BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Em resposta à deputada estadual Priscila Krause (DEM), que questionou o
fato de o Governo de Pernambuco ter começado o ano de 2016 com um montante de
R$ 946,6 milhões em restos a pagar, o líder do governo, Waldemar Borges (PSB),
afirmou que o Governador Paulo Câmara (PSB) fechou 2015 com uma sobra de caixa
de R$ 2,8 bilhões. No início do ano, R$ 300 milhões já foram pagos neste início
de ano.
“O diagnóstico feito pela Deputada, ora isolando alguns números,
ora deixando de revelar outros, leva a uma conclusão que não espelha a
realidade financeira do Estado. Primeiro, é preciso dizer que os restos a pagar
deixados para esse ano representam 3,4% do total das despesas realizadas em
2015. Esse percentual está rigorosamente dentro da normalidade”, afirmou
Waldemar.
“Na verdade, a única exceção foi o ano passado, um ano de
fechamento de mandato. Mas em 2011 a relação restos a pagar/despesas foi de 3,7%;
em 2005, 3,6% e, em 2006, por exemplo, quando Pernambuco foi governado pelo
partido da Deputada, esse percentual foi de 3,4%, exatamente igual ao observado
agora. O volume de restos a pagar em 2015, portanto, configura-se absolutamente
dentro da normalidade, historicamente coerente e proporcional ao montante das
despesas do ano”, alfinetou o socialista. (Com informações do JC on-line)
LEIA TAMBÉM:
PERNAMBUCO QUEBRADO:
Deputada aponta dívida do Estado e cobra redução de Secretarias

Um grupo de cerca de 100
pessoas esteve promovendo uma manifestação defronte à residência do Prefeito de
Correntes, Edimilson da Bahia (PSB), na manhã de hoje, dia 3. A movimentação
chamou a atenção de quem passava pelas imediações e até uma viatura da Polícia
Militar foi chamada ao local, todavia o movimento foi pacífico.
Os Manifestantes são oriundos
das famílias que no último dia 11 de janeiro, invadiram as casas populares que
foram construídas com recursos do
Governo Federal, para atender as vítimas de uma enchente que atingiu Correntes em
junho de 2010. (saiba mais, clique AQUI)
“Fomos à casa do Prefeito para falar com Ele e pedir apoio na
contratação de um Advogado para nos defender, já que recebemos a ordem de
despejo e teremos que deixar as casas até o próximo dia 28 deste mês”, relatou
o cidadão Sebastião Neto, conhecido popularmente por Sebasto, um dos líderes do
Movimento. Basto também revelou que das 502 casas construídas, cerca de 400
estão ocupadas. “A energia conseguimos com ligações clandestinas e a Prefeitura
está nos atendendo com água, através de carro-pipa e com atendimento médico”,
revelou o Cidadão. A Ação de Reintegração de posse foi movida pela Caixa Econômica Federal, que tem um prazo de trinta dias para concluir as obras e entregar as habitações aos seus beneficiários, após a desocupação dos imóveis. 


“Estava em Garanhuns no
momento da movimentação, mas se estivesse teria atendido as pessoas. Agendei
para receber três representantes das famílias amanhã pela manhã na sede da
Prefeitura e vamos buscar atender as suas reivindicações dentro da legalidade”,
registrou o Prefeito Edimilson da Bahia, que garantiu que se dependesse dele, as pessoas não seriam removidas das habitações, mas, segundo Ele, a decisão será da Caixa e do Governo Federal.
Mas o líder do Movimento alertou que caso tenham
que deixar as Casas, vão promover novas manifestações na Cidade, inclusive
fechando os principais acessos a Correntes. “Não queremos que isso aconteça,
mas se formos despejados, vamos fechar a Cidade, nas saídas para Garanhuns e
para Chã Preta”, chamou a atenção Sebasto.

O Presidente da Câmara de
Garanhuns, o vereador Gersinho Filho (SDD), concedeu entrevista coletiva na
manhã desta quarta-feira, dia 3, para comentar a postura adotada pelo vereador
Alcindo Correia (PSDC), que em entrevista veiculada na Rádio FM Sete Colinas
garantiu que vai abrir a “Caixa Preta da Câmara” após o Carnaval, dando a
entender que têm revelações a fazer quanto a supostas irregularidades no
Legislativo Garanhuense. (Saiba mais sobre esse assunto, clicando AQUI)

A coletiva foi realizada no
prédio da Câmara, que está em reforma e cujas obras vêm motivando toda essa
polêmica envolvendo os Parlamentares. Gersinho garantiu que não tem nada a
esconder e se colocou a disposição de qualquer Cidadão para repassar
informações quanto à licitação e ao andamento das obras de reforma da Casa
Raimundo de Moraes. O Presidente também revelou que levará o caso a Comissão de
Ética da Câmara e classificou como leviana, inverídica e irresponsável a
conduta adotada pelo vereador Alcindo Correia. “Ele não sabe nem qual é a
função dele, por isso que ele está meio doido, reclamando!”, pontuou Gersinho, num
trecho da Coletiva.



