BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O verdadeiro dono
do avião Cessna Citation 560 em que viajava o ex-governador de Pernambuco,
Eduardo Campos (PSB) na campanha presidencial, e que caiu em Santos, em 13 de
agosto de 2014, matando o então candidato socialista ao Planalto e vários
assessores de campanha, era mesmo do empresário Aldo Guedes. A informação foi
dada à Polícia Federal, em delação premiada, pelo empresário João Carlos Lyra
Pessoa de Melo Filho, segundo afirma reportagem publicada pela revista Veja, em
sua edição deste fim de semana.
João Carlos Lyra
foi preso em junho do ano passado, no âmbito da Operação Turbulência, que
investigou o caso do jatinho – juntamente com os também empresários Apolo
Santana e Eduardo Freire – e negociou o acordo de delação premiada pelo qual,
agora, faz as revelações. De acordo com a reportagem de Veja, Lyra teria
confessado à PF ter feito a compra do avião, mas revelou que o verdadeiro
proprietário seria Guedes, que teria desembolsado cerca de U$ 8 milhões pelo
jatinho, cujo modelo teria sido escolhido pelo próprio Ex-governador, Eduardo
Campos.

Lyra também
admitiu aos procuradores, na delação, que intermediava o recolhimento de
doações não-declaradas para a campanha de Eduardo Campos à Presidência, mas
afirmou que depois entregava tudo a Aldo Guedes, o “cabeça” da gestão do
dinheiro. O empresário falou ainda aos investigadores que a comunicação entre
ele e Guedes se dava por celulares registrados em nome de terceiros, e os
encontros geralmente aconteciam na garagem do seu prédio.
Ao contrário de
João Carlos Lyra, Aldo Guedes não está preso. Os dois são investigados também
pelo Ministério Público Federal (MPF) em outro inquérito, do qual ainda faz
parte o senador pernambucano pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Fernando
Bezerra Coelho, por denúncias de recebimento de propina pago por empreiteiras
envolvidas nas obras da Refinaria Abreu e Lima, em Suape.


NO AGUARDO – Ao comentar a reportagem de Veja, o advogado
de Aldo Guedes, Ademar Rigueira, limitou-se a afirmar que seu cliente já foi
ouvido no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF), quando esclareceu não
ser o dono do avião. Diante das acusações de Lyra, porém, segundo o defensor,
Guedes não pretende reagir judicialmente. “Vamos aguardar. O depoimento (de
Lyra aos procuradores) deve gerar nova investigação, e então vamos nos
defender”, explicou. Rigueira lembrou ainda que até o momento não foram
apresentadas provas materiais contra Aldo Guedes que comprovassem a propriedade
do avião. “Delação premiada tem que ser acompanhada de provas materiais”,
completou. (Com informações e imagens de
http://www.blogdogidisantos.com.br/)




A Guarda Municipal de Garanhuns, em conjunto com o grupamento de Moto
Patrulha, localizaram na manhã de ontem, dia 23, um veículo, que havia sido
roubado na rua Barão do Rio Branco, no Centro da Cidade.

De acordo com informações do portal Agreste Violento, a Kombi, de cor azul e placas não registradas, foi
localizado por trás da Escola Municipal Gabriela Mistral, localizada nas imediações
do Centro. O proprietário 
do Veículo, de identidade não
registrada, ainda não tinha prestado queixa do furto, todavia foi localizado
pelos membros da Guarda Municipal através dos documentos encontrados no interior
do automóvel.

Após averiguação na documentação, a Kombi foi entregue ao proprietário,
que foi orientado a prestar queixa na Delegacia, já que foram subtraídos o
aparelho de som e alguns pertences de dentro do Veículo. (Com informações e
imagens de
http://www.agresteviolento.com.br/


Os turistas e a população em geral que estiver curtindo o 27º Festival de Inverno
poderão conhecer de perto os atrativos do Planetário Digital Mauro Souza Lima,
que fica localizado no Parque Euclides Dourado.

As
sessões do planetário abordam temas variados, explorando a astronomia, com uma
visão privilegiada do sistema solar e dos fenômenos astronômicos, à biologia,
permitindo um passeio no interior do sistema sensorial humano ou mesmo de uma
célula. Além disso, o sistema do planetário conta com um software de simulação
astronômica que permite fazer um estudo ao vivo, abrindo espaço para abordar um
tema específico a pedido do professor.

