BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
As livrarias estão cheias de
livros com receitas para ser mais feliz, para ser mais saudável, para ser um
eficiente e, claro, para fazer alimentos. A ficção, no entanto, costuma
procurar ser o oposto disso: uma boa narrativa serve mais para desfazer manuais
do que para reiterá-los. É por isso que o título do volume de contos Receita
para Se Fazer um Monstro (Record), do escritor garanhuense Mário Rodrigues,
brinca com o termo – trata-se de uma anti¬autoajuda, uma série de anti-fábulas,
como descreve o autor.
A obra de Mário foi uma das vencedoras
do Prêmio Sesc de Literatura deste ano na categoria contos. Hoje, a partir das
19h, no Sesc Santa Rita, ele faz o lançamento do livro no Recife junto com
Franklin Carvalho, da Bahia, que venceu a categoria de romance da honraria com
Céus e Terra.
Mário, que tem dois romances
publicados, já havia batido na trave em edições anteriores: ficou entre os
finalistas e ganhou menção honrosa. “Recomendo o prêmio para autores inéditos
por dois motivos. Primeiro, a Record é uma das editoras com melhor distribuição,
que é um problema no Brasil. Depois, porque o Sesc faz um roteiro com os
autores vencedores para lançamentos e eventos, o autor circula junto com o
livro”, destaca.
Receita para Se Fazer um
Monstro é um volume de contos dividido em sete partes. Com trechos curtos, de
cerca de duas páginas cada, traz relatos da infância – e de parte da
adolescência – de um mesmo personagem, o que empresta para o volume um ar de
romance. “É um híbrido. De fato, queria brincar com a fronteira dos gêneros,
com a ambiguidade. Acho que o livro funciona como um caleidoscópio: dependendo
de como você o observar, ele fica diferente”, explica. “Queria deixar o leitor
na corda-bamba entre os dois formatos.”
INFÂNCIA – No livro, o narrador é sempre o mesmo: um adulto sem
nome, que conta as histórias de quando era criança. Ele (e um pouco de cada um
de nós) é o monstro de que o título fala, e sua vida é a receita. “Eu penso
muito na estrutura do livro antes de fazê-lo. Antes de começar, eu queria fazer
um livro sobre a maldade – afinal, vivemos em um mundo racista, misógino,
homofóbico. Queria entender de onde vem a maldade. E voltei à infância, pois
dizem que lá você encontra a explicação do adulto. E a infância é cruel”,
conta.
Os contos mostram um
personagem que sofre um tratamento cruel da mãe e do irmão e, ao mesmo tempo, é
capaz de humilhar ou agredir sem piedade os colegas e desafetos. “Cazuza fala
da inocência cruel das crianças. E, nos anos 1980, a infância era mais cruel:
ainda não havia o politicamente correto”, aponta. Com ironia, o narrador vai
falando das lições, sempre sádicas e cínicas, que foi tirando de cada vingança,
agressão e perversão.
Mário fala de Receita para Se
Fazer um Monstro como uma anti-fábula não é por acaso: se elas tentam
domesticar a infância com uma moral bem explicada, as histórias do livro trazem
morais invertidas, dicas para ser um humano pior. “Quis revelar um universo que
desromantiza a infância. Não há esperança nem ali e nem na vida adulta”,
define.
Os contos também possuem uma
unidade na forma da escrita. O leitor pode procurar, mas em nenhum momento vai
encontrar uma vírgula sequer na obra: o narrador-personagem prefere os
travessões e os dois pontos, que o lembram de espingardas de cano duplo. “Além
do tema e do personagem, sempre penso antes na linguagem do livro. A ideia era
mostrar como a maldade foi infundida no personagem pela mãe, pelo irmão, pelas
brincadeiras, como ela ficou na veia dele mesmo. A linguagem desse sujeito
precisava ser bruta, crua. Ele quebra as frases no meio como quebra os ossos e
dentes dos outros meninos”, reflete.