Clique em player e ouça a Entrevista do Vereador Gersinho Filho,
veiculada no programa Ronda Policial, da Rádio Jornal de Garanhuns: 


O Blog do Carlos Eugênio está a disposição do Vereador Alcindo Correia para que possa dar a sua versão quanto aos fatos apresentados pelo Presidente da Câmara de Garanhuns nesta reportagem. 

O Exército Brasileiro, por meio do 71º BI Mtz, vem participando do
esforço nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti e devido ao crescente
aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Microcefalia, intensificará suas
ações, sobretudo aqui em Garanhuns.
Além de promover mutirões de limpeza nas instalações do Quartel, bem
como nas residências e áreas de lazer localizadas na Vila Militar, no bairro de
Heliópolis, os militares do 71º BI Mtz vão levar esclarecimentos e motivar a população
no combate ao Mosquito, já que segundo estudo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, mais de 90% dos
focos do mosquito encontram-se nas residências.  
Atentos a esses dados, a partir
do próximo dia 13 de fevereiro, o Exército atuará em Garanhuns, em parceria com
a Secretaria Municipal de Saúde, em diversos bairros, através da distribuição
de material informativo contendo as medidas de prevenção. Já entre os
dias 15 e 19 de fevereiro, será realizado
um mutirão de Erradicação de Focos de Proliferação do Aedes Aegypti nas Áreas
Urbanas. “O Exército será empregado nesta ação em apoio às autoridades
federais, estaduais e municipais”, pontua o setor de Comunicação do Batalhão
Duarte Coelho.
A “Guerra” contra o Aedes Aegypti ainda inclui campanhas de Conscientização
e Motivação de Estudantes, ocasião em que os Militares estarão nas escolas das redes
públicas e privadas, com o objetivo de ampliar a disseminação de informações a
respeito da gravidade do problema. “Militares do 71º BI Mtz visitarão escolas
de Garanhuns, bem como de cidades vizinhas, a fim de levar informação, além de
orientar e conscientizar os alunos, para que junto com seus familiares, entrem
na campanha contra o Aedes Aegypti”, pontua trecho da nota distribuída a
imprensa pela Seção de Comunicação Social do 71º BI Mtz.

DENÚNCIAS DE FOCOS DO AEDES AEGHYPTI – E o Governo de Garanhuns, por meio do Programa Municipal de Combate à
Dengue, com o intuito de facilitar e agilizar o atendimento às demandas de
locais com focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre
chikungunya e do Zika vírus, em Garanhuns, solicita que todas as denúncias sejam
repassadas, unicamente, pelo telefone (87) 3762-7024. 

Foi divulgada na última segunda-feira, dia 1º, a lista dos estudantes pernambucanos selecionados para a
edição 2016 do Programa Ganhe o Mundo Esportivo e dois estudantes de Garanhuns
estão entre os 20 selecionados do Estado para embarcar, no segundo semestre do
ano, em um intercâmbio na província de Quebec, no Canadá.
Eles são Carlos Magno da Silva Donato, da Escola de Aplicação Professora
Ivonita Alves Guerra, e Victoria Rebeca Marques de Araújo (imagem ao lado), da Escola de
Referência em Ensino Médio Dom João da Mata Amaral. Os dois estudantes irão
representar a rede regional na modalidade Judô. Para esta conquista, eles
precisaram vencer a etapa estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco, estar
devidamente matriculados na rede estadual de ensino e apresentar bom desempenho
escolar nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática.



Neste ano, o Programa Estadual teve um aumento no número de vagas e a
expansão das modalidades. A edição 2015 teve apenas 11 estudantes selecionados
em Atletismo e Judô. Em 2016, foram 20 vagas de intercâmbio distribuídas,
também, para o ciclismo, natação, remo, tênis de mesa e badminton.
(Com informações da GRE-AM e imagem do Blog do Jornalista Ronaldo César

Um dia após o
governo Paulo Câmara (PSB) publicar o seu relatório fiscal, a deputada estadual
Priscila Krause (DEM) questionou a saúde financeira da gestão socialista e
apontou que o Estado iniciou o ano com R$ 946,6 milhões em restos a pagar.
De acordo com
Priscila, o saldo de restos a pagar de 2015 é maior do que o encontrado por
Paulo Câmara quando assumiu o governo das mãos de João Lyra (PSB). Em 2014, de
acordo com a Parlamentar, o valor devido pelo Estado era de R4 349,78 milhões.
“O Governador informou que estava conseguindo pagar as dívidas e que terminaria
com restos a pagar menor, mas o que vimos foi justamente o oposto, um aumento
significativo desse desencontro de contas. É preocupante porque no fim do ano
tivemos um aporte significativo de recurso, na casa dos R$ 700 milhões,
referentes à venda da folha de pagamento ao Bradesco, um recurso extraordinário
e que não virá esse ano”, declarou.



