Garanhuns (FACIGA), que tem como Instituição mantenedora a Autarquia do Ensino
Superior de Garanhuns (AESGA) iniciaram as inscrições para mais um Processo
Seletivo.
Instituição, estão disponíveis vagas para os cursos de Administração, Direito,
Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Gestão de Recursos
Humanos, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Secretariado Executivo Bilíngue. O
valor da inscrição para o Vestibular é de R$ 70 e as inscrições seguem até
o dia 22 de novembro. As
inscrições devem ser feitas por meio do site: http://www.cespa.aesga.edu.br/. Já as
provas serão aplicadas no próximo dia 29.
disponibilizará 10% das vagas para as notas do Exame Nacional do Ensino Médio –
ENEM. Além do Vestibular, também estão abertas vagas para Portador de Diploma,
Transferidos e Reintegrados. Assim como o Manual do Aluno, o Calendário e
todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como
os editais também estão disponíveis no site do CESPA. Mais informações poderão
ser obtidas através telefones (87) 3763-8250 e (87) 3763-8266.
que alunos filmem seus professores, como havia aconselhado a Deputada Eleita Ana Caroline
Campagnolo, do mesmo partido do Presidente Eleito, o PSL,
para combater o que consideram “doutrinação” escolar.
vejo problema algum”, afirmou em entrevista ao programa Brasil Urgente, da
TV Bandeirantes, quando questionado se essa prática não pode ser considerada
autoritária. “Acho que professor tem que se orgulhar” caso um
aluno pergunte “‘Professora, posso filmar tua aula?’ para ver em casa
novamente. Eles têm que se orgulhar disso aí e não ficar preocupados”, acrescentou
o Presidente Eleito.
apelidado de “Escola Sem Partido”, que tramita no Congresso, e prevê
limitar a atuação dos professores em sala.
passada, uma investigação sobre a deputada eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL)
por incitar os estudantes do Facebook a filmar e denunciar professores
“irritados” com o resultado das eleições, que procuram
“doutrinar” seus alunos. O MP considera que Campagnolo cometeu
“assédio moral” com seu apelo, que ameaça “a liberdade e a
pluralidade da educação”. Também na última terça-feira, uma
instituição de ensino em Minas Gerais (sudeste) pediu ao Ministério Público que
investigasse um vídeo, de data desconhecida, no qual Bolsonaro cita nome e
sobrenome de professores que teriam defendido os regimes de Cuba e Coreia do
Norte diante de seus alunos. (Com
informações do JC Online. CONFIRA)
cartões de inscrição do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, da Universidade
de Pernambuco (UPE). As provas, voltadas para alunos do 3º ano do ensino médio,
serão aplicadas no fim de semana seguinte ao Enem, nos dias 18 e 19 de
novembro.
apresentação do cartão de inscrição. O documento informa o local que o
estudante fará os testes. Para acessá-lo, é preciso informar CPF e senha
cadastrada no momento da inscrição.
primeiro dia de provas, os candidatos terão uma redação e 42 questões
distribuídas entre português, matemática, língua estrangeira e filosofia. O
segundo dia, com 58 quesitos, aborda química, física, biologia, história,
geografia e sociologia. O Curso mais concorrido do SSA 3 pelo
sistema universal (não cotistas) é Medicina no câmpus de Serra
Talhada, no Sertão, com 39,75 candidatos por vaga. Entre os cotistas, a maior
procura foi em Odontologia, em Arcoverde, também no Sertão. São 32 inscritos
disputando cada vaga. (Com informações
do Blog do Fera. CONFIRA)
Primeira Câmara do TCE, um processo de admissão de pessoal da Prefeitura de São
João, referente ao exercício de 2017, tendo como responsável o atual Prefeito Genaldi
Zumba (PSD). O objeto da análise foi a contratação temporária de 604 pessoas. O
relator do processo foi o conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho.
O Relatório apontou algumas irregularidades como, por exemplo, a acumulação
indevida de cargos ou funções; a não comprovação da necessidade excepcional
para as contratações temporárias; além de contratação, para algumas funções,
mesmo já havendo candidatos aprovados em Concurso Público.
respectivos registros, o Relator também determinou ao Gestor que realize
seleção simplificada para a escolha dos profissionais a serem contratados,
obedecendo aos princípios da moralidade, impessoalidade e eficiência e que
nomeie pessoas concursadas para exercer as funções pela qual foram aprovadas no
processo de seleção. Por fim, foi aplicada uma multa no valor de R$ 28.393,75,
ao Prefeito que deve ser recolhida, no prazo de 15 (quinze) dias do
trânsito em julgado desta decisão, ao Fundo de Aperfeiçoamento
Profissional e Reequipamento Técnico do Tribunal. (Com informações do Site Oficial do TCE-PE. CONFIRA)
Gabriel Antônio Duarte Ribeiro, primeiro comandante do 71º BI Mtz. O Militar era
garanhuense e tinha 94 anos. Ele
participou do processo de instalação e comandou o Batalhão do Exército em
Garanhuns a partir de 1967.
desfilando junto à sua tropa e emocionando a todos que estavam na Avenida
Santo Antônio”, registrou o Prefeito Izaías Régis (PTB), em nota
distribuída a Imprensa. O Gestor Municipal decretou luto de três dias no Município. “Aos
familiares e amigos meus sinceros sentimentos e que Deus conforte a
todos”, pontuou Régis.
