BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Uma jovem de 19 anos, grávida de três meses, foi assassinada
a facadas no início da tarde desta segunda-feira, dia 18, no município de São
João.
Eva Munike dos Santos Caetano foi morta em uma
casa localizada na Travessa Padre Cícero, no bairro Parque Alvorada. A cunhada
da Vítima, identificada como Adriana de Lima Conceição, é suspeita de ter
cometido o Crime. 
O corpo da jovem Eva Munike foi encaminhado ao Instituto
de Medicina Legal (IML), em Caruaru. A Polícia Civil investiga o caso.
AGRICULTORES SÃO VÍTIMAS DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO – E
dois agricultores foram vítimas de
tentativa de homicídio na noite desse domingo, dia 18, no povoado de Frexeiras,
na zona rural de São João. As Vítimas são um adolescente de 17 anos e José
Maria Silva Bento, de 30 anos. 

De acordo com informações do Portal Agreste Violento, eles estavam em um
bar quando um elemento não identificado chegou atirando. O menor foi alvejado
no peito; pulmão e foi socorrido em estado grave para o Hospital Regional do
Agreste, em Caruaru. Já José Maria foi atingido no braço e socorrido para o
Hospital Regional Dom Moura. O caso está sendo investigado pela Delegacia de
São João. (Com informações e imagens de
http://www.portalagresteviolento.com.br/)

 
Garanhuns
sedia, pelo terceiro ano consecutivo, um Encontro de Carros Antigos. O Evento
que promete reunir Expositores de todo o Brasil, acontece dessa sexta-feira, dia 23, até o próximo domingo, dia 25, no Parque Euclides Dourado, numa realização da Studio C
Produções, com o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, através da AMSTT e da
Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
Durante
a realização, o público poderá conferir de perto veículos históricos e em
diversos modelos. “Contaremos com modelos variados, com fabricação entre
os anos de 1927 a 1990. Também teremos vários Modelos V-8, que certamente
chamarão a atenção do público que prestigiará o Evento”, registra o empresário
Hélder Carvalho.

São
aguardados expositores de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e aqui de
Pernambuco, com destaque para proprietários radicados em Garanhuns, Serra
Talhada, Gravatá, Lajedo, Caruaru e Toritama. “Estimamos contar com cerca de
250 veículos expostos”, acrescenta o Empresário Garanhuense. As Vagas para
exposição são limitadas. Os interessados
em expor veículos devem manter contato com a organização do Evento pelo 
telefone/Whatsapp:
(87) 99945-3555.


Crescem a cada dia as especulações de que o Prefeito Izaías Régis (PTB) estaria
pensando em convidar Vereadores para assumir cargos de Secretários Municipais,
aqui em Garanhuns. O assunto, apesar de especulativo, já é o mais comentado na
Cidade e toma conta das rodas políticas; dos corredores e salas da Câmara e das
Secretarias Municipais.

Apesar de o Prefeito Izaías Régis (PTB) ter registrado em entrevista veiculada
na Rádio Jornal Garanhuns, que estaria “satisfeito com o desempenho dos
auxiliares”  e que “não faria mudanças” no time que integra o 1º Escalão Municipal, fontes ligadas ao Palácio
Celso Galvão garantem que haverão substituições e que pelo menos dois Vereadores que
integraram a Coligação para o Futuro Continuar (composta pelos partidos PT, PTB
e PSL), nas eleições de 2016, deverão se licenciar dos seus cargos para assumir
pastas no Governo Municipal de Garanhuns.

Caso as especulações se confirmem, além das mudanças na composição do
Secretariado, o Município também passará a ter novos Vereadores, com os
respectivos suplentes assumindo os mandatos vagos. Vale registrar que a
Coligação para o Futuro Continuar apresenta como 1º e 2º suplentes,
respectivamente, a professora Andréa Nunes (PTB), que atualmente dirige a
Escola Estadual Simôa Gomes (Cohab 2) e o engenheiro Hélio Faustino (PTB), que
esteve à frente das secretarias de Obras e em seguida de Planejamento, durante a
primeira gestão do Prefeito Izaías Régis, mas que, atualmente, tem uma tendência
oposicionista. A Coligação para o Futuro Continuar elegeu cinco vereadores nas
eleições de 2016: Luzia da Saúde; Gersinho Filho; Carla de Zé de Vilaço;
Betânia da Ação Social e Ary Júnior.


