BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

A Agência do Trabalho dispõe
de três vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As Oportunidades são de Soldador e
de Promotor de Vendas (2) e constam no site da Secretaria da Micro e Pequena
Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.

SOLDADOR –
Experiência: 6 meses na Carteira de Trabalho – Salário: não informado –
Escolaridade: Fundamental Completo; e

PROMOTOR DE
VENDAS – Experiência: 6 meses na Carteira de Trabalho – Salário: R$ 954 –
Escolaridade: Médio Completo – Observação: 02 (duas) Vagas.



Os candidatos que se encaixem nos perfis solicitados devem se dirigir até a
Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na
rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas são anunciadas
para essa segunda-feira, dia 19, porém estão sujeitas a alterações no decorrer
do dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do
PIS/ NIT/ NIS. 
Para saber mais
sobre essas vagas, clique AQUI.



 
‘Dançando e Secando’. Esse é o nome de um projeto que vem fazendo sucesso no município de
São João. A Ação, que teve inicio em fevereiro deste ano, foi idealizada pelo Vereador
Edvaldo de João Sula (PCdoB), e vem sendo ministrada desde então pela
Profissional de Educação Física, Edna Nogueira.
Clube Areia Branca
O
Projeto vem atraindo centenas de crianças, adolescentes, homens, mulheres e
idosos. “A busca pelas aulas de dança só aumentam. A empolgação de quem
participa é contagiante”, registra Edna Nogueira, que ministra as atividades do
projeto na Escola Municipal Euclides Bernardino, mais conhecida como CCDR; bem como no Sítio Riacho e no Clube Areia Branca, na sede do Município. 

CCDR
“O “Dançando
e Secando tem como objetivo levar qualidade de vida para o público em geral.
Foi um meio que ele (o Vereador Edvaldo) encontrou para levar à prática
esportiva para nossa Cidade. Estamos conseguindo excelentes resultados, não
apenas físicos, como também de satisfação e de qualidade de vida”, complementa Edna.

Sítio Riacho

Recentemente, o ‘Dançando e Secando’ foi
levado para o pátio de eventos da Cidade (imagem ao lado) e reuniu um público de mais de 600
participantes, tanto da Cidade, quanto das localidades rurais. A ação contou
com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, que ofertou
atendimentos com fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros. “A intenção foi
despertar ainda mais o interesse pelas atividades físicas por parte, tanto
daqueles que já estão inseridos no Projeto, como também dos que ainda não
descobriram a importância de se exercitar”, finalizou a
profissional de Educação Física, Edna Nogueira.


 
E depois de um período de
paralisação por conta da suspensão no
repasse de recursos do Governo Federal, em decorrência de uma determinação da
Lei Eleitoral que proíbe a transferência de verbas federais aos Municípios,
a
Prefeitura de Garanhuns retomou
as ações de pavimentação asfáltica na
rua da Esperança
, no bairro Boa Vista. Os serviços também contemplarão as ruas Dr. Dourado e Nogália Lima, também naquela
localidade, bem como a Avenida Liberdade,
em Heliópolis
A Construtora Ancar Ltda é a responsável pelos serviços. A Empresa, que também está à frente outras obras de
infraestrutura na Cidade, foi contratada Através da Concorrência nº 024/2015
para implantar o CBUQ (asfalto quente) naquelas vias. O Governo Izaías Régis
vai investir R$ 660.075,34 nos serviços.

“O repasse dos recursos foi normalizado com o término do período
eleitoral e vamos finalizar essas Obras. Trata-se de mais um
compromisso que assumimos e
que agora está sendo concretizado
”,
pontuou o Prefeito Izaías Régis (PTB). Vale registrar que os serviços, quando
concluídos, corrigirão os problemas gerados pelos calçamentos irregulares daquelas
vias, danificados pela ação do tempo.


