BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Foram registrados vinte e
cinco novos casos e uma morte por COVID-19 nessa quarta-feira, dia 27, aqui na microrregião
do Agreste Meridional. 

De acordo com levantamento realizado pelo Blog do Carlos
Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde foram registrados casos em Garanhuns
(10+ 1 óbito); Bom Conselho (3); Lajedo (3); Águas Belas (2); Saloá (2); São
Bento do Una (1); Jucati (1); Canhotinho (1); Caetés (1) e Itaíba (1). O
Agreste Meridional já contabiliza 629 casos positivos da COVID-19 e 42 mortes
pela doença.

A boa notícia fica por conta
que dos 629 pacientes diagnosticados com a doença na Região, 281 já apresentaram cura
clínica, o que dá um percentual e 44,67% de recuperados e de 6,67% de mortalidade
pela COVID-19 no Agreste Meridional.
CONFIRA OS NÚMEROS DA COVID-19 NO AGRESTE MERIDIONAL (Dados coletados
pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde):   
* RECUPERADOS (Cura Clínica) – 281
Águas Belas – 98; Garanhuns – 83;
São Bento do Una – 27; Bom Conselho – 28; Caetés – 16; Lajedo – 6; Jucati
– 5; Itaíba – 4; Palmeirina – 4; São João – 2; Capoeiras – 2; Canhotinho – 1; 
Terezinha – 1; Correntes – 1; Lagoa do Ouro – 1;  Calçado – 1; Iati –
1.
* CASOS CONFIRMADOS – 629
Garanhuns – 177; Águas Belas –
147; São Bento do Una – 94; Bom Conselho – 88; Caetés – 31; Lajedo – 26; Itaíba
– 12; Jucati – 8; Canhotinho – 7; Palmeirina – 6; São João – 5; Saloá – 6; Capoeiras
– 4; Terezinha – 3; Paranatama – 3;  Angelim – 3; Correntes – 2; Jupi
– 2; Lagoa do Ouro – 2; Iati, Calçado, Brejão – 1.
* ÓBITOS REGISTRADOS – 42
Garanhuns – 13; Águas Belas –
8; São Bento do Una – 6; Caetés – 2; Lajedo – 2; Bom Conselho – 2; Paranatama
– 1; Palmeirina – 1; Canhotinho- 1; Itaíba – 1; Saloá- 1; Jupi- 1; Capoeiras –
1; Terezinha – 1 e Correntes – 1.


 
Um Jovem de 20 anos foi
assassinado a tiros na noite dessa quarta-feira, dia 27, na rua São Luiz, no bairro
do Magano, aqui em Garanhuns. O Crime foi registrado nas proximidades da Rádio
Marano FM.
De acordo com o portal Agreste Violento, Paulo César
Silvestre teria ido ao local após marcar um suposto encontro com uma Mulher, via
aplicativo de WhatsApp, quando foi surpreendido com a chegada de Suspeitos em
um veículo Fiat Linea, de cor branca. Dois homens desceram do carro e executaram
o Jovem com cerca de quinze disparos de arma de fogo. Ele não resistiu e morreu
no local. 

Após o Crime, os assassinos fugiram levando o celular da Vítima. O corpo
passou por perícia e foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.
POLÍCIA RODOVIÁRIA
APREENDE CARRO USADO NO CRIME –
E logo após o registro do Crime e de uma
longa perseguição, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiu apreender o Fiat
Linea, usado no assassinato de Paulo César Silvestre. O Veículo havia sido roubado
em Jupi, no último dia 22.
 
A equipe da PRF/Garanhuns realizava
ronda nas imediações do viaduto de interseção das BR’S 423 e 424 quando
avistaram o veículo. Ao ser dada ordem de parada no KM 89 da BR 424, o automóvel
empreendeu fuga em alta velocidade sob acompanhamento tático da viatura PRF,
chegando no quilômetro 96 da mesma Rodovia, o veículo acessou uma estrada de barro
nas imediações da Fundação Bradesco.
“Após cerca de 2 km, os Policiais
se depararam com o Veículo colidido na mureta de um Sítio e uma mulher próxima.
Ela admitiu ser passageira e que o motorista e mais um homem fugiram para um
matagal das proximidades. Após a chegada das Polícias Militar e Civil, foram
realizadas buscas nas redondezas, porém sem êxito. Diante dos fatos, a mulher
que não apresentou documentos, e o veículo foram encaminhados a Polícia Civil, em
Garanhuns, para continuidade dos procedimentos legais cabíveis”, publicou o
Agreste Violento. 

