BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Terminam no próximo domingo, dia 11, as inscrições para o Concurso
Público da Prefeitura Municipal de Caruaru para provimento de 50 vagas para o
cargo de Guarda Municipal. O edital foi publicado no mês passado pela Prefeita 
Raquel
Lyra (PSDB).
As inscrições podem ser efetuadas no endereço eletrônico: www.upenet.com.br, no link: Prefeitura de
Caruaru – Guarda Municipal – 2018. Os interessados deverão realizar o pagamento
da taxa de inscrição no valor de R$ R$ 94, preferencialmente em casa lotéricas,
até o dia 12/11/2018. A prova escrita de conhecimentos será aplicada no dia
16/12/2018.
A Seleção será realizada em etapas. A primeira é composta de quatro
fases, sendo a primeira constituída de prova de conhecimentos objetiva, de
caráter eliminatório e classificatório. A segunda é constituída de avaliação de
exames de saúde, de caráter meramente classificatório. Já a terceira fase será
constituída dos exames de capacidade física, de caráter apenas eliminatório, e
a quarta e última corresponde a avaliação psicológica, de caráter eliminatório.
A segunda etapa consistirá de fase única, composta do Curso de Formação
Profissional, de eliminatório e classificatório. A aplicação das fases
previstas na primeira etapa será de responsabilidade do Instituto de Apoio à
Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE).

Os concluintes do curso de Formação Técnico-Profissional de Guardas
Municipais terão remuneração base no valor de R$ 1.398,99, mais as vantagens
previstas na legislação em vigor.
(Com Informações
do Blog de Inaldo Sampaio. CONFIRA)


 
O Senador Armando Monteiro (PTB)
vem divulgando em suas redes sociais a destinação
de uma emenda de bancada, no valor de R$ 60 milhões, para a realização das
obras
de duplicação da BR
423, no trecho entre os municípios de
São Caetano e Garanhun
s.
De acordo com o Senador, os recursos foram inscritos no orçamento geral da
União para o próximo ano.
Ainda de acordo com Monteiro, desde 2014, o Senador vem priorizando a obra
junto ao Governo Federal, ressaltando o impacto positivo do projeto para a
geração de emprego e renda nos municípios do Agreste Meridional.
“A duplicação vai destravar o fluxo de
mercadorias e pessoas em uma das áreas mais dinâmicas da economia
pernambucana”,
registrou Monteiro.

Com o dinheiro garantido no Orçamento, caberá à bancada pernambucana e ao Governo do Estado trabalharem para que seja liberado e
realizadas as obras
, que são
aguardadas na região desde 2007, quando a ação chegou a ser anunciada, porém
nunca saiu do papel. Caso sejam viabilizados,
o Governo de Pernambuco tocará as obras por meio da
Secretaria de Transportes, que informou em abril do ano passado, a abertura da
licitação alusiva ao projeto.


 
Uma agência bancária foi explodida na madrugada desta quinta-feira, dia
8, na cidade de Águas Belas. O alvo dos criminosos foi o Bradesco, localizado
na Rua Manoel Borba, no centro daquele Município. De acordo com a Polícia
Militar (PM), os suspeitos roubaram um veículo modelo S-10 no próprio
Município e levaram os ocupantes como reféns. Outros três veículos também foram
utilizados na investida.
Houve troca de tiros entre os criminosos e a PM. Ainda não há
informações se alguém ficou ferido. Os reféns foram liberados e o veículo
abandonado. Ainda segundo a PM, a ação ocorreu por volta de 1h. Os
suspeitos fugiram pela BR-423, sentido Alagoas. Eles espalharam grampos pela
estrada para dificultar a ação dos Policiais. Não há informações se alguma
quantia foi levada. Até o momento ninguém foi preso. A Polícia vai investigar o
caso. A Agência Bancária deve passar por perícia nesta manhã.

