BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
A
irmã de
Danilo
Taveira da Silva, de 32 anos, Agente

da Polícia Civil de Pernambuco, que
cometeu suicídio na manhã de ontem, dia 27, aqui em Garanhuns, concedeu
entrevista exclusiva a Rádio Jornal e confirmou que Ele sofria de depressão.



Segundo
Mônica Taveira, o irmão apresentava insônia e já vinha
passando por
tratamento psicológico e psiquiátrico. Bastante abalada, Mônica ainda registrou
que Danilo sofria de insônia e que já apresentou problema semelhante em 2008,
tendo se recuperado do quadro depressivo. Ela ainda revelou ao repórter Lenildo
Ramos, que conversou com o Policial minutos antes da tragédia.
  

Danilo Taveira cometeu
suicídio na manhã de ontem, dia 27, na casa em que residia com a Esposa, localizada
na Rua Brejão, na Vila do Quartel, aqui em Garanhuns. Segundo informações ainda
não confirmadas pela perícia, Ele 
teria se trancado no quarto e disparado contra a própria cabeça, tendo
morte instantânea. Danilo atuava na 18º Delegacia da Polícia Civil, aqui em Garanhuns.



Clique em player e ouça a entrevista de Mônica Taveira a Rádio Jornal Garanhuns:


 
A Miss Teen Garanhuns 2017, Giovanna Areias está de volta aos concursos
de beleza.  Ela será a representante de Garanhuns no Miss Teen Pernambuco
2017, que acontece amanhã, dia 29, a partir das 20 horas, no La Casa Recepções,
em Piedade no Recife.
Giovanna (imagem acima) tem 17 anos e é estudante do 3º ano do Ensino Médio no Colégio
Presbiteriano XV de Novembro.  O Miss Teen Pernambuco 2017 é coordenado pela
Agência Fidelis Models Agency.



MISS BRASIL MUNDO – Já a também garanhuense Viviane Félix (imagem ao lado), que é a
atual Miss Pernambuco Mundo 2017, estará representando o Estado no concurso
Miss Brasil Mundo, que será realizado no próximo dia 12, no Hotel do Bosque, em
Angra dos Reis-RJ. O Evento que escolherá a mulher mais bonita do Brasil nessa
versão de Concurso, será transmitido ao vivo pelo site UOL e pela TV Rede Brasil.
(Com informações e imagens de http://www.saullopaes.com/ e http://www.vecgaranhuns.com/)


 

Atualizada as 16h25min. 


O Governador Paulo Câmara (PSB) estará aqui em Garanhuns
nesta sexta-feira, dia 28. O Socialista estará prestigiando alguns polos do FIG
e deverá conceder entrevista coletiva aos órgãos de Imprensa local.
De acordo com a assessoria, Câmara visitará o Palco de
Cultura Popular Ariano Suassuna por volta das 14h30min e em seguida prestigiará
a apresentação do
contratenor
Edson Cordeiro e da Orquestra Jovem de Pernambuco, dentro da programação do
XIII Virtuosi na Serra. O show começa às 16h, na Catedral de Santo Antônio. De lá, Câmara seguirá para a Praça da Palavra. 
Além de Paulo, outros membros do Governo Estadual também
visitam Garanhuns nesta sexta. Destaque para o
secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, que
inclusive, acompanhado por políticos locais, dentre eles os ex-vereadores Sivaldo Albino e Mário Faustino, visitou as obras de construção da Escola Técnica Estadual, que está
sendo edificada em área do parque de Exposições de Animais, no bairro Aloísio
Pinto. 
Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, que também estaria aqui em Garanhuns nesta sexta-feira, cancelou a agenda.(Com imagem de http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/

A noite do samba é uma
tradição no Festival de Inverno de Garanhuns. E nesta sexta-feira, dia 28, o
palco Mestre Dominguinhos recebe uma das maiores sambistas brasileiras, a
carioca Mart’nália. Ela volta a Garanhuns para apresentar o repertório de seu
mais recente e elogiado trabalho, o disco + Misturado. Com mais de 30 anos de
carreira, a artista vai levar ao palco principal composições de Djavan, Caetano
Veloso e Geraldo Azevedo. O show está marcado para começar às 00h30.


