BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Depois de passar oito dias internado na Clínica do Sol,
aqui em Garanhuns, o funcionário público Jairo Mariano da Silva, o popular
Bacalhau, de 76 anos, conhecido em todo o Brasil por ser o torcedor símbolo do
Santa Cruz Futebol Clube, foi transferido para o Hospital Psiquiátrico Ulisses
Pernambucano, conhecido popularmente por Tamarineira, no Recife.
Segundo informações repassadas pelo filho de Bacalhau,
Jadson Mariano, em entrevista veiculada na Rádio Jornal, o Folclórico Torcedor
apresenta problemas de saúde relacionados à
próstata. Ele também apresenta um quadro de hipertensão
e pré-diabetes. Por conta da dieta recomendada nesses casos, Bacalhau
entrou num quadro depressivo, e, estressado, chegou a ameaçar, no último dia 27
de janeiro, se jogar da
sacada do Palácio Celso Galvão, sede da Prefeitura de Garanhuns, sendo contido
por colegas de trabalho.
Além do apoio de familiares e
de amigos, como o farmacêutico Luiz Carlos de Oliveira e o Prefeito Izaías
Régis, que viabilizaram remédios, encaminhamento a psicólogos, a internação na
Clínica do Sol e a transferência para o Recife, Bacalhau também vem contando
com o apoio da direção do seu Clube do Coração.

Em seu site oficial, o
Santinha registrou que o Clube Coral tem
fornecido apoio médico e vem trabalhando
e torcendo pela recuperação do seu principal Torcedor. “Desde dezembro de 2015,
a gestão coral tem mobilizado uma equipe de médicos e psicólogos da mais alta
qualificação para acompanhar de perto a situação de Bacalhau”, registra o
Portal do Santa Cruz, que complementa: a equipe médica segue, dia após dia,
monitorando o Torcedor. Nestas últimas horas, inclusive, foi constatada uma
melhora no estado clínico do paciente coral” e garante: “assim que estiver
recuperado, ele também poderá realizar uma bateria de exames, que será
viabilizada através de esforços do Clube. Para Bacalhau, enfim, desejamos
uma boa recuperação. Que o tricolor possa, em breve, retornar ao Estádio do
Arruda, local que ele também pode chamar de casa”, finaliza a publicação no
site oficial do Santa Cruz Futebol Clube.

Depois de ser agraciado, em dezembro passado, com o Título de Cidadão
Honorário de Garanhuns, o Médico Ulisses Pereira volta a ser homenageado, desta
feita pelo Município de Canhotinho.
Numa iniciativa da Câmara de Vereadores, o Médico que é natural de
Palmeira dos Índios-AL, foi homenageado no último dia 29 e recebeu das mãos da
vereadora Aline Oliveira a comenda. “Gratidão
no coração, orgulho e altivez na face! Obrigado aos meus novos conterrâneos e
conterrâneas!
”, discursou o Dr. Pereira, durante a solenidade, que foi
prestigiada pelo Deputado Estadual Álvaro Porto e pelo Prefeito Felipe Porto,
entre outras autoridades daquele Município.

O Doutor Ulisses
Pereira chegou a Garanhuns para atuar como médico no 71º BI Mtz, onde exerceu
funções de Comando e Chefia dos Serviços de Saúde, Perícias Médicas e Fundo de
Saúde do Exército (FUSEx). Ao sair do Exército em fevereiro de 2003, passou a
atuar na Casa
de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde desempenhou as
funções de
 Médico
da Emergência e Chefe da Clínica Médica;
 Médico Diarista da UTI e de Diretor Técnico Médico, função
que exerce naquela Casa de Saúde
 desde fevereiro de 2008.

Para conhecer mais sobre o currículo
do Médico Ulisses Pereira, clique AQUI.

No
serviço de Saúde Municipal, o Médico que atualmente exerce a função de
 Delegado Regional Conselho Regional de
Medicina de Pernambuco (CREMEPE), atua desde 2003 como médico do Posto de Saúde
do distrito de São Pedro (o maior de Garanhuns), bem como exerce as funções de
Médico da SMS, destinado ao Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) –
Epidemiologia – Declaração e Notificação de Óbitos domiciliares de causas
naturais e conhecidas, como também de Regulador e Autorizador Regional. Desde o
último mês de novembro de 2015, passou a presidir a Junta Médica Especial (JME)
de Garanhuns, para fins admissionais e casos especiais.
Com
forte inserção na vida social da Cidade, o Médico especializado em Clinica
Médica
 pela Sociedade
Brasileira de Clínica Médica também é associado do Lions Clube de Garanhuns,
exercendo atualmente o segundo mandato no cargo de Diretor Social, assim como é
requisitado em diversas ações sociais no Município.
Além
da vida profissional e social, o Dr. Ulisses Pereira também tem forte inserção
no campo político partidário, tendo se candidatado a Vereador por duas
ocasiões, quando obteve destacadas votações, só não conseguindo êxito por conta
das Coligações.

