BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O palanque do Prefeito Genaldi Zumba (PSD), que é
candidato à reeleição ganhou mais um apoio importante, trata-se do PPS, do
Ministro da Defesa Raul Jungamnn.
 
Presidido em São João, por Fa Albino, o PPS confirmou o
apoio à candidatura de Genaldi no último domingo, dia 31. Raul Jungmann, que
esteve em Garanhuns, prestigiando o Festival de Inverno, analisou o apoio da
legenda a Genaldi e Geraldo do Cestão, este último que será o vice na chapa de
Zumba.

O Partido Popular Socialista é comandado em São João por um
grupo composto por Fa Albino,
 
Azenaldo,  Bruno Falcão,  Gilson Auto Peças, Batinho, Marcilio
Cordeiro, Alexandre Lopes e o Empresário Beto do Mercado Econômico. A Legenda também
tem o candidato à reeleição, o vereador Maikon Correia em seus quadros. 


O deputado Estadual Álvaro
Porto (PSD) entrou na ‘briga’ pela instalação de duas Lombadas Eletrônicas na Curva
da Laranjeira, na BR 424, aqui em Garanhuns. É que após o Governo do Estado ter atendido os apelos para instalação de
lombada eletrônica na PE-177, no trecho da “ponte da morte”, entre
Canhotinho e Angelim, o Deputado, que é da base governista, busca solução
semelhante para a ‘Curva da Morte’.
Em
indicação apresentada nesta terça-feira, dia 2, na Assembleia Legislativa, o Parlamentar
fez veemente solicitação ao superintendente regional do Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Pernambuco, Cacildo de Medeiros
Brito Cavalcante, para que sejam colocados redutores eletrônicos de velocidade
no referido trecho da estrada federal. O Superintendente Regional do DNIT é um
velho conhecido do vereador garanhuense, Gil PM (PSC), que já esteve em
audiência com Cacildo Medeiros por duas ocasiões, reivindicando a instalação do
equipamento naquele trecho da Rodovia BR 424.


Lombada instalada na “Ponte da Morte”
Na justificativa, Álvaro Porto
destacou que o perigo da Curva da Laranjeira pode ser atestado pela quantidade
de notícias relacionadas a acidentes com vítimas fatais ocorridos no trecho.
“Muitas pessoas perderam a vida por conta da falta de sinalização, do
acostamento limitado e da imprudência que gera o excesso de velocidade”,
alertou o Deputado, que defende a instalação dos redutores nos dois sentidos da
rodovia. (Com imagens de Arquivo do portal Agreste Violento – http://www.agresteviolento.com.br/)
 


Com a Câmara de Vereadores
lotada, o Partido da República (PR), de Correntes, homologou no último domingo,
dia 31, as candidaturas do médico Romão de Deus a Prefeito e do comerciante de
Roosevelt Amaral, a Vice-prefeito de Correntes.
 

O Evento contou com as
presenças da deputada Estadual Simone Santana; do ex-prefeito Júnior Lúcio; dos
vereadores Ocione
Barbosa, Antônio da Celpe e Clóvis Monteiro, todos do PR, bem como de políticos ligados ao PR, PT
e PSL. Dr. Romão
é Médico Endocrinologista e atua no Hospital Regional Dom Moura, aqui em Garanhuns,
bem como no Hospital Mestre Vitalino e na UPA de Caruaru
. Já Roosevelt
Amaral é irmão do ex-prefeito Ronaldo Amaral.


Já o PSB promove a Convenção que
homologará a candidatura à reeleição do Prefeito Edimilson da Bahia nessa sexta-feira,
dia 5, na Quadra de Esportes da Cidade. O Evento tem inicio previsto para as 18h.
De acordo com informações vindas de Correntes, o Vice na chapa Socialista ainda
não foi escolhido. A expectativa é que o anúncio seja realizado apenas no momento da Convenção. 


O Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE)
realiza, no próximo no dia 12 de agosto, em Caruaru, o seminário “Eleições 2016
– O Olhar do Tribunal de Contas do Estado e da Justiça Eleitoral sobre a
Inelegibilidade”. O Evento tem a parceria do Tribunal de Contas do Estado de
Pernambuco (TCE-PE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e da Ordem dos
Advogados do Brasil (OAB-PE).
O Seminário será dividido em três grandes painéis. O primeiro terá o
tema “Inelegibilidade: contas julgadas irregulares pelo TCE” e será abordado em
duas palestras: “As decisões do TCE e seus reflexos nas Eleições Municipais” e
“A caracterização do dolo nas decisões do TCE”. Os palestrantes serão os
conselheiros do Tribunal João Campos e Dirceu Rodolfo, respectivamente. Neste
painel, haverá um debate com a participação da advogada Diana Câmara,
especialista em Direito Eleitoral. Ela produziu uma cartilha com as novas
regras eleitorais para a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).
O segundo painel irá abordar o tema “Justiça Eleitoral: a
inelegibilidade do candidato advinda pela reprovação de contas”. Os
palestrantes Henrique Neves, ministro do TSE, e Manoel Erhardt, desembargador
eleitoral, vão apresentar, em sequência, os temas “O entendimento do TSE sobre
a aplicação da Lei da Ficha Limpa” e “Condenação das contas pelo TCE e a
caracterização da inelegibilidade do candidato”.

Em seguida, haverá o terceiro painel com o tema “AIRC – Ação de
Impugnação ao Registro de Candidatura”. As palestras serão “Ministério Público
Eleitoral: impugnação de registro de candidatura”, com o procurador eleitoral
Antônio Carlos Barreto, e “Impugnação ao registro de candidatura do adversário
e defesa nas AIRCs de seus clientes”, com Erick Wilson Pereira, advogado e
presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal.


O seminário será no Centro de Convenções de Caruaru (Auditório do
Senac), das 9 às 18h, é aberto ao público, mas tem como foco atingir advogados,
juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, acadêmicos e assessores de
candidatos. As
inscrições custam R$ 50 e devem ser realizadas no site do
IDEPPE – http://ideppe.com.br/
ou clicando AQUI. O Centro de Convenções fica localizado na
Av. Maria José Lyra, nº 140, bairro
Indianópolis. 



O Diário Oficial de hoje, dia 2, traz a publicação de diversos atos do
Governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), sendo um deles deve mexer com o
tabuleiro político em Garanhuns.
É que depois de 56 dias de sua nomeação, o advogado Senivaldo Rodrigues
Albino, o popular Johny Albino, irmão do vereador Sivaldo Albino (PPS), foi
exonerado, a pedido, da função de Função Gratificada de Assessor Técnico do
CASE – CENIP – Garanhuns, da Fundação de Atendimento Socioeducativo – FUNASE. O
afastamento foi oficializado pelo Ato nº 2695, com efeitos retroativos ao dia
30 de junho de 2016, o que garante a possibilidade de Johny Albino, que
é filiado ao PPS, vir a disputar um mandato eletivo nas eleições de outubro
próximo.


Mas a saída de Johny da direção da Funase não deve mexer
apenas na disputa por vagas na Câmara. É que já se cogita nas rodas políticas locais,
que a exoneração abre caminho para uma candidatura do vereador Sivaldo Albino (PPS)
a Prefeito de Garanhuns, com Johny disputando uma cadeira na Casa Raimundo de
Moraes. A definição quanto ao futuro político da família Albino, leia-se Sivaldo
e Johny, sairá até a próxima sexta-feira, dia 5, prazo final para as Convenções
Partidárias.  


“Mais experiente e ainda mais
motivada em trabalhar por Garanhuns”. É assim que a vereadora Carla
Albuquerque, a Carla de Zé de Vilaço, vem se apresentando aos cidadãos nessa pré-campanha
eleitoral. Ela está filiada ao PTB do Prefeito Izaías Régis e tentará a reeleição quando do incio do período eleitoral.


