BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Essa é destaque no site da
revista Isto É:
“A lista de governadores e ex-governadores investigados por
envolvimento em ilicitudes, que já tem os nomes de Rui Costa (PT-BA) e Sérgio
Cabral (PMDB-RJ), não para de crescer. Documentos inéditos obtidos por ISTOÉ
acrescentaram um nome de peso à lista: o governador de Pernambuco, Paulo Câmara
(PSB). Ele e o prefeito reeleito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), passaram a ser
investigados em um inquérito no Supremo Tribunal Federal sob suspeita de
participação no superfaturamento e irregularidades da Arena Pernambuco,
construída pela empreiteira Odebrecht.
ISTOÉ obteve com exclusividade
um despacho sigiloso do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, do último
dia 3 de novembro. Nele, Janot solicita ao ministro do STF Teori Zavascki que
mantenha no Supremo um inquérito único sobre Paulo Câmara, Geraldo Júlio, o
senador Fernando Bezerra (PSB-PE) e o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE). Esse
inquérito já está aberto e autuado no Supremo, sob o número 4292, e aponta
fatos envolvendo os políticos com as irregularidades.
O caso é proveniente da
Operação Fairplay, deflagrada no ano passado pela Polícia Federal em
Pernambuco, mas foi tratado no Supremo como mais um desdobramento da Lava Jato.
Ao longo das investigações, os investigadores constataram indícios do envolvimento
de autoridades com foro privilegiado. Por isso, remeteram em agosto o material
ao STF.
Câmara tem foro privilegiado
no STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas como também há envolvimento de um
senador e um deputado federal, Janot quer que todos sejam investigados no
Supremo. Teori pediu que Janot se pronunciasse sobre o inquérito, o que foi feito
no último dia 3. O procurador-geral da República pediu a manutenção de uma
única investigação sobre os quatro políticos no Supremo e o desmembramento à
primeira instância para apurar envolvimento de empresários. Agora, caberá a
Teori dar o aval sobre o pedido.
Para Janot, há “indícios de
irregularidades na atuação de dois núcleos, um econômico, formado por Andrade
Gutierrez e Odebrecht, além de outras empresas; e um político, composto pelos
então integrantes do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de
Pernambuco”. Os quatro políticos, incluindo o governador Paulo Câmara, fizeram
parte do comitê e, nele, formataram a licitação que teve a Odebrecht como
vencedora. “A construção da obra não teria ocorrido sem a colaboração dos
agentes políticos que, primeiramente, autorizaram a construtora Odebrecht a realizar
estudos preliminares e elaborar o projeto básico da obra, sem a realização de
qualquer procedimento de licitação”, diz relatório da PF transcrito por Janot.
A partir de um relatório da
Polícia Federal, Janot cita suspeitas em pagamentos feitos a esses políticos
via doações oficiais da Odebrecht e da empresa Projetec, responsável pela
auditoria da execução do contrato da arena. No caso de Paulo Câmara, ele
recebeu R$ 200 mil da Odebrecht para sua campanha a governador em 2014.
Fernando Bezerra recebeu R$ 50 mil da Odebrecht e R$ 50 mil da Projetec. Tadeu
Alencar, R$ 30 mil de cada uma das duas.

