semana da Magia do Natal de Garanhuns promete. Tem Papai Noel, MPB, Jazz,
Seresta e todo o carisma de Adilson Ramos.
de Violões composto por crianças do Cras, do bairro Heliópolis, já a partir das
19h. A Companhia de Dança Marta Melo também participa do evento, sendo seguida
pela cantora garanhuense, Geiici Gomes. Quem finaliza a noite é a Street Jazz
Band. Simultaneamente, a Seresta Eterno Amor, do Colégio Santa Sofia, irá se
apresentar no percurso que se inicia na Avenida Dantas Barreto, em frente ao
INSS, e segue até a Avenida Santo Antônio, fazendo uma breve apresentação no
Palco Prefeitura.
A Praça Souto Filho, popularmente conhecida como Praça da Fonte Luminosa,
recebe mais uma vez o Polo Infantil, a partir das 16h30min, com a Cantata de
Natal dos alunos da Escola Municipal Padre Dehon. Cerca de 45 crianças irão
cantar e dançar músicas natalinas sob a coordenação da professora Jackeline
Brasileiro, da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso. O artista Valdir Marino
também irá encantar as famílias na praça.
começa às 18h, após a cantora Andrea Amorim cantar a Ave Maria. No Palco
Prefeitura, os moradores e turistas poderão conferir, a partir das 19h, o Coral
do Educandário Santa Clara; a Banda do 71º BI Mtz, seguido por Cafuringa e
Banda. Quem encerra a noite é o cantor romântico Adilson Ramos, que promete
atrair uma grande quantidade de fãs para conferir o show que começa às 22h.
D’arte abre o Palco Prefeitura às 19h, após o Desfile do Papai Noel. A Banda
Outono; Lucas Notaro e Os Corajosos também tocam na última noite do fim de
semana. (Com informações de Daniela
Batista/SECOM/PMG)
8º e 7º anos da Escola Municipal Instituto Presbiteriano de Heliópolis (IPH)
foram contemplados na manhã de hoje, dia 15, com a última sessão do projeto
Escola no Cinema neste ano de 2017. A turma assistiu ao filme Liga da Justiça,
sucesso em bilheteria no Cine Eldorado, aqui em Garanhuns, e em todos os
Cinemas do Brasil.
oferecimento gratuito de transporte, lanche e ingresso para que os alunos
possam assistir a uma sessão no Cine Eldorado, o Escola no Cinema é uma ação do
Governo Municipal de Garanhuns, que busca oportunizar aos Estudantes da Rede
Municipal de Ensino o acesso a magia da sétima arte. O projeto é desenvolvido
pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de
Educação.
Prefeito Izaías Régis decidiu que implantaríamos esse Projeto, que tem largo
alcance social e reúne num só momento: lazer, educação, cultura e informação”,
pontua o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que
coordena a ação. Nesse segundo semestre do ano, o Escola no Cinema beneficiou
cerca de 2 mil estudantes. “O planejamento traçado pelo Prefeito Izaías Régis é
que possamos contemplar 5 mil alunos da Rede Municipal durante o ano letivo de
2018”, finaliza o Secretário Municipal.
de Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades são de Assistente de Vendas, Instrutor
de Informática, Operador de Telemarketing Ativo, Professor de Inglês, Vendedor
Porta a Porta (2), Terapeuta Ocupacional e de Vendedor Pracista. As vagas
constam no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e
Qualificação de Pernambuco.
necessário atender aos seguintes requisitos:
VENDAS – Experiência: 6 meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Médio
Completo;
TELEMARKETING ATIVO – Experiência: 6 meses – Salário: Não informado –
Escolaridade: Médio Completo;
INGLÊS – Experiência: 6 meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Superior
Completo;
* VENDEDOR PORTA APORTA – Experiência: Não exigida – Salário: Não informado – Escolaridade:
Médio Completo – Observação: 02 (duas) Vagas.