Desconhecida a época, Carla
conquistou uma expressiva vitória nas eleições de 2012, quando obteve 2.228 votos
(3,37% dos votos válidos), sendo a Vereadora mais votada daquele pleito e a 3ª
a obter maior votação no Município. Agora, mais experiente, Carla aposta na
credibilidade do seu trabalho; no carisma do seu pai, o ex-vereador Zé de
Vilaço; e na parceria com o Prefeito Izaías Régis, para emplacar a reeleição. 


“Fui
eleita com 21 anos e ganhei experiência durante o mandato. Ao lado do Prefeito
Izaías Régis cresci muito politicamente. Viabilizei importantes ações para a
população e hoje, com 25 anos, estou mais madura e com uma vontade muito grande
de seguir trabalhando por minha Cidade”, pontuou Carla.



Com base eleitoral no distrito
de Iratama e nos bairros de Aloísio Pinto, Manoel Chéu, Várzea, Massaranduba,
Cohab 2 e no Indiano, a pré-candidata trabalha para expandir a sua votação e
garantir a representatividade feminina na Câmara Municipal de Garanhuns, que
além de Carla de Zé de Vilaço, também conta com as vereadoras Luzia da Saúde
(PTB) e Nelma Carvalho (PSB), que também disputarão a reeleição no pleito de 2
de outubro.  


O PTB de Garanhuns promove na
próxima sexta-feira, dia 5, a convenção que vai oficializar as pré-candidaturas
de Izaías Régis (PTB) a Prefeito de Garanhuns, e de Haroldo Vicente (PSC), a
Vice. O Evento acontecerá a partir das 19h, no Clube AGA, e será aberto ao
público em geral.
Além de Régis e Vicente, o
momento também deve contar com as presenças do senador Armando Monteiro (PTB);
dos deputados Federais Silvio Costa (PTdoB) e Jorge Corte Real (PTB), além de Deputados
Estaduais, Prefeitos, Vereadores e pré-candidatos a Prefeito e a Vereador de
diversas cidades do Agreste Meridional. Representantes da sociedade local e lideranças
comunitárias também devem marcar presença no evento petebista.


Clique na imagem para Ampliar. 

Além das pré-candidaturas a Prefeito e a Vice, o
momento também marcará a oficialização das coligações visando o pleito
proporcional, em que estarão em disputa as 13 cadeiras na Câmara de Vereadores.
Até o momento, a Pré-candidatura a reeleição do Prefeito Izaías Régis conta com
o apoio das seguintes legendas: PTB, PSC, PRB, PSDC, PCdoB, PTdoB, PT,
PSL, PMB e PTN, todavia existe a expectativa que o Grupo seja reforçado por
novas siglas até a próxima sexta-feira. Esta semana será decisiva para o
fechamento das composições visando o pleito de 2 de outubro. A Campanha Eleitoral
tem inicio apenas no próximo dia 16 de agosto.



E a Curva da Laranjeira,
localizada na BR 424, aqui em Garanhuns, foi cenário de mais um acidente com
morte. Desta feita, o garçom Djalma da Silva, de 43 anos, foi à vítima fatal de
mais um acidente registrado naquele trecho da rodovia.  


De acordo com informações do
Portal Agreste Violento, Djalma pilotava uma motocicleta de placa KKQ-2639
quando colidou com um Corsa, de placas CXI-5260. O acidente foi registrado na
manhã desta segunda-feira, dia 1º. A moto e o Corsa ficaram bastante
destruídos. O motorista do Corsa, de identidade não registrada, foi socorrido
ao Hospital Regional Dom Moura. O efetivo do SAMU e das Polícias Rodoviária
Federal e Civil estiveram no local e adotaram as providências legais. O corpo de
Djalma da Silva foi encaminhado para o IML, em Caruaru.
LOMBADAS ELETRÔNICAS – Apesar do alto índice de acidentes naquele
trecho da BR 424, aparentemente nenhuma providência vem sendo adota pelo DNIT,
órgão responsável pela manutenção da Rodovia. Os motoristas que trafegam pela área da Curva da
Laranjeira aguardam a instalação da Lombada Eletrônica naquele local. Até
então, apenas as placas de sinalização foram instaladas e posteriormente
retiradas do local.
  