Recife. O sepultamento ocorrerá às 11 horas, no Cemitério Parque das Flores,
também na Capital. O atual Comandante do 71º BI Mtz, o Tenente-Coronel Goyanna
já confirmou presença.
deu início às obras de ampliação da Academia de Ginástica e Musculação da Unidade.
A expectativa é que o espaço seja reinaugurado no primeiro semestre de 2019,
aumentando o número de frequentadores e inaugurando a modalidade de day
use. Aberta em 2003, a Academia possui atualmente 175 m² de área total e será
ampliada para 437 m².
realizando. Vamos aumentar em 20% o público inscrito, que hoje chega a 500
pessoas”, conta Ivânia Barros, gerente do Sesc/Garanhuns. Além do aumento no
conforto para a prática das atividades, o investimento inclui também a melhoria
de todos os ambientes e a construção de lanchonete, vestiários e guarita. Com a
modernização, o equipamento vai ainda ampliar suas operações com a entrada do
serviço de uso diário. “É uma opção para pessoas que estão de passagem pela
cidade a trabalho ou passeio consigam manter sua rotina esportivas”, explica.
As obras tiveram início neste mês de outubro e a
expectativa é de conclusão em seis meses. O acesso a todos os ambientes será,
concentrado na nova guarita, que terá aproximadamente 41m². As salas de
musculação e aeróbica ganharão maior iluminação, com a abertura de mais
janelas, pisos com revestimento emborrachado, novas luminárias e pontos de
energia; a lanchonete vai ocupar área superior a 7m² para ofertar alimentação
pré e pós-treino aos praticantes; os vestiários, com mais de 50 m², serão
construídos, atendendo as normas de acessibilidade. Serão dois ambientes, sendo
um masculino e outro feminino. Cada um terá quatro chuveiros, sendo um com
acessibilidade, três sanitários e três pias. O espaço terá, ainda, mais pontos
de energia.
executando ações de infraestrutura urbana na Cidade. Os serviços de pavimentação
asfáltica e em paralelepípedo nos bairros Dom Helder Câmara (Cohab 3) e no
Jardim Petrópolis, avançam e as obras já são comemoradas pela população.
nas duas comunidades. Na Cohab 3, são 17 vias, cujos serviços vem sendo
realizados pela Construtora Ancar LTDA. Já no Jardim Petrópolis, a responsável
pela pavimentação de 41 ruas é a CPM Construtora.
paralelepípedo na comunidade Jardim Petrópolis e com asfalto na Cohab 3
continuam sendo executadas para beneficiar aquelas comunidades. Estamos
trabalhando para que as ações da Prefeitura cheguem a todos os Bairros e gerem
mais qualidade de vida e desenvolvimento”, registrou o Prefeito Izaías Régis
(PTB), na rede social Facebook.
têm disponibilidade para mudar de Estado em caso de aprovação, existem três
Certames abertos, que juntos ofertam 838 Vagas. Trata-se de concursos no Ceará,
em Sergipe e na Paraíba.
Prefeitura de Viçosa do Ceará vem ofertando 693 vagas para profissionais de
todos os níveis de escolaridade. O Concurso será realizado pelo Instituto
Consulpam. Tem vagas para Cargos de nível fundamental; médio e técnico; além de
Superior. A remuneração para os cargos em disputa varia de R$ 954 a R$ 3.795,48
para uma jornada de 20, 30 ou 40 horas semanais. As inscrições podem ser
realizadas até o dia 5 de dezembro de 2018, apenas via internet, através do
endereço eletrônico: www.consulpam.com.br.
Educação Física de Sergipe, o CREF20/SE, vem ofertando 75 vagas em seu Concurso
Público, com todos os aprovados sendo lotados na cidade de Aracaju-SE, com
jornadas de trabalho de 40 horas semanais. O Certame oferecerá vagas para os
cargos de Assistente Administrativo e Agente de Fiscalização e Orientação
(níveis médio e superior). A faixa salarial para os novos aprovados será de R$
1.671,16 e R$ 3.620,87. As inscrições deverão ser realizadas através do
endereço eletrônico: www.quadrix.org.br,
até o próximo dia 10 de dezembro. A taxa de inscrição varia entre R$ 50 (para o
cargo de nível médio) e R$ 60 para superior.