Autor de Garanhuns, Mário é
mais dos talentos literários da cidade, que revelou nos últimos anos nomes como
Helder Herik e Nivaldo Tenório, que criaram juntos a editora U-Carbureto. É
difícil especular a razão de tantos escritores consistentes juntos. “Pernambuco
como um todo é forte literariamente. Poderia romantizar Garanhuns com o frio e
o Festival de Inverno, mas não é isso. É uma coincidência termos surgidos ao
mesmo tempo, na mesma geração. Somos, mais do que autores, grandes leitores,
leitores críticos”, defende Mário, que cita outros nomes promissores como Paulo
Gervais, Mateus Rocha e Wagner Marques. (Com
informações e imagens do Jornal do Commercio. CONFIRA)

O último leilão do ano de veículos apreendidos pelo Detran
Pernambuco já tem data marcada. A 13ª edição será na próxima quarta-feira, dia
14 de dezembro, a partir das 10h30min, no pátio da empresa Coliseum, em Vitória
de Santo Antão, no km 41 da BR-232. Serão disponibilizados 351 veículos, entre
carros e motos, para lances do público.


O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, após
60 dias de apreensão, os veículos não reclamados por seus proprietários sejam
leiloados. Charles Ribeiro, presidente do Órgão, explica que os leilões
devolvem às ruas veículos com condições pra isso e contribui para a reciclagem
dos veículos irrecuperáveis (sucata).


Nos dias 12 e 13, entre 9 e 16h, os interessados podem
fazer a visitação prévia, que ocorre no mesmo endereço do leilão. O edital,
contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas,
documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes,
pode ser acessado clicando
AQUI.


O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para 102 vagas para
cargos de Administrador, Analista Técnico de Políticas Sociais e Contador – o
salário inicial chega a R$ 5.744,88. Com taxa de R$ 67, o período para se
inscrever vai até 5 de janeiro de 2017, com a realização das provas prevista
para 19 de fevereiro. Confira o edital clicando AQUI.
São 25 vagas para ampla concorrência para cada um dos três cargos, com
duas para pessoas com deficiência e outras sete para candidatos autodeclarados
negros. A distribuição das vagas se dará entre os 34 Distritos Sanitários
Especiais Indígenas – em Pernambuco, a sede fica no Recife e é disponibilizada
uma oportunidade para cada cargo. A Inscrição é feita através do site da organizadora, o
Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional
(Idecan)
.

O Certame será por meio de provas objetivas de múltipla escolha e
discursivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório –
com exames de língua portuguesa, raciocínio lógico, conhecimentos gerais e
conhecimentos específicos.
(Com informações
da Folha de Pernambuco. CONFIRA)

 
O Senac abriu as
inscrições para cursos técnicos na modalidade Educação a Distância (EAD) aqui
em Garanhuns e nos municípios de Caruaru e Petrolina. A Instituição oferece um
total de 180 vagas para cinco cursos nas unidades citadas. Os interessados
devem realizar a inscrição até o dia 19 de março de 2017, através do site: www.ead.senac.br.
Garanhuns aparece
com trinta vagas para o curso de Técnico em Informática. Já a unidade de
Caruaru tem três opções de cursos disponíveis: Informática, Segurança do
Trabalho e Transações Imobiliárias. Enquanto que Petrolina oferece vagas para
dois: Design Interiores e Guia de Turismo. As aulas, que iniciam no dia 3 de
abril, oferecem conteúdo virtual e encontros presenciais realizados uma vez por
mês no polo vinculado, com participação de profissionais via webconferência.

Além do nível
técnico, o Senac tem vagas de educação a distância também para os cursos livres
e superiores. Atualmente, são 137 cursos livres em diversas áreas, como Beleza,
Comércio, Comunicação, Gestão, Hospitalidade, Produção Alimentícia, Idiomas,
Informática, Meio Ambiente, Moda, Saúde, Segurança e Turismo.

 
Boa notícia para os Concurseiros de Plantão! De acordo
com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) estão previstas vagas para nível
médio no
Ministério da Fazenda, cargo de Assistente Técnico-Administrativo. O Projeto
também conta com vagas para a Receita Federal,
totalizando cerca de 400 oportunidades.
“No ano de 2017 espera-se a realização de concurso para o cargo de Assistente
Técnico-Administrativo e para o cargo de Auditor e Analista da
Receita Federal, com previsão de seleção de 400 servidores”, informa o Projeto. O
PLOA seguirá para o Congresso e em seguida à sanção presidencial. A expectativa é
que o Concurso seja uma das exceções da suspensão dos concursos públicos para
2017, tendo em vista a grande necessidade de pessoal do Órgão.

Para concorrer ao cargo de assistente técnico-administrativo é
necessário o nível médio completo. O salário do cargo chega a R$ 3.756,82,
já com o auxílio-alimentação no valor de R$ 458,00. O regime estatutário, que
garante estabilidade, e o salário atrativo, faz o concurso ainda mais atraente,
com tendência a ser bastante concorrido.