Dentre as hipóteses
consideradas na investigação estão a restrição à competitividade da licitação,
o pagamento de propina via doações oficiais e até eventuais crimes contra o
sistema financeiro relacionados ao financiamento do BNDES. “Extrai-se que a superestimação
do valor da obra foi motivada para se burlar o teto do financiamento autorizado
pelo BNDES, que era de 75% de seu valor total, observado o teto de R$ 400
milhões. Com a superestimação do valor da obra, o BNDES acabou financiando
integralmente o seu custo, e não apenas 75%”, escreveu Janot.
Há suspeitas de
superfaturamento de ao menos R$ 42 milhões nas obras da Arena Pernambuco,
baseado em perícia encomendada pela PF, e do favorecimento à Odebrecht pelo
comitê gestor: a empreiteira foi contratada, sem licitação, para realizar os
estudos e projetos, favorecendo-se para disputar e vencer a licitação. “As
empresas do conglomerado Norberto Odebrecht S/A tiveram, pelo menos, 463 dias
corridos a mais para estudar as melhores soluções para formulação da sua
proposta, pois elaborou o projeto básico do empreendimento, obtendo assim
significativa vantagem competitiva sobre eventuais licitantes interessadas”,
diz o relatório da PF.
No seu despacho, Janot
determina à PF a realização de uma nova perícia contábil para apurar o dano ao
erário proveniente dos contratos e o depoimento de quatro colaboradores, sendo
dois da Odebrecht (Maria Lúcia Tavares e Angela Palmeira Ferreira) e dois da
Andrade Gutierrez (Clóvis Primo e Rogério Nora de Sá).
A delação da Odebrecht, em
fase final de negociação com a Procuradoria Geral da República, também deve
ajudar a elucidar os fatos. Um dos executivos cotados para fechar delação é
João Antônio Pacífico Ferreira, responsável pela obra dentro da Odebrecht. Ele
chegou a ser alvo de mandado de busca e apreensão na Operação Fairplay.
Procurada, a empresa informou que não comentaria. À época da Operação Fairplay,
a Odebrecht soltou um comunicado dizendo que os preços do estádio foram
“absolutamente regulares” e que a licitação também foi regular.
JOGO SUJO – STF abriu inquérito para investigar a responsabilidade
de quatro políticos no superfaturamento e nas irregularidades na Arena
Pernambuco, construída pela Odebrecht:

Paulo Câmara (PSB) – governador de Pernambuco.
Geraldo Júlio (PSB) – prefeito de Recife.
Fernando Bezerra (PSB-PE) – senador.
Tadeu Alencar (PSB-PE) – deputado federal.

Todos faziam parte do comitê gestor que formatou a licitação da PPP da Arena Pernambuco, vencida pela Odebrecht.

REPASSES – Investigadores suspeitam que doações da Odebrecht e da Projetec (empresa que fiscalizava a execução da obra) a esses políticos eram propina.

Paulo Câmara (PSB) – governador de Pernambuco.
Fernando Bezerra (PSB-PE) – senador.
Tadeu Alencar: R$ 30 mil da Odebrecht e R$ 30 mil da Projetec
em 2014
Geraldo Júlio: não recebeu doações dessas empresas.

SUPERFATURAMENTO – Perícias feitas na investigação apontam um superfaturamento de ao menos
R$ 42 milhões, segundo relatório da Polícia Federal. A investigação também
aponta restrição da competitividade da licitação, com favorecimento da
Odebrecht.
Relatório da PF aponta restrição da competitividade.


Investigadores também detectaram superfaturamento na obra do estádio

SUPREMO – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou no último dia 3 de novembro que a investigação seja desmembrada, enviando para a Justiça Federal de Pernambuco a apuração sobre a responsabilidade de empresários da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, mantendo no Supremo o caso dos quatro políticos de Pernambuco. O caso corre sob sigilo. 

(Com informações e imagens de Aguirre
Talento/Isto É. CONFIRA)