Durante
o FIG, até o dia 29, o planetário está atendendo ao público todas as manhãs.
São quatro sessões que acontecem às 10h, 10h30min, 11h e 11h30min.
São
distribuídas senhas a 30 minutos de cada sessão – que são abertas ao público de
qualquer idade.

PLANETÁRIO – Inaugurado
em 2015, o espaço tem capacidade para 40 pessoas e disponibiliza duas
vagas para cadeirantes. Trata-se do primeiro equipamento instalado no Nordeste
em estrutura geodésica e conta com tecnologia digital onde, ao longo do ano,
acontecem aulas de astronomia, biologia, meio ambiente, entre outras ciências. (Com
informações e imagens de
Thayna Chaves
e Cloves Teodorico/SECOM/PMG).



 
Começam nesta segunda-feira, dia 24, as inscrições do tão aguardado
concurso público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que
irá abrir 109 vagas para cargos nos níveis técnico e superior. O Certame era
esperado desde o primeiro trimestre deste ano e foi adiado diversas vezes,
segundo o Tribunal, para tornar sua realização parte da comemoração pelos 195
anos da instituição, que serão completados no dia 13 de agosto.
Os concurseiros de plantão terão até o dia 24 de agosto para garantir a
participação na seleção, cujas provas serão realizadas no domingo dia 15 de
outubro. Os cargos disponíveis terão remunerações de R$ 4.222,45 e de R$
5.502,12 para os níveis técnico e superior, respectivamente, além de benefícios
como auxílio-alimentação de R$ 900 e auxílio-transporte de R$ 193,60. A
validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

As inscrições no concurso deverão ser feitas através do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação
(IBFC)
 e
custarão R$ 55 para os cargos de nível médio e R$ 63 para os de nível superior.
O Concurso será a estreia em Pernambuco da banca organizadora, que já esteve à
frente de seleções como a do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
(TCE-RJ), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e do Ministério Público de
São Paulo (MPSP).


As provas serão realizadas em todas as mesorregiões do Estado, nas
cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Carpina,
Limoeiro, Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Araripina e Petrolina.
Para todos os cargos serão aplicadas duas provas no mesmo dia: a primeira
objetiva, de múltipla escolha, e a segunda discursiva. O tempo total para
responder a todas as questões será de quatro horas. (Com informações e arte do JC Online. CONFIRA)


 
Mostrando a pluralidade de opções para diversão e
formação cultural, o público que visita Garanhuns durante o 27º Festival de
Inverno também pode conferir o que a sétima arte tem a oferecer. A 13ª Mostra
de Cinema está sendo exibida no Cine Eldorado.

A entrada é gratuita e pode
ser retirada uma hora antes da exibição de cada filme. Nesta segunda, dia 24, a
partir das 18h20min, a série Giga, de Taciano Valério, será exibida durante a
mostra. O produto audiovisual foi ambientado no Agreste Pernambucano e teve
cenas filmadas em Garanhuns. Após a exibição, a equipe baterá um papo com o
público sobre a produção do filme.

Segundo Milena Evangelista, coordenadora de Audiovisual
da Secretaria Estadual de Cultura, cerca de 3 mil pessoas devem visitar o local
durante o FIG. “Os filmes infanto-juvenis recebem um grande público e como já
virou tradição, fizemos uma programação específica. Os filmes são sempre
exibidos às 14h.  Além disso, temos a programação de filmes adultos e
alguns são seguidos de debates com os cineastas”, explica a coordenadora, que
ainda complementou sobre a sessão especial de filmes de horror, que será na próxima
sexta-feira, dia 28, dando assim encerramento à mostra.
(Com informações de Daniela
Batista e Cloves Teodorico e imagens de Camila Queiroz/SECOM/PMG).



Clique AQUI
para conferir a programação completa da 13ª Mostra de Cinema do FIG 2017.