Com recursos na ordem de R$ 8.291,090,55, o Governo de Garanhuns vem trabalhando em obras de
pavimentação e drenagem de 54 ruas no bairro Francisco Figueira, a Cohab 2.
Dentre as ruas beneficiadas está a rua Antônio Carlos
Souto, via que dá acesso a Rua Carmerinda Vieira de Melo, que juntas ligam a
Cohab 2 ao bairro de Heliópolis. “Trata-se de uma obra que já vem desafogando o
trânsito da Rua São Miguel e consequentemente do centro da Cidade, beneficiando,
especialmente, os moradores da Cohab 2 e dos seus loteamentos, bem como quem
vem de Brejão, Terezinha e Bom Conselho”, analisa o Vereador Haroldo Vicente (PSC),
líder do Governo Izaías Régis na Câmara Municipal.
“Por aqui, agente ganha tempo e economizar combustível. Foi muito
bom!”, avaliou Edielson Lucas, que presta serviços de mototáxi nas imediações da rua São Miguel.

O Parlamentar comunga do pensamento do mototaxista e
faz questão de lembrar que a pavimentação da Carmerinda Vieira também foi uma
ação de Izaías. “O Prefeito complementa agora a ação iniciada com a
pavimentação da Rua Carmerinda Vieira, que se liga a avenida Ruber Van der
Linden, ligando os bairros e beneficiando os
condutores de veículos e motocicletas”, registra Haroldo, que
acrescenta: “a pavimentação da Avenida
Sul, que parte das imediações da Praça da Sorveteria Doce Mel, e de várias ruas
no João da Mata, também vem, desafogando o trânsito na rua do Corrente. São
ações importantes que mostram o nosso compromisso com a população”, finaliza o
vereador Haroldo Vicente. 


O varejo de farmácias viveu um
ano incomum para a conjuntura da economia brasileira em 2015. O setor fechou o
exercício com crescimento de 11,9% nas vendas, alcançando faturamento de R$
35,9 bilhões.
Ignorando a recessão, a
Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que
congrega 29 grandes redes, espera repetir o feito este ano. Em Pernambuco, a
atividade acompanhou a tendência e cravou expansão de 10% em 2015. “O
varejo de farmácias é um setor resiliente à crise. É um dos últimos a entrar nela
e o primeiro a sair porque lida com produtos essenciais. A última coisa que se
deixa de comprar é alimento e a penúltima é medicamento”, pontua o
presidente da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. O executivo destaca que as
grandes redes se diferenciam nesse mercado, em função da estrutura de
armazenamento e de distribuição, da diversificação de produtos e dos preços por
conta da escala.
Mas não são apenas os
medicamentos que os consumidores buscam nas farmácias. A venda de cosméticos e
produtos de higiene pessoal também está em alta nas farmácias. No ano passado,
os não medicamentos atingiram faturamento de R$ 12 bilhões, superando em 13,72%
o resultado do ano anterior. “As pessoas não estão em condições de
investir em bens duráveis, mas querem continuar apostando na aparência”,
reforça o executivo.
Mesmo diante da crise, 2015
foi um ano de expansão das redes de farmácias, com o número de unidades
passando de 5.570 para 5.964. Com o resultado, a atividade conseguiu manter a
média de crescimento entre 7% e 10%, como vem ocorrendo nos últimos anos.