Antes de Mart’nália, a partir
das 23h, a força da interpretação e a singularidade vocal da baiana Mariene de
Castro (imagem ao lado) vai tomar o maior palco do FIG. O show é o do álbum Colheita, terceiro
de estúdio e o quinto da carreira da sambista que tem como madrinhas e
referências as cantoras Beth Carvalho e Maria Bethânia. Ela brilhou na novela Velho Chico ao interpretar a alegre Dalva. 
  
Do Recife, Gerlane Lops é um
dos nomes mais expressivos do samba pernambucano e chega no FIG para apresentar
as canções de seu mais recente show Tudo novo de novo. Ela sobe ao palco às
22h. O pernambucano Grupo Terra pesquisa e desenvolve, há 24 anos, o samba de
raiz. Música popular de alta qualidade é o que o público pode esperar do show,
que apresenta o repertório de O samba também é nosso,  álbum bastante elogiado pela crítica local.
Abrindo a noite de samba no palco Mestre Dominguinhos, a cantora garanhuense
Kiara Ribeiro (imagem acima) se apresenta a partir das 20h.
PALCOS POP E FORRÓ – Entre os destaques da noite estão os shows do
pernambucano Tibério Azul, que lança Líquido ou a vida pede mais abraço que
razão, seu segundo disco solo, e da paulista Mariana Aydar, trazendo o
repertório do álbum Pedaço de uma Asa, com canções de Nuno Ramos. Os shows no
palco Pop iniciam às 17h e seguem até por volta das 22h, quando começam as
atrações de forró, com destaque para Flavio Leandro a partir de 1h. Entre os
dois momentos, a banda Rabecado se apresenta no Som na Rural.
PALCO INSTRUMENTAL – Às 17h a Street Jazz Band (imagem ao lado), pioneira em
Pernambuco no estilo Dixieland, sobe ao palco do Parque Ruben Van der Linden.
Em seguida, tem shows de Henrique Albino Trio com repertório regional e frevo,
e Renato Bandeira e o Som da Madeira. A noite encerra com apresentação banda
Noise Viola, atualizando as sonoridades do frevo, baião, maracatu e ciranda.

TEATRO – Às 18h será encenada a peça Mucurana, O Peixe, com
recursos de audiodescrição e libras. O espetáculo é uma adaptação do conto
“O Peixe”, Hermilo Borba Filho, um dos homenageados desta 27ª edição
do Festival de Inverno de Garanhuns. A história traz um homem ingênuo, morador
de rua, que carrega consigo apenas canções, uma lata de farinha e lembranças do
cavalo-marinho.
VIRTUOSI – Um dos cantores eruditos mais populares do Brasil, o
contratenor Edson Cordeiro se apresenta ao lado da Orquestra Jovem de
Pernambuco, dentro da programação do XIII Virtuosi na Serra. O show começa às
16h, na Catedral de Santo Antônio.
O Festival de Inverno de
Garanhuns é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura
e da Fundarpe, e conta também com a parceria da Prefeitura de Garanhuns e apoio
da Cepe Editora, Sesc e Sebrae, além do Virtuosi e do Conservatório
Pernambucano de Música.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A AGENDA COMPLETA DESTA SEXTA-FEIRA.