A Mulher, de identidade não registrada, foi autuada em flagrante
por suposta participação no homicídio que teve como vítima Paulo César
Silvestre, de 20 anos.
(Com informações
e imagens do Portal Agreste Violento. CONFIRA)


Depois de quatro dias apresentando um baixo número de casos positivos,
a Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta quarta-feira, dia 27, 1.065
novos casos da COVID-19 em Pernambuco.

Agora, Pernambuco totaliza 29.919 casos já confirmados, sendo 13.086
graves e 16.833 leves. 
Além disso, foram confirmados 140 novos óbitos, ocorridos desde o dia
19 de abril. Com os novos registros, o Estado totaliza 2.468 mortes pela COVID-19.


CASOS ACUMULADOS – “É importante ressaltar que o expressivo aumento no número de mortes no
boletim de hoje, está relacionado ao atraso na informação sobre a ocorrência
dos óbitos pela rede hospitalar”, justificou a Secretaria Estadual de Saúde, o que sinaliza que as reduções dos últimos dias não existiram, e sim, os casos não foram registrados nos dias anteriores. 



Em contrapartida,
o número de recuperados da doença também cresceu. Dos 29.919 casos
confirmados, 10.102 pacientes já apresentaram cura clínica da COVID-19. 



Garanhuns voltou a registrar
Morte por COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o óbito de um
homem, de 69 anos, morador do bairro Heliópolis, que já havia sido
diagnosticado com a doença, e estava internado em Hospital Regional Dom Moura,
onde veio a óbito hoje, dia 27. Além da morte, ainda foram confirmados 10 novos
casos da COVID-19 no Município. As pessoas que testaram positivo estão em fase de
isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria
de Saúde.
O boletim registra ainda a
recuperação de oito pessoas que cumpriram o período de isolamento/tratamento, e
não apresentam mais sintomas da Doença. 10 casos foram descartados, após
resultado de testagem laboratorial, e 26 casos seguem aguardando resultado,
para posterior confirmação ou descarte da COVID-19.
Atualmente Garanhuns tem 177
casos confirmados de COVID-19. Deste total 13 pessoas vieram a óbito; 83 estão
recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar
mais sintomas; e 82 pessoas que foram confirmadas com COVID-19 estão em fase de
tratamento e/ou isolamento. Ao todo, 154 casos já foram descartados, após serem
submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo.



Um homem foi baleado por volta das 8h40mim de hoje, dia 27, na rua Dr. José
Mariano, a Rua das Óticas, no Centro de Garanhuns. Ele estava estacionando o Veículo
no momento da abordagem criminosa.
De acordo com imagens de uma Câmara de Segurança, os Criminosos
chegaram numa motocicleta Bros,  de cor
vermelha, tendo o passageiro descido e ido, já com a arma em punho, em direção
a Vítima que se encontrava ainda dentro do Veículo. A abordagem foi rápida e a Vítima,
de identidade não registrada, reagiu, tendo o criminoso atirado e fugido em
seguida. Ainda não há informações se o caso se trata de tentativa de homicídio ou
latrocínio.

O Homem foi socorrido ao Hospital Regional Dom Moura e ainda não há
informações sobre o seu estado de saúde. A Polícia Militar foi acionada de
imediato e faz buscas nas imediações, mas não conseguiu localizar os
criminosos. A 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns investigará o caso.
(Com informações do Portal Agreste
Violento. CONFIRA)
Clique em player e confira o
Vídeo da Ação Criminosa:


 