 

Mas a demora na instalação dos
equipamento de controle da velocidade não se dá por falta de solicitação local.
O vereador garanhuense Gil PM, vem mantendo contato com o DNIT desde o ano
passado com o intuito de viabilizar a instalação da Lombada Eletrônica. Gil já
enviou diversos ofícios; apresentou requerimentos na Câmara e já fez duas visitas
a sede daquele Órgão Federal. “Estivemos no DNIT nos dias 10/12/2015 e 13/06/2016,
alem de efetuarmos diversas ligações telefônicas. Também estamos solicitando
que quando as placas de sinalização forem instaladas, a velocidade indicada
seja de 60km. A nossa luta é pela segurança dos cidadãos que trafegam por
aquela área”, registrou o vereador Gil PM. (Com informações e imagens de http://www.agresteviolento.com.br/)


O Ministério
Público Federal (MPF), em Garanhuns, obteve na Justiça Federal decisão que
atende parcialmente um pedido para reduzir a demora na realização de perícias
pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o consequente atraso na
concessão de benefícios previdenciários. 

A avaliação de
incapacidade por que passam os beneficiários são realizadas para concessão dos
benefícios de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte a
incapazes e benefício de prestação continuada às pessoas com deficiência. Na
decisão, a Justiça obriga o INSS a implantar, nas agências da Previdência
Social nos municípios abrangidos pela 23ª Vara Federal o denominado
“Projeto PP”, um modelo simplificado de reconhecimento do direito à
prorrogação do Auxílio Doença, para garantir que o tempo de espera de
atendimento não seja superior a 45 dias. 
O “Projeto
PP” foi proposto pelo INSS no decorrer do processo judicial, para atender
parcialmente as exigências feitas na ação do MPF. No entanto, de acordo com as
apurações, não foi posto em prática, uma vez que foi constatado que as perícias
estavam sendo agendadas para prazos que ultrapassavam seis meses. O projeto
prevê que uma parte dos benefícios por incapacidade não precisariam passar por
perícia médica, com seu deferimento a cargo de servidor administrativo, após
análise de documentos e atestado médico.

Nos casos de incapacidade,
a Justiça obriga o INSS a realizar as perícias na mesma agência previdenciária
onde foi feito o requerimento. Caso a perícia não seja realizada no prazo de 45
dias, a autarquia fica obrigada a acatar o pedido de início ou continuidade do
benefício, diante da apresentação de laudo médico particular, emitido por
profissional credenciado ao SUS. Os casos indeferidos deverão ser devidamente
justificados pelo INSS. A autarquia também deverá cadastrar, em 90 dias,
médicos do SUS para subsidiar a realização das perícias.



Municípios abrangidos pela sentença: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão,
Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba,
Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá,
São Bento do Una, São João e Terezinha.
(Com
informações do Diário de Pernambuco. CONFIRA)



Com oportunidades para Garanhuns, o Sesc Pernambuco abrirá Seleção
Simplificada para Jovens Aprendizes.
As inscrições, que devem ser realizadas unicamente por meio do endereço
eletrônico: http://jovemaprendiz.sescpe.com.br, têm início no
dia 1º de agosto e seguem até o dia 7. As 66 vagas disponibilizadas são
destinadas às atividades administrativas e distribuídas nas unidades do Sesc no
Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Araripina, Arcoverde,
Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Surubim e Triunfo.
As oportunidades são para os turnos da manhã e tarde, sendo quatro horas
diárias. Aqui em Garanhuns doze vagas estão à disposição dos candidatos.

Para concorrer, os interessados precisam, dentre outros requisitos: ter
entre 14 e 24 anos incompletos (o requisito de idade máxima não se aplica à
pessoa com deficiência), no ato da contratação e estar cursando a partir do 9º
ano do Ensino Fundamental ou no máximo serem formados no Ensino Médio, sem
ingresso no Ensino Superior. Não serão validadas inscrições de participantes com
experiência registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou
anteriormente vinculados ao Sesc PE, por meio do programa Jovem Aprendiz ou
contrato empregatício. 
(Com informações do SESC Pernambuco)