RESPOSTA – Em uma nota oficial divulgada na tarde desta terça-feira,
dia 22, o governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito do Recife, Geraldo Julio
(PSB), e o deputado federal Tadeu Alencar (PSB), que integraram o Comitê Gestor
de Parcerias Público-Privadas do Estado de Pernambuco (CGPE) negam qualquer
superfaturamento na construção da Arena de Pernambuco. Leia a íntegra da nota:
“NOTA OFICIAL
O governador de Pernambuco, Paulo
Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o deputado federal Tadeu
Alencar, como ex-integrantes do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas do
Estado de Pernambuco (CGPE), vêm a público prestar os esclarecimentos abaixo,
diante da reportagem publicada na edição online da revista Istoé:
1 – A licitação para a construção
da Arena, ocorrida em 2009, observou todos os requisitos, prazos e exigências
da Lei de Concessões e da Lei das Parcerias Público-Privadas, que preveem a
possibilidade de o autor do projeto participar da licitação, não decorrendo
desse fato qualquer irregularidade, fraude ou frustração do caráter competitivo
da disputa;
2- A Arena Pernambuco foi
entregue em junho de 2013 e custou R$ 479.000.000,00 (base maio de 2009), tendo
apenas 75% da sua construção sido financiada pelo BNDES e sendo a mais barata
entre as arenas construídas no Brasil, levando em conta a capacidade instalada.
O restante do valor do contrato deveria ser pago durante a exploração do
Estádio (contraprestação para a operação da Arena);
3 – Não houve superfaturamento. O
percentual do terreno da Cidade da Copa foi validado pela Fundação Getúlio
Vargas, não tendo sido questionado pelo Tribunal de Contas da União e do
Estado. O terreno não foi entregue à Concessionária, continuando no patrimônio
do Estado de Pernambuco;
4 – Considerando que as receitas
estimadas não se confirmaram, o contrato de concessão foi rescindido, tendo os
parâmetros utilizados na rescisão sido aprovados pelo Tribunal de Contas do
Estado, por meio de formalização de Termo de Ajuste de Gestão (TAG);
5 – Importante destacar que o
contrato de concessão foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e
pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), na decisão de número
0101011/2011, tendo sido igualmente analisado, sem objeções, pelo Ministério
Público Federal, Ministério Público Estadual e BNDES;
6 – A análise encomendada pelo
Governo do Estado de Pernambuco à Fundação Getúlio Vargas está disponível no
Portal da Transparência no www.transparencia.pe.gov.br.



Como têm feito todas as vezes que
é provocado, o Governo do Estado de Pernambuco e os ex-integrantes do CGPE,
enquanto ocupantes de funções públicas, estarão à disposição para prestar todas
as informações necessárias sobre a construção da Arena Pernambuco”.



FBC TAMBÉM EMITE
NOTA –
Em nota, o advogado André
Callegari, que faz a defesa do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), disse
desconhecer o possível despacho do procurador-Geral da República, Rodrigo
Janot, que, segundo a revista Istoé, pede para o Supremo Tribunal Federal (STF)
concentrar em um único inquérito investigações contra FBC, o governador Paulo
Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o deputado federal Tadeu
Alencar, todos do PSB, por uma possível participação no superfaturamento das
obras de construção da Arena de Pernambuco. Há indícios de superfaturamento na
ordem de R$ 42 milhões. Leia a
íntegra da nota de FBC:



“A defesa do senador Fernando Bezerra
Coelho, representada pelo advogado André Callegari, afirma que não teve
conhecimento do referido despacho do procurador-geral da República – tampouco
do Inquérito 4292, que, inclusive, tramita em sigilo – não tendo, portanto,
subsídios para se pronunciar, neste momento. A defesa de Fernando Bezerra
observa que não recebeu qualquer tipo de convocação ou intimação. E lembra que,
conforme, atestam os tribunais de Contas da União e do Estado, todas as
operações referentes à licitação da Arena Pernambuco foram julgadas regulares
pelos referidos tribunais”.

Problemas na transição de
Governo em Brejão. É que segundo o grupo político da Prefeita Eleita Beta Cadengue
(PSB), o atual Governo Municipal vem tratando com “descaso e desrespeito” essa
importante atividade.
Uma reunião entre as equipes
de transição dos Governos Ronaldo Ferreira (que deixa a Prefeitura no próximo
dia 31 de dezembro) e de Beta Cadengue (que assume em 1º de janeiro) não
aconteceu, já que segundo ata lavrada “os membros da comissão do Governo em
exercício não compareceram, dificultando de forma considerável os trabalhos a
serem desenvolvidos pela equipe transitória”. O Encontro seria realizado na Câmara
de Vereadores do Município no último dia 18. “Constata-se um verdadeiro descaso
e desrespeito a lei da transição na tentativa de prejudicar a gestão futura”,
registra trecho da ata assinada pelos profissionais que integram a equipe de
transição do futuro governo Beta Cadengue.

