O Jornalista Gidi Santos (www.blogdogidisantos.com.br ) traz
uma reportagem em seu Blog registrando que o Prefeito Izaías Régis (PTB) fez sérias
acusações quanto à postura adotada pelo Governo de Pernambuco em relação a Garanhuns.
![]() |
| Imagem Ilustrativa |
“O Governo do Estado mandou a
Assistência Social esconder uma ambulância e (disse) peça a ambulância ao Município.
Como se o Município tivesse mais dinheiro que o Governo do Estado. Mande
esconder a ambulância, peça ao Município”, relatou o Prefeito de Garanhuns,
durante discurso na abertura do ano Legislativo da Câmara de Vereadores,
realizada no auditório da AESGA, na última segunda-feira, dia 1º. Segundo Régis
uma assistente social do Hospital Dom Moura teria lhe repassado a informação.
“Quero dizer a vocês que o Governo
do Estado olha para Garanhuns com os olhos dobrados. Com os olhos tronchos. E
não é para olhar para Izaías, porque Izaías tem lado e respeita o lado de quem
é do outro lado”, disparou Izaías, que comparou o investimento feito pelo
Governo Paulo Câmara na programação carnavalesca de algumas cidades da Região
com o montante previsto para o Garanhuns Jazz Festival, cancelado pelo Governo
de Garanhuns por falta de recursos. “Enquanto tudo isso acontece, nós
assistimos aqui bem pertinho, carnavais. Onde no Jazz, prometeram RS 120 mil
reais no ano passado, e ainda hoje não pagaram”, finalizou Régis.
Gidi Santos, o Governo do Estado negou as acusações do Prefeito de Garanhuns.
“A Direção do Hospital
Regional Dom Moura nega veementemente que exista algum tipo de ordem para negar
solicitação de ambulância. Esse tipo de veículo, utilizado para transporte de
pacientes entre unidades de saúde, beneficia a população de todos os 21
municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres). É importante
ressaltar ainda que cerca de 80% desse tipo de atendimento são para os
pacientes de Garanhuns, já que a cidade não conta com hospital municipal. A
direção da unidade reforça seu compromisso com a assistência à população da
Região e coloca-se à disposição da Prefeitura para mais esclarecimentos”,
registrou a Nota da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, por meio da Superintendência
de Comunicação.
pronunciou a cerca da falta de pagamento dos recursos do Festival de Jazz 2015.
(Com informações do Blog do Jornalista
Gidi Santos – www.blogdogidisantos.com.br)
Clique em player e ouça trechos do discurso do Prefeito Izaías Régis na
Câmara de Garanhuns:
IZAÍAS RÉGIS DIZ EM ENTREVISTA QUE “Governo do Estado mandou a Assistência Social do Dom Moura esconder uma ambulância e peça (pedir) a ambulância ao município”
Publicado por Gidi Santos em Quarta, 3 de fevereiro de 2016
Portarias publicadas no Diário Oficial dos Municípios (AMUPE), de hoje, dia 5,
vinte e oito candidatos aprovados no último Concurso Público realizado pela
Prefeitura de Garanhuns.
Os candidatos convocados deverão comparecer no dia agendado nas Portarias a
Junta Médica Especial do Município, que funciona no prédio da FUNASA, situado a
rua Pedro da Rocha, s/nº, Heliópolis, munidos dos Exames estabelecidos.
Concluído esse processo, os candidatos considerados aptos devem se apresentar
na Secretaria Municipal de Administração, com a documentação também prevista
nas suas respectivas Portarias.
Clique AQUI e confira os cargos e candidatos convocados pela Prefeitura de Garanhuns.
NOVO CALENDÁRIO
PARA CONCURSO DA GUARDA MUNICIPAL É DIVULGADO – A Secretaria de
Administração, por meio da Comissão do Concurso Público da Prefeitura de
Garanhuns, disponibilizou ontem, dia 4, no portal do Governo Municipal, um novo
calendário para terceira e quarta etapas da segunda fase do Concurso da Guarda
Municipal de Garanhuns. O calendário estará disponível, também, no Diário
Oficial dos Municípios (AMUPE), na próxima segunda-feira, dia 8.
