BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Quem procura por cursos com preços mais acessíveis em
faculdades particulares vai encontrar para esse semestre de 2017.1 muitas
oportunidades. Isso porque o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão
educacional do País, está selecionando estudantes que não podem pagar 100% da
mensalidade nestas Instituições de ensino, para beneficiá-los com bolsas de
estudo de até 70% de desconto.

O Programa conta com a adesão de mais de 15 mil instituições
parceiras e inscreve estudantes de todas as regiões do País. Ao todo em
Pernambuco são mais de
 39.084 mil bolsas de estudo para 2017.1. Aqui
em
 Garanhuns, as oportunidades
são para
 Graduação,
Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para
Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/Enem. Mas o programa
também atende a população das cidades vizinhas, sendo possível verificá-las no
site:
www.educamaisbrasil.com.br.
Para ser contemplado, o Candidato precisa atender a
alguns critérios estabelecidos no regulamento do Programa, entre eles o de não
poder pagar a mensalidade integral, identificado por meio da análise
socioeconômica. Além de ser levada em consideração a impossibilidade de pagar o
valor total, também é avaliada a condição de pagar uma parte da mensalidade.

Para se candidatar é preciso realizar a inscrição, por
meio do site:
www.educamaisbrasil.com.br.  Mais informações podem
ser obtidas na central de atendimento pelos telefones: 4007-2020 para Capitais
e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.

O domingo foi marcado por dois
graves acidentes aqui em Garanhuns. Num deles um homem de 40 anos veio a óbito.
 
O primeiro acidente foi registrado
na rotatória de acesso a Cohab 2, na BR 424. Luciano Alves da Silva (imagem ao lado), de 40
anos, conduzia uma motocicleta de placa KLX-1753 quando colidiu lateralmente
com um caminhão Mercedez Benz, de placa não informada. Com o impacto da batida
a moto ficou presa ao caminhão e Luciano faleceu no local. A Polícia Civil
compareceu ao local e após levantamento cadavérico o corpo foi encaminhado ao
IML em Caruaru
Já por volta das 17h, um novo acidente foi registrado, desta feira no Km 86
da BR 424, próximo a entrada do bairro Dom Hélder Câmara, a Cohab 3. Uma Amarok, de cor prata, de placas PCD 2791-PE e um Fiat Pálio, de cor preta, placas KGP 4348 colidiram. 

De
acordo com o Blog Arlete Santos Notícias, no Fiat Pálio estavam Francisco de Assis,
de 36 anos; Antonio Zeferino de Melo, de 65 anos e Willams Barbosa de Farias, de
23 anos, que ficaram feridos e foram socorridos pelas unidades do SAMU e do Corpo
de Bombeiros ao setor de emergência do Hospital Regional Dom Moura. Ainda não
há informações quanto a identidade, nem o estado de saúde dos passageiros da Amarok.
(Com informações e imagens de
http://www.agresteviolento.com.br/
e http://www.arletesantos.com.br/)