 
Um novo homicídio foi
registrado aqui em Garanhuns. Na madrugada de hoje, dia 15, o eletricista Jackson
Vilela Godói, de 26 anos, que residia na Avenida Sátiro Ivo, no Magano, foi
assassinado a tiros de arma de fogo.
O Crime foi registrado na Rua
Otília Peixoto. Informações da Policia Militar, registram que Jackson teria se envolvido
numa confusão, sendo alvejado com vários disparos de arma de fogo. Ele chegou a
ser socorrido ao Hospital Regional Dom Moura, não resistiu a gravidade dos
ferimentos e faleceu.

A Polícia Civil foi informada
e após os trâmites legais, o corpo de Jackson Vilela Godói foi encaminhado ao Instituto
de Medicina Legal (IML), em Caruaru. A equipe da Delegacia de Homicídios
investiga o caso.
(Com informações e
imagens de http://www.portalagresteviolento.com.br/
e de http://www.arletesantos.com.br/)


 
A extinção da Delegacia de
Polícia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), para
criação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), está rendendo
novas ações judiciais a cada dia. Depois de duas ações populares e uma ação
direta de inconstitucionalidade (Adin), movida por estudantes, movimentos
sociais e PPS para anular a Lei Nº 16.455, que sanciona a mudança, quem promete
acionar a Justiça é a ex-titular da pasta, delegada Patrícia Domingos, nomeada
ontem, dia 14, para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
“Na semana passada eu fui
consultada sobre o cargo e disse que não queria, pois minha capacidade técnica
vai ser desperdiçada. Nunca trabalhei em Delegacia de Homicídios. Seria lógico
ir para uma das delegacias que estão sendo criadas no Draco”, declara Patrícia
Domingos. “Mas como fui nomeada, vou ter que assumir, contra a minha vontade.”
A Procuradoria-Geral do Estado
é quem está respondendo à Justiça e afirma que apresentará as explicações
necessárias. “Há vícios na tramitação do projeto. O regulamento fala em quatro
plenárias entre aprovações na primeira e segunda instância e foram apenas dois
dias”, afirma Karla Falcão, do movimento Livres, que entrou com a Adin junto ao
PPS. Em regime de urgência, o projeto tramitou na Assembleia Legislativa em
apenas nove dias úteis. A ação também defende inconstitucionalidades, como a
geração de despesas faltando menos de 180 dias para o fim do governo, e questiona
o fato de o titular do Draco ter cargo comissionado.

A extinção da Decasp mobilizou
o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que vem adotando várias medidas para
garantir a continuidade das investigações da Pasta. Primeiro, sob ordem
judicial, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas
(Gaeco) recolheu dez notebooks, três pendrives, dois celulares, 35 computadores
e um HD portátil apreendidos em investigações sobre a empresa Casa de Farinha,
que fornece merenda escolar, para analisar os dados. Depois, criou um Grupo de
Atuação Criminal Especial (Gace), para concluir inquéritos da Decasp no Recife,
Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, municípios onde a mesma Empresa fornece
merenda escolar. Por fim, o MPPE solicitou à Polícia Civil, via ofício, os
cerca de 1,3 mil inquéritos da Decasp relacionados à Comarca do Recife. 
“Cada
situação tem promotores diferentes. Esses últimos vão ser analisados por
promotores da Central de Inquéritos, que darão o devido encaminhamento. Eles
podem fazer denúncia, pedir novas diligências ou arquivá-los”, explica a
promotora de Justiça Helena Martins. “É uma forma de dar mais agilidade e
eficácia às investigações. Quando o Draco estiver pronto só irão os inquéritos
que ainda precisam de complementação”.

