BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O Governador Paulo Câmara recebeu, nessa quarta-feira, dia 10, a
prefeita de Capoeiras, Neide Reino, para discutir as medidas que o Governo de
Pernambuco está adotando para elucidação do caso de violência sexual contra uma
médica cubana que atuava naquele Município, por meio do programa Mais Médicos.
O chefe do Executivo estadual assegurou que o Estado não medirá esforços
para identificar e punir, com a maior brevidade possível, os responsáveis pelo
crime. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, foi convocado por
Paulo para apresentar à Gestora Municipal a linha de investigação que está
sendo adotada pela Polícia Civil no caso. “Vamos trabalhar incansavelmente
para que os responsáveis por esse crime bárbaro sejam punidos. A inteligência
da Polícia Civil está atuando no caso, e já temos uma linha de investigação
para identificar esses criminosos. A prefeita Neide Reino nos procurou com a
preocupação de quem quer garantir que a justiça seja realizada, para a garantia
da tranquilidade do município de Capoeiras. E o Estado fará o que for
necessário”, destacou Paulo.

Após o encontro, a prefeita Neide Reino revelou que
levará para a sua Cidade a certeza de que o Governo de Pernambuco está
empenhado e focado na solução desse episódio. “O governador Paulo Câmara
foi muito firme e está determinado em nos ajudar a elucidar esse caso. Vim aqui
para fazer um apelo e saio muito convicta de que, em pouco tempo, veremos os
responsáveis pagando por esse crime tão bárbaro”, afirmou a gestora,
destacando: ” E o governador também assegurou que já está reforçando a
segurança em Capoeiras e na região”.



Saiba mais
sobre esse assunto clicando AQUI e AQUI

Local de incontáveis desastres, e de várias vidas ceifadas, a temida e
perigosa Curva da Laranjeira, na BR-424 no trecho entre o município de Brejão e
Garanhuns, vai contar com uma lombada eletrônica. A solicitação foi motivo de
mobilização dos deputados Estaduais Claudiano Martins Filho e Álvaro Porto, bem
como do vereador garanhuense Gil PM.
No ano passado, após constantes acidentes nesse trecho, Claudiano Filho esteve
no DNIT, por várias vezes, solicitando estudos e providências para a correção
de possíveis falhas no local. Gil PM também esteve no órgão federal por duas
ocasiões, reforçando o pleito. Além do Equipamento, também estão sendo instaladas novas placas de sinalização. 
Após toda mobilização de Claudiano e o empenho do Prefeito de Garanhuns,
Izaías Régis, e do superintendente do órgão, Cacildo Cavalcanti, a população já
pode comemorar. As obras de instalação da lombada tiveram início nessa
segunda-feira, dia 8. “Estou acompanhando o andamento desta demanda há
muito tempo e, por fim, posso descansar porque sei que a população passa a se
deslocar seguramente pela rodovia, sem risco de acidentes, muito menos com
perda de vidas”, comemorou Claudiano.

Na sessão da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira,
dia 10, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) fez uma homenagem ao Vice-prefeito
de Saloá, José Antônio, que faleceu ontem, dia 9, vítima de um acidente de
moto.

Em discurso, o Parlamentar também prestou condolências à
família. “Ele era um homem simples, de poucas palavras, mas de gestos largos”,
afirmou. O Deputado lembrou que esteve na cidade no último dia 31 de julho para
a convenção partidária, que homologou a candidatura de José Antônio para vice.

Ele disputaria mais uma vez a eleição na chapa de Ricardo Alves (PMDB), atual
prefeito de Saloá. “É com profundo pesar que faço esse registro e deixo meu
abraço à família, especialmente ao pai de José Antônio, Zé do Leite,
ex-prefeito do Município”, finalizou.



O Corpo de José Antônio Alves de Araújo, o popular Zé Antônio do Leite,
esta sendo velado na casa de Zé do Leite, em Saloá, e deverá ser sepultado no
final da tarde desta quarta-feira, dia 10, no cemitério local.  