A equipe da Socialista vai
relatar o ocorrido ao Tribunal de Contas; Ministério Público Federal e a
Promotoria da Comarca de Brejão “para que estes intervenham junto ao Executivo
Municipal fazendo com que se cumpram as determinações das leis em vigência”,
conclui o documento assinado por Erivan Lopes, que coordena a Comissão de Transição
da Prefeita Eleita Beta Cadengue. 

O Blog do Carlos Eugênio está à disposição da equipe do Prefeito
Ronaldo Ferreira (PTB) para publicar a sua versão quanto aos fatos noticiados
nessa reportagem. 


Pelo menos três
categorias aqui em Pernambuco já anunciaram que vão paralisar as atividades na
próxima sexta-feira, dia 25, em adesão à greve geral convocada pelas centrais
sindicais.
Os sindicatos dos
Bancários, dos Policiais Civis e dos Servidores do Departamento de Trânsito de
Pernambuco (Detran) decidiram participar do Dia Unificado de Protestos e
Paralisações, que deverá ser marcado por mobilizações em todo o País em defesa
da saúde e educação (contra a PEC 55 e a Reforma do Ensino Médio); em defesa
dos direitos dos trabalhadores ( contra a Reforma Trabalhista); em defesa da
aposentadoria (contra a Reforma da Previdência) e em defesa do emprego (redução
da jornada de trabalho sem redução salarial).

Com a paralisação dos Policiais Civis, serão mantidos apenas os flagrantes e o
funcionamento do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Criminalística
(IC). Já os trabalhadores do Detran também cruzam os braços nesta sexta-feira,
quando também realizam uma assembleia na sede do Órgão, em Recife. A mobilização
é organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos
Trabalhadores), Nova Central Sindical, Força Sindical, Intersindical, CGTB
(Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), CSP-Conlutas e CTB (Central dos
Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). (Com informações do
Diário
de Pernambuco
. CONFIRA)


Um leilão com cerca de 800 veículos será realizado nessa
quarta-feira, dia 23, na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF),
no bairro do Pina, em Recife. O Evento abrange 154 lotes de carros,
motocicletas e caminhões classificados como sucatas, que são provenientes dos pátios
e delegacias de Caruaru e Petrolina.
Poderão participar do leilão pessoas jurídicas inscritas
no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e que possuem cadastro junto
ao Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE). Esse é o segundo leilão
realizado pela PRF este ano e há previsão de mais um em dezembro, com cerca de
500 veículos. No ano anterior, 1.100 veículos foram leiloados pelo Órgão e em
agosto deste ano, outros 600 foram arrematados.
A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fica
localizada na
Avenida Antônio de Góes, 820,
Pina, Recife. O leilão tem inicio previsto para as 9h.
Para maiores informações, clique AQUI.

Cinco pessoas
foram detidas no município de Garanhuns e conduzidas para a delegacia para
averiguação de acusação de assalto a carro, formação de quadrilha, sequestro e
porte ilegal de armas. A ação aconteceu nesta segunda-feira, dia 21, por volta
das 22h, e também prendeu um foragido da Justiça. 