Por meio de nota, a Polícia
Civil informou que a delegada Patrícia Domingos foi lotada na 5ª Delegacia de
Polícia de Homicídios (DPH), responsável pelas investigações nos bairros do
Alto do Pascoal, Água Fria e Macaxeira, na Zona Norte do Recife. “A escolha do novo
cargo levou em consideração o desejo da Servidora em assumir a titularidade de
uma Delegacia e atuar diretamente nas investigações”, diz a nota. O documento
salienta a importância do DHPP, lembra ter convidado a Delegada para diretora-
adjunta do Draco, mas ela recusou, e diz que o objetivo é aproveitar sua
“expertise em uma área estratégica da segurança e onde havia a necessidade de
lotação”.
(Com informações do Jornal do
Commercio. CONFIRA)


Os atletas José Márcio Leão,
Gleison Santos, Miriam Franco, Jair José e Rosem Mayara foram destaque na Blue
Garden Run, corrida noturna promovida pelo Cariri Garden Shopping, no último
sábado, dia 10, em Juazeiro do Norte-CE. Com
percursos de 5 e 8km e premiação total de R$ 7.300,00, em dinheiro e
troféus, a
prova serviu como alerta a prevenção do Câncer
da Próstata, que acomete diversos homens em todo o Mundo.
Na prova de 8km, José Márcio
Leão, do Cruzeiro Esporte Clube, e Miriam Franco, que é patrocinada pela Prefeitura de Garanhuns, através do Bolsa
Atleta, sagraram-se campeões nas categorias Masculino e Feminino, respectivamente.
Jair José, do Bolsa Atleta Garanhuns, ficou em 2º nos 8km. Já nos 5km, a
vitória no masculino foi do atleta garanhuense Gleison Santos. Rosem Mayara
ficou em 3ª entre as mulheres. Gleison conta com o patrocínio do Governo
Municipal de Garanhuns, via Bolsa Atleta. Os atletas também contam com o apoio da Uniodonto/Garanhuns.

Os atletas de Garanhuns já estarão em ação logo mais na Meia Maratona Caixa
da República, que será disputada hoje, dia 15, em Maceió-AL, com percursos de
10 e 21km. Já no próximo domingo, dia 18, Jair José, Glaison Santos, José Márcio
Leão e Miriam Franco participam da 1ª Etapa do circuito SESI, em Maceió-AL,
enquanto Marcos Antônio Pereira disputa a Maratona Internacional de Curitiba,
no Paraná, e a jovem Rosem Mayara participará da Etapa Nacional dos Jogos Escolares
da Juventude, em Natal-RN.
ETAPA GARANHUNS DO CIRCUITO SESC DE CORRIDAS – E contando com cerca
de 400 atletas, o SESC/Garanhuns promoveu no último domingo, dia 11, a última
etapa do Circuito SESC de Corridas daquela Instituição. Com percursos de 5 e
10km, a prova foi disputada nas categorias Geral e Comerciário.

“É uma satisfação poder
ofertar à população de Garanhuns uma ação como essa, uma vez que podemos
incentivar as pessoas na busca pela melhoria da qualidade de vida”, destacou a
gerente do SESC/Garanhuns, Ivânia Barros. O evento contou com o apoio da
Prefeitura de Garanhuns, através da AMSTT e das secretarias de Saúde e de
Juventude, Esportes e Lazer; bem como do 71° BI Mtz; da Polícia Militar; do
Corpo de Bombeiros; Spaço Relax; Unopar e da Nestlé.
Clique AQUI e confira a classificação final da Etapa Garanhuns do Circuito
SESC de Corridas.



Clicando AQUI você confere todas as imagens da Etapa Garanhuns do Circuito SESC de Corridas. 

CIRCUITO SESC DE CORRIDAS – ETAPA GARANHUNS
10KM GERAL
MASCULINO
Hermerson dos Santos Silva – 1º
José Paulo Teixeira da Silva – 2º
Filipe Barboza Alves – 3º
 