 
Fundação de Atendimento
Socioeducativo
 (Funase)
publicou, na edição da última quinta-feira, dia 15, do Diário Oficial do Estado
(DOE), o edital de uma seleção pública simplificada com doze vagas para
agentes socioeducativos. Os profissionais atuarão no Centro de Atendimento
Socioeducativo (Case) Timbaúba,
situado na Mata Norte de Pernambuco.
Ainda haverá 120 vagas para cadastro de reserva. As
inscrições começam no próximo dia 26 de novembro e
seguirão até 30 de dezembro de
2018. A previsão é de que a divulgação do resultado aconteça em 5 de fevereiro de
2019. 
Para participar, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 33,70, por meio de boleto
bancário emitido no site do Instituto de Desenvolvimento Institucional
Brasileiro (Idib) – www.idib.org.br –
banca organizadora da Seleção. Quem se enquadrar nos casos de isenção
informados no edital não precisará pagar a inscrição, mas deverá preencher um
formulário específico, que também será disponibilizado no site. 

As
inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Os selecionados terão
salário de R$ 1.584,00 e
escala de trabalho de 24 horas de
serviço por 72 horas de
descanso. Para concorrer, é necessário ter o ensino médio completo. A seleção
será feita por meio da análise de experiência profissional e de títulos, sendo
100 a pontuação máxima. (Com informações
da Folha de Pernambuco. CONFIRA)

 
A Agência do Trabalho dispõe de três vagas de Emprego aqui em Garanhuns.
As Oportunidades são de
Borracheiro, Eletricista de Instalações de Veículos
Automotores e de Auxiliar Administrativo, está última exclusiva para pessoa Portadora
de Deficiência. As Vagas estão publicadas no
site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de
Pernambuco. Confira as particularidades:
* BORRACHEIRO – Experiência: 6 meses na Carteira de
Trabalho – Salário: não informado – Escolaridade: Fundamental Completo;
* ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Experiência: 6 meses na Carteira de Trabalho – Salário: não informado –
Escolaridade: Fundamental Completo; e
* AUXILIAR ADMINISTRATIVO – Experiência: Não exigida – Salário: Não
informado – Escolaridade: Médio Completo – Observação: Vaga exclusiva para
pessoa com Deficiência.
Os candidatos que se encaixem nos perfis solicitados devem se dirigir
até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão
e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas são
anunciadas para essa terça-feira, dia 20, porém estão sujeitas a alterações no
decorrer do dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF,
número do PIS/ NIT/ NIS. 
Para saber
mais sobre essas vagas, clique AQUI.


 
De acordo com publicação do
Jornalista Inaldo Sampaio, o Ministro dos Transportes, Valter Casimiro,
estará em Pernambuco nesta semana para decidir com o DNIT a localização exata
de duas passarelas de pedestres que deverão ser construídas na BR 104, em
Caruaru, e na BR 424, aqui em Garanhuns.
Ele deu esta informação ao
deputado federal eleito Fernando Rodolfo (PHS), que lhe solicitou a construção
das passarelas. “O DNIT opera um programa especifico para eliminar pontos
críticos nas rodovias federais, de modo a dar maior segurança aos seus
usuários. As passarelas de pedestres nas BRs preservam vidas”, declarou o Ministro.

Em sua quarta viagem a
Brasília após o pleito de 15 de outubro, Rodolfo tratou de questões relacionadas
de Caruaru e Garanhuns, Municípios onde obteve expressivas votações. A
passarela aqui em Garanhuns servirá como acesso as comunidades de Manoel Cheú e Várzea
.
A obra já chegou a ser anunciada em anos anteriores, mas até o momento, nunca
saiu do papel.