Desta forma, a convocação para o exame psicotécnico será
feita no próximo dia 16 de fevereiro, através do portal da Prefeitura, onde
estão aptos a participar desta etapa 193 candidatos. A realização desta
terceira etapa será efetuada durante os dias 19 de fevereiro até 5 de março,
com o local ainda a ser confirmado no ato da convocação. Assim, segundo o
Governo de Garanhuns, o calendário que foi divulgado no último dia 22 de
janeiro torna-se sem efeito, devido a algumas alterações que foram realizadas
por motivos administrativos. (Com informações de Luanny Porto/SECOM/PMG)
Cargos e Candidatos convocados pela Prefeitura de Garanhuns:
O empresário garanhuense Álvaro Fernandes vem
analisando diversos temas através de vídeos publicados no portal Agreste
Violento. Nesta semana, Fernandes, que já foi candidato a Vereador e a Prefeito
de Garanhuns, abordou a polêmica envolvendo os vereadores Alcindo Correia
(PSDC) e Gersinho Filho (SDD), quanto às obras de reforma do prédio da Câmara
de Vereadores de Garanhuns.
que falta uma maior transparência nas ações de reforma desenvolvidas no Legislativo
Municipal. Ele também comenta as declarações do vereador Alcindo Correia, que
prometeu abrir, após o Carnaval, “a Caixa preta da Câmara”.
Clique em Player e confira a análise do
empresário Álvaro Fernandes:
Carlos Eugênio está à disposição dos Vereadores citados para publicar as suas
versões quanto aos fatos apresentados pelo cidadão Álvaro Fernandes no vídeo
disponibilizado neste espaço.
lista dos locais oficiais por onde a Tocha Olímpica Rio 2016 irá passar. O
principal símbolo dos Jogos Olímpicos deverá percorrer, de acordo com o comitê
organizador, mais de 250 cidades brasileiras, num período de mais de 90 dias,
nas cinco regiões do País.
equipe da Força Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça,
visitou Garanhuns para percorrer toda a extensão do trajeto da Tocha Olímpica
na Cidade. A intenção é identificar a largura das vias, se há pontes, fiação ou
vegetação que interfiram no trajeto, trechos em contramão, ou se será
necessário alguma mudança na rota estabelecida. De acordo com o comandante da
ação, o Major Mafra, o percurso definido para Garanhuns está dentro do
desejado. “Pelo que vimos aqui não há nenhuma necessidade de mudança, apenas
algumas adaptações mais próximo ao evento, devido à vegetação, já que teremos
ônibus e caminhões altos. Outra equipe estará aqui para a visita final, 48h
antes do evento”, explicou o Oficial. A Força Nacional ficará encarregada
da segurança do Comboio e da Tocha Olímpica.
esteve reunida com a coordenação local do evento, por parte do Governo
Municipal, integrada pelas secretarias de Turismo, Comunicação e Controladoria,
bem como com representantes da Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.
Durante a reunião foram passados detalhes do trabalho que será realizado pela
Força Nacional no dia do evento, que deve acontecer no final de maio. (Com informações e imagens de Jacqueline
Menezes/SECOM/PMG)
Civil, prevista para ser iniciada nesse sábado, dia 6, está suspensa. A
categoria realizou uma assembleia, na tarde dessa quinta, dia 4, e decidiu dar
um “voto de confiança” ao Governo e aguardar que ele cumpra o
compromisso de enviar, até esta data, Projeto de Lei para reformulação do Plano
de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da classe à Assembleia Legislativa.
Conforme o sindicato da categoria, o fato de a greve ter sido considerada
ilegal, pela Justiça, não influenciou na decisão.
preocupação foi com a população. Houve uma reação de medo por fazermos greve no
Carnaval, então resolvemos monitorar a ação do governo até o dia 15, quando ele
se compromete a enviar o projeto”, afirma o presidente do Sindicato dos
Policiais Civis (Sinpol), Áureo Cisneiros.
pedido do Governo do Estado, o desembargador Ricardo Paes Barreto determinou o
fim da paralisação, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, em caso de
descumprimento. “Toda greve é considerada ilegal neste Estado, isso não
nos intimida. E se o governo não cumprir o prometido vamos paralisar as
atividades no dia 16”, diz Áureo.