ÚLTIMO CONCURSO MINISTÉRIO DA
FAZENDA –
O último concurso
realizado para área de apoio, função de assistente técnico-administrativo do
Ministério da Fazenda aconteceu em 2014. Na época foram oferecidas 1.026 vagas,
em que os inscritos foram avaliados por meio de provas objetivas, de Língua
Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Conhecimentos de Informática,
Atualidades, Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Ética do Servidor
na Administração Pública, Administração Pública Brasileira e Regime Jurídico
dos Agentes Públicos. Foram 263.770 inscritos para as 1.026 vagas 
oferecidas, representando uma média de 257 candidatos por vaga.

 
À tarde dessa quarta-feira, dia 14, promete ser bastante movimentada nas
imediações do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, localizado na Avenida Rui
Barbosa. É que a Justiça Eleitoral promove a partir das 15h, a solenidade de Diplomação
dos Políticos Eleitos no último pleito aqui em Garanhuns.
O Prefeito Reeleito Izaías Régis (PTB); o Vice-prefeito Eleito Haroldo
Vicente (PSC) e os vereadores eleitos Luzia da Saúde (PTB); Gersinho Filho
(PTB); Zaqueu Lins (PRB); Marinho da Estiva (PHS); Carla de Zé de Vilaço (PTB);
Betânia da Ação Social (PTB); Professor Márcio (PHS); Alcindo Correia (PC do
B); Gil PM (PSC); Daniel da Saúde (PSC); Audálio Filho (PSDC); Ary Júnior (PTB)
e Tonho de Belo do Cal (PSDB), bem como os legais suplentes das Coligações que
disputaram o pleito proporcional, serão diplomados, certamente, num clima
festivo.


A expectativa é que a Solenidade seja marcada por uma expressiva
participação de autoridades e membros da sociedade local. O Momento será
presidido pelos juízes Enéas Oliveira da Rocha e Francisco Milton Araújo Júnior
e também deve contar com representantes do Ministério Público de Pernambuco.




 
Quem não foi perdeu! Esse é o sentimento dos que prestigiaram a
apresentação da Orquestra Super Oara na noite de ontem, dia 10, no Natal Luz de
Garanhuns. De acordo com a organização do evento, o público desse Sábado é
recorde desta edição.
Antes dos arcoverdenses, cerca de 80 crianças e adolescentes que integram
o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos Centros de
Referência de Assistência Social (Cras’s) Magano e Boa Vista, abrilhantaram o
Desfile de Papai Noel; todas fantasiadas e em carros alegóricos com referências
a diversas passagens bíblicas.
A primeira apresentação do Palco Prefeitura foi do cantor garanhuense
Marcelo Francisco, com o show “Falando de Amor”. Seu repertório, marcado por
clássicos de música romântica, teve participações especiais das cantoras
Belinha Lisboa e Geiici Gomes; além de uma releitura da música “Vestido Estampado”,
com o sanfoneiro Mateus Cordeiro.


E pelo segundo ano consecutivo, a Orquestra Super Oara brilhou em
Garanhuns. “A sensação de estar aqui e de ver um público muito empolgado, que
se encaixa com a maneira que se apresenta a Orquestra, o que causa uma
interatividade bacana com quem está assistindo”, registrou Elaque Amaral, um
dos líderes do Grupo Musical formado em 1983.

HOJE TEM MAIS – A programação do Natal Luz continua no Palco
Prefeitura, neste domingo, dia 11. A partir das 18h tem os tradicionais Desfile
de Natal e a visitação à Casa do Papai Noel. Logo em seguida, os shows do Palco
Prefeitura reservam o Musical do Colégio Monsenhor Adelmar (CMA) e o “O Verdadeiro
Sentido do Natal” a partir das 19h30min. Música dos Sentidos de São Bento do
Una e Som do Coração de Garanhuns vêm logo em seguida e encerrando a
programação, por volta das 21h30min, o garanhuense Hercinho apresenta-se com o
show “De certo interior pra fora”. (Com
informações de
Aquilles Soares e imagens de
Camila
Queiroz/SECOM/PMG)