 
O Vereador Jocelino Ferreira (PSB), do Município de Caetés, vem
questionando a cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU, por
parte da Prefeitura daquele Município. De acordo com o Parlamentar a Municipalidade
começou a cobrar dos cidadãos o Imposto referente aos anos de 2013, 2014, 2015,
2016, 2017, em um só boleto, e o de 2018, em boleto individual.
O Parlamentar reconhece que é direito da Prefeitura cobrar o Imposto,
bem como dever do cidadão pagar seus tributos, porém, desde que seja dentro da
razão e proporção que a população possa pagar. “Caetés nunca cobrou IPTU da
população, e agora de uma vez só, estão cobrando o valor de cinco anos
consecutivos, além do IPTU de 2018. Tem gente que está sendo cobrado por uma
quantia absurda e não vai ter como pagar. Cobrar 6 anos de IPTU em um ano só, é
inaceitável e abusivo”, registrou o Vereador Jocelino Ferreira, em entrevista ao Blog de Wellington Freitas. Ele integra a
Bancada de Oposição na Câmara de Caetés, e que promete levar a denúncia ao
conhecimento do Ministério Público.
A POSIÇÃO DO PREFEITO – O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com
o Prefeito Armando Duarte (PTB), que se pronunciou através de Nota Oficial.
De acordo com Armando, o
Governo Municipal de Caetés não criou, alterou ou aumentou qualquer tributo
municipal, estando o IPTU previsto na Constituição Federal e no Código
Tributário Municipal, votado, aprovado e sancionado no ano de 2004. Ainda de
acordo com Duarte, “não é verdade que a Gestão Municipal criou, alterou ou
amentou o IPTU, muito menos o fez de forma abusiva, arbitrária ou irresponsável”.
Segundo o Prefeito, a cobrança é uma exigência dos órgãos de fiscalização. “O Gestor
tem a obrigação de arrecadar o IPTU, sob pena de sofrer diversas sanções”,
inclusive, de acordo com a Nota, do Tribunal de Contas do Estado, que
recomendou a cobrança quando do julgamento das contas municipais, relativas aos
exercícios de 2013 e 2014.

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO DE DÉBITOS – O Prefeito de Caetés esclareceu
ainda que o Município criou um programa de regularização perante o fisco
municipal, “oportunizando a regularização do débito porventura existente,
através de parcelamento, descontos de juros e multas que podem chegar a 100% e
ainda sorteio de valiosos prêmios, tudo isso visando incentivar a regularização
daqueles que possuem imóveis no Município”. Ainda de acordo com o Prefeito, “não
é verdade que o Município de Caetés nunca cobrou IPTU, apenas não o fez de
forma incisiva, através de cobrança administrativa ou judicial, por ser
sensível ao sofrimento da população, que vem sofrendo com uma seca nunca vista,
que já entra no seu 8º ano, assolando o Município, além da grave crise
econômica que tem prejudicado todos os municípios do País”, pontuou Armando
Duarte. Para conferir a Nota de
Esclarecimento na Íntegra clique AQUI.
 



Caro Carlos Eugênio:
Cumprimentando-o cordialmente,
gostaria de parabenizá-lo pela prática do jornalismo responsável, demonstrada
quando da busca da verdade, ouvindo todas as partes envolvidas antes de
publicar uma matéria, justificando assim seu blog ser um dos mais prestigiados
de Pernambuco.
Trazemos aqui alguns
necessários esclarecimentos sobre questões tributárias que envolvem o município
de Caetés-PE.
Inicialmente, o Governo
Municipal de Caetés não criou, alterou ou aumentou qualquer tributo municipal,
estando o IPTU previsto na Constituição Federal e no Código Tributário
Municipal, votado, aprovado e sancionado no ano de 2004.
Todos nós que somos
proprietários de imóveis, temos consciência da obrigação de pagar anualmente o
IPTU, e o gestor tem a obrigação de arrecadá-lo, sob  pena de sofrer diversas sanções, além,
obviamente, dos efeitos da omissão do pagamento do tributo sobre as finanças
públicas.
Não é verdade que a gestão
municipal criou, alterou ou amentou o IPTU, muito menos o fez de forma abusiva,
arbitrária ou irresponsável.
O Município criou um programa
de regularização perante o fisco municipal, oportunizando a regularização do
débito porventura existente, através de parcelamento, descontos de juros e
multas que podem chegar a 100% e ainda sorteio de valiosos prêmios, tudo isso
visando incentivar a regularização daqueles que possuem imóveis no Município.
Não é verdade também que o
Município de Caetés nunca cobrou IPTU, apenas não o fez de forma incisiva,
através de cobrança administrativa ou judicial, por ser sensível ao sofrimento
da população, que vem sofrendo com uma seca nunca vista, que já entra no seu 8º
ano,  assolando o município, além da
grave crise econômica que tem prejudicado todos os municípios do país.
O que de fato tem ocorrido é
um chamamento, para que aqueles que têm interesse na regularização de seu
imóvel perante o fisco municipal, possam fazê-lo com os benefícios
oportunizados pelo Município.
Também não é verdade que os
valores cobrados são abusivos.
Como dito anteriormente, os
valores estão estabelecidos no Código Tributário Municipal que foi votado,
aprovado e sancionado no ano de 2004, e obedecem a diversos critérios como a
capacidade contributiva, razoabilidade e proporcionalidade.
Salientamos ainda que a
exigência de que se promova a cobrança do IPTU e da Dívida Ativa do Município,
além de ser meta fiscal e obrigação do Município, provém de recomendações do
Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, quando do julgamento das contas
municipais, relativas aos exercícios de 2013 e 2014.
Sendo assim, com vistas a
cumprir as determinações do Tribunal de Contas, como sempre foi intuito desta
gestão, e também consciente das dificuldades que passam os nossos munícipes,
lançamos mão do programa municipal de regularização fiscal, que com certeza irá
cumprir sua principal finalidade.
Aproveitando o ensejo,
gostaríamos de anunciar que todo valor arrecadado com o IPTU e Dívida Ativa
será revertido em uma obra que será escolhida pela própria população através de
enquete a ser realizada, como forma de evidenciar à população a destinação dos
recursos por ela investidos no Município.
Esperando ter esclarecido
quaisquer dúvidas, agradecemos a gentileza da oportunidade para prestação dos
devidos esclarecimentos,
Atenciosamente,
Armando Duarte de Almeida
Prefeito.