salarial de 1,5% para 2%. Em 2015, foi assinado acordo entre as partes onde o
Estado se comprometia a encaminhar a matéria à Assembleia Legislativa de
Pernambuco no início da legislatura. “Houve descumprimento do acordo, o Governo
é que agiu ilegalmente. Esperamos que esse novo compromisso também não seja
descumprido”, afirma Áureo. (Com
informações do JC On-line)
processo seletivo do Programa de Incentivo à Formação Profissional com 135
vagas, além de cadastro de reserva.
estágio 2016 oferece vagas para atuar nas unidades do Sesc Pernambuco da
Capital e Interior. As áreas de atuação contemplam os cursos de Administração,
Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas/Visuais, Biblioteconomia, Ciências
Contábeis, Ciências Biológicas (Petrolina), Dança, Design, Educação Física,
Jornalismo, Letras, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia,
Psicologia, Química (Petrolina), Serviço Social e Turismo, além do curso
técnico em Segurança do Trabalho (1 vaga Recife). A bolsa de estágio oferecida
é de R$ 656 mensais (nível superior) e R$ 430 (nível técnico), mais
auxílio-transporte de R$ 140.
R$ 20 e serão realizadas via internet pelo site www.sescpe.com.br até o próximo dia 15 de
fevereiro. As oportunidades estão distribuídas nas unidades Sesc em Recife, Garanhuns,
Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Arcoverde, Petrolina, São Lourenço da Mata,
Belo Jardim, Surubim, Buíque, Araripina, Bodocó, Triunfo e Goiana. A seleção
constará de três etapas: prova de conhecimentos; entrevista coletiva e prova
prática de informática (esta última apenas para aos candidatos dos cursos de
Administração, Arquitetura, Design, Psicologia e Segurança do Trabalho).
Sesc é preciso estar cursando um dos quatro últimos períodos da graduação e
estar matriculado numa instituição de ensino superior credenciada e reconhecida
pelo MEC e/ou pelo Conselho Estadual de Educação. No caso de Segurança do
Trabalho, é preciso estar cursando 2º ou 3º período, no ato da convocação para
assumir a vaga. Além disso, o estudante não deve possuir reprovação pendente em
matérias básicas do currículo específico de sua formação, ter disponibilidade
para estagiar 20 horas semanais e possuir conhecimento em informática. O
candidato não pode ter parentesco, até 3º grau civil, com funcionários,
diretores, conselheiros e presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc, e também
dirigentes de entidades sindicais ou civis ligadas ao comércio.
O Edital Completo está disponível AQUI.
de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm créditos a receber do PIS
(Programa de Integração Social) e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio
do Servidor Público).
CGU, quem contribuiu para os dois programas até o ano de 1988 tem direito ao
recebimento anual do rendimento de suas cotas, além de poder sacar todo o
crédito em caso de aposentadoria, doença ou se tiver mais de 70 anos. Na
hipótese de o trabalhador já ter falecido, seus herdeiros diretos poderão
requerer o benefício. O PIS é pago pela Caixa Econômica e o Pasep pelo
Banco do Brasil.
Carlos Bezerra Leonel, coordenador-geral de auditoria da Área Fazendária da
CGU, até o ano de 1988 os programas PIS/Pasep eram geridos por um fundo de
participação. A partir de 1988,
o fundo parou com a arrecadação para contas individuais e os recursos
provenientes das contribuições passaram a ser destinados ao Fundo de Amparo ao
Trabalhador (FAT) para o custeio do seguro-desemprego, do abono salarial e do
financiamento de programas de capacitação.
A auditoria realizada pela CGUanalisou o período de julho de 2013 a junho de 2014, assim como dados de 31
milhões de cotistas. No período avaliado, o Fundo de Participação do PIS/Pasep,
que tinha as contribuições feitas até 1988, contava com aproximadamente 31 milhões
de cotistas, sendo 26 milhões do PIS e 5 milhões do Pasep. Os valores chegavam
a R$ 37,5 bilhões.
ter direito ao benefício, o trabalhador que contribuiu até 1988 deve procurar
uma agência do Banco do Brasil, no caso da contribuição ao Pasep, ou da Caixa
Econômica Federal, no caso da contribuição ao PIS. No caso de falecimento do
trabalhador, a solicitação pode ser feita por um herdeiro direto.
promulgação da “PEC da Janela” pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros,
para fazer a travessia do PTB para o PSD. Ontem, dia 3, Ele foi recebido pelo governador Paulo Câmara
(PSB) no Palácio do Campo das Princesas.
da sua filiação ao Partido e
consequente entrada na base governista. “Vou ajudar no que for
preciso e contribuir para projetos que melhorem a vida do pernambucano. Mas,
como vinha fazendo, não vou deixar de apontar o que considerar errado ou
equivocado” detalhou. Álvaro
Porto deixará o PTB, e
por tabela a vice-liderança da oposição.