Essa é destaque no Blog do Magno:
“O resultado das urnas na eleição deste ano no município de Iati, pode
ser revertido na Justiça. Os integrantes da coligação “Por uma Iati melhor”,
formada pelos partidos DEM, PSD, PTdoB, SD e PRP e encabeçada pelo ex-prefeito
Alexandre Tenório, entraram com um pedido de investigação junto ao Tribunal
Regional Eleitoral, Ministério Público Federal e Polícia Federal, alegando que
o prefeito eleito, Tonho de Lula, cometeu abuso de poder econômico e captação
ilícita, além de fraude nas eleições.
De acordo com a denúncia protocolada pela oposição, Tonho de Lula e
correligionários, colocaram em prática um “plano eleitoral criminoso”, com o
objetivo de “fraudar e mudar o resultado das eleições municipais”, em Iati. 
Ainda segundo a denúncia da coligação representada pelo ex-candidato
Alexandre Tenório, a execução do plano se deu com a prévia compra, mediante
pagamento em dinheiro, do voto e do apoio político dos candidatos a
vice-prefeito e vereadores da coligação “Iati em Mãos Limpas”, que tinha como
candidato à reeleição o prefeito Padre Jorge (PTB).

A denúncia tem por objetivo, segundo os opositores do Prefeito Eleito,
anular o resultado das eleições do último dia dois de outubro. O julgamento da
denúncia acontece na próxima terça-feira, às nove horas da manhã, no Fórum de
Águas Belas. O responsável pela audiência será o juiz da 64º Zona Eleitoral,
Lucas Tavares Coutinho.
(Com informações
de http://blogdomagno.com.br/ver_post.php?id=169714)

Saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI ou AQUI

Três homens foram flagrados
com R$ 50 mil, um revólver sem documento de porte obrigatório e equipamentos
eletrônicos sem nota fiscal,  na BR 423, aqui em Garanhuns. A ação foi
registrada durante uma fiscalização da Operação Lei Seca (OLS) e da Polícia
Rodoviária Federal (PRF).

Durante o comando de combate à alcoolemia, os
agentes deram ordem de parada a um veículo com placas de Sergipe e 
localizaram no porta-malas 
R$ 43.660,00 em espécie, R$ 6.400,00 em cheque,
um revólver calibre 38 com 11 munições, 22 tablets e 45 impressoras térmicas.
Os ocupantes do veículo informaram que trabalham em uma empresa de apostas
online, mas não apresentaram nenhuma documentação de origem do dinheiro. 
O trio foi
encaminhado junto com o dinheiro,  a arma e os eletrônicos à Delegacia de
Polícia Civil de Garanhuns, para a continuidade dos procedimentos legais.
(Com informações e imagens da PRF)

A Unidade Agreste Meridional
do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE)
firmou, nesta sexta-feira, dia 9, um acordo de parceria institucional com a
Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) para realizar atividades em incentivo
ao empreendedorismo. As ações serão interligadas ao curso de bacharelado em
Administração da autarquia e devem ser iniciadas no mês de fevereiro de 2017.
O acordo prevê que o Núcleo
Integrado de Práticas Administrativas (Nipa) – espaço físico nas dependências
da Aesga – funcione, em dias a serem definidos, no período noturno, repassando
informações gerais sobre formalização, dicas para abrir ou alavancar o negócio,
entre outros tópicos. Os atendimentos terão momentos itinerantes. Palestras,
oficinas e consultoria estão previstos na estratégia de execução dos
trabalhos. 
De acordo com a gerente da
Unidade Sebrae Agreste Meridional, Gerlane Melo, o Sebrae vai dar todo o
suporte técnico ao espaço. “As atividades vão ajudar diretamente os potenciais
empresários e micro e pequenos empreendedores de toda a região, pois a
instituição tem alunos de municípios circunvizinhos a Garanhuns, então nossa
expectativa é a melhor possível”, destaca. 

Para a presidente da Aesga, Giane
Lira, a parceria vai complementar a formação acadêmica dos estudantes.
“Independente de curso, o que teremos nesse ponto fixo é a prática de mercado.
Podemos considerar como a soma de conhecimentos que eles, no caso os alunos de
Administração em específico, já têm em sala de aula. Quem procurar o espaço vai
adquirir dicas valiosas do Sebrae, e nós daremos todo o suporte necessário”,
enfatiza.

A assinatura do acordo de parceria
institucional aconteceu no gabinete do Palácio Celso Galvão, contando com a
presença do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis; secretário de Desenvolvimento
Econômico, Geandré Nogueira; além da presidente da Aesga, Giane Lira; a gerente
da Unidade Sebrae Agreste Meridional, Gerlane Melo; e o analista, gestor do
projeto, Jefferson Fernandes.