Com o registro de 65 novos
casos e uma morte nessa terça-feira, dia 26, o Agreste Meridional superou a
marca dos 600 casos positivos do Novo Coronavírus. Agora são 604 casos
positivos e 41 mortes por COVID-19. Só Garanhuns registrou vinte novos casos
nessa terça; seguido de Bom Conselho com 15 e um óbito por COVID-19; São Bento
do Una (12); Águas Belas (8); Lajedo (4); Itaíba (2); Angelim (2) e Caetés (2).
Em contrapartida, o número de
pacientes recuperados da Doença também cresceu. Até ontem (dia 26), 267
infectados já havia apresentado a Cura Clínica da doença. Sem levar em
consideração as subnotificações pela falta de testes, o que certamente
aumentaria o número de casos positivos e conseqüentemente de recuperados, como
também, possivelmente, de óbitos, atualmente o Agreste Meridional tem uma taxa
de 44,6% de pacientes recuperados da COVID-19.
CONFIRA OS NÚMEROS DA COVID-19 NO AGRESTE MERIDIONAL (Dados coletados
pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde):   
* RECUPERADOS (Cura Clínica) – 267
Águas Belas – 97; Garanhuns – 75;
São Bento do Una – 27; Bom Conselho – 27; Caetés – 14; Lajedo – 5; Jucati
– 5; Itaíba – 4; Palmeirina – 4; São João – 2; Capoeiras – 2; Canhotinho – 1; 
Terezinha – 1; Correntes – 1; Lagoa do Ouro – 1;  Calçado – 1.
* CASOS CONFIRMADOS – 604
Garanhuns – 167; Águas Belas –
145; São Bento do Una – 93; Bom Conselho – 85; Caetés – 30; Lajedo – 23; Itaíba
– 11; Jucati – 7; Canhotinho – 6; Palmeirina – 6; São João – 5; Saloá –
4; Capoeiras – 4; Terezinha – 3; Paranatama – 3;  Angelim – 3; Correntes
– 2; Jupi – 2; Lagoa do Ouro – 2; Iati, Calçado, Brejão – 1.
* ÓBITOS REGISTRADOS – 41
Garanhuns – 12; Águas Belas –
8; São Bento do Una – 6; Caetés – 2; Lajedo – 2; Bom Conselho – 2; Paranatama
– 1; Palmeirina – 1; Canhotinho- 1; Itaíba – 1; Saloá- 1; Jupi- 1; Capoeiras –
1; Terezinha – 1 e Correntes – 1.


 
Atualizada as 8h, de 27/05/2020:

Mesmo diante da decisão da Prefeitura de Garanhuns em antecipar os
feriados de Corpus Christi, Santo Antônio e São João para as próximas quinta, sexta
e sábado, dias 28, 29 e 30, que segundo a Municipalidade tem o intuito de
aumentar o Isolamento Social durante a Pandemia do Novo Coronavírus, as
Agências Bancárias de Garanhuns não vão aderir à medida e abrirão nessa quinta
e sexta-feira, de
forma
contingenciada, com equipes reduzidas e horários restritos de funcionamento. 


É que a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) recomendou e as Instituições
Bancárias atenderam e com isso o expediente em todas as Agências de Garanhuns,
bem como nos Municípios Brasileiros que decidiram antecipar feriados municipais
será reduzido, sendo realizado entre as 9 e 14h. A meta da FEBRABAM e dos Bancos
é  contribuir para o isolamento social, mas também 
assegurar a prestação dos
serviços bancários essenciais à população, inclusive a continuidade do crédito
da segunda parcela do Auxílio Emergencial, que começou a ser pago no último dia
18.



LOTÉRICAS E LOJAS – De acordo com informações repassadas pela Rádio Jornal Garanhuns, as Lotéricas abrirão normalmente nessa quinta, dia 28, mas fecharão na sexta e no sábado, dias 29 e 30. Oficinas, lojas de auto-peças e aquelas que vendem aviamentos e tecidos fecharão amanhã e só reabrirão na próxima segunda, dia 1º de junho. Apenas farmácias, supermercados, padarias e postos de combustíveis poderão abrir nesse feriadão antecipado aqui em Garanhuns. 

FEIRAS LIVRES – Apesar dos feriados antecipados dessa quinta, sexta
e sábado, dias 28, 29 e 30 de maio, as Feiras Livres serão realizadas aqui em
Garanhuns. É que segundo a Prefeitura do Município, ficou definido no Decreto nº
042/2020, que desde o último dia 18 de maio, a realização das Feiras Livres
passaria a ser quinzenal e na última semana as Feiras não foram realizadas na
Cidade.