OCUPACIONAL – Experiência: 3 meses – Salário: R$ 947,00 – Escolaridade:
Superior Completo; e
PRACISTA – Experiência: 6 meses – Salário: R$ 2.502,00 –
Escolaridade: Médio Completo.
devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no
Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As
vagas estão sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a
Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas,
clique AQUI.
dá tempo de pagar seu IPTU, ISS e taxas em atraso à vista, com desconto de 100%
em juros e multa. Você também pode pagar em: 12x com 75% de desconto em juros e
multas, 36x com 50% de desconto em juros e multas, tudo até o dia 31/12/2017.
Acesse o site: www.garanhuns.pe.gov.br ou procure a Secretaria de
Finanças.
informou, através de nota, que o valor do Imposto sobre a Propriedade de
Veículos Automotores (IPVA) terá uma redução média de 3% em 2018, em relação a
2017. Na edição de ontem o JC e o Blog do Carlos Eugênio informaram, equivocadamente,
que o IPVA sofreria um reajuste de 8% no ano que vem.
acontece por conta da queda no valor venal dos veículos, utilizado como base do
cálculo do IPVA. A nota cita como fonte dados da Fundação Instituto de
Pesquisas Aplicáveis (Fipe), afirmando que o valor venal dos veículos caiu em
média 3% em 2017, na comparação com o ano anterior, o que provocou a redução no
valor do imposto para o contribuinte. A alíquota do IPVA, no entanto, não
sofreu alteração e permanece a mesma, em 3,5% do preço do carro indicado na
tabela Fipe. Chegando a 4%, no caso de veículos com motor de potência acima de
180 cavalos.
do IPVA 2018 começam em 08 de fevereiro (veja tabela) e os contribuintes que
fizerem o pagamento do IPVA em cota única terão um desconto de 7% no valor do
imposto. Os proprietários também podem optar pelo parcelamento em até três
vezes. Segundo o governo, os boletos de pagamento do IPVA estarão disponíveis
no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br)
a partir do dia 2 de janeiro de 2018.
DPVAT, também conhecido por seguro obrigatório, e a taxa de bombeiros, que é
estadual. Na próxima terça-feira (19), a Líder Seguradora, que administra o
seguro DPVAT no País, deve anunciar a variação no valor do seguro para o
licenciamento 2018. Em 2017, o DPVAT teve redução de 37% para todos os
veículos, enquanto a taxa de bombeiros subiu 6,98%. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)
Ministério Público de Pernambuco investiga desvio de R$ 18 milhões da
Prefeitura de Quipapá, na Mata Sul do Estado. Desse montante, R$ 3,5 milhões
são recursos federais. A Operação Gênesis teve a participação do Ministério da
Transparência, Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Civil. Foram
cumpridos 15 mandados de busca e apreensão. Os detalhes da operação serão
divulgados hoje pela manhã, dia 15, em entrevista coletiva.
realizadas fraudes em licitações da Prefeitura, na contratação de serviços. O
esquema criminoso envolve empresários e funcionários públicos. Até ontem, dia
14, os nomes não haviam sido revelados. Ainda de acordo com o Ministério
Público, a organização criminosa agia de forma coordenada para garantir que as
licitações fossem vencidas por empresas fantasmas, provavelmente envolvidas no
esquema de fraudes. Além de Quipapá, mandados de busca e apreensão devem ser
cumpridos nas cidades de Garanhuns, Correntes, Terezinha e Caruaru, além do
Recife.
recolhidos documentos e computadores. De acordo com o procurador-geral de
Justiça, Francisco Dirceu Barros, as fraudes ocorreram em vários setores da Administração
Municipal. “Quando se fala em fraude à licitação, a gente não tem um segmento
específico. A licitação é feita por um setor só e ela faz tudo. Atinge
educação, saúde, obras públicas. Sempre que tem fraude em licitação, servidores
também e pessoas privadas, porque as empresas vendem a um ente público. Então,
é um jogo. A corrupção é sempre um misto de servidor público com pessoas
privadas”, disse, em entrevista à Rádio Jornal.
disse que a operação é comandada pelo MPPE e ainda não há inquérito policial. O
prefeito de Quipapá, Cristiano Martins (PSB), foi procurado pela reportagem do
JC, mas não foi localizado. (Com
informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)
liga Angelim a Palmeirina, está recebendo ações de recuperação ao longo do
trecho de 28 quilômetros. A iniciativa do Departamento de Estradas de Rodagem
(DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, e atende à reivindicação
da população, beneficiando diretamente mais de 18 mil pessoas.