FEMININO
Maria Taciana Glicério da Silva – 1º
Maria Adriana de Melo Sobral – 2º
Ana Lúcia da Silva Batista – 3º
 10KM
COMERCIÁRIO
MASCULINO
Genilson Pererira da Silva – 1º
 Pedro Jorge Gomes de Araújo – 2º
Alex Vieira de Oliveira – 3º
FEMININO
Leidiane Vieira Araujo – 1º
Fabiane
de Sousa Passos – 2º
Gilma
dos Santos Oliviera – 3º
5KM GERAL
MASCULINO
Carlos André Alves da Silva – 1º
Jailson Leandro da Silva – 2º
Luis Antônio da Silva – 3º
FEMININO
Adriana do Nascimento dos Santos – 1º
Elaine Pereira da Silva Cavalcanti – 2º
Renata Rafaelle Ferreira da Silva – 3º
5KM COMERCIÁRIO
MASCULINO
Luiz Alves da Silva – 1º
Wellington Gonçalves da Silva – 2º
Gerlânio Alves Pereira – 3º
FEMININO
Andreza Quésia de Assis – 1º
Nathalia Rafaella Barbosa Melo – 2º
Maria Rosângela de Lima da Silva – 3º

 
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Prefeito de
Calçado, Francisco Expedito Nogueira, e à secretária municipal de Educação,
Maria Iveni Cordeiro, que implementem de imediato o piso salarial
correspondente a todos os professores municipais, de acordo com os níveis,
habilitação exigida e ensino/ano ministrado. 
Segundo a recomendação, a base de cálculo a ser considerada para efeito
do piso consiste no vencimento básico, excluídas as gratificações e outras
vantagens de natureza pessoal.
A promotora de Justiça Crisley Patrick Tostes se baseou nas denúncias
registradas na Promotoria de Justiça de Calçado, instruídas com documentações
comprobatórias, como contracheques de professores do 6º ao 9º ano do ensino
fundamental, que apontam para o descumprimento das leis municipais nº 626/2017
e nº 638/2018, que enquadram a categoria em nível 1 para fins de remuneração,
quando o correto seria nível 2, pois exige Licenciatura Plena para exercer o
cargo. Assim, tais professores deveriam receber salário base de R$ 2.026,00. 
“O edital do concurso público, datado de 21/08/2017, trouxe corretamente
a previsão de escolaridade nível superior para os cargos de professor do 6º ao
9º ano do ensino fundamental e vencimento básico piso da categoria”, lembrou a
promotora de Justiça Crisley Patrick Tostes.



A POSIÇÃO DA PREFEITURA – A Prefeitura de Calçado se pronunciou
oficialmente sobre a recomendação do Ministério Público por meio de Nota
Oficial. Confira:



“Em referência a recomendação de
lavra da promotora substituta no exercício na cidade de Calçado, a Secretaria
de Administração, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:



A Prefeitura Municipal de
Calçado, sempre cumpriu com as determinações da Lei 11.738/08, no que tange ao
pagamento do piso salarial dos profissionais do Magistério.



Depreende-se da ilustre
recomendação que está foi feita em verdadeiro equívoco dos professores, haja
vista que, a Lei que instituiu o piso para 2018 foi aprovada em abril de 2018,
sendo os seus efeitos financeiros retroativos a janeiro de 2018.



Os pagamentos da diferença
salarial foram feitos em 3 (três) vezes, o que gerou nos contracheques a
inclusão de diferencia salarial, o que pode ser visto é comprovado no portal da
transparência. Assim, em respeito a recomendação da Promotoria, a Gestão fica
tranquila em relação a sua expedição, a qual enviará a representante
ministerial a comprovação de seu alegado.



A atual Gestão sempre vem
olvidando esforços no compromisso com os seus servidores, e não seria diferente
em relação aos professores, os quais sempre serão valorizados pela gestão. Desta
feita, em que pese a recomendação expedida, a mesma perdeu o seu objeto em face
da Lei nº 638/2018, a qual fixou o valor de R$ 2.455,35 para os profissionais
de Magistério, e que de acordo com comprovantes que estão sendo enviados a Promotoria
de Justiça, vem sendo cumprido integralmente, mesmo diante da grave crise
econômica atual”. 
(Com informações
de http://blogdocisneiros.blogspot.com/