O Grupo Raia Drogasil encerrou
2015 com um total de 1.232 lojas e informa que no último ano abriu 156 lojas,
onze a mais do que a projeção de aberturas previamente divulgada de 145 lojas.
Para 2016 e 2017, a Raia Drogasil aumentou a projeção de expansão para 165 e
195 lojas, respectivamente. Em Pernambuco, a rede conta com 18 unidades e o
Estado está na mira do plano de expansão para os próximos anos, tendo,
inclusive Garanhuns nesse roteiro de crescimento, com a abertura de uma loja na
avenida Rui Barbosa, mais precisamente nas imediações do Seminário São José, no
imóvel onde funcionou o Posto XV de Novembro e mais recentemente o Comitê
Político do Senador Armando Monteiro. A informação partiu do Prefeito Izaías
Régis (PTB) no último mês de novembro. 
(Saiba mais sobre
a chegada da Drogasil em Garanhuns clicando AQUI – C
om informações do JC, de 8/2/2016)

Através de orientações e de distribuição de material de
divulgação, o Conselho Tutelar de Garanhuns está mobilizado para conscientizar
os foliões neste carnaval sobre os direitos das Crianças e Adolescentes.

De acordo com os Conselheiros, o público alvo da ação são
os pais das crianças, para que não negligenciem os filhos nas festas. Pontos de
venda de bebida alcoólica também foram alertados, sobre os perigos de vender
qualquer produto que contenha álcool para menores de 18 anos.



Além dos bairros que apresentam focos de animação, como o Magano e a Boa Vista,
os distritos do Município também vêm sendo visitados pelos Conselheiros, que
contam com a parceria da Polícia Militar na atividade. O Conselho Tutelar de
Garanhuns pode ser acionado através do Disque 100, ou pelos números (87)3762-7056/98137-2364.
(Com informações e imagens de Aquilles
Soares/SECOM/PMG)



Com um público estimado em
cerca de 20 mil pessoas, o Bloco das Virgens deu uma mostra na última
sexta-feira, dia 5, que o garanhuense gosta de Carnaval. A edição 2016 do
tradicional evento foi marcada pela participação do Trio da Huanna, que puxou
uma verdadeira multidão pelas ruas de Garanhuns. A atração e o Trio Elétrico
que animaram os foliões foram viabilizados pelo Governo do Estado, através do Deputado
Estadual Álvaro Porto.

Mas de acordo com o Vereador
Sivaldo Albino (PPS), o ponto negativo da festividade ficou por conta da
pequena participação do Governo Municipal. É que segundo informações repassadas
ao Blog do Carlos Eugênio pelo Parlamentar, a municipalidade só contribuiu com
a liberação do espaço e organização do trânsito por parte da AMSTT. “Quero deixar aqui a minha tristeza e repúdio com
o Prefeito de nossa Cidade, que não teve um pingo de atenção com os que foram
brincar e se divertir nesse bloco tradicional, e que é a única
coisa que nos resta do Carnaval, aqui em Garanhuns, pois o Prefeito (Izaías
Régis) sequer mandou um trio para a avenida Rui Barbosa ou para a praça Mestre
Dominguinhos”, pontuou o Parlamentar, em nota enviada a Imprensa de Garanhuns.
CARNAVAL NO MAGANO E NA BOA VISTA – Já a programação carnavalesca
realizada pela Prefeitura vem sendo marcada por apresentações de grupos
culturais da Região Agreste e de shows artísticos. No sábado e domingo, dias 6
e 7, a animação aconteceu na avenida Sátiro Ivo, no Magano. Já nesta
segunda-feira, dia 8, um bom público esteve presente e Praça Dom Pedro II, na
Boa Vista, para conferir as apresentações da Orquestra-Bloco Boneco Doido; Maracatu Estrela Nascente, de Correntes; Desfile
Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha e do Bloco Lírico “Damas e Valetes de
Olinda”. A cantora Belinha Lisboa fechou a programação com muito Swing.
Amanhã, dia 9, no período das 12 às 19h, a animação na Boa Vista fica
por conta de show de Marcelo Francisco, em tributo a Netinho; Boi Maracatu e a
Cobra da Bixiga Lixa, de Arcoverde; Orquestra e Desfile do Bloco Lírico do CRAS,
da Garanhuns e Iati. A cantora Kiara Ribeiro fecha a programação. A organização
do Carnaval de Garanhuns é da Secretaria Municipal de Cultura. (Com informações e imagens da Assessoria do
vereador Sivaldo Albino e de
Aquilles
Soares/SECOM/PMG)


O Bloco do CRAS (Garanhuns e Iati) desfilou pelas ruas do Magano na tarde deste domingo, acompanhados pelos Bonecos…
Publicado por Prefeitura de Garanhuns em Domingo, 7 de fevereiro de 2016