OUTRAS INVESTIDAS – Em julho de 2017, a mesma Agência também foi alvo de
explosão
. Cerca de dez homens em dois veículos participaram da ação
e duas pessoas que estavam em uma praça nas proximidades do banco foram feitas
reféns. Em dezembro de 2016, uma agência do Banco do Brasil foi
assaltada
. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de 15
homens fortemente armados fizeram adolescentes de reféns, atiraram contra a
sede da PM, viaturas e a Delegacia da Polícia Civil da região e explodiram os
caixas eletrônicos da agência. (Com
informações do
JC Online.
CONFIRA)


 
Os atletas das piscinas terão
uma oportunidade de disputar medalhas no Festival de Natação que o Sesc/Garanhuns
realiza nesse sábado, dia 10, a partir das 13h, no Parque Aquático da Unidade.
A competição é para os adultos com idades acima dos 16 anos. Participam do
festival equipes das unidades do Sesc de Caruaru, Arcoverde, Garanhuns,
ex-alunos de natação do Sesc Garanhuns e alunos do Colégio Cardeal Arcoverde.
Ao todo, serão quatro horas de
provas nas modalidades livre, costas, peito e borboleta. Cada atleta terá de
pagar uma taxa de R$ 10 para participar. Ao final, serão distribuídas medalhas
para os vencedores. “Teremos aqui grandes nadadores que, certamente, farão uma
ótima competição e o público poderá acompanhar as provas gratuitamente”,
explica Fabiana Santos, Gerente de Esportes do Sesc/Garanhuns.
CATEGORIA INFANTIL – Já na próxima segunda-feira, dia 12,
serão abertas as inscrições para a Categoria Infantil do Festival de Natação.
As provas serão disputadas no dia 1º de dezembro, às 9h, também no Parque
Aquático do Sesc/Garanhuns. Para participar, as crianças precisam ter mais de
seis anos de idade. A Inscrição será dois quilos de alimentos não perecíveis e
o período para garantir uma vaga segue até o dia 23.


 
O site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação
de Pernambuco traz a informação que a Agência do Trabalho oferece duas vagas de
Emprego aqui em Garanhuns para Amanhã, dia 8. As oportunidades são de 
Chefe
de Serviço de Limpeza e de Vendedor Pracista.
De acordo com o Órgão Estadual, para concorrer às vagas é necessário
atender aos seguintes requisitos:
CHEFE DE SERVIÇO
DE LIMPEZA
CAMAREIRA DE HOTEL – Experiência: 6 meses – Salário: R$ 1.200,00 –
Escolaridade: Médio Completo; e
VENDEDOR PRACISTA
Experiência: 6 meses – Salário: não informado – Escolaridade: Médio Completo.
Os candidatos que se encaixem nos perfis solicitados devem se dirigir
até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão
e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão
sujeitas a alterações. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade,
CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. 
Para
saber mais sobre essas vagas, clique AQUI


 
O Ministério Público de Pernambuco recomendou ao Prefeito do Município de
São João, José Genaldi Zumba, que promova a dispensa dos contratos temporários
precários e os substitua de imediato pelos candidatos habilitados no concurso
público, que ainda está em vigência.
Conforme o MPPE apurou, através do Inquérito Civil nº 002/2017, há um
concurso público municipal dentro do prazo de validade, com candidatos
habilitados para os mais diversos cargos, o que torna irregular o preenchimento
de vagas com contratações temporárias.

“O princípio da moralidade obriga os agentes públicos a, além de cumprir
a lei, respeitar os padrões éticos, de decoro, boa-fé, lealdade e probidade,
vigentes na sociedade”, considerou a promotora de Justiça Ana Cristina Barbosa
Taffarel. “É regra na contratação temporária a comprovação da necessidade de
excepcional interesse público, o que não existe no caos em questão”, completou a
representante do Ministério Público.
(Com
informações do Site Oficial do MPPE. CONFIRA)


O Senai Pernambuco
abrirá as portas de suas 12 Unidades para apresentar à população oportunidades
de carreiras na Indústria durante o Mundo Senai 2018. Nas próximas quinta e
sexta-feira, dias 8 e 9 de novembro, será possível visitar as 11 Escolas
Técnicas e uma Faculdade de Tecnologia distribuídas no Agreste, Sertão e Região
Metropolitana do Recife, além de participar, gratuitamente, de palestras,
minicursos, demonstrações práticas de atividades profissionais e feira de
profissões.
Durante dois dias, o
Senai vai oferecer, gratuitamente, 100 minicursos, palestras e oficinas sobre o
universo da educação profissional. As atividades abordarão assuntos de grande
relevância para o setor industrial, como energias renováveis, design thinking,
mercado de trabalho, empreendedorismo, o futuro das profissões, indústria 4.0 e
tudo sobre os cursos que a instituição oferece. Para participar de tudo isso só
é necessário fazer a inscrição no site: 
www.eventosenaipe.com.br.
Os visitantes ainda terão
a chance de concorrer a 51 bolsas de estudo em cursos de aperfeiçoamento e
qualificação profissional nas Escolas do Senai, participando do concurso
cultural Quero Estudar no Senai. Basta acessar o 
www.eventosenaipe.com.br, cadastrar-se e criar quantas frases quiser com os
temas “Senai” e “Indústria 4.0”.
GARANHUNS – Aqui
em Garanhuns, a Escola do Senai vai ofertar as Oficinas: “
Coach de carreira: como potencializar sua Trajetória
Profissional” e “Fui convocado para uma entrevista de emprego. E agora?”. Os
encontros têm carga horária de 2 horas e ofertam 50 vagas, cada. Também estarão
a disposição do público garanhuense, as palestras “Design Thinking” e “Como Identificar
Oportunidade de Negócio”, que, juntas, ofertam 100 vagas. Para saber mais sobre as Oficinas e Palestras que serão ofertadas,
gratuitamente, na Escola do Senai Garanhuns clique AQUI.

