Nivaldo Tenório? Pois o seu autor está lançando um novo livro, forte e ainda
melhor. O que comprova tudo o que foi dito naquele primeiro momento.
Confirmação absoluta.
pernambucana através dos seus nomes mais significativos: Nivaldo Tenório e José
Mário Rodrigues, os prosadores, sobretudo contistas de grande
representatividade. Sem esquecer Paulo Gervais e Fernanda Limão, poetas.
Tenho escrito sobre os dois constantemente nesta coluna porque são escritores
não somente na obra, mas também na vida e no comportamento. Isso mesmo. Porque
é preciso que o aspirante a escritor tenha um comportamento de escritor, uma postura
de escritor, leituras de escritor. Parece um absurdo, mas é assim. Não pode ser
escritor quem não lê as obras fundamentais da literatura universal. Não pode
ler qualquer coisa ou qualquer obra. Tem que estar em contato com os maiores,
com os melhores. Sempre. Se estuda qualquer um, aprende qualquer coisa. E
conviver com qualquer coisa é escrever qualquer coisa.
contumaz, que se debruça sobre os melhores, sobre as grandes obras. Esta é, sem
dúvida, a melhor oficina de criação. Ler e ler e ler. Escrever e escrever e
escrever. Trabalhar e trabalhar e trabalhar. Com determinação e coragem. Vem
daí, portanto, a qualidade da obra de Nivaldo, recentemente posta a prova com o
lançamento do livro Ninguém detém a noite, com histórias sutis, personagens
hábeis e textos agradáveis. O que significa uma evolução literária, tomando-se
como exemplo o seu livro anterior, que já tem a marca da boa e eterna
literatura.
Ninguém detém a noite, já disse, mostra a maturidade do autor, um passo
decisivo na obra deste ainda jovem contador de histórias, agora trabalhando
melhor as frases, lapidando-as, tornando-as belas e luminosas. As palavras
estão sempre escondendo outras palavras e, portanto, contando outras histórias.
E revelando, de forma significativa, a tensão narrativa de um autor que se
mostra aos poucos, que provoca o leitor com sua absoluta sedução. Um autor que
traz a sua própria marca a se consolidar com novos trabalhos”. (Reproduzido do Diario de Pernambuco.
CONFIRA)
A Policia está a
procura de um meliante, que na noite da última sexta-feira, dia 8, por volta
das 21h35min, furtou um veículo que estava estacionado na rua Severiano Peixoto,
a popular rua do Cajueiro, no Centro de Garanhuns.
Numa ação rápida,
o Meliante se aproxima do Veículo, um Gol Special, de cor prata, ano
2002/2003 e placa KIW 4780-Garanhuns/PE. Ele meche na porta com uma chave e em
poucos segundos já está levando o veículo.
A Polícia Civil vem utilizando imagens das câmaras de
segurança da área onde foi furtado o veículo para tentar chegar ao criminoso. Pede-se
a quem souber alguma informação que possa identificar o meliante, informe
imediatamente a Policia através do serviço 190. (Com informações e imagens de http://www.arletesantos.com.br/)
Feveres na noite desse sábado, dia 9, dentro da programação de “A Magia do
Natal”, aqui em Garanhuns. Na noite anterior, dia 8, Joanna atraiu cerca de dez
mil pessoas a Avenida Santo Antônio. Além das atrações musicais, o tradicional
Desfile do Papai Noel e a visita a casa do ‘Bom Velhinho’ também reuniram
centenas de famílias.
vindos de várias partes do Nordeste, e também do sul do País. Diante da falta
de leitos nos hotéis, a saída foram as excursões. “Viemos numa excursão de João Pessoa
e como não tem vaga nos hotéis, voltaremos na madrugada”, registrou a paraibana
Célia Alencar, que veio a Garanhuns pela primeira vez neste ano.
tantos ônibus que não havia sequer ruas disponíveis para estacionamento. “Lembra
aqueles encerramentos do Festival de Inverno, quando a programação era boa e os
Ônibus tomavam conta das ruas”, comparou o aposentado André Soares.
é realizada pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e
Cultura e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil,
Ferreira Costa, Uninassau, Mano Imóveis, Casa das Balas, Farmácias FTB e Café
Ouro Verde. A programação oficial está disponível no site www.garanhuns.pe.gov.br. (Com imagens de Camila Queiroz e NF Donte/SECOM/PMG)
traz a informação de um grave acidente automobilístico, que foi registrado no
final da noite de ontem, dia 9, no Centro de Garanhuns. Três veículos se
envolveram no acidente.