A Deputada cobrou do governador uma reforma
administrativa no Estado, com a redução de secretarias, cargos comissionados e
contratos temporários. Essa medida foi cogitada por Paulo Câmara no passado,
mas em suas últimas declarações sobre o assunto ele afirmou que não havia
necessidade de mexer na estruturar do governo.
 




Na avaliação de Priscila, o Plano de Contingenciamento
de Gastos (PCG), cujo lançamento completará um ano hoje, dia 3, não foi
totalmente eficaz. O governo estadual divulgou um balanço do plano e informou
que o Estado conseguiu reduzir cerca de R$ 980 milhões com o custeio da máquina
pública. “Os custos da máquina estão cada vez maiores: inflação em alta,
salário mínimo com reajuste de dez por cento, aposentadoria reajustada também,
dólar em alta. Faz parte de uma conjuntura que independe das decisões políticas
do governador. Por isso não adianta mais fazer contingenciamentos pontuais, é
preciso ação estrutural, efetiva”, disse.

A
reportagem procurou a Secretaria da Fazenda e o líder do governo na Assembleia
Legislativa, Waldemar Borges (PSB), mas eles ainda não se pronunciaram sobre o
assunto. (Com informações do Jornal do
Commercio) 

Clique
AQUI e confira as maiores dívidas do Estado apontadas pela Deputada Estadual.






MAIORES DÍVIDAS DO ESTADO
APONTADAS PELA DEPUTADA ESTADUAL



1º – Secretaria de Educação



R$ 238,85 milhões

2º –  Fundo Estadual de Saúde


R$ 209,99 milhões

3º – Encargos Gerais (Secretaria da Fazenda)


R$ 84,02 milhões

4º – Secretaria Executiva de Ressocialização


R$ 31,08 milhões

5º – Secretaria de Defesa Social (Diretoria de
Administração Geral)


R$ 26,76 milhões

6º – Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos


R$ 23,46 milhões

7º – Secretaria de Desenvolvimento Econômico


R$ 22,89 milhões

8º – Companhia Estadual de Habitação e Obras
(Cehab)


R$ 14,63 milhões

9º – Secretaria da Fazenda


R$ 14,45 milhões

10º – Departamento de Estradas e Rodagem (DER)


R$ 13,50 milhões


A Polícia Civil de
Pernambuco decretou greve, após assembleia realizada nessa terça-feira, dia 2.
De acordo com o Sindicato da Polícia Civil (Sinpol), a partir de 0h do próximo sábado,
dia 6, todas as unidades da organização vão parar. Os servidores protestam
contra o descumprimento do acordo firmado com o Governo do Estado, que previa a
reformulação do Plano de Cargos e Carreiras.
 


Segundo o presidente do sindicato, Áureo
Cisneiros, a negociação foi feita em dezembro do ano passado. O Governo do
Estado deveria enviar, no dia 1º deste mês, um projeto de lei que alteraria o
Plano de Cargos e Carreiras com aumento das faixas de progressão salarial de
1,5% para 2%. Para isso, seriam criados dois grupos de trabalho.
“A questão
financeira, segundo o acordo, começaria a vigorar em abril deste ano. O governo
fez o acordo e não cumpriu”, afirmou.



A partir do sábado, apenas as delegacias de
plantão vão funcionar. As Unidades vão seguir a Operação Padrão, obedecendo aos
procedimentos policiais e à legislação rigorosamente. O Governo do Estado
informou que não vai se pronunciar no momento.


A Secretaria de Educação do Estado, por meio do Programa Paulo Freire –
Pernambuco Escolarizado, realiza Chamada Pública para seleção de 12.381
voluntários alfabetizadores, coordenadores de turmas e alfabetizadores
tradutores/intérpretes de LIBRAS para atuarem nas ações de alfabetização no
âmbito do Programa Brasil Alfabetizado/Programa Paulo Freire – Pernambuco
Escolarizado. O voluntariado é no período de oito
meses. Clique AQUI para acessar o Edital.
As Inscrições são gratuitas e acontecem de forma presencial, de 1° de
março a 8 de abril, na sede da Gerência Regional de Educação do Agreste
Meridional. Além das inscrições na GRE, também é possível se inscrever nas
Secretarias de Educação dos Municípios e Instituições Parceiras das Prefeituras
na execução do Programa Paulo Freire.
O processo seletivo acontece em três etapas: análise da documentação de
cadastro, aprovação no sistema de cadastro do Programa Brasil Alfabetizado, e
participação na formação inicial. As bolsas variam de R$ 400 a R$ 800, de
acordo com a função do voluntário.