PROGRAMAÇÃO MUNDO SENAI 2018 – GARANHUNS:
* OFICINAS
– COACH DE CARREIRA: COMO POTENCIALIZAR SUA
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Carga horária: 2 horas (50 vagas)
08/11 – 13h às 15h
– FUI CONVOCADO PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO. E
AGORA?
Carga horária: 2 horas (50 vagas)
09/11 – 13h às 15h
* PALESTRAS
– DESIGN THINKING
Carga horária: 1 hora (50 vagas)
08/11 – 15h às 16h
– COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Carga horária: 1 hora (50 vagas)
09/11 – 13h às 14h.

Após polêmica, o plenário da Assembleia Legislativa de
Pernambuco (ALEPE) aprovou, na
última segunda-feira, dia 5, o parecer da Comissão de Redação Final
ao Projeto de Lei do Executivo nº 2066/18,
que cria o Departamento de Repressão ao Crime Organizado
(Draco) na estrutura da Polícia
Civil. A pauta foi alvo de protestos
nas duas discussões, semana
passada. Entre as críticas levantadas por manifestantes e pela oposição, estão
a extinção da Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços
Públicos (DECASP) e o regime de
urgência, ao qual foi submetido pelo Governo do Estado, que enviou o projeto.
Agora, a matéria segue para sanção do Governador Paulo Câmara (PSB).

A sessão chegou a ser interrompida diversas vezes por manifestantes
contrários à proposição
. Na ocasião,
Polícia Militar chegou
a ser chamada às galerias da Casa, mas não houve ação. Apesar da movimentação
contrária, apenas 
seis deputados não votaram favoráveis: Antônio Moraes (PP), Álvaro Porto
(PTB), Edilson Silva (PSOL), Joel da Harpa (PP), Júlio Cavalcanti (PTB),
Priscila Krause (DEM) e Socorro Pimentel (PTB).
Priscila voltou a questionar a necessidade do regime de urgência. “Tendo
em vista que a nova estrutura proposta no projeto de lei pelo governador Paulo
Câmara só teria condições de funcionar a partir do ano que vem, ainda sem data
certa, esse Projeto não faz absolutamente nenhum sentido. Do jeito que está,
extingue a Delegacia de Combate à Corrupção, do crime de colarinho branco, e
simplesmente não vai existir nada que se coloque no lugar até que a nova
estrutura funcione”, declarou Krause.

Em defesa, o vice-líder do governo, Nilton Mota (PSB), criticou a oposição por questionar o regime
de urgência
. “Quando você propõe um
projeto de ampliação da estrutura do combate à corrupção e questiona a
urgência, é uma coisa meio equivocada também. Pelo contrário, essa pauta exige
cada vez mais celeridade, não só nas execuções, mas também nos conceitos, na
nova formação”, explicou. Para Mota, a extinção do DECASP não afeta as
investigações de crimes de corrupção porque houve uma “ampliação” do Departamento.
“Você está com 
21 funcionários e a partir de janeiro vai ter 100 funcionários trabalhando com esse
propósito. A gente entende que muitas vezes a interpretação é equivocada. Não é
extinção, ao invés de ser extinção, a palavra é 
ampliação dos
serviços
 de combate à corrupção”,
disse Mota.
(Com informações da Folha de
Pernambuco. CONFIRA)

Com a temática “O Jeito de
Governar”, o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) foi um dos entrevistados
do Debate com Geraldo Freire, na Rádio Jornal Recife, na manhã desta
terça-feira, dia 6. Além de Régis, participaram do debate os ex-governadores
Roberto Magalhães (1983-1986) e João Lyra Neto (2014-2015).