Depois de o Ministério Público recomendar ao Prefeito de Calçado, Expedito Nogueira, e a Secretária
Municipal de Educação, Maria Iveni Cordeiro, que implementem de imediato o Piso
Salarial correspondente a todos os Professores Municipais, de acordo com os
níveis, habilitação exigida e ensino/ano ministrado, e da Prefeitura ter
emitido Nota garantindo estar cumprindo com as Normas Vigentes referente ao
pagamento dos salários dos Professores, agora é a vez dos Docentes se
pronunciarem a respeito do polêmico assunto.
Confira a Nota de Esclarecimento assinada pelos Professores de Calçado:


“NOTA DE ESCLARECIMENTO – De maneira muito respeitosa, nós, classe dos
professores efetivos recém-admitidos na Prefeitura de Calçado, em efetivo
exercício nos anos finais do ensino fundamental, gostaríamos de prestar alguns
esclarecimentos acerca do que pretendemos junto ao Ministério Público, tendo em
vista que alguns fatos divergem daquilo apresentado pelo Excelentíssimo
Prefeito do Município, o Sr. Expedito Nogueira, em nota divulgada recentemente.

Durante o presente ano, elaboramos dois requerimentos solicitando
ao Governo Municipal o reajuste de nossos vencimentos mensais, com base na
legislação municipal vigente, pelos seguintes motivos: o edital do concurso
público apresentava como requisito para a ocupação do cargo de professor dos
anos finais do ensino fundamental a escolaridade de nível superior, no caso,
graduação (como se exige pela Lei de Diretrizes e Bases para a ocupação de tal
função); diferentemente do que se exigia para o cargo de professor dos anos
iniciais, para o qual se requisitava apenas o magistério ou nível médio (também
conforme o que permite a LDB).

Entretanto, o conflito é gerado pelo seguinte: prestamos um concurso de
nível superior (inclusive pagando taxa referente a esse nível) e hoje, de
acordo com o Plano de Cargos e Carreiras do próprio município, recebemos como
profissionais de nível médio, que, obviamente, não possuem graduação e que,
sendo assim, não poderiam assumir a função que hoje exercemos.

Nesse sentido, se compararmos os valores apresentados na grade de
vencimentos contida no PCC e a realidade da remuneração da categoria que aqui
se posiciona, perceberemos que a nossa classe está sendo prejudicada de maneira
clara e gritante. Segundo a legislação municipal vigente, nós deveríamos
receber um total de R$ 2.026,00 (valor base referente a 150 h/a, com um
acréscimo de 10% pela graduação – escolaridade exigida dos profissionais do
nível em que nos situamos: Nível II). No entanto, atualmente, os nossos
vencimentos mensais somam um valor de R$ 1.841,82 (remuneração de profissionais
de Nível I, que possuem apenas o nível médio/magistério).

Desse modo, que estamos recebendo de acordo com o piso salarial nacional
é inegável. No entanto, é preciso esclarecer que a luta de nossa classe hoje
não é em busca de atualização do piso, pois isso já foi feito, conforme fora
explicado em nota pelo Executivo. O que buscamos é a adequação dos nossos
vencimentos ao que determina o PCC municipal: recebemos como profissionais do
Nível I (nível especial – magistério), quando deveríamos receber como
profissionais de Nível II (graduação – licenciatura), o que de fato é um
equívoco.

Portanto, fica claro que estamos sendo prejudicados quanto a nossa
remuneração, tendo em vista que a legislação municipal vigente está sendo descumprida.
Sem mais para o momento, estamos à disposição para prestar quaisquer
explicações e esclarecimentos ainda restantes”.