A ação foi desencadeada após a notificação de um assalto nas proximidades da
Rua do Magano, no bairro Magano, quando cinco elementos armados com revólver
roubaram uma S10 de cor chumbo, de placa PFZ-0009. Os assaltantes
estavam em um veículo Honda Civic, de cor cinza, cuja placa tinha as iniciais
“IAG”, e levaram os proprietários como reféns. As vítimas foram liberadas pouco
depois, num local próximo ao Açude Novo, que fica na zona rural.
O veículo foi rastreado e encontrado nas proximidades da cidade de Águas Belas.
O efetivo, no entanto, encontrou o carro no Posto Alto da Serra, na BR 423, no
município de Paranatama, entre carretas. No interior do veículo não havia
ninguém, mas dois indivíduos desceram de um táxi próximo e se dirigiram ao
carro roubado. Na abordagem ao táxi, cuja identidade do condutor não foi fornecida, foram encontrados dois revólveres municiados, cinco munições sobre
o piso do passageiro, o registro e as chaves do carro roubado, além do aparelho
celular de uma das vítimas. 
Além do motorista, foram autuados também outros cinco suspeitos, de identidades não reveladas. Um deles é foragido do sistema penitenciário do Estado de
Sergipe pelo crime de duplo homicídio condenado a 34 anos de prisão. Eles também portavam sete aparelhos celulares, dois controles remotos
residenciais e três carteiras com a quantia de R$ 215,50 e confessaram o
local onde teria abandonado o S10. Todos os envolvidos, veículos e armas, foram
conduzidos para a 18° delegacia de Garanhuns, e os acusados foram autuados em
flagrante. (Com informações e imagens da Folha de
Pernambuco. CONFIRA)


Visando permitir que os
cidadãos garanhuenses conheçam os seus direitos e deveres, membros dos
Movimentos Meu Garanhuns; Garanhuns Melhor; de Lutas por Políticas Públicas e Agora Democracia
Participativa querem uma maior transparência nas ações do Poder Legislativo de
Garanhuns.
Os Movimentos querem que seja disponibilizado
no site a Câmara de Vereadores, o conteúdo das Leis e Projetos de Lei do
Município para consulta da população. “A implantação do serviço ora solicitado fomentará
a democracia participativa em nosso Município, permitindo o acompanhamento direto
dos projetos que são propostos”, registra a fundamentação de um abaixo-assinado
digital disponibilizado na internet.



O abaixo-assinado já tem 128
apoiadores. As informações foram repassadas ao Blog pelo cidadão Jorge Henrique
Santos Lira, que integra o Movimento Meu Garanhuns.
Para participar desse instrumento de cidadania basta clicar AQUI.


Um
Encontro com aqueles Veículos que fizeram parte das nossas vidas e da história
pode ser vivenciado aqui em Garanhuns neste final de semana. Trata-se do Encontro
de Carros Antigos, que acontece dessa sexta-feira, dia 25, até o próximo domingo, dia 27,
no Parque Euclides Dourado. O Evento, realizado pela Studio C Produções, promete
reunir
 Expositores de todo o
Brasil.
Durante
a realização, o público poderá conferir de perto veículos históricos e em
diversos modelos. “Contaremos com
 modelos
variados, com fabricação entre os anos de 1927 a 1990. Também teremos vários
Modelos V-8, que certamente chamarão a atenção do público que prestigiará o
Evento”, registra o empresário Hélder Carvalho, que acrescenta: “vamos contar
com cerca de 250 veículos expostos. Os expositores virão de Alagoas, Paraíba,
Rio Grande do Norte e aqui de Pernambuco também, com destaque para Garanhuns,
Serra Talhada, Gravatá, Lajedo, Caruaru e Toritama”, acrescentou o Empresário
Garanhuense.


A
programação tem inicio a partir das 14h, com o credenciamento dos Expositores.
Já a exposição será aberta ao público a partir das 19h. Um show do cantor Alexandre
Revoredo marca a noite. Já nesse sábado, dia 26, a exposição será aberta a
partir das 8h. As 15h tem a votação das categorias e a partir das 19h tem a
premiação. O Expresso Jovem Guarda ficará encarregado pela animação. No domingo,
dia 27, a exposição começa às 8h e se encerra às 17h, sempre contando com
música ao vivo. Alexandre Revoredo está entre as atrações. Para maiores
informações, acesse: http://www.encontrodecarrosantigos.com.br/


O Prefeito Izaías Régis (PTB)
concedeu entrevista a Rádio Jornal Garanhuns na manhã de hoje, dia 21, e
abordou diversos assuntos, dentre eles, as mudanças que pretende fazer no Secretariado
de Garanhuns para 2017.