O Natal Luz de Garanhuns segue
sendo destaque nos principais veículos de comunicação do Estado. Depois do
Jornal do Commercio e do Diário de Pernambuco, agora foi a Folha de Pernambuco
que publicou uma extensa reportagem a cerca da realização, que movimenta
Garanhuns até o próximo dia 31 de dezembro.
Reportagem assinada pelo
jornalista Daniel Medeiros e publicada no caderno Diversão&Arte, da Folha
de ontem, dia 19, registra que apesar de ainda estarmos em novembro, os
moradores e visitantes de Garanhuns já se deparam com “luzes piscando sem parar, canções natalinas tocando por todos os cantos
e Papai Noel distribuindo sorrisos por onde passa”.
“Seguindo o tema “A magia do Natal”, as principais ruas, avenidas e
praças do Município receberam ornamentos que remetem ao clima lúdico da
festividade. A fachada do Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura local, foi
toda iluminado para o evento. Do mesmo modo, a Praça Tavares Correia, onde fica
o famoso Relógio das Flores, foi enfeitada conforme a ocasião. Toda a decoração
envolveu 50 artesões locais, que desde fevereiro se dedicaram à produção de
bichos de pelúcia, duendes, doces e outros objetos”, publicou a Folha de
Pernambuco.
Ainda segundo a reportagem de Daniel Medeiros, ao “visitar Garanhuns, é quase impossível não se
lembrar de Gramado, que há três décadas organiza um Natal famoso em todo o
Brasil. A cidade gaúcha serviu sim de inspiração, mas o projeto pernambucano
guarda algumas particularidades”, redigiu o Jornalista. “Esse é o quarto ano
que realizamos esse projeto. O Natal agrega toda a família: pai, mãe, filhos e
avós. Por isso, achamos estratégico investir nessa festa, que atrai visitantes
para a cidade e movimenta o nosso comércio. Queremos que, a cada ano, mais e
mais pessoas conheçam o Natal de Garanhuns”, afirmou o Prefeito Izaías Régis
(PTB) a reportagem da Folha.
INALDO SAMPAIO TAMBÉM DESTACA O
NATAL –
E o jornalista Inaldo
Sampaio, um dos principais colunistas de política do Estado, também repercutiu
o Natal Luz de Garanhuns. Inaldo publicou: “o Prefeito reeleito de
Garanhuns, Izaías Régis (PTB), “limpou sua barra” com a rede hoteleira
municipal ao reprisar este ano o “Natal Luz” que tem atraído turistas do Estado
inteiro. Donos de hotéis ficaram irados com o prefeito por ter deixado escapar
para Gravatá o “Garanhuns Jazz Festival”, mas o sucesso do “Natal Luz”, que vai
de 11 de novembro e 31 de dezembro, está reparando o prejuízo”.
É importante destacar que a estimativa da Prefeitura é que Garanhuns
receba mais de 230 mil turistas durante a programação do Natal Luz 2016, com
pessoas vindas de diversas partes do Nordeste. “É a primeira vez que estou participando. Estou com um grupo de 40
pessoas do Rio Grande do Norte aqui e nós estamos realmente encantados,
principalmente com toda essa decoração. A Prefeitura de Natal deveria fazer uma
imersão aqui para ver como a cidade de Garanhuns está tão linda. O prefeito
está de parabéns mesmo. Está tudo fantástico”, registrou a turismóloga Elizabeth
Cocentino (na imagem ao lado do Prefeito Izaías Régis), que coordena o Turismo Social do Sesc Potiguar.
A programação do
Natal Luz – A Magia do Natal – tem
sequência hoje, dia 20, a partir das 18h, com o Desfile do Papai Noel e a
visitação a casa do bom velhinho. Já a partir das 19h30mim têm inicio as
apresentações no palco montado ao lado da Prefeitura. O espetáculo Cavalo
Marinho, da Apae/Garanhuns; a Orquestra Meninos de Saloá  e a Big Band Jazz Premium, são as atração da
noite no Natal Luz de Garanhuns. Antes, a partir das 17h30min, no distrito de
São Pedro, tem a abertura do Natal Luz nos distritos com o Grupo de Dança
Reviver do Sesc de Garanuns; o Reisado Unidos com Alegria, do Cras Heliópolis; o
Coral do Sesc Garanhuns “Modinhas” e a Orquestra Manoel Rabelo. (Com informações da Folha de Pernambuco e imagens de Ruthe Santana e Camila Queiroz/SECOM/PMG)
Confira a programação completa do Natal Luz clicando AQUI.  

Leia a matéria da Folha de Pernambuco na Íntegra clicando AQUI.