As luzes da Magia do Natal 2018 se acenderam pela primeira vez na noite
desta sexta-feira, dia 16. Até o próximo dia 6 de janeiro, garanhuenses e
visitantes poderão se encantar com uma bela decoração, produzida por artesãos
de Garanhuns e uma programação capaz de emocionar todos os corações.  


A abertura do Evento, marcada por um grande público, foi feita pelo Prefeito Izaías Régis (PTB). Ao lado
do Vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC); do deputado Federal Eleito Fernando
Rodolfo (PHS) e de Vereadores, Izaías homenageou os artesãos que produziram a
decoração e ressaltou o trabalho da secretária de Turismo e Cultura, Neile
Barros, que, juntamente com sua equipe, num desafio muito grande, produziu a Magia
do Natal neste ano. 


Régis iniciou suas palavras registrando a importância de
Socorro (esposa) e Michelle Régis (filha), que idealizaram e produziram as
primeiras cinco edições do Evento. “Quero agradecer a todos que fizeram esse Natal,
mas, sobretudo, a Socorro e a Michelle Régis, as idealizadoras do Evento. Temos
quase 300 pessoas trabalhando na indústria do Natal e trabalhando para que a
festa seja ainda mais grandiosa que nos anos anteriores”, ressaltou.


A Orquestra Manoel Rabelo; a cantora
garanhuense Andrea Amorim; o cantor Rinaldo Viana e uma encenação sobre o verdadeiro
sentido do Natal, interpretado pela contadora de histórias da Biblioteca Ler É
Preciso, Jackelinne Brasileiro, bem como as crianças dos Serviços de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV’s) e dos Centros de Referência
em Assistência Social (Cras’s), dos bairros Magano e Boa Vista, que
participaram das apresentações, emocionaram o público presente a avenida Santo
Antônio. Paralelamente as apresentações, as praças Souto Filho e Tavares
Correia, ornamentadas especialmente para o evento eram conhecidas pelo público.


FIM DE SEMANA DE NATAL — Hoje, dia 17, a partir das 18h, o Desfile do Papai Noel passará pela
avenida Santo Antônio com mais de 100 crianças que fazem parte dos Serviços de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV’s) dos Centros de Referência em
Assistência Social (Cras’s). Eles irão desfilar entre oito carros alegóricos,
encantando o público presente no Centro da Cidade. Após o desfile, o Papai Noel
estreará sua casa, que fica localizada em frente ao Palácio Celso Galvão. O
Palco Prefeitura irá contar com programação a partir das 19h, a Banda Cidade
Nova, formada por alunos da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns
(Erem); a Banda Outono e a cantora Swianne, bem como a banda garanhuense Still
Living, garantem a festa.


Já nesse domingo, dia 18, o Desfile do Papai Noel também será realizado
a partir das 18h, dando início as apresentações. A primeira atração será o
monólogo “O Galho do Pessegueiro”, seguido por o Grupo Nossa Arte, que virá com
o Reisado e o Coral e Violino. O grupo é formado por crianças e adolescentes da
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A última apresentação do
final de semana será a do Coral da 4ª Igreja Presbiteriana de Garanhuns. (Com informações e imagens de Daniela
Batista; Camila Queiroz e Hilton Marques/SECOM/PMG)



Clique em player e confira como foi a a abertura da Magia do Natal 2018:  


 
Essa é destaque no Portal Agreste Violento:
Um homem identificado como José Jeová do Nascimento foi preso na noite
dessa quinta-feira, dia 15, após furtar fios elétricos da subestação da Companhia
Energética de Pernambuco (Celpe), localizada no bairro Severiano Moraes Filho, aqui
em Garanhuns.
Segundo a Polícia Militar, técnicos da Celpe que estavam no local para consertar
uma pane elétrica, quando encontraram o suspeito furtando fios da instalação.
Além do crime, o furto causou danos ao Sistema Elétrico e deixou quase 30 mil
clientes da 
Companhia Energética, em  São João e aqui em Garanhuns sem energia. A pane
também afetou o serviço de celular nas duas cidades e paralisou momentaneamente
o funcionamento do rádio de comunicação da PM, na sede do 9º BPM.



O fornecimento de luz foi restabelecido por volta das 21h. O acusado
foi conduzido a 18° Delegacia onde foi autuado em flagrante.
(Com informações de 
http://www.portalagresteviolento.com.br