Paraíba, a Prefeitura de Cuitegi, vai contratar 70 profissionais através de
Concurso Público nos níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos que variam
entre R$ 954,00 a R$ 9.054,00, por jornada de 30 e 40 horas semanais. As
inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço
eletrônico: http://cpcon.uepb.edu.br, a
partir das 10h de amanhã, dia 5 novembro, se estendendo até o dia 6 de dezembro
de 2018.
eleitoral, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) aprovou nos últimos
meses uma série de matérias que envolve a situação fiscal do Estado e ajudará o
governador Paulo Câmara (PSB) a engordar em quase R$ 490 milhões os cofres às
vésperas de iniciar o segundo mandato. O dinheiro vem todo de receitas extras.
Alepe aprovou uma autorização para que o governador capte R$ 455,9 milhões
através de um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. O dinheiro precisará
ser empregado exclusivamente em obras de saneamento tocadas em parceria com o
Ministério das Cidades. Como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) veda a
contratação de operações de crédito nos 120 dias que antecedem o fim do mandato
do Governador, é provável que o empréstimo só seja aplicado em 2019. O Governo apresentou
como garantia os recursos do Fundo de Participação dos Estados.
o caixa do Governo, o Legislativo autorizou o Tribunal de Justiça de Pernambuco
(TJPE) a repassar R$ 34 milhões ao governo Paulo Câmara. Segundo a proposta
enviada pelo Governador à Alepe, o dinheiro vai ajudar o Estado a custear
despesas relacionadas às ações de combate à violência, repressão à
criminalidade e na área de ressocialização. Com o “socorro” ao Executivo, o
TJPE abriu mão de recursos que estavam destinados ao Fundo Especial de
Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário. Eles foram repassados ao Governo
em uma única parcela.
Legislativo também aprovou uma mudança no Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal
que permite a dispensa do depósito para empresas não industriais cujo total de
saídas por venda ou transferências seja inferior a R$ 3,6 milhões. Além disso,
passou um texto que permite ao Governador remanejar até 50% dos recursos do
Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (FEM) para atender determinações de
emendas parlamentares, que são obrigatórias. Desde então, R$ 270 mil foram
remanejados. (Com informações do Jornal
do Commercio. CONFIRA)
cearense Sirano e Sirino, fez uma bela homenagem póstuma a José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, falecido há
cinco anos e que está sepultado no Cemitério São Miguel, aqui em Garanhuns.
por populares que estavam no Cemitério na tarde dessa sexta-feira, dia 2 (Dia
de Finados), o Forrozeiro homenageou o Mestre Dominguinhos, executando algumas
das músicas que garantiram parte do sucesso do Cantor que sucedeu Luiz Gonzaga e e tido como um dos mais Ilustres Garanhuenses da história.
fazendo cinco anos que Dominguinhos nasceu para a Vida Eterna e estamos em
Garanhuns para prestar uma homenagem ao Mestre Dominguinhos, porque Ele representava
alegria, festa…, tudo que o povo nordestino gosta”, registrou Sirano em vídeo
divulgado na rede social facebook. A homenagem de Sirano a Dominguinhos
repercutiu na Rede e até o momento já soma mais de 50 mil
visualizações e 1.535
compartilhamentos.
aos 72 anos, no dia 23 de julho de 2013, no Hospital Sírio-Libanês, em São
Paulo, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele lutava há
seis anos contra um câncer. Dois dias após o falecimento, ele foi sepultado em
Paulista. Em setembro de 2013, o corpo de Dominguinhos foi transferido para o
Cemitério São Miguel, aqui em Garanhuns, cumprindo um pedido de Dominguinhos
ainda em vida.
o Governo Municipal de Garanhuns ainda prestou outras homenagens a Dominguinhos.
Foi instalado um monumento e houve a mudança da denominação da praça de Eventos
da Cidade, que deixou de ser Esplanada Cultural Guadalajara, para se chamar
Praça Mestre Dominguinhos, em homenagem ao Filho Ilustre do Município. Um Festival
caracterizado pelo Forró, batizado de Viva Dominguinhos, também foi criado pelo
Governo Izaías Régis. O Evento lançado em 2014, cresce a cada ano e em 2018
chegou a 5ª edição, trazendo nomes como Fagner, Alcymar Monteiro, Waldonys, Dorgival Dantas,
Santanna e Jorge de Altinho na programação.

















