A primeira noite de
apresentações do Gravatá Jazz Festival foi considerada um sucesso, segundo
registrou o Blog do Jamildo.
O Evento que até o ano passado
foi realizado aqui em Garanhuns, conta com artistas internacionais e
brasileiros, a curadoria de Giovanni Papaléo e uma estrutura coberta com mais
de 200 mesas, e cerca de mil cadeiras, igual à montada aqui na Praça Mestre
Dominguinhos. Além disso, banheiros químicos e ambulância estavam à disposição
de todos os presentes.
De acordo com informações da
Polícia Militar, o público na primeira noite do Evento girou em torno de 5 mil
pessoas. Até o último dia do evento, a próxima terça-feira, dia 9, a Expectativa
é que 50 mil pessoas prestigiem a festa. Uma movimentação de R$ 10 milhões de
reais vem sendo estimada pelos organizadores, além de 95% da ocupação hoteleira
de Gravatá, que, durante quatro dias, terá três polos de atrações.
Um grupo de turistas vindos do
Recife, que todos os anos participavam do evento em Garanhuns, se mostrou entusiasmado
com o Gravatá Jazz Festival. “Está muito melhor aqui. A cidade está de parabéns
pela organização da festa. Para nós, que moramos no Recife, fica bem mais
viável por conta da proximidade”, disse o contador Rogaciano Paz, ao Blog do
Jamildo.
REPÚDIO Seja através do facebook ou nos
grupos do aplicativo WhatsApp, muitos garanhuenses se mostram indignados com a
iniciativa do Prefeito Izaías Régis (PTB) em desistir do Festival.
Em seu Blog, o jornalista
recifense Inaldo Sampaio registra que o Prefeito de Garanhuns
sofreu um grande desgaste em
sua imagem ao deixar de realizar o Jazz. “O Prefeito (Izaías), aliás, está
pagando um preço caro por ter permitido a saída de lá, para Gravatá, do tradicional
Festival de Jazz. Donos de hotéis, pousadas e restaurantes não o perdoam por
causa disto”, publicou o Jornalista da Capital.
Em nota distribuída a Imprensa,
o vereador Sivaldo Albino (PPS) lamentou pelo Prefeito ter desistido
de realizar a oitava edição do Festival de Jazz. “Ele (Izaías) acabou com o Jazz, um evento que estava consolidado
no nosso
Município, que divulgava o nome de Garanhuns e que
ocupava de 80 a 90% da rede hoteleira,
e que também movimentava bastante os bares,
restaurantes, comerciantes e até ambulantes nesse período em nossa
Cidade. Infelizmente, por enquanto, só temos a Lamentar”, pontuou Albino.



Segundo o Prefeito Izaías Régis,
diante da crise financeira que assola o País, a Prefeitura não teria como
custear a festividade, sobretudo diante do pequeno aporte de recursos
viabilizado pelo Governo do Estado para o Evento.

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou durante o café da manhã oficial
do Galo da Madrugada que irá tirar sete dias de folga a partir da segunda-feira
de carnaval.  
Dessa forma, o Estado será comandado pelo vice-governador Raul Henry
(PMDB). Essa será a primeira vez que o peemdebista assume a Gestão. “O Estado estará em boas mãos com
Raul Henry no Governo. Ele está totalmente entrosado com a equipe”, falou
o Governador.



PMDB e PSB foram rivais nas eleições pernambucanas nas últimas décadas,
mas se aliaram após uma costura política entre Jarbas Vasconcelos e Eduardo
Campos. Em 2016, os peemdebistas também são cotados para ocupar a vaga de vice
na chapa de reeleição do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).
(Com informações do JC On-line)

Contando com o patrocínio do Governo do Estado, através da Fundarpe e
Empetur, o município de São João promove de hoje, dia 6, até a próxima
terça-feira, dia 9, o Carnaval da Paz. A realização é do Governo Genaldi Zumba e
tem o apoio do Deputado Estadual Álvaro Porto.
Atrações como o Trio da Huanna, Amor Eterno, Forró do Amasso, Excesso de
Bagagem, Renna Cruz, Legionários do Forró Elétrico, Arreio de Ouro, Marisol,
Forró do Tchê e a Turma da Bregadeira, prometem garantir a animação dos foliões
e atrair um grande público ao Evento.
“Vamos fechar a Praça de Eventos para garantir a segurança dos foliões.
Também contaremos com o apoio da Polícia Militar, que neste ano, numa
determinação da Secretaria de Defesa Social, estipulou o horário das 23h para o
término das programações carnavalescas no Estado”, frisa o Prefeito Genaldi
Zumba, que comemorou a destinação de recursos por parte do Governador Paulo
Câmara para a realização da programação festiva. 
Mas o Carnaval de São João não é marcado apenas pelos shows na Praça de
Eventos. A tradição dos Blocos também é muito forte. A festa já teve inicio
ontem à noite, dia 5, com os blocos da Terceira Idade e o Bloco ‘Velha da Capa
Preta’, que saiu do Cemitério e percorreu as principais ruas da Cidade com
muita irreverência e animação.
Até a próxima quarta-feira, dia 10, os Blocos seguem garantindo a
tradição popular. Logo mais às 18h é a vez do Bloco do Zé Pereira, com
concentração no Clube Areia Branca. Já nesse domingo, dia 7, tem as “Virgens”,
em dose dupla, às 9h, com concentração na rua da Igreja e no Campo do Planalto.
O Domingo ainda será marcado pelo frevo do Bloco do Grego, no Sítio Aroeira e pelo
Bloco da Liberdade, que sai as 10h, da rua da Liberdade. 