V&C, uma Pickup S10 colidiu com um Voyage na rua Manoel Clemente e se
evadiu em alta velocidade. Ao chegar na Avenida Senador Paulo Guerra,
próximo à Igreja Presbiteriana, a S10 colidiu violentamente com um Gol, com
placas de Recife. A violência do impacto foi tanta que os dois veículos
foram de encontro a um poste. Após a batida no Gol, o condutor da S10, não
identificado, abandonou o veículo no local e fugiu a pé.
foram socorridas para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, ficando em observação. São eles:
Geane Luiza Rodrigues de Moura, 45 anos, residente na rua Professor João
Rodrigues – Encruzilhada – Recife; José Correia Cosmo de Melo, 57 anos, residente
na Rua Xavier Pedrosa, Água Fria – Recife; José Ramos Almeida do
Nascimento, 43 anos, residente na rua José Zeferino Agra – Arruda – Recife;
Antônio Leal Barbosa, 50 anos, residente na rua Xavier Pedrosa – Água Fria –
Recife; Gileno Bezerra de Oliveira Vieira, 37 anos, residente na rua José Bonifácio
– Boa Vista – Garanhuns e Cícero Sivaldo de Melo, 36 anos, residente na rua
Estácio de Sá – Boa Vista – Garanhuns. Cícero estava dirigindo o Gol no momento
do acidente. (Com informações e imagens de http://www.vecgaranhuns.com/)
33 estagiários que atuarão na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos
Humanos. Os interessados devem ser graduandos dos cursos de serviço social,
psicologia ou pedagogia, a partir do 4º período. O valor da bolsa oferecida é
de R$ 650.
do site da seleção. O processo será feito com
entrevista e análise de títulos. Na entrevista, serão avaliados conhecimentos
pertinentes às áreas almejadas, comunicação, trabalho em grupo e outras
competências previamente definidas.
momento de inscrição. Os selecionados atuarão na criação do Programa Criança
Feliz. (Com informações de G1 Caruaru. CONFIRA)
muito disputado, a equipe de Arcoverde soltou o grito de campeão da 12ª Copa TV
Asa Branca de Futsal. O time do Sertão bateu Garanhuns por 2×1 na decisão.
placar para Arcoverde nos minutos finais, na falha da defesa adversária. O gol
acordou Garanhuns, que empatou com o artilheiro Rodrigo. Na volta para o
intervalo se deu melhor quem errou menos. O jogo seguiu equilibrado, mas no
erro de passe de Garanhuns, o time sertanejo aproveitou o contra-ataque e Edson
marcou para Arcoverde, dando o título da Copa para o Sertão. A final foi
disputada no Ginásio do SESC, ontem, dia 9, em Caruaru.
individuais, Nilson (Bola), de Garanhuns, foi eleito o melhor goleiro e
Rodrigo, também de Garanhuns, terminou a competição como artilheiro, com 12
gols. O técnico Léo Queiroz e o auxiliar Paulinho Costa, assim como o atleta Paulo
Rafael, também foram considerados destaques da Competição Regional.
a logística do Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de
Juventude, Esportes e Lazer, além do patrocínio da Iza Calçados;
SESC/Garanhuns; Unopar/Garanhuns; Banca Triunfo, Farmácia do Trabalhador de
Paranatama e do Hotel Azevedo. (Com
informações e imagem do Globoesporte.com. CONFIRA)
dia 8. Ele cumpre Agenda Política na Cidade, e vem mantendo contatos com
lideranças de todo o Agreste, além de prestigiar a programação do evento Magia
do Natal.