“TRADIÇÃO CULTURAL DO NOSSO NATAL
Garanhuns oferece shows nos fins de semana dentro da programação do
Natal Luz, que segue até 23 de dezembro.
Por: Daniel Medeiros, da Folha de Pernambuco 
Luzes piscando sem parar, canções natalinas tocando por todos os cantos,
Papai Noel distribuindo sorrisos por onde passa. Ainda estamos em novembro, mas
esse já é o cenário encontrado por quem visita Garanhuns, distante a cerca de
230 km do Recife. Desde o último dia 11, a cidade do Agreste de Pernambuco vive
o Natal Luz 2016, que deve atrair moradores e turistas até o final do ano, com
apresentações culturais, decoração especial e desfiles de carros alegóricos.

Seguindo o tema “A magia do Natal”, as principais ruas, avenidas e
praças do município receberam ornamentos que remetem ao clima lúdico da
festividade. A fachada do Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura local, foi
toda iluminado para o evento. Do mesmo modo, a Praça Tavares Correia, onde fica
o famoso Relógio das Flores, foi enfeitada conforme a ocasião. Toda a decoração
envolveu 50 artesões locais, que desde fevereiro se dedicaram à produção de
bichos de pelúcia, duendes, doces e outros objetos.
A programação cultural é mais um item atrativo do festejo natalino
garanhuense. As apresentações estão divididas em três polos fixos, além dos
bairros periféricos. A abertura ficou por conta de quatro artistas locais:
Kiara Ribeiro, Andréa Amorim, Amanda Back e Hercinho Gouveia. Hoje, às 20h,
Kiara Ribeiro volta ao palco, além do cantor Cafuringa. Amanhã, a partir das
19h30, Cavalo Marinho da Apae Garanhuns, Orquestra Meninos de Saloá e Big Band
Jazz Premium comandam a noite. 

As apresentações musicais ocorrem sempre nos finais de semana. Um dos
destaques da programação é o show “Natal sanfonado”, que vai reunir forrozeiros
como Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Nádia Maia e Irah Caldeira, no dia 23 de
dezembro.
Ao visitar Garanhuns, é quase impossível não lembrar de Gramado, que há
três décadas organiza um Natal famoso em todo o Brasil. A cidade gaúcha serviu
sim de inspiração, mas o projeto pernambucano guarda algumas particularidades.
“Em primeiro lugar, as atrações são totalmente gratuitas. Fora isso, a gente
não se esquece dos nossos folguedos populares, como reisado, cavalo marinho e
pastoril. Acho que a tradição e essa cultura importada, que faz parte do
universo natalino, podem conviver bem”, diz Cirlene Leite, Secretária de
Cultura.
“Esse é o quarto ano que realizamos esse projeto. O Natal agrega toda a família:
pai, mãe, filhos e avós. Por isso, achamos estratégico investir nessa festa,
que atrai visitantes para a cidade e movimenta o nosso comércio. Queremos que,
a cada ano, mais e mais pessoas conheçam o Natal de Garanhuns”, afirma Izaías
Régis, prefeito do município. 

A estimativa da Secretaria de Turismo é receber mais de 230 mil turistas,
vindos não só de cidades vizinhas a Garanhuns, mas também do Recife e de outros
estados do Nordeste. Para o mês de dezembro, embora toda a rede hoteleira do
município já esteja ocupada, alguns moradores estão disponibilizando as suas
casas para aluguel”.

A existência de um lixão nas
proximidades de um Loteamento recentemente inaugurado vem chamando a atenção da
população de Correntes. É que segundo o cidadão Fábio Júnior, morador daquele
Município, a destinação final do lixo está gerando problemas ambientais e de
saúde pública para os moradores da área.

De acordo com o Cidadão, que
enviou fotos e vídeos da situação ao Blog do Carlos Eugênio, o lixão formado
nas imediações do Loteamento dos Vicentinos é de responsabilidade da
Prefeitura, que vem depositando no local, distante cerca de 2km da sede de
Correntes, todo o lixo coletado na Cidade, nos Distritos e nos Povoados.  