Na segunda-feira, dia
8, tem o Bloco ‘Os Seca Litro’, com duas saídas, às 10h e às 15h, da Rua da
Linha. Na terça, dia 9, também tem animação, com o Bloco da Liberdade, a partir
das 13h, e o Bloco 80 Graus , que sai às 13h, da casa de João Manobra, na Rua
da Liberdade. A festa dos Blocos é encerrada na quarta-feira de cinzas com o
tradicional Bacalhau do Mamá, que se despede do Carnaval 2016, a partir das
21h, com concentração do Bar do Mamá. (Com imagens de Joselma e Joseneuda Assis/Divulgação)

Clique AQUI e confira a Programação Completa dos Blocos no Carnaval da Paz de São João. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
DOS BLOCOS:
SÁBADO – DIA 6
BLOCO DO ZÉ PEREIRA
Hora: 18h.
Concentração: Clube Areia Branca.
DOMINGO – DIA 7
DESFILE DAS VIRGENS
Hora: 9h
Concentração: Rua da Igreja
Org.: Eduardo de Lourdes.
DESFILE DAS VIRGENS
Hora: 9h
Concentração: Campo do Planalto
Org.: Vada e Gláucio
BLOCO DO GREGO
Hora: 9h
Concentração: Zé Maria (Sitio Aroeira)
BLOCO DA LIBERDADE
Hora: 10h
Concentração: Casa de Jorge (Rua da Liberdade)
Org.: Jorge Herculano
SEGUNDA – DIA 8
BLOCO OS SECA LITRO
Hora: 10h às 15h
Concentração: Rua Olegário Valença (Rua da Linha)
TERÇA – DIA 9
BLOCO DA LIBERDADE
Hora: 13h
Concentração: Casa de Jorge Herculano (Rua da Liberdade)
BLOCO 80 GRAUS
Hora: 13h
Concentração: Casa de João Manobra (Rua da Liberdade)
QUARTA – DIA 10
BLOCO BACALHAU DO MAMÁ
Hora: 21h
Concentração: Bar do Mamá. 

No clima de
Carnaval, nessa segunda, dia 8, a escola de samba Unidos da Vila Isabel desfila
na Marquês de Sapucaí tendo o mito da política pernambucana, o ex-governador
Miguel Arraes (PSB) como tema de seu samba-enredo. Também amanhã a escola de
samba recifense Gigantes do Samba apresenta um samba-enredo tendo o mesmo
Arraes como mote. É só uma mostra do que vem por aí.
Se em agosto de
2015 tivemos uma “Semana Eduardo Campos” para marcar os 50 anos de seu
nascimento, 2016 será dedicado a homenagear o centenário do nascimento de
Arraes. Até o dia 15 de dezembro, data que ele nasceu, veremos solenidades,
festas e medalhas comemorativas.



Já vemos as
primeiras iniciativas, algumas até de fora do PSB. É o caso do deputado
estadual Joel da Harpa (PROS), que apresentou um projeto de lei à Assembleia
Legislativa e criou a medalha comemorativa ao centenário de Arraes. Já no último
dia 2, na volta do recesso, o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB)
apresentou requerimento para a Câmara fazer sessão solene e homenagear Arraes
também. Teve apoio do PRB, PSOL, PPS, PSDB, Rede e PT. Em Pernambuco, o PSB, o
Instituto Miguel Arraes, a ALEPE e o governo Paulo Câmara montaram uma comissão
para programar eventos e homenagens.
(Com
informações do JC on-line)