AGENDA COMPLETA DESTA
SEXTA-FEIRA – DIA 28.
MÚSICA
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Kiara Ribeiro
21h – Grupo Terra
22h – Gerlane Lops
23h – Mariene de Castro (BA)
0h30 – Mart’nália (RJ)
Palco Pop
17h – Alexandre Revoredo
18h – Marsa
19h – Tibério Azul
20h20 – Mariana Aydar (SP)
Som na Rural
Parque Euclides Dourado
21h20 – Rabecado
Palco de Cultura Popular
Ariano Suassuna
12h – Sandoval Ferreira
13h – Orquestra Metais do
Frevo
14h – Coco de Selma
15h – Maracatu Aurora Africana
16h – Coco Canavial do Valmir
e Mestre Biô
17h – Damas e Valetes de
Olinda
18h – T.C.M. Cariri Olindense
(Patrimônio Vivo)
19h – Afoxé Oyá Tokolê Owô
Palco Instrumental
17h – Street Jazz Band
18h – Henrique Albino Trio
19h – Renato Bandeira e o Som
da Madeira
20h – Noise Viola
21h – Maestro Forró
Palco Forró
23h – Forró Pesado de
Garanhuns
0h – As Severinas
1h – Flávio Leandro
Palco Mamulengos e Pontos de
Cultura
Local: Parque Euclides Dourado
16h – O Auto da Compadecida
(Ponto de Cultura Teatro Experimental de Arte – TEA)
Programa do XIII Virtuosi na
Serra (Catedral)
16h – Orquestra Jovem de
Pernambuco, com o contratenor Edson Cordeiro
ARTES CÊNICAS
CIRCO
16h – O Sonho do Palhaço
Preguinho
American Circo (PE)
TEATRO ADULTO
18h – Mucurana, O Peixe
Construtores de Histórias (PE)
Com audiodescrição e libras
Local: Teatro Luiz Souto
Dourado
2ª MOSTRA DE TEATRO
ALTERNATIVO
22h – O Velho Diário da
Insônia
Grupo Independente de Teatro
(PE) | Alessandro Moura
Local: Galeria Galpão
ARTES VISUAIS
Galeria Galpão
18h30 – Execução da 4ª parte
da série de performances
#TECNOLOGIAASERVIÇODAORGIA
Kalor Pacheco
AUDIOVISUAL
Cine Eldorado
18h20 – Sessão Especial
III Mostra de Curtas Nacionais
de Horror
Classificação: 16 anos
Última Puella (Dir: Jota
Bosco, 8 min)
Pray (Dir: Claudio Ellovitch, 15
min)
O Presente de Camila (Dir: Ivo
Costa, 13 min)
Andale (Dir: Petter Baiestorf,
4 min)
A Menina Só (Dir: Cíntia Domit
Bittar, 10 min)
Quarto para alugar (Dir: Enock
Carvalho e Matheus Farias, 21 min)
LITERATURA
Praça da Palavra Hermilo Borba
Filho
9h – FILIG no FIG: Vivência de
Ilustração para Crianças, com a escritora e ilustradora
Rosinha (PE)
11h – Contação de Histórias
com Origamis, com Irene Tanabe (SP)
12h às 14h – Atividades da GRE
– Com poesia, passos e
versos… “Encanto e canto do Cordel.” (Estudantes e
professores da EREM Frei
Caetano de Messina- GRE/AM)
– O Sertão Encantado de
Açucena (Escola de Aplicação prof.ª Ivonita Alves Guerra)14h
– Saraus em Pasárgada
15h – FILIG no FIG: Mediação
de leitura sobre a obra da escritora e ilustradora
Rosinha (PE), com Yalle
Feitosa (PE)
16h – Palestra | A
Responsabilidade do Escritor, com Taciana Valença (UBE)
17h – Sarau |Paraíba
Contemporânea, com as declamadoras do Ariel Coletivo
Literário (PB)
18h – Premiações Literárias:
Conversa com os Vencedores do IV Prêmio Pernambuco
de Literatura e Prêmio Cepe
Nacional de Literatura, Camillo José, Paulo Gervais,
Philippe Wollney e Walther
Moreira Santos, mediação de Nivaldo Tenório (PE)
19h – Lançamento de Livro
|Passos do Meu Caminhar, de Fernanda Lúcia Nicéas Pires
(PE)
20h – Performance Poética |
POEMAPE(NS)AMENTO, com José juva e Camillo José
(PE)
PROJETO OUTRAS PALAVRAS
13h às 17h – Conversa com o
escritor Joseilson Ferreira, vencedor do 1º Prêmio
Pernambuco de Literatura
(Discursos e Anatomias) + Participação do grupo As
Severinas
Local: Escola de Aplicação
Profª Ivonita Alves Guerra
Local: Escola de Aplicação da
UPE (Garanhuns)