Garanhuns, Jorge conversou com lideranças de Palmerina, de Garanhuns e de Brejão,
com destaque para o empresário Jandhuhy Bezerra, que disputou a Prefeitura de
Brejão nas eleições de 2016. Recentemente, Côrte Real esteve com o ex-prefeito de Garanhuns, Silvino Duarte, que aspira voltar a vida pública, podendo se candidatar a Deputado Estadual nas eleições do próximo ano.
bases políticas é um meio democrático e efetivo de avaliar e fiscalizar o uso
das emendas que destinei”, comentou o Deputado. “Garanhuns, como
sempre, me orgulha pela qualidade e competência da Gestão”, completou
Côrte Real, se referindo ao parceiro político Izaías Régis, do PTB. É que
diversas obras realizadas pelo Governo Municipal de Garanhuns foram alocadas
através do trabalho parlamentar do Deputado Petebista.
efetuar o pagamento integral do 13º salário dos servidores municipais de todas
as Secretarias e a segunda parcela dos valores do IPSG e da AESGA, na próxima
segunda-feira, dia 11.
uma movimentação econômica significativa nos setores do comércio, de serviços e
turismo. A expectativa é que sejam injetados na economia local mais de 8
milhões de reais. Do total, os valores brutos dos pagamentos, por pasta, são os
seguintes: R$ 1.306.000,00 do IPSG; R$ 6.390,354,50 das demais Secretarias
Municipais e R$ 379.671,36 da AESGA.
quarta-feira, dia 13, mas serão adiantados. Os Servidores efetivos, comissionados,
assim como aposentados e pensionistas receberão o pagamento.
dá tempo de pagar seu IPTU, ISS e taxas em atraso à vista, com desconto de 100%
em juros e multa. Você também pode pagar em: 12x com 75% de desconto em juros e
multas, 36x com 50% de desconto em juros e multas, tudo até o dia 31/12/2017.
Acesse o site: www.garanhuns.pe.gov.br ou procure a Secretaria de
Finanças.
dezembro de 2019. O novo tipo de inspeção vai atingir todos os veículos e será
de caráter técnico e ambiental. A resolução vem do Conselho Nacional de
Trânsito do Ministério das Cidades (Contran). Segundo a norma, a Inspeção Técnica
Veicular (ITV) será realizada a cada dois anos em todos os veículos e será
requisito para o licenciamento anual. O foco, segundo o Contran, é evitar
acidentes pela falta de manutenção dos veículos.
sete passageiros que não tenham se envolvido em acidentes, que farão a primeira
inspeção após três anos do emplacamento. Para veículos de transporte de carga e
passageiros, como VUCs ou vans e ônibus, o prazo será menor, mas varia conforme
a finalidade do Veículo. Essa inspeção poderá ser feita pelos órgãos executivos
de trânsito, como o Detran de cada Estado, ou por meio de pessoa jurídica de
direito público ou privado, desde que credenciada pelos órgãos responsáveis.
apresentarem o que é descrito como Defeitos Muito Graves (DMG) ou Defeitos
Graves (DG) nos freios, pneus, rodas ou equipamentos obrigatórios ou que
utilizem itens proibidos – a resolução não identifica quais são esses
equipamentos. Os veículos podem ser reprovados também na inspeção de controle
de emissão de gases poluentes e ruídos.
inspeção passam a ser contados também defeitos graves no sistema de direção
(mais uma vez a resolução não especifica quais seriam as peças do sistema de
direção e nem quais os defeitos considerados graves). Em caso de reprovação em
qualquer um dos itens ou processos da inspeção, a primeira reinspeção será
gratuita no mesmo local, desde que obedecidos os prazos para realização dos
reparos. (Com informações do JC Online. CONFIRA)
arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) morreu por
complicações depois de ser submetida a cirurgia de remoção do dente
siso. Bruna Ribeiro Correa, de 23 anos, estava internada em uma Unidade de
Tratamento Intensivo (UTI), Bruna morreu nessa
quinta-feira, dia 7. O Corpo foi cremado na tarde de ontem, dia 8, no
Cemitério Morada da Paz, em Paulista.
uma nota oficial lamentando a morte da aluna. Confira na íntegra: “A UFPE e, em especial, o Departamento de
Arquitetura e Urbanismo e o Centro de Artes e Comunicação (CAC) lamentam o
falecimento da aluna Bruna Ribeiro Correa, de 23 anos, ocorrido na manhã de
hoje (7). O velório será realizado a partir das 12h e a cremação, às 18h, no
Cemitério Morada da Paz. Bruna Ribeiro ingressou em 2013.1 no curso de
Arquitetura e estava internada na UTI por complicações depois de uma cirurgia
do siso.”
publicação da matéria, a reportagem do Jornal do Commercio não conseguiu contato com familiares da
jovem para comentar o caso. (Com
informações e imagem do JC Online.
CONFIRA)










































