rodrigues. (Com informações de Cloves Teodorico)


“Temperaturas amenas, árvores
de natal com bichinhos de pelúcia, Papai Noel contando boas histórias e um
palácio iluminado com a magia natalina. Não é a Europa ou o Sul do Brasil. Você
pode encontrar tudo isso no Agreste de Pernambuco”. É assim que a jornalista Lorena Barros começa a
descrever o Natal Luz de Garanhuns em publicação dessa segunda-feira, dia 14, do Jornal
Diário de Pernambuco.
 
Segundo o DP, a influência do
Natal de Gramado, no Rio Grande do Sul, não é negada pelos organizadores. O
diferencial, porém, é que, a cultura local não é deixada de lado e
apresentações de reisados e de grupos musicais folclóricos populares na Cidade,
marcam a realização. “Não podemos esquecer-nos da tradição, afinal, Garanhuns é
a terra deles”, afirma a secretária de Cultura da Cidade, Cirlene Leite.
Os investimentos e ganhos econômicos
viabilizados pela realização também foram enfatizados na reportagem do DP. “Com
preços variando de R$ 80 a R$ 200, a rede hoteleira já está com quase todos os
cerca de três mil leitos reservados para dezembro e trabalhando com 85% da
capacidade neste mês”, publicou o Jornal da Capital, que acrescentou: “não é à
toa que a Cidade investe tanto no evento (de mais de R$ 1,6 milhão): um
crescimento em negócios acima de 7%, em relação ao ano passado, é esperado
durante as comemorações. Em 2015, quase 500 mil pessoas passaram pelo município
no período. Neste ano, a expectativa é de que esse número ultrapasse os 600 mil”.

A reunião das famílias, um dos
enfoques do Natal Luz de Garanhuns, também foi citada durante a reportagem. “O
Festival de Inverno é popular, mas não leva o essencial, que são os pais, avós
e crianças para curtir a festa”, destacou o Prefeito Izaías Régis (PTB), em
entrevista a reportagem do DP.
Confira a reportagem
completa clicando AQUI.
JORNAL DO
COMÉRCIO –
Também nessa segunda-feira,
dia 14, o Jornal do Commercio abordou o Natal Luz promovido em
Garanhuns. Para conferir os detalhes da pauta abordada pelo JC é só clicar AQUI


Em sessão do Pleno, realizada no último dia 9 deste mês, o Tribunal de
Contas de Pernambuco decidiu autorizar a Prefeitura do Recife a dar continuidade ao concurso
da Guarda Municipal, que visa ao preenchimento de 1.355 vagas para o cargo de
Agente de Segurança Municipal – Classe I.
O edital foi lançado em abril de 2014 e deveria ter sido homologado em
agosto deste ano. No entanto, teve que ser interrompido em função de um
“Alerta de Responsabilização” emitido pelo TCE, recomendando a todas
as prefeituras do Estado a suspensão dos concursos públicos em andamento. De
acordo com o “Alerta”, os municípios que estivessem descumprindo o limite de
despesa com pessoal, estabelecido em 54% pela Lei de Responsabilidade Fiscal,
deveriam imediatamente suspender os concursos públicos em andamento e só
homologar e contratar os aprovados a partir de janeiro de 2017. A Prefeitura do
Recife atendeu à recomendação.


Em 26 de setembro deste ano, o secretário municipal de Administração e
Gestão de Pessoas em exercício, Rodrigo Chagas de Sá, enviou ofício ao Tribunal
de Contas solicitando permissão para dar continuidade ao concurso. O pedido,
levado ao Pleno do TCE nesta quarta-feira pelo conselheiro substituto Adriano
Cisneiros, recebeu aprovação da Casa. A conclusão dos conselheiros é que não há
correlação entre o “Alerta” emitido pelo Tribunal e o concurso da
Guarda Municipal do Recife. Agora, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), poderá
dar prosseguimento a todas as demais etapas do concurso para preenchimento de
vagas na Guarda Municipal da Cidade.