 
Um Agente da Polícia Civil de Pernambuco cometeu suicídio na manhã desta
quinta-feira, dia 27, na casa em que residia com a Esposa localizada na Rua Brejão, na Vila do Quartel, aqui em Garanhuns.





Segundo informações ainda não confirmadas pela perícia, Danilo Taveira da Silva, de 32 anos, teria se trancado no quarto e disparado contra a própria cabeça, tendo morte instantânea.


Danilo Taveira era lotado na 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns. O local
onde o fato foi registrado foi periciado e em seguida o Corpo do Policial foi encaminhado ao IML, em Caruaru. 



“O mesmo apresentava sintomas
de depressão e foi orientado pela autoridade policial subscritora (Delegado Luiz Bernardo), que procurasse um Especialista
e foi chamado para conversar pessoalmente com o Delegado Seccional”, registrou
o Delegado Luiz Bernardo, titular da 18ª DESEC. “Toda
equipe da 18ª DESEC lamenta o referido episódio e está consternada com a perda
deste excelente Policial, que contribuiu demasiadamente para nossa Instituição,
com excelentes serviços prestados a sociedade”, acrescentou o Delegado em nota distribuída a Imprensa. 
(Com informações e imagem de http://www.agresteviolento.com.br/)


 
A Associação Nacional de
Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem) divulgou nesta
semana a lista dos 27 concorrentes ao 8º Prêmio Aneprem de Boas Práticas de
Gestão Previdenciária. Entidades Previdenciárias Municipais de 24 Cidades e
três estaduais constam na relação, e Garanhuns é o único Município Pernambucano
na concorrência. 
O Prêmio analisa práticas de
transparência, equidade, ética, e responsabilidade corporativa e social. O
resultado será divulgado durante o 17º Congresso Nacional de Previdência da
Aneprem, em conjunto com o 11º Seminário Paranaense de Previdência da Apeprev,
que acontecem nos dias 18, 19 e 20 de setembro, em Curitiba-PR.


O Instituto de Previdência dos
Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG) foi aprovado numa pré-análise
e segue na disputa. A Entidade foi criada em 28 de dezembro de 2000 e possui 14
conselheiros efetivos, sendo classificada como uma modalidade de unidade
gestora de tamanho médio. O IPSG possui 2.170 segurados ativos, 843 aposentados
e pensionistas, de acordo com informações de dezembro de 2016, totalizando 3.013
servidores.



“No nosso Setor, falamos que esse é como se fosse um Oscar da Previdência.
Estar entre os selecionados já demonstra o compromisso que temos no nosso trabalho
junto ao Instituto”, registrou Marcelo Marçal, presidente do IPSG. (Com informações de
Edméa
Ubirajara/SECOM/PMG)


CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS. 

O promotor de Justiça da Vara de Execução Penal Marcellus Ugiette,
famoso por sua atuação junto a internos do Sistema Prisional em Pernambuco,
entrou para as estatísticas de vítimas da criminalidade do Estado. Ele foi assaltado
com uma arma na cabeça por volta das 14h desta quarta-feira, dia 14, quando
saía de uma agência da Caixa Econômica Federal no bairro de Santo Antônio, na
região central do Recife. O banco fica nos arredores do Palácio do Campo das
Princesas, sede do Poder Executivo Estadual.
Ugiette havia sacado uma quantia em dinheiro, efetuado pagamentos na
agência e foi surpreendido pouco depois de atravessar o portão da unidade
bancária. O que mais o surpreendeu é que o criminoso que o abordou a pé queria
exatamente o paletó do promotor, onde o dinheiro que sobrou dos pagamentos
havia sido guardado. “Alguém de lá de dentro viu e avisou a ele que estava
do lado de fora. Ele foi muito específico. Eu dei minha pasta, mas ele jogou no
chão exigindo meu paletó e o dinheiro que estava no bolso e ameaçando atirar na
minha cabeça”, relatou o promotor ao JC Online.