A informação de Fábio Júnior
foi ratificada pela Vereadora Reeleita Ocione Barbosa (PR), que faz oposição ao
Governo Edimilson da Bahia (PSB) na Câmara Municipal. “Os moradores estão
sofrendo! É um descaso ao meio ambiente e a saúde pública, pois os dejetos são
colocados nesse local há mais de 3 anos”, chamou a atenção a Parlamentar.



Pelas imagens enviadas ao Blog (acima) é possível constatar que o lixão fica localizado bem próximo as casas, que
segundo Fábio Júnior e Ocione Barbosa, recentemente foram entregues as famílias
atingidas por uma enchente na Cidade em 2010. Trata-se do Loteamento Ronaldo
Nestor Borges do Amaral, cuja construção foi viabilizada pelo Governo Federal, através da Caixa,
em parceria com o Governo de Pernambuco e a Prefeitura das Correntes.


O Blog do Carlos Eugênio
manteve contato com o Prefeito Edimilson da Bahia. Ele registrou que a
Prefeitura já vem trabalhando para solucionar o problema e erradicar o lixão “o
quanto antes”. Ainda segundo da Bahia, os resíduos coletados no Município vêm
sendo colocado na área “de forma provisória”. 



Quanto à questão das casas, o
Prefeito Correntino ressaltou que elas “ainda não tem moradores e estão em fase
de acabamento”. O 
Prefeito também ressaltou que “a empresa que venceu
o processo licitatório, está em fase de conclusão (das obras) para que essas
casas sejam entregues as pessoas contempladas que já estão cadastradas e
devidamente regulamentadas”. Ele também garantiu: “não tem moradores ainda
nessas residências e esse lixo será retirado o quanto antes, pois a Prefeitura
está tomando todas as medidas cabíveis para que este problema seja resolvido”,
finalizou o Prefeito Edimilson da Bahia. 


Vale registrar que uma Medida
Provisória expedida pela Presidência da República e aprovada no Congresso
Nacional prorrogou o prazo para os Municípios erradicarem os lixões e
implantarem políticas públicas de gestão de resíduos sólidos até agosto de
2018. Esse prazo se expirou em 2014, mas foi prorrogado, haja vista que 3.500 Municípios
não cumpriram a medida.


Clique em player e ouça a posição
do Prefeito Correntino na Íntegra:



Um túmulo foi violado na madrugada desde sábado, dia 19, no Cemitério
São Miguel, aqui em Garanhuns. De acordo com informações da jornalista Arlete Santos, vândalos, não identificados, quebraram a parede de tijolos, retiraram a
urna funerária do túmulo e roubaram o crânio de uma ossada sepultada junto ao
cadáver.
Em contato com a Administração do Cemitério, o Blog Arlete Santos Notícias apurou que os proprietários do jazigo ainda não haviam sido
localizados. Ainda de acordo com a administração daquele Campo Santo, o túmulo
apresenta características de abandono
e a urna retirada pelos criminosos,
continha os restos mortais de uma pessoa sepultada há cerca de 3 anos, portanto,
o estado de decomposição ainda não fora completado. “Pelo fato de o túmulo não
possuir ossário, a ossada da pessoa que havia sido sepultada anteriormente (ao
cadáver existente no caixão) foi colocada em um saco plástico ao lado da urna. Com
a abertura do túmulo, os marginais rasgaram o saco e subtraíram o crânio”,
publicou Arlete.



O fato chamou a atenção dos moradores das imediações e um grande número
de curiosos foi atraído ao São Miguel. Existe a suspeita de que o crânio tenha
sido levado para uso em magia negra. A Polícia Militar foi acionada, compareceu
ao local e orientou a Administração do Cemitério a comunicar o fato a Polícia
Civil, que ficará responsável pelas investigações. (Com informações e imagens de
http://www.arletesantos.com.br/)

Quem disse que um Veículo não
pode ter uma história de Vida? Da vida dos seus donos ou da família a que Ele
pertence. Estamos falando de um Fusca, ano 1966, adquirido 0Km pela família
Brasileiro e que acompanha gerações há 50 anos.