Clique em player
para conferir a Homenagem do Deputado Danilo Cabral a família de Zé do Leite,
de Saloá:  


A Justiça determinou que não se aplique o Decreto Legislativo nº
001/2016 para as eleições municipais 2016 em Correntes. Com a decisão, está
mantido o número de nove vagas em disputa para a Câmara Municipal, em vez das
11 previstas pelo Decreto. A decisão judicial atende a uma Ação Civil Pública
(ACP), com pedido de tutela antecipada, ingressada pela promotora de Justiça do
Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Elisa Cadore Foletto.
A Câmara de Vereadores aprovou, no último dia 16 de junho, o Decreto
Legislativo nº 001/2016, aumentando o número de vereadores de nove para 11. O
MP argumentou que o instrumento legislativo é inadequado, padecendo de vício de
natureza formal, e que o referido Decreto fere a Constituição Federal (CF)
também no que se refere ao princípio da anterioridade, uma vez que, conforme
entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), por ocasião do julgamento das
ações em face da Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), o processo
eleitoral tem início com a filiação partidária dos candidatos.
De acordo com a promotora de Justiça Elisa Cadore Foletto, o Decreto
Legislativo nº 001/2016 não é o instrumento adequado para a alteração ou fixação
do número de cargos de vereador, que deveria ser alterado por meio de emenda à
Lei Orgânica do Município, que é a norma que trata dessa questão, entre outros
assuntos de relevância para o Município. “Caberia à Lei Orgânica Municipal
estabelecer o número mínimo e máximo de vereadores, sendo o decreto legislativo
via inadequada e afrontosa à Constituição Federal e a própria Lei Orgânica”,
afirma no texto da ACP.


Além disso, a modificação no número de vereadores não observou o
princípio da anterioridade, sendo aplicada no mesmo ano eleitoral ao qual foi
publicada a Lei. Tal prática viola o artigo 16 da Constituição Federal, segundo
a qual a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua
publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data da sua
vigência. Ainda de acordo com a Promotora de Justiça, antes de ingressar com a
Ação Civil Pública, foi expedida recomendação para que a norma fosse revogada.
No entanto, o presidente da Câmara de Vereadores informou ao MPPE, por meio de
ofício, que não acataria a recomendação, argumentando que o número de Vereadores
estava de acordo com o quantitativo estabelecido pela CF e o art. 6º da Lei
Orgânica municipal, bem como não haveria óbice de ordem orçamentária. (Com informações do portal do MPPE)

A Prefeitura de Garanhuns vem trabalhando na formatação
do Natal Luz 2016. A partir de hoje, dia 9, os artistas ou grupos musicais
interessados em compor a grade de programação do Evento já podem visualizar o
edital convocatório. O Documento, em detalhes, está disponível na edição de
hoje do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (www.diariomunicipal.com.br/amupe) e no
portal da Prefeitura de Garanhuns (www.garanhuns.pe.gov.br).

Podem se inscrever artistas que apresentem propostas de
shows —preferencialmente ligados à temática natalina; como reisados,
pastoris, bandas de pífanos, espetáculos de dança e balé, musicais, bandas e
orquestras sinfônicas, encenações, cantores líricos, apresentação gospel, MPB,
serestas e covers de artistas consagrados. As propostas devem ser apresentadas
em envelope individual, fechados e externamente identificados, contendo:
formulário de inscrição (impresso); material comprobatório como releases,
fotos, CDs, DVDs, reportagens em geral e notas em jornais e filmagens. No caso
de realização de shows com necessidades técnicas especiais, as mesmas devem ser
informadas no ato de inscrição.


As inscrições estão abertas até o próximo dia 2 de
setembro, de segunda a sexta-feira, sempre no horário das 8 às 14h, na
Secretaria de Cultura, localizada na rua 13 de Maio, S/Nº, sala 05, no Centro, ou
através dos Correios, via Sedex, desde que sejam postadas até o dia limite das
inscrições e destinadas ao endereço acima, com o CEP: 55.295-040. A relação de
propostas habilitadas será disponibilizada no portal da Prefeitura de Garanhuns
até o dia 9 de setembro.

NATAL LUZ – O Evento tem crescido a cada
edição, sempre fortalecendo o potencial turístico de Garanhuns. A Festividade conta
com extensa programação cultural, entre os meses de novembro e dezembro, em
pontos centrais e mais de 10 bairros da Cidade, além dos três distritos. O tema
da decoração é sempre aguardado com expectativa por moradores e turistas. (Com informações e imagens de Cloves
Teodorico/SECOM/PMG e Hilton Marques/Divulgação)