“Na hora eu fiquei nervoso, não conseguia tirar o paletó, mas tirei
parte do dinheiro do bolso e acabei derrubando as cédulas no chão. Ele me
obrigou a apanhar o dinheiro e a pegar o restante no bolso dizendo que ia
atirar na minha cabeça”, lembra o promotor que acredita ter sido ameaçado
com uma pistola .40. De acordo com Ugiette, a ação demorou mais de dois minutos
e pessoas que passavam pela rua viram a movimentação. “Foi muito cedo,
tinha muita gente passando e um carro chegou a parar do outro lado da rua. Eu
nunca tinha passado por isso. Foi uma sensação horrível”, classifica. Após
pegar o dinheiro, o assaltante fugiu sem capacete na garupa de uma motocicleta
que o aguardava a poucos metros.

INVESTIGAÇÃO – Após o susto, Marcellus Ugiette registrou
ocorrência na delegacia do Cais do Apolo, no mesmo bairro. Em seguida, o Promotor
foi até ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) para tentar
encontrar alguma imagem que ajude a identificar os criminosos.
Em entrevista à Rádio Jornal, Ugiette disse que não quer ser
privilegiado por ser promotor de Justiça. “Estou relatando isso como uma
pessoa comum, eu imagino quantas pessoas são assaltadas diariamente. Isso é
resultado de todo esse equivoco de política de segurança. É uma mostra que
estamos inseguros em todo lugar, não apenas nas favelas. Foi entre 13h30min e
14h. Foi em frente ao Palácio do Governo”, refletiu. (Com informações e imagem do JC e do JC Online. CONFIRA)

 
Com quase 15 anos de carreira,
a jovem paraibana batizada como Lucyane Pereira Alves ganhou o Brasil por levar
o Nordeste em sua voz e o dedilhar da sanfona junto com sua família de músicos
no grupo Clã Brasil. O País inteiro conheceu Lucy Alves em 2013, quando se
tornou finalista da primeira temporada do The Voice Brasil, na TV Globo. Quatro
anos depois, com carreira solo consolidada e sucesso também como atriz de
musical e novela, a cantora sobe ao Palco Mestre Dominguinhos hoje no Festival
de Inverno de Garanhuns, a partir das 22h, para apresentar seu novo show para o
público pernambucano.
“Depois do The Voice eu
conheci muita gente, tive as primeiras experiências com gravadora, veio a
novela Velho Chico… Então considero a minha trajetória algo muito bonito.
Estou crescendo sempre e mais feliz ainda de ter um público muito caloroso que
se identifica com que faço. Eu sou nordestina e tenho esse DNA muito pulsante.
E com a sanfona eu venho cruzando os caminhos e as porteiras todas”, disse
a artista de 31 anos, em entrevista ao JC por telefone.
Tendo o forró como premissa, o
novo show de Lucy Alves abre espaço para uma mistura de gêneros e releituras de
clássicos. Com raízes na música nordestina, a cantora mostra um pouco de suas
influências do jazz, blues, rock e até do eletrônico. “Eu sou muito aberta
ao que anda acontecendo por aí musicalmente e eu busco me conectar da melhor
forma. Estou sempre misturando sem perder a minha raiz”, explica.