 
O Natal começa mais cedo aqui em Garanhuns. É que “A Magia do Natal de Garanhuns”, evento produzido pela Secretaria de Cultura e Turismo e que já faz parte do
calendário natalino de pessoas do Brasil inteiro, será aberto nessa sexta-feira,
dia 16, com apresentações a partir das 19h, no Palco Prefeitura, localizado na
avenida Santo Antônio. Além das primeiras atrações musicais, o momento também
será marcado pela apresentação da decoração dos polos principais da festa, como
Relógio de Flores e Fonte Luminosa, e do acendimento das luzes do Palácio Celso
Galvão e demais pontos.
A Orquestra Manoel Rabelo abrirá a série de shows. Em
seguida, será apresentada a peça “O verdadeiro sentido do Natal”, formada por
crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV’s) dos
Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) dos bairros Magano e Boa
Vista, em parceria com professoras da Biblioteca Ler É Preciso. Após a abertura
oficial do evento, a cantora garanhuense Andrea Amorim encerra a noite
apresentando as músicas oficiais da festa, lançadas no EP “A Magia do Natal
II”, que já está disponível nas plataformas de streaming da internet, como
Spotify e Deezer.
Já nesse sábado,
dia 17, as festividades começam mais cedo. Pontualmente às 18h, a cantora
Andrea Amorim cantará a Ave Maria
junto a uma surpresa especial, dando início ao tradicional Desfile do Papai
Noel, que irá passar por toda a avenida Santo Antônio com os carros alegóricos,
emocionando as famílias presentes no centro da Cidade. Às 19h, a banda Cidade
Nova, formada por alunos da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns
(Erem) irá apresentar músicas nacionais no Palco Prefeitura. A Banda Outono
será a próxima, seguida pela cantora Swianne. Quem encerra a noite é a banda
garanhuense Still Living.


Nesse domingo, dia 18, os turistas e moradores da Cidade poderão
conferir mais um Desfile do Papai Noel com as crianças dos Cras’s de Garanhuns.
O Palco Prefeitura inicia no mesmo horário do sábado, com o monólogo “O Galho
do Pessegueiro”. O grupo Nossa Arte, formado por alunos da Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais (Apae), fará dupla apresentação. A primeira ficará por
conta da expressão cultural Reisado. O Coral vem logo em seguida, juntamente
com um show de violino. A última apresentação do final de semana será o Coral
da 4ª Igreja Presbiteriana de Garanhuns.
A programação completa de A Magia do Natal 2018 pode ser conferida clicando
AQUI.
(Com informações e imagens de
Daniela Batista/SECOM/PMG)


 
As Eleições Municipais de 2020 ainda estão longe, mas para os
postulantes a cadeira hoje ocupada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), 2020 está
mais próximo do que se imagina. 
Pelo menos cinco nomes já se apresentam ou são apresentados como possíveis
candidatos a Prefeito de Garanhuns. 
Haroldo Vicente (PSC); Sivaldo Albino (PSB); Silvino Duarte (PTB); Zaqueu Lins (PRB) e mais recentemente, o empresário
Hélder Carvalho (PT).

O atual Vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC) surge com o status de futuro candidato de Izaías. Discreto, Haroldo se fortalece na base do Governo e consegue se relacionar bem até mesmo com aqueles que integram a Gestão, mas que preferem outro nome à frente do projeto de Izaías, que anda motivado e garante que fará o Sucessor. Nos bastidores da Prefeitura, Vicente segue fazendo o dever de casa: se inteira do funcionamento da máquina pública; visita às obras; participa de decisões; ajuda a contornar crises e, principalmente, se mantém próximo a Izaías.
O ex-vereador Sivaldo Albino, que vive a expectativa de assumir o
mandato de Deputado Estadual em fevereiro de 2019, já teria declarado que
pretende voltar a disputar a Prefeitura de Garanhuns. Com os 18.255 votos
conquistados nas últimas eleições, Albino é o primeiro suplente de sua
Coligação e tem grandes chances de assumir o Mandato caso o Governador recrute
algum dos eleitos para a sua equipe de Governo. Com um mandato Estadual,
cogita-se que as chances de Sivaldo chegar ao Palácio Celso Galvão aumentariam
consideravelmente.