O
Ministério Público de Pernambuco, através da Promotora
Ana Joêmia Marques da Rocha, que atua na Promotoria
de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, instaurou um Inquérito Civil Público para apurar suposta
acumulação indevida de cargos públicos do médico Valdeci Holanda Cavalcanti
Filho.
De acordo com a Portaria nº 015/2016, publicada no Diário Oficial
do Estado de Pernambuco – Ministério Público Estadual, de hoje, dia 11, o
Médico “estaria possivelmente recebendo salários
sem cumprir a carga horária para a qual foi contratado”. Ainda de acordo com a
publicação, o “profissional integra o corpo médico do Hospital Regional Dom Moura”,
localizado aqui em Garanhuns, e “em mais de uma ocasião, teria faltado aos
plantões para os quais foi contratado em razão de outro vínculo, desta feita
havido com a Prefeitura do Recife”.
Ainda de acordo com as considerações expressas pela Promotora Ana
Joêmia Marques da Rocha na Portaria que instaurou o procedimento, segundo o
Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde, o Médico “possui, na verdade,
dois vínculos com a Prefeitura do Recife, além de outro com o município de
Paulista, sem contar com aquele mantido com o município de Garanhuns,
totalizando atualmente quatro vínculos com o Poder Público”.
Diante dos fatos considerados
pela Promotora da Capital, cuja atuação e voltada a Promoção e Defesa do Patrimônio Público, foram solicitados uma série de
documentos comprobatórios aos Órgãos listados nesta reportagem.
O Blog do Carlos Eugênio está à disposição do Médico, bem como do MPPE e
dos órgãos citados para publicar as suas versões quanto aos fatos apresentados
nesta reportagem.



Clique AQUI e depois acesse a
página 4 para conferir a publicação da Portaria nº
015/2016
na integra.

O site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação
de Pernambuco traz a informação de que a Agência do Trabalho de Garanhuns está
oferecendo três oportunidades de Empregos aqui em Garanhuns. As vagas estão
disponíveis até hoje, dia 10. Tem oportunidades para Vigilante (2) e Gerente
de Restaurante.
De acordo com a Secretaria, o salário ofertado aos interessados no cargo
de Vigilante é de R$ 1.063,00. O Candidato deve ter o ensino fundamental
completo e possuir seis meses de experiência comprovados na Carteira de
Trabalho. Já para o cargo de Gerente de Restaurante é preciso ter o Ensino
Médio Completo e 4 meses de Experiência comprovados na Carteira de Trabalho.



Os candidatos que se encaixem no perfil devem se dirigir até a Agência
do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua
Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. É necessário levar a Carteira
de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. 
Para saber mais sobre essas vagas, clique
AQUI


Zé Antônio (o mais alto) ao lado do Prefeito Ricardo Alves. 
O Vice-prefeito de Saloá, José Antônio
Alves de Araújo, o popular Zé Antônio do Leite, faleceu no final da tarde de
hoje, dia 9, vítima de um acidente motociclístico.


De acordo com informações
vindas daquele Município, Zé Antônio caiu da moto em que trafegava a poucos metros
da residência em que morava, no Sítio Umbuzeiro, zona rural de Saloá. O Acidente foi registrado
por volta das 16h na estrada vicinal que liga Saloá ao Matadouro Municipal. Ele
chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal Josina Godoy pela equipe do SAMU, mas não resistiu aos
ferimentos e faleceu. Informações preliminares apontam que Zé Antônio teria fraturado
o pescoço no momento do acidente.


O Clima de comoção é geral no
Município. Zé Antônio tinha 36 anos e deixa esposa e três filhos. Ele é filho
do ex-prefeito de Saloá, Zé do Leite, e seria candidato a reeleição para o
cargo de Vice-prefeito na chapa de Ricardo Alves (PMDB).
 O Prefeito de Saloá decretou Luto Oficial no
Município. 

O Governo do Estado vem
realizando investimentos no Sistema de Abastecimento D´água de Garanhuns. De
acordo com a Compesa, os investimentos
realizados nos últimos anos no Município, aliados aos níveis satisfatórios das
barragens locais, permitiram o fim do racionamento de água na Cidade.
Ex-vereador Mario Faustino apresenta equipamentos.
Até abril deste ano, a Cidade era abastecida por regime de rodízio de
dois dias com água e oito dias sem. Isso ocorria porque as bombas do Sistema
Cajueiro (estações elevatórias) já apresentavam desgaste natural e precisavam
ser substituídas. A Compesa adquiriu quatro novas bombas de elevada potência,
um investimento de R$ 1 milhão. Dos quatro equipamentos, dois já foram
instalados e, desde então, os moradores da Cidade passaram a receber água todos
os dias, sem rodízio.