![]() |
| Imagem Arquivo/2015. |
recebe a operação tapa-buracos, que deverá ser concluída no final da próxima
semana. Em seguida, de acordo com o Governo de Pernambuco, começarão as demais
melhorias, como roço, capinação, limpeza dos dispositivos de drenagem e dos
acostamentos. Até o final de janeiro, todas as benfeitorias serão
finalizadas.
A PE-187 é uma
das mais importantes vias do Agreste Meridional, região onde está concentrada a
maior bacia leiteira do Estado. Com a realização dessa iniciativa, o Governo de
Pernambuco vai facilitar a mobilidade, melhorar as condições de trafegabilidade
e reforçar a segurança dos usuários. (Com
informações e imagem de http://www.blogdogidisantos.com.br/)
criança de 5 anos na Creche Lar Eterna Aliança, na Cohab 2, aqui em Garanhuns,
vem apresentando duas versões bastante diferentes. De um lado a Mãe do menor,
que afirmou em Boletim de Ocorrências, registrado na Delegacia, que o filho teria sido agredido com
socos e beliscões dentro da cozinha da Creche na última segunda-feira, dia 11,
e de outro, os Professores que atuam na Creche, que garantem serem inverídicos os
fatos narrados pela Mãe junto a Polícia.
agressão, uma professora, de identidade não registrada, ligou para a Mãe do menor para avisar sobre
a criança, que apresentava mau comportamento. “Neste dia, o Garoto insistiu em
ir para um local onde há uma cisterna, havendo risco para as crianças. A Merendeira,
preocupada, pegou no braço da suposta Vítima para impedir que ela se
aproximasse da cisterna. Foi só isso que ocorreu!”, disse uma das Professoras
ouvidas, em reserva, pelo V&C. Ela ainda revelou não saber como a Criança
teria se ferido na orelha.
Ainda segundo um grupo de professores que atua na Creche, a Mãe da
criança chegou a Unidade Escolar bastante alterada e agrediu a Merendeira com socos e
palavras de baixo calão. Um Boletim de Ocorrência também foi registrado pela Merendeira, que é servidora pública de carreira, relatando as agressões sofridas em seu ambiente de trabalho. Ainda segundo os
Professores, o Conselho Tutelar teria sido informado da suposta agressão via Imprensa e não pela Mãe. Para as profissionais que atuam na
Creche Lar Eterna Aliança, que funciona há 17 anos na Cohab 2, a informação de que o
Garoto teria ficado de castigo na cozinha também não procede.
“Estamos muito tristes porque a funcionária que está sendo
acusada injustamente tem um amor muito grande por todas as crianças. Ela trata
todas com carinho e respeito. Em nenhum momento ela tratou mal alguma criança.
E todos, inclusive os alunos, estão sentindo falta dela”, chamou a atenção
uma das educadoras ouvidas em reserva pelo V&C Garanhuns.
Público Municipal, Nivaldo Júnior, ratificou a posição
de que a Mãe sequer esteve no Conselho Tutelar. Já Cristina Gueiros Dias registrou que
“a Merendeira é foi agredida. Acham que ela deveria ter
deixado a criança pular dentro da cisterna? Ela fez um ato correto é está sendo
agora apedrejada”. Já a cidadã Fabiola Araújo, pontuou que acha “muito
estranho alguém machucar uma criança atrás da orelha, tantos outros cantos que
poderia ficar visível em caso de espancamento como estão dizendo , vamos ver as
coisas direito antes de sair apedrejando os outros”.