Com uma solenidade marcada por
emoções e homenagens, a Unopar Garanhuns inaugurou na última sexta-feira, dia
21, o seu novo Campus Universitário. Na ocasião, a professora Eliane Simões
Vilar e o Médico Jurandy Araújo (imagem abaixo) foram homenageados pela direção da Instituição
e tiveram os seus nomes gravados nos núcleos
Científico e Acadêmico da nova Unidade. O Prefeito Izaías Régis (PTB) e
o Vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC) prestigiaram o momento, assim como
representantes dos mais diversos segmentos da sociedade garanhuense.

Localizado na rua Luiz Roldão
de Araújo, s/nº, bairro José Maria Dourado (antigo prédio da Brahma), o Campus
Universitário do Polo Garanhuns da Universidade
Norte do Paraná possui quatro blocos: Núcleo Acadêmico; Núcleo
Administrativo-financeiro; Núcleo Cientifico e Espaço Gourmet Universitário. O Espaço
tem 11 mil metros quadrados de área total e quase 1.400m² de área construída,
se configurando como o maior polo de educação a distância da Unopar em
Pernambuco.
Além de oferecer os cursos
100% a Distância, em que os alunos conduzem seus estudos em sua residência e estão
presentes na Universidade apenas para realização das provas presenciais, a
Unopar Garanhuns também disponibiliza os cursos presenciais conectados ao vivo,
nos quais os alunos vão ao Campus uma vez por semana; assistem as aulas;
realizam as atividades presenciais e fazem as avaliações periódicas.
A Instituição também oferece
cursos semi-presenciais. É o caso dos Bacharelados de Educação Física e
Enfermagem, nos quais os alunos participam de uma aula presencial conectada ao
vivo e de aulas práticas presenciais em quadras de esportes e laboratórios,
respectivamente. Segundo a direção da Unopar, com
a nova estrutura, que chama a atenção pela modernidade, a Unopar Garanhuns
ampliará o seu calendário de atividades e projetos presenciais, assim como
implantará novos cursos a partir de 2018. 
“Muito
feliz por participar deste momento. As novas instalações da Unopar impressionam
pela estrutura e organização. Parabéns aos jovens empreendedores Ademilto
Correia e Carlos Vilar e ao administrador Gustavo Vilar. 
Obrigado por acreditarem no potencial econômico da
nossa Cidade”, pontuou o Prefeito Izaías Régis durante a solenidade.



 
Atividades indispensáveis nas academias de ginástica de Garanhuns e de
todo o País, as modalidades de dança colaboram não só para o processo de
emagrecimento, como também trazem uma série de benefícios aos praticantes.
Melhoras da postura, coordenação motora e autoestima são apenas alguns dos
ganhos apontados por quem faz questão de movimentar o corpo ao som de ritmos
diversos.
Entre essas vantagens, há ainda a introdução do aluno em outros
exercícios, como na musculação, pois, geralmente quem escolhe dançar está
tentando fugir do treino de força em um primeiro momento. “A dança auxilia
no emagrecimento e também é ponte para a musculação, porque traz você para
dentro da academia. É uma atividade prazerosa, que pode ser feita por ambos os
sexos. Quem começa não quer mais parar. Vai ganhando condicionamento
físico”, comenta um Professor de Dança que ministra aulas em diversas
Academias de Garanhuns.

Além do prazer, outro fator que costuma atrair alunos à dança é o alto
gasto calórico proposto pelas modalidades. Com durações que oscilam entre 30 e
60 minutos, as aulas prometem consumir, pelo menos, 500 calorias por sessão.
“Se não vou, sinto falta. Dançando, eu extravaso, funciona como uma
terapia mesmo. É um momento de lazer com as amigas, trabalha a resistência,
mexe com a frequência cardíaca e aumenta a auto-estima. Dançar é movimentar o
corpo, não deixar ele parado”, registra a empresária Luciana Souza, que
pratica a atividade três vezes por semana na Duo Academia.

CORPO, SAÚDE E MOVIMENTO – E com a proposta de introduzir a dança na
vida dos Garanhuenses, de forma gratuita, o Governo Municipal de Garanhuns
implantou neste ano o projeto Corpo, Saúde e Movimento. “São aulas de dança,
zumba e ritmos variados, ministradas gratuitamente no Parque Euclides Dourado.
A resposta do público mostra que o garanhuense adotou as modalidades de dança
como um estilo de vida, tanto no processo de emagrecimento, quanto na
manutenção a saúde”, pontua o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos
Eugênio, que coordena a Ação.
“Com o rigoroso período de chuvas (mais de 60 dias ininterruptos), o
Projeto teve uma pausa, mas volta com força total no próximo dia 5 de agosto,
agora num espaço coberto, a quadra do Colégio Diocesano”, registra Eugênio. O
Corpo, Saúde e Movimento conta com o apoio das Secretarias de Comunicação
Social e Saúde, bem como com a parceria da Vip Academia e do Colégio Diocesano
de Garanhuns. 


Durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Praça Souto
Filho, popularmente conhecida como Praça da Fonte Luminosa, recebe a “Praça da
Palavra”, um espaço dedicado à literatura. O Polo de Literatura recebe
apresentações culturais, além de venda de livros e cordéis de escritores
garanhuenses, estandes de editoras, entre outros atrativos.
A programação teve início na manhã de ontem, dia 22, com uma ação
educativa realizada pelo Sesc/PE, intitulada “Brincando e Cantando com
Expressões Populares”. Em seguida, foi a vez da oficina infantil de confecção
de marcadores de livros. A programação na Praça da Palavra segue até o sábado,
dia 29.



Neste ano, um diferencial da Praça da Palavra são as capas de livros
recicladas feitas de papelão pela ilustradora franco-brasileira Alicia Cuerva.
A ilustradora recolhe papelão nas ruas e transforma o material em obra de arte. 


“Cato papelão nas ruas e no comércio e utilizo esse papelão para fazer as capas
dos livros. Por dentro, eles são comuns, impressos e feitos de papel, mas a
capa de papelão é pintada de maneira individual. Por isso, cada capa é única e
depois é só fazer a costura para tornar o livro um produto artesanal e único já
que as capas nunca se repetem porque são feitas à mão”, disse a Ilustradora. (Com informações de Thayna
Chaves e Imagens de
Nichole de Andrade/SECOM/PMG)

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.

Um veículo clonado
foi retido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nessa sexta-feira, dia 21, na
BR-423, aqui em Garanhuns. O Motorista, de 39 anos e identidade não registrada,
informou que havia adquirido o veículo há cerca de um ano em um leilão na
Paraíba.
Durante uma
fiscalização no quilômetro 92 da Rodovia, os Policiais realizaram uma
verificação minuciosa em um carro popular (Fiat Uno) e descobriram diversas
adulterações nos sinais identificadores do Veículo. Foi constatado que o motor
havia sido roubado no ano de 2016, na Paraíba, e as placas eram idênticas a de
um veículo regularizado e da mesma marca.

O Motorista foi
encaminhado junto com o carro à Delegacia Regional de Garanhuns, que irá
investigar o caso.
(Com informações e
imagem do G1/Caruaru. CONFIRA)


 
As Testemunhas de Jeová estão
convidando toda a população do Agreste Meridional para assistir ao Congresso Regional
de 2017: “NÃO DESISTA!”. O Evento acontece em dois momentos, ambos no município
de Caetés, no Centro Municipal de Eventos, nos dias 4, 5 e 6 de agosto
(Primeira Edição); e nos dias 11, 12 e 13 (Segunda Edição). A programação
inicia-se pontualmente às 9h20min e termina às 16h50min.
Estima-se um público superior
a 1.500 pessoas, diariamente, ao local em cada uma das sessões para assistir à
Reunião Bíblica. No Brasil, haverá mais de 557 congressos em cerca de 170 Cidades.
O evento é inteiramente gratuito e não se fazem coletas.


Durante os dias do Congresso,
serão apresentadas diversas palestras relacionadas ao tema principal: “Não
Desista”. As Testemunhas de Jeová prepararam mais de 50 partes – discursos e
vídeos – para serem mostrados durante a programação. “Além disso, uma
minissérie para ajudar as famílias será apresentada em três partes, de
sexta-feira a domingo: LEMBRE-SE DA MULHER DE LÓ. As sessões da manhã e da
tarde de cada dia começarão com um vídeo musical preparado especialmente para a
ocasião”, registra Linaldo Biu Teixeira, porta-voz do Evento.
Para maiores informações, ligue: (87) 98110-4261
/ (87) 99903-1000 / (87) 99600-2193 e (87) 99663-5051.