Os demais equipamentos estão sendo instalados e serão usados como
reservas para oferecer maior confiabilidade operacional do Sistema Cajueiro,
responsável pelo atendimento de 53% do atendimento da população.
Segundo o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, desde a
operação das novas bombas, não há mais interrupção no abastecimento da Cidade.
A vazão de água em Garanhuns passou de 380 litros por segundo para 420, após a
troca desses equipamentos. Este aumento representou o incremento de mais de 10%
na produção total do sistema, beneficiando um total de 130 mil pessoas. “A
realidade de Garanhuns hoje é privilegiada dentro do contexto de uma região que
detém o pior balanço hídrico de Pernambuco e do Nordeste. As chuvas ocorridas
neste primeiro semestre na região das barragens que atende Garanhuns deixaram a
cidade em uma situação melhor em relação as demais cidades do Agreste, que
estão sofrendo com esta seca severa.”, observou Marconi de Azevedo,
A primeira boa notícia para os moradores de Garanhuns, veio, em 2010,
quando foi finalizada a obra da Barragem do Cajueiro, um empreendimento de R$
27 milhões, que garantiu a sustentabilidade hídrica da cidade, que contava com
um abastecimento de água. A partir da operação do Sistema Cajueiro a produção
de água do município aumentou em 100%.
Atualmente, a Barragem Cajueiro está com 84% da sua capacidade, o que
equivale a 12 milhões de metros cúbicos de água, de um total de 15 milhões de
metros cúbicos. A situação dos outros dois sistemas também é bastante
favorável. Mundaú está com sua capacidade máxima, o que equivale a 2 milhões de
metros cúbicos. Já o sistema de Inhuma possui hoje 3,5 milhões de metros
cúbicos, cuja capacidade máxima de armazenamento chega a 6,9 milhões de metros
cúbicos.
COMPESA NEGOCIA DÉBITOS
DE CLIENTES –
A crise fez aumentar a inadimplência dos clientes da
Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que atingiu 11%, contra a média
de 10% registrada em 2015. São 170 mil devedores. “Eles têm mais de uma
conta em atraso”, explica o diretor de Mercado e Atendimento da estatal,
Eduardo Sabino.
A situação fez a empresa
iniciar um programa de renegociação de débitos. “O cliente pode obter um
desconto, que varia de 50% a 90% do valor principal da dívida. O nosso intuito
é fechar uma negociação”, diz Eduardo. Para isso, o consumidor pode ir
numa das 160 lojas que a estatal tem espalhada pelo Estado. A negociação também
pode ser feita pela internet na Agência Virtual disponibilizada no site da
Compesa (www.compesa.com.br).



A expectativa da empresa é de
recuperar R$ 25 milhões só com os clientes residenciais. O cliente também pode
recorrer ao teleatendimento da Compesa pelo telefone gratuito 0800 081 0195
para fazer a negociação.

O Ministério
Público de Pernambuco (MPPE) está selecionando estagiários em nível técnico e
superior para atuar na Procuradoria Geral de Justiça do Estado
. Podem participar estudantes que estejam
cursando a partir do 4º período da graduação ou do curso técnico. Ao todo, o Órgão
deve selecionar 29 jovens profissionais
, além de montar um cadastro de reserva. Candidaturas podem ser realizadas até o dia 31 de
agosto pelo site da banca organizadora, o Sismeta
A
taxa de participação custa R$ 22.
As áreas de interesse do programa são Administração, Psicologia,
História (Bacharelado), Serviço Social, Publicidade e Propaganda, Estatística,
Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de
Telecomunicações, Técnico de Manutenção e Suporte em Informática, entre
outras.
Todo o processo seletivo será composto de uma avaliação escrita com 30
questões prevista para acontecer no próximo dia 18 de setembro. Tanto para
estudantes de nível técnico quanto para os de nível superior, as questões serão
relativas às disciplinas de língua portuguesa (15), raciocínio lógico (10) e
informática (5).

Aprovados na seleção terão contratos com duração de um ano prorrogáveis
por igual período. Já a carga horária do programa será de 20h/semana.  Os
novos estagiários receberão bolsa de estágio mensal (auxílio financeiro)
correspondente a um salário mínimo, além de auxílio-transporte correspondendo a
dois vales do tipo “A” (R$ 2,80) por dia útil trabalhado.

Resultado
final será disponibilizado até o dia 11 de outubro de 2016.
 Para mais
informações, confira edital do concurso
.
 (Com informações do Há Vagas/JC online.
CONFIRA)