“Membros da família nasceram
dentro desse Fusca e dezenas de pessoas já tiraram a carteira de motorista
nele. O Carro já serviu de ambulância e levou gerações para passeios. Esse Fusca
tem uma história muito bonita dentro da nossa Família”, registra o empresário
Felipe Brasileiro, que foi fotografado com um ano e sete meses de vida no
automóvel e hoje, pôde presenciar o seu filho, coincidentemente com os mesmos
um ano e sete meses, posando para foto com o fusquinha da Família. 


O Fusca 66 e suas histórias
estará, juntamente com outros Veículos, exposto
no Encontro de Carros Antigos, que acontece no período de 25 a 27 deste mês, no
Parque Euclides Dourado, aqui em Garanhuns, onde o público poderá conferir de
perto veículos históricos e em diversos modelos. “Contaremos com
 modelos variados, com fabricação entre os anos de
1927 a 1990. Também teremos vários Modelos V-8, que certamente chamarão a
atenção do público que prestigiará o Evento”, registra o empresário Hélder
Carvalho, da Studio C Produções, promotora do Encontro. “Vamos contar com cerca
de 250 veículos expostos. Os expositores virão de Alagoas, Paraíba, Rio Grande
do Norte e aqui de Pernambuco também, com destaque para Garanhuns, Serra
Talhada, Gravatá, Lajedo, Caruaru e Toritama”, acrescentou o Empresário
Garanhuense.



As
Vagas para exposição são limitadas (250 ao todo). Os interessados em expor
veículos devem manter contato com a organização do Evento pelo e-mail:
c[email protected] ou
via telefone: (87) 99945-3637. Também é possível obter maiores informações pelo
Portal: 
http://www.encontrodecarrosantigos.com.br/.


Um homem, de identidade não registrada, foi rendido por bandidos e
raptado quando se encontrava na área bancária de Garanhuns no início da noite
dessa sexta-feira, dia 18. A Vítima teve seu veículo tomado de assalto e foi
levado junto pelos assaltantes.
De acordo com informações repassadas pela Polícia, a Vítima foi levada em
seu veículo, um Saveiro, de cor branca e placa PFX-4148/PE, até a saída de
Garanhuns, sentido a cidade de São João, onde foi deixada as margens da PE-177.
Os bandidos levaram o Veículo. Eles seguiram pela Rodovia, possivelmente
apoiados por um veículo S-10, de cor escura.



Segundo publicação do portal Agreste Violento, a Polícia Militar realizou
buscas na região para localizar os assaltantes. Ainda não há informações se a Operação
Policial teve êxito. Qualquer informação deve ser repassada a Central do 9º BPM,
aqui em Garanhuns, através do número 190.
(Com
informações e imagem de http://www.agresteviolento.com.br/)