Durante cerca de uma hora, os
Políticos debateram temas, como: “Ser governante e opositor ao mesmo tempo?”; “Como
deve ser a relação entre um Governador e um Prefeito de forças políticas
diferentes?”; “Quais os limites do republicanismo?”. 
Ainda durante o Encontro,
Izaías fez uma prestação de contas de sua Gestão; registrou a falta de apoio do
Governo do Estado e a “falência dos Municípios”, bem como comentou a
esperança de um Brasil melhor
sob o comando de Jair Bolsonaro. Régis também descreveu as dificuldades
vivenciadas em Brasília para conseguir recursos para os Municípios, entre
outras temáticas.



Clique em Player para conferir a participação do Prefeito de Garanhuns no Debate da Rádio Jornal, com Geraldo Freire:

Clique em Player e
confira o Debate da Rádio Jornal na Integra:



Após registrar que o reajuste de 15,4% é abusivo,
estando acima da inflação, e se
posicionar contrário ao aumento nas Tarifas dos Ônibus aqui em
Garanhuns, previsto para janeiro do próximo ano, o vereador Audálio Filho (DC) voltou
a defender a adoção do
Bilhete Único no Sistema de Transporte Coletivo da
Cidade.
Segundo o Parlamentar, esta
modalidade já é adotada em algumas Cidades Brasileiras e possibilita que o
usuário utilize apenas uma passagem durante determinado período. Na proposta, o
usuário pode, inclusive, trocar de ônibus durante o trajeto. “Trata-se de um
serviço fundamental para a população que paga uma das passagens mais caras do Nordeste.
Dessa forma a passagem integrada vai beneficiar os usuários que terão uma
tolerância de duas horas para circularem na cidade pagando apenas uma única
tarifa”, destaca Audálio Filho, que apresentou a proposta, através Requerimento,
ainda no ano passado.
VEREADORES SE MOSTRAM CONTRÁRIOS AO AUMENTO – Depois de Audálio
Filho (DC) e de Betânia da Ação Social (PTB), o vereador Alcindo Correia
(PCdoB) também engrossou o coro daqueles que são contrários ao reajuste nas
passagens de ônibus aqui em Garanhuns.

Alcindo defendeu durante a última
sessão na Câmara de Vereadores de Garanhuns, que a tramitação dos reajustes nas
passagens de ônibus volte a ser discutida no Poder Legislativo Municipal. É que
atualmente, de acordo com a Lei Municipal nº 3493/2007, essa decisão cabe ao
Conselho Municipal de
Trânsito e Transporte de Garanhuns, composto por membros de diversos segmentos
da Sociedade Local, inclusive da Câmara Municipal.
“A Câmara é a
‘Casa do Povo’ e é daqui que esse reajuste deve ser aprovado ou não, porque
quem está sofrendo com a passagem cara é a população”, pontuou o Parlamentar,
que defende o envio de um Projeto de Lei por parte do Poder Executivo,
alterando a Lei que criou o
Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Garanhuns.

DEFINIÇÃO DO VALOR DO REAJUSTE – Enquanto os Vereadores se
posicionam contrários e sugerem alternativas, o
Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de
Garanhuns, vem promovendo reuniões para definir o valor do reajuste nas
passagens de ônibus no Município.

Recentemente as empresas de ônibus de Garanhuns: São
Cristóvão e Padre Cícero apresentaram
 a planilha de custos das
Empresas, com os valores dos insumos que incidem no valor final da passagem. As
Empresas propõem um reajuste no valor de R$ 0,40 na tarifa dos ônibus
convencionais, o que faria a tarifa passar dos atuais R$ 2,60 para R$ 3, um
reajuste de pouco menos que 15,4%. 
Um economista convidado
para  Auditar a planilha apresentada pelas Empresas constatou que os
cálculos estarim corretos. A Prefeitura se comprometeu em apresentar uma
contra-proposta as empresas com a finalidade de reduzir o valor do reajuste. Novos
encontros do Conselho deverão ser realizados nos próximos dias. 
Após
definidos, os novos valores das passagens dos 
Ônibus Convencionais e do Garoinha passarão a vigorar a
partir de 1º de janeiro de 2019.