A experiência como atriz no
musical Nuvem de Lágrimas e na novela Velho Chico (2016), da TV Globo, fez
muito bem para a cantora. “Hoje eu sou outra pessoa em cima do palco. Mais
desenvolta, desinibida. Tenho mais ferramentas para me comunicar com o público
e interpretar as canções que canto. Tanto o trabalho no teatro musical quanto a
novela me amadureceram muito, artisticamente e pessoalmente”, afirma. Além
de mostrar sua musicalidade, Lucy chega a Garanhuns na carona do sucesso de seu
novo single, Caçadora, que entrou na trilha sonora da novela A Força do Querer,
da Globo, que possui toques de reggaeton: “Estou muito feliz com essa
música. Além de ser divertida para dançar, ela traz uma força feminina dessa
mulher atual, que também se diverte e é dona de si”.
Com diversas passagens por
Pernambuco e trazendo uma banda repleta de conterrâneos locais, a cantora falou
da responsabilidade de se apresentar no palco do FIG. “Eu estou radiante
de voltar neste Estado em tão pouco tempo. Meu São João em Caruaru foi incrível!
Estar ali no palco principal no dia 24, foi algo tão representativo… Até hoje
eu recebo mensagens nas redes sociais depois daquele show. E o FIG é tão
incrível quanto, porque mistura tudo o que tem de melhor no País. E não é só o
forró – que a gente respira desde criança – tem jazz, tem rock… É um festival
muito importante para o Brasil hoje. É muita honra para mim pisar nesse
palco”, declarou.
Na noite do Festival que é
dedicada ao forró, Lucy Alves promete um show eclético para o público de
Garanhuns. Enquanto isso, ela segue em estúdio para a preparação de seu novo
álbum, que será lançado ainda este ano e se prepara para voltar às novelas no
horário das seis, onde viverá um drama social na trama Tempo de Amar, de
Alcides Nogueira, substituta de Novo Mundo, na TV Globo.

Além
de Lucy Alves, o Palco Mestre Dominguinhos ainda reserva para hoje os shows de Mourinha
do Forró (20h); Projeto Setenta com Sete, com Waldonys (CE), Chambinho (SP),
Meninão (RJ), Adelson Viana (CE), Agostinho do Acordeon (PE), Mahatma (PE) e
Terezinha do Acordeon (PE) as 21h e Chico César, a partir das 23h30min. 
(Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)


O Instituto de Apoio à Fundação da Universidade de Pernambuco (IAUPE), órgão
ligado a Universidade de Pernambuco (UPE), será a organizadora da Seleção
Simplificada com 275 oportunidades da Secretaria Estadual de Micro e Pequena
Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq).



A contratação da IAUPE foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE)
dessa terça-feira, dia 25. Os contratos temporários terão duração de 24 meses,
prorrogáveis por iguais períodos, até o limite de 6 anos, conforme a
necessidade do Órgão contratante.

A autorização para realização
de Seleção foi deferida pelo Governador Paulo Câmara via Decreto Nº 44.743, de 18 de julho de 2017. As Vagas
são para as funções de Intérprete de Libras (5); Captador Externo de Vagas (7);
Agente IMO (238) e Psicólogo (7). Os selecionados atuarão nas Agências do Trabalho/SINE-PE, espalhadas
pelos Municípios Pernambucanos, inclusive Garanhuns. (Com informações do JC Online. CONFIRA)




O público que prestigiará os atrativos do 27º Festival de Inverno no
Parque Euclides Dourado vai contar com um Treino Aberto de Artes Marciais.
Trata-se do Arte Marcial também é Cultura no FIG, evento que conta com o
patrocínio do Governo Municipal de Garanhuns.
A ação reunirá atletas de diversas modalidades, como MMA; Jiu-Jitsu;
Judô, Boxe, Muay Thai, Kickboxing e Westling, num treino aberto que acontece
defronte a Biblioteca do Parque no próximo sábado, dia 29. “Vamos reunir os
melhores lutadores de Garanhuns nesse evento, que acontece das 15 as 18 horas e
que terá a nossa coordenação e de Rodrigo Siberiano”, pontua Evandro Silva,
idealizador da realização.

O Arte Marcial também é Cultura no FIG conta com o patrocínio da
Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e de diversas empresas de Garanhuns. (
As Imagens são Ilustrativas)