Ele garante já ter conversado com a direção da Legenda e comunicado a sua decisão.
disputa eleitoral deste ano. “Nos
identificamos com o projeto do PSD e com a política de crescimento do Partido. É nítido também que a legenda está apta a
contribuir com as propostas do nosso mandato, a atender às demandas que chegam
ao nosso gabinete, além de ser plenamente estruturada para nos respaldar na
construção de chapas de prefeito e vereador nas nossas bases”, salienta Álvaro
Porto.
promulgação da emenda constitucional que institui a janela de 30 dias para a
troca de sigla, sem risco de enquadramento em infidelidade partidária, deve ser
promulgada no dia 18 deste mês. A emenda foi aprovada em dezembro de 2015,
dentro do texto que propunha a reforma política.
Jornalista Inaldo Sampaio trouxe duas notas que prometem ‘assanhar’ os debates
nas rodas políticas de Garanhuns.
Blog, Sampaio registrou ontem, dia 3, o badalado favoritismo do Prefeito Izaías
Régis (PTB) nas eleições do próximo mês de outubro e chegou a registrar que
Régis está “sozinho” na Disputa. “O
prefeito de Garanhuns Izaías Régis, principal liderança do PTB no Agreste
Meridional, continua sem adversários às eleições de outubro próximo. O PSB tem
apenas uma “promessa de candidato”, o agrônomo Nivaldo Azevedo, e o PT tentou
emplacar, sem sucesso, a candidatura da vice-prefeita Rosa Quidute, rompida com
o prefeito”, publicou Inaldo. Vale registrar que Rosa está filiada ,atualmente, ao PSB.
Em
contraponto a publicação, o Jornalista registrou hoje, dia 4, no Blog que, de acordo
com a cúpula estadual do PSDB, Izaías não vai correr solto rumo à reeleição e
terá adversários na disputa Municipal. “Garante o deputado Antônio Moraes,
presidente regional do PSDB, que o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB),
pode até ser reeleito em outubro próximo, mas não será candidato único. Cinco
partidos de oposição aceitaram a proposta feita pelo jovem empresário Ivan
Júnior (PSDB): definir com base em pesquisa o candidato das Oposições”,
publicou o Jornalista.
completa, hoje, dia 4 de fevereiro, 137 anos de Elevação a Categoria de Cidade.
Todavia, a data não será marcada por qualquer comemoração. É que desde 2013, a
Câmara de Vereadores extinguiu o feriado do aniversário e instituiu o dia 10 de
março, como o Dia de Garanhuns.
Histórico e Geográfico de Garanhuns, que defendeu, com a apresentação de documentos
históricos, a tese de que o Município ao ser elevado a categoria de Vila,
em 10 de março de 1811, ganhou toda uma organização e estrutura política, jurídica
e econômica, com a Câmara de Vereadores, a Comarca e a Cadeia, instituições que
caracterizam a condição de Cidade. A tese foi fundamentada na Resolução
Municipal nº 144, do então Prefeito Luiz da Silva Guerra, de 9 de setembro de
1950, e a Carta Régia do Príncipe Regente do Brasil, Dom João VI, de 10 de
março de 1811. Até então, a povoação de Garanhuns pertencia ao município de
Penedo, que, na época, integrava o Estado de Pernambuco.
em novembro de 2013, o Vereador Audálio Filho (PSDC) enfatizou que o resgate
histórico não tiraria a importância do 4 de fevereiro. “É apenas um resgate,
isso não tira a importância do dia 4 de fevereiro, como elevação a Cidade, mas
é um ponto pacífico de que a criação do Município é mais importante que a elevação
à Cidade”, pontuou Audálio, que também é membro do Instituto Histórico.
histórica, o fato é que, oficialmente, no próximo dia 10 de março, a população de Garanhuns comemorará
os 205 anos do Município, que deve ser marcado por uma grande programação, a
ser realizada pela Prefeitura.



