Já o ex-prefeito Silvino Duarte (PTB) ainda não declarou oficialmente
que pretende voltar a disputar o mandato de Prefeito, porém especulações
apontam que Duarte se movimenta nos bastidores para assumir pela terceira vez a
cadeira que ocupou por oito anos (entre 1997 e 2004). Contra Duarte, caso se
viabilize Candidato, deverá pesar a desistência em 2012, quando “por amor a
Garanhuns”, abriu mão da disputa para apoiar a candidatura vitoriosa de Izaías.

Outro que tenta se viabilizar candidato a Prefeito é o vereador Zaqueu
Lins (PRB). Em 2020, Lins completará 20 anos de mandato como Vereador e já se
mostra pronto para disputar a Prefeitura. Com uma atuação bem próxima das
comunidades, Zaqueu costura uma candidatura sólida, marcada por visitas a
campos de futebol, igrejas e associações. Faz o trabalho de formiguinha, sendo
figura sempre presente nas localidades em que a Prefeitura realiza obras e
ações de impacto para a população.

E depois de se engajar na campanha de Fernando Haddad (PT), o empresário
Hélder Carvalho tomou gosto pelo partido de Lula e se mostra disposto a
disputar a eleição para Prefeito de Garanhuns pelo PT. Em entrevista ao
jornalista Roberto Almeida, Hélder confidenciou que caso venha disputar a
Prefeitura, gostaria de ter como Vice, a vereadora Betânia da Ação Social
(PTB). Ele também garantiu que pretende implantar um “governo popular” e
construir o projeto de “uma Garanhuns para todos” caso assuma o mandato de
Prefeito. Com um histórico de vida marcado pela superação de desafios, Hélder
se motiva e tenta repetir a sua vitoriosa trajetória de vida, no campo
político-partidário.

Além de Haroldo, Sivaldo, Silvino, Zaqueu e Hélder, nomes como o
ex-secretário Alfredo Goes; o Coronel Campos (PSL); o reitor da UPE, Pedro
Falcão, e o deputado Federal Eleito Fernando Rodolfo (PHS) também são cogitados
como possíveis candidatos a Prefeito de Garanhuns no longínquo para uns, mais bem
próximo 2020 para outros.
Saiba mais sobre a Sucessão Municipal de 2020 clicando AQUI


 
O Comandante do 9º BPM,
Tenente-Coronel Paulo Sérgio, vem comemorando os recentes dados divulgados pela
Secretaria de Defesa Social (SDS), órgão do Governo de Pernambuco. É que de acordo
com os dados divulgados, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), tiveram
uma significativa redução ao longo deste ano de 2018. O Militar vem
compartilhando a boa notícia através do aplicativo de mensagens Whatsapp.
De
acordo com os dados oficiais do Governo Estadual, em janeiro deste ano foram
contabilizados 128
Crimes Violentos contra o Patrimônio aqui em Garanhuns. Já em outubro passado, último mês
contabilizado, foram apenas 51 ocorrências. Na comparação entre os meses (janeiro
e outubro) houve uma redução de 77 ocorrências. Ainda no estudo divulgado pela
SDS (confira na imagem acima) é possível observar a redução mês a mês dos CVP. 
Entende-se por Crime Violento contra o
Patrimônio todas as ocorrências classificadas como roubo; extorsão mediante
sequestro e roubo com restrição da liberdade da vítima. Confira os Dados da SDS sobre os CVP clique
AQUI.
ESTUPROS EM GARANHUNS – Mas se os Crimes Violentos contra o
Patrimônio caíram ao longo de 2018, os Estupros fizeram o caminho inverso e
aumentaram de janeiro a outubro aqui em Garanhuns. Em janeiro, por exemplo, foi
registrado apenas um estupro no Município. Em abril, foram sete
ocorrências.  Junho: seis; e no mês passado, cinco. Somando-se os dados de
janeiro a outubro, já foram registrados 35 casos de estupro em Garanhuns. 
Clicando AQUI você confere os dados da SDS
sobre os casos de Estupro em Pernambuco.