O Ministério
Público de Pernambuco (MPPE), por meio do centro de Apoio Operacional às
Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e
Cultural, publicou segunda nota técnica sobre julgamento da Ação Direta de
Inconstitucionalidade (ADI) n°4983 pelo Supremo Tribunal Federal, para orientar
os membros do MPPE quanto à proibição geral da realização de vaquejadas no
País. A nota técnica foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 18 de
novembro.
A partir da
publicação da Ata de Julgamento da ADI 4983 (17/10/2016) a declaração de
inconstitucionalidade já passou a irradiar seus efeitos jurídicos, de modo que
o Caop Meio Ambiente orienta a todos os membros do MPPE, em exercício na Defesa
do Meio Ambiente no Estado de Pernambuco, que, respeitada a independência
funcional de cada membro, não seja tomado compromisso de ajuste de conduta
(TAC) com condicionantes para a realização de vaquejadas, para evitar que se
possa equivocadamente considerar o TAC como legitimador de evento já declarado
inconstitucional pelo STF.
Respeitada a
independência funcional, orienta-se, ainda, que os membros atuem para coibir a
realização das vaquejadas, seja por meio do ajuizamento de ação civil pública
com tutela inibitória, seja por meio de TAC impondo obrigação de não fazer aos
realizadores dos eventos e aos donos de parques de vaquejadas, sem prejuízo do
ajuizamento de ação criminal se restar configurado ilícito penal.
O Caop Meio
Ambiente informa que encaminhará à Procuradoria Geral de Justiça sugestão de
distrato do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o MPPE e a Associação
Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), publicado no Diário Oficial do dia 29 de abril
deste ano, como consequência do julgamento da ADI 4983.
Na tarde dessa
sexta-feira, dia 18, o procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda; o
ouvidor do MPPE, Antônio Carlos Cavalcanti, o coordenador do Caop Meio Ambiente
e representantes da Adagro, Conselho Regional de Medicina Veterinária, ABVAQ e
Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) se reuniram
para explicar a mudança de posição em relação aos eventos do Estado de
Pernambuco, com o intuito de prestigiar o direito de informação e de
transparência das ações do Ministério Público, apresentando as novas
orientações, em face do julgamento do STF que tornou inconstitucional a prática
da vaquejada em todo o País. (Com
informações do site oficial do MPPE. CONFIRA)
  


A empresa ESPRO
Consultoria em Recursos Humanos em parceria com a Celpe está selecionando Eletricistas
de Rede para admissão imediata. Os profissionais atuarão nas cidades de Garanhuns, Lajedo, Águas Belas, Arcoverde e
Ibimirim.
De acordo com a Empresa, para participar do processo seletivo é
necessário ter ensino médio completo e curso de Eletricista Predial ou
Eletricista Industrial, além de habilitação na categoria AB. Para concorrer a
uma vaga, basta o candidato procurar a Agência do Trabalho e inscrever-se no
site: http://espro.com.br/espro/
até o próximo dia 23 de novembro.



Os contratados realizarão
serviços de manutenção preventiva e/ou corretiva da rede de distribuição;
inspeção; ligação e religação de unidades consumidoras e instalações de
equipamentos de medição de grandeza elétrica.
Para maiores informações, ligue
(81) 98878-4378.


Apesar de ter investido mais de dois milhões de reais em obras de
infraestrutura, que viabilizaram a pavimentação de diversas ruas e avenidas na comunidade do João da Mata, o
Prefeito Izaías Régis (PTB) se mostrou bastante satisfeito com a entrega de uma
obra de menor vulto naquela localidade. Trata-se da Praça Orlando Silva, que
fica localizada nas proximidades da
Universidade Federal Rural de Pernambuco e que foi inaugurada na noite
de ontem, dia 18.
“A Praça ficou linda do jeito que nossa Cidade merece. E o melhor, as
famílias que moram próximo à pracinha estão nos ajudando a cuidar do local”,
registrou Izaías, em contato com o Blog do Carlos Eugênio. Ainda segundo o
Prefeito, o Espaço, que antes era marcado pela escuridão e servia de
esconderijo para assaltantes, “trará mais qualidade de vida para as pessoas, já
que na Praça poderão desfrutar de momentos de lazer”.

Vale registrar que no João da Mata, entre os anos de 2014 e 2015, a
Prefeitura urbanizou as ruas Antônio Carlos Souto, Vitória, José Brasileiro
Vila Nova, Tabocas, da Inconfidência, Av. Sul, Florianópolis, Cuiabá, Fortaleza
e Livramento, além de trecho da rua Vereador João Bezerra Sobrinho. Além dessas
vias, o Governo de Garanhuns trabalha para destravar os recursos junto ao
Governo Federal e viabilizar a pavimentação asfáltica em trechos da rua Sargento José Petrúcio; e das avenidas
Humberto de Melo Granja e da Restauração Pernambucana. (Com imagens de Ruthe Santana/SECOM/PMG)