“Vou mudar até porque é normal
em todo Governo”, registrou Izaías, adiantando em seguida que vai extinguir
três Secretarias e promover fusões entre Pastas do Governo. “Todos os Secretários
serviram muito ao Município, mas vejo a próxima administração com uma visão mais
ampla e mais ágil”, chamou a atenção Régis, acrescentando: “se esse Governo foi
bom, podemos fazer o novo ainda melhor!”, projetou o Petebista.

Durante a entrevista ao
radialista Eduardo Peixoto, o Prefeito Garanhuense evitou revelar os nomes
daqueles que deixarão a Gestão ou que serão remanejados para outras funções. Segundo
Régis, Ele conversará com os que deixarão as suas Pastas no final deste mês,
para que o mês de dezembro seja marcado pela transição com os novos membros do
Governo.

Apesar do mistério quanto às
mudanças na equipe de Governo, Izaías fez questão de adiantar o nome do
primeiro membro do novo Secretariado. Trata-se de Neile Barros, atual Secretária
de Turismo, que seguirá a frente da Pasta, podendo, inclusive, ter as suas
atribuições ampliadas, caso haja a fusão entre Turismo e Cultura, que vem sendo
especulada nos bastidores. “Essa eu garanto. Essa fica!”, registrou Izaías, tecendo
em seguida diversos elogios à atuação de Neile e da sua equipe, sobretudo pelo
trabalho desempenhado no Natal Luz 2016.


Clique em Player e confira trecho da Entrevista de Izaías Régis à Rádio
Jornal Garanhuns:
 
    


O Governador Paulo Câmara (PSB) anunciou na tarde desta segunda-feira,
dia 21, que o Estado pagará a primeira parcela do 13º salário dos servidores
estaduais no próximo dia 30 e que a segunda ficará para o dia 20 de dezembro,
no limite estipulado pela legislação para quitação da gratificação.
Serão R$ 416 milhões em cada uma das parcelas do 13º. Paulo Câmara
também confirmou que os salários do mês de novembro serão quitados no dia 5 de
dezembro e que os salários de dezembro serão pagos no início de janeiro.
A folha salarial do Estado custa R$ 832 milhões por mês. Os recursos que
chegaram aos cofres estaduais fruto do projeto de repatriação aprovado no
Congresso, em torno de R$ 230 milhões, viabilizaram o pagamento do 13º, afirmou
o Governador.
As informações passadas por Paulo Câmara devem por fim à expectativa dos
servidores depois que o secretário Milton Coelho (Administração) veio a público,
por duas vezes nos últimos 30 dias
, declarar que o Estado não tinha
arrecadado recursos suficientes para honrar o 13º dos servidores. (Com informações do JC Online. CONFIRA)


O Município de Caetés sedia
nos próximos dias 3 e 4 de dezembro, duas
edições da Assembleia “Não perca seu amor por Jeová”, promovida pelas Testemunhas
de Jeová. O Evento acontece no Centro de Eventos Municipal de Caetés. A entrada
é gratuita e os eventos inicia a partir das 9h40min.
“Esse importante evento bíblico incentivará a todos os presentes a não
esquecerem do maior mandamento destacado por Jesus Cristo. Os pais receberão
orientações práticas baseadas em princípios bíblicos sobre como ensinar seus
filhos a amar a Jeová Deus. Além disso, será fortalecedor ouvir relatos de pessoas que continuam levando uma
vida cristã apesar dos desafios destes dias difíceis”, registra material
enviado pela assessoria das
Testemunhas de Jeová.

Ainda de acordo com a Assessoria, eventos como o que será vivenciado em
Caetés, são promovidos
em 240 países e reúnem mais
de 8 milhões de Testemunhas de Jeová. “São excelentes ocasiões de instrução,
baseada na Palavra de Deus, a Bíblia”, finaliza o material distribuído a Imprensa.