O Clima na Câmara de
Vereadores de Garanhuns promete esquentar após o Carnaval. É que o vereador
Alcindo Correia (PSDC), que integra a mesa diretora da Casa Raimundo de Moraes
e exerce o cargo de 2º Secretário, concedeu entrevista exclusiva a repórter
Iolanda Óliver, da Rádio FM Sete Colinas, revelando não concordar com os
serviços de reforma que vêm sendo realizados no prédio do Poder Legislativo
Municipal.



Numa entrevista de pouco mais de cinco minutos, o Parlamentar revelou ter feito
um pedido de informações a cerca da licitação que resultou na contratação da
empresa que executa os serviços e sem dar maiores detalhes, também
prometeu fazer revelações após o Carnaval.



Clique em player para ouvir a entrevista do Vereador Alcindo Correia,
veiculada na Rádio Sete Colinas FM:


O Blog do Carlos
Eugênio tentou manter contato telefônico com a Presidência da Câmara para que
pudesse dar a sua versão, mas não obteve sucesso. De acordo com informações do Jornalista Gidi Santos, o vereador Gersinho Filho concederá uma entrevista coletiva nessa quarta-feira, dia 3, a partir das 9h30min, na Câmara Municipal, ocasião em que abordará as obras de reforma na Casa Raimundo de Moraes.


Sem Jazz, mas com uma
programação diversificada e boas atrações, o Governo de Garanhuns vai promover o
Carnaval na Cidade, mais precisamente nos bairros do Magano e na Boa Vista,
além de apoiar manifestações populares.



No Magano, os desfiles e
cortejos carnavalescos terão concentração na Praça Campos Sales e seguem em
direção ao palco principal, montado em frente à Igreja Santa Terezinha. Já na
Boa Vista, a concentração acontece na praça em frente à sorveteria Doce Mel e
também na rua do Corrente, defronte ao antigo Bar do Evaristo, de onde os
cortejos seguem em direção ao palco na Praça Pedro II. No palco, acontecem shows
com artistas e bandas locais, com muito frevo, samba e axé. A animação dos
palcos ficará a cargo da personagem “Priscilla”, das Virgens de
Garanhuns.

Ainda segundo a Secretaria de
Cultura, que organiza a programação, a Prefeitura de Garanhuns também apoiará os
blocos que saem durante a semana pré-carnavalesca, com destaque para o Desfile
dos Bonecos Gigantes do “Bloco Com Ciência na Cabeça e Frevo no pé”, que
acontece amanhã, dia 3; Bloco “Camisa Azul” do Magano e o “Desfile das
Virgens”, ambos que acontecem na próxima sexta-feira, dia 5.
 
Clique AQUI e confira a programação completa do Carnaval
de Garanhuns.






CARNAVAL DE
GARANHUNS





SÁBADO (06) –
MAGANO (14 às 18h)


– Show Evaristo e Banda (palco)
– Desfile Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha
– Banda Astúcia do Samba (palco)
DOMINGO (07) –
MAGANO (12 às 18h)

– Desfile e apresentação do Projeto Batuque
– G.S. FrevOrquestra/S. João
– Desfile Bloco dos CRAS (Garanhuns e Iati)
– Desfile Bonecos Gigantes de Venturosa
– Show Banda Makette Brasil (palco)
SEGUNDA-FEIRA (08)
– BOA VISTA (12 às 19h)

– Orquestra-Bloco Boneco Doido – arrasta os Blocos Pé no Saco, O Coveiro e o
Boneco do Bacalhau
– Cortejo do Maracatu Estrela Nascente/Correntes
– Desfile Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha
– Desfile do Bloco Lírico “Damas e Valetes de Olinda”
– Show Belinha Lisboa (palco)
TERÇA-FEIRA (09) –
BOA VISTA (12 às 19h)


– Marcelo Francisco – “Netinho em Qualquer Estação” Show Tributo (palco)
– Desfile do Boi Maracatu e a Cobra da Bixiga Lixa/Arcoverde
– Orquestra O Bloco Lírico / Desfile do Bloco do CRAS (Garanhuns e Iati)
– Show Kiara Ribeiro (palco).