A Secretaria Municipal de Saúde informou a confirmação, nesta
terça-feira, dia 26, de 20 novos casos de COVID-19 aqui em Garanhuns. As
pessoas que testaram positivo para a doença estão em fase de
isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria
de Saúde.
O Boletim registra ainda a recuperação de 11 pessoas que cumpriram o
período de isolamento/tratamento, e não apresentam mais sintomas da doença. 24
casos foram descartados, após resultado de testagem laboratorial, e 24 casos
seguem aguardando resultado, para posterior confirmação ou descarte da COVID-19.
Atualmente Garanhuns tem 167 casos confirmados de COVID-19. Deste total
12 pessoas vieram a óbito, 75 estão recuperadas após cumprir o período de
isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 80 pessoas que foram
confirmadas com Covid-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Ao todo,
144 casos já foram descartados, após serem submetidos ao exame e obtiverem
resultado negativo.


 
Após ter registrado uma queda nos
números diários dos últimos três dias
, a quantidade de pessoas
infectadas pelo Coronavírus voltou
a cair nas últimas 24 horas, pelo quarto dia consecutivo aqui em Pernambuco. O
número de mortes em decorrência da COVID-19, no entanto, voltou a subir.


Nesta terça-feira, dia 26, a
Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 488 novos casos e 80
óbitos da segunda para esta terça. Agora, Pernambuco totaliza 28.854 pessoas
infectadas pelo vírus, com 2.328 mortes. No
 último sábado,
dia 23, o Estado confirmou 1.026 novos casos e 87 mortes
. Já
no 
domingo, dia
24, foram 973 e 56 mortes
, enquanto na segunda, foram confirmadas
607 novos casos e 48 óbitos.


PACIENTES RECUPERADOS – A
SES informou também que Pernambuco registrou mais 551 pacientes recuperados do Novo
Coronavírus, totalizando 8.863 pessoas curadas da COVID-19 no Estado. Desse
total, 4.074 foram casos graves e 4.789 casos leves.
(Com informações de Katarina
Moraes
e Bruna
Oliveira
/JC. CONFIRA)



Mesmo sem a tradicional festa física no Centro da
Cidade por conta da Pandemia do Novo Coronavírus, a Rádio Jornal Garanhuns
comemora hoje, dia 26, seus 69 anos de existência
.
Primeira emissora do interior de Pernambuco, a Rádio Jornal de Garanhuns
sempre se pautou por uma extensa nota de serviços prestados ao Agreste
Meridional e especialmente a Garanhuns. 
Operando em Amplitude Modulada (AM), a
então Rádio Difusora de Garanhuns foi inaugurada em 26 de maio de 1951, tendo
como fundador o empresário F. Pessoa de Queiroz. Em meados dos anos 90, a Empresa
foi adquirida pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.


Funcionando em novas instalações desde 2015, a Rádio Jornal Garanhuns se
modernizou, mas segue prestando serviços e embalando emoções nos seus 1210 KHZ. 

Atualmente, a ‘Rádio do Povo’, que já contou com diversos profissionais nesses
69 anos, tem em seus quadros os comunicadores Eduardo Peixoto, Samara Pontes,
Felipe Ferreira e Aurimar Ferreira, além dos Operadores de Áudio André Costa,
Cau Peixoto e Edson Silva. Ao todo são 12 funcionários, dentre eles o carismático
motorista
Cauby Peixoto, todos sob
a coordenação de Maria Paula  e Direção Executiva
de Carlos Humberto Rocha.


O INESQUECÍVEL ALUÍSIO ALVES – E quando falamos na Rádio Jornal é impossível
não lembrarmos de Aluísio Alves e por conseqüência da Ronda Policial.
Profissional com experiência de sobra, que dirigiu a emissora por cerca de 20
anos, Aloísio chegou à Rádio em 1978 como Operador de Áudio.
Aluísio, ‘O homem da Ronda Policial’, programa de maior audiência
do Rádio até os dias atuais, também foi repórter de rua e apresentador. Em 1985
se transferiu para a Rádio Meridional, retornando pouco depois, em outubro de
86, assumindo a Gerência da Empresa em maio de 88 e falecendo, praticamente no
estúdio da Casa que tanto amou, em 12 de dezembro de 2007.