GOVERNO DE GARANHUNS – Como a Associação Creche Lar Eterna Aliança é conveniada
com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns informou ter
agido imediatamente após ter conhecimento da denúncia e que a Merendeira
acusada pelas supostas agressões foi afastada das suas funções até que os
fatos que envolveram o caso sejam apurados. Ainda de acordo com a nota, um
processo administrativo foi aberto para apurar, tanto a responsabilidade da
Merendeira, quanto da Gestora do Estabelecimento Municipal de Ensino.
manhã desta sexta-feira, dia 15, a partir das 9h, uma solenidade alusiva aos
heróis da Hecatombe de Garanhuns, que completou 100 anos este ano. De acordo
com o Comandante da Unidade, o Tenente-coronel Paulo César Gonçalves, a
homenagem marca o início de um memorial que será lembrado todos os anos.
condecoração mais alta oferecida pela Câmara Municipal de Vereadores de
Garanhuns -, destinada às autoridades militares e civis, como forma de agradecer
pelos serviços prestados à segurança pública. O Prefeito de Garanhuns, Izaías
Régis (PTB); a presidente da Câmara, Carla Patrícia (PTB); o comandante geral
da PM, Vanildo Maranhão, e o chefe da Dinter 1, Alexandre Menezes devem
participar do Evento.
homenagem ao Cabo Cobrinha e demais soldados que faleceram defendendo a vida
de refugiados políticos sob sua guarda na cadeia pública, enquanto lutavam
contra 100 homens armados. O busto foi esculpido pela artista plástica e
oficial da PM da Reserva Remunerada, coronel Telmira Cavalcante Sá.
política desencadeou uma chacina que ficou conhecida como Hecatombe. O episódio
ficou marcado por uma série de assassinatos de comerciantes e políticos, devido
ao resultado da eleição municipal. As mortes foram uma vingança pelo
assassinato do então prefeito eleito, Júlio Brasileiro, pelo opositor político
Sales Vilanova. As vítimas da Hecatombe foram mortas dentro da Cadeia Pública
de Garanhuns, para onde tinham ido procurando proteção. Mais de 15 pessoas
foram mortas no episódio. (Com
informações e imagens de NE10
Interior. CONFIRA)
conhecimento público, o Tribunal Regional Federal (Juiz Joaldo de Lima
Cavalcanti), atendendo pedido do Ministério Público de Pernambuco, condenou o
ex-prefeito e atual vice-prefeito de Brejão, Joseraldo Rodrigues Bezerra,
por improbidade administrativa.
informando que os direitos políticos de Joseraldo estão suspensos. Assim, ele
deve ser afastado do cargo de Vice-prefeito e também da Secretaria de Saúde do
Município, pasta que comanda na administração de Beta Cadengue (PSB). Os
representantes do MP deixaram claro, em sua decisão, que a Prefeita não pode
nomear o ex-prefeito (agora também ex-vice-prefeito) para ocupar qualquer cargo
público no Município.
Ministério Público já estão sendo cumpridas pelos poderes Legislativo e
Executivo daquele Município”. (Com
informações de http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/)
Complementar 376 que visa oferecer uma isenção de 100% de
multas e juros do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) a
proprietários de motocicletas. O benefício será dado a quem quitar os
débitos tributários do veículo, de forma integral, até o próximo dia 28 de
dezembro. A iniciativa é válida para proprietários com débitos até 30
de novembro de 2017, que ainda não foram notificados.
dívida do IPVA deverá ser feito à vista. Caso haja algum questionamento
administrativo ou judicial em tramitação, o dono da motocicleta precisará
desistir do procedimento para ter acesso aos benefícios.
pagamento através de boletos, que podem ser retirados exclusivamente pela
internet, através do site do Detran-PE. O valor do débito para
pagamento à vista, já dispensados os juros e as multas, estará especificado nos
boletos gerados. (Com informações do JC Online. CONFIRA)




















































