período de 1º de dezembro de
2011 a 30 de novembro de 2016, para que compareçam aquela Unidade Militar
visando participar do Exercício de Apresentação da Reserva/2016 (EXAR). Também
é possível atender ao chamado via Internet. Confira a Nota enviada a Imprensa com a Convocação:
reserva remunerada no período de 1º de dezembro de 2011 a 30 de novembro de 2016,
compareça ao quartel do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (BR 423 – Km 96 –
Heliópolis – Garanhuns-PE) ou, não sendo possível, na Organização Militar,
Delegacia do Serviço Militar ou Junta do Serviço Militar mais próxima de sua
cidade, no período de 9 a 16 de dezembro de 2016 (exceto sábado e domingo), das
8 às 15 horas, munido de RG ou Identidade Militar, Certificado de Reservista,
Certidão de Situação Militar ou Carta Patente, a fim de participar do EXAR e
estar em dia com suas obrigações relativas ao serviço militar.
meio da internet no endereço: www.exarnet.eb.mil.br,
no período de 1º de dezembro de 2016 até 31 de janeiro de 2017. Os Militares da
Reserva Remunerada estão dispensados da apresentação no EXAR desde que tenham
realizado a apresentação anual no Órgão Pagador de Inativos e Pensionistas de
vinculação.
Informações: 71º BI Mtz – (87) 3762-2000 – Ramal 208”.
Portal V&C Garanhuns trouxe com exclusividade a informação de que o Juiz
Glacidelson Antônio, titular da
Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns, concedeu liminar aos
proprietários de um Parque de Diversões, para que pudesse se instalar na Praça
Mestre Dominguinhos, em substituição ao Líder World Park, que atualmente está
em funcionamento naquele espaço público.
ter alegado que a Municipalidade teria cedido o espaço para sua instalação, no
período de 1º de dezembro de 2016 a 2 de janeiro de 2017, inclusive apresentando
o boleto de pagamento da taxa correspondente. “Faltando menos de um mês para a
instalação do Parque, a Prefeitura comunicou o cancelamento da cessão (…); optando
pelo renomado Líder World Park, que já se encontra na Praça Mestre Dominguinhos”,
publicou o V&C.
decisão Judicial e conseguiu a suspensão da liminar concedida pela Vara da Fazenda Pública de Garanhuns. Por
meio da Primeira Câmara Regional de Caruaru, o Tribunal de Justiça de
Pernambuco, representado pelo Desembargador Márcio Fernando de Aguiar Silva (imagem ao lado), decidiu
suspender os efeitos da liminar proferida pelo Juiz Glacidelson Antônio. Com a
decisão concedida em segundo grau, o Município poderá, sem sofrer sansões
administrativas, manter na Praça Mestre Dominguinhos o Parque de Diversões
Líder World Park. (Com informações de http://www.vecgaranhuns.com/)
no inicio da noite nas imediações de uma Agência Bancária aqui em Garanhuns.
do Blog Arlete Santos Notícias, ontem, dia 29, por volta das 20h, nas
proximidades da agência do Bradesco, na avenida Rui Barbosa, suspeitos armados
tomaram de assalto um Corolla, de cor branca e placas PCX 6717, de Garanhuns.
investidas criminosas registradas na última semana, quando foram levados os
condutores de uma Saveiro e de um Amarok, os assaltantes seguiram com a
condutora do Veículo, de identidade não registrada, até as imediações do Assaí Atacadista,
deixando-a as margens da Rodovia PE 177, sentido São João. Não há maiores
informações se a proprietária do Corolla teria utilizado os serviços bancários
antes do assalto. (Com informações e
imagem de http://www.arletesantos.com.br/)
Bancárias de Garanhuns clicando AQUI ou AQUI.
chefiava a pasta de Agricultura e Abastecimento, agora é a vez de Marcos Renato
Mattos deixar o cargo de secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e
retornar as suas atividades na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Prefeitura. “A cessão dele, concedida pela Universidade Federal Rural de
Pernambuco (UFRPE), foi encerrada pela Instituição de Ensino”, explicou o
Governo Municipal. A Portaria, que oficializa a destituição do Cargo, será publicada
no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de amanhã, dia 1º.
Ambiente e Recursos Hídricos desde o dia 20 de março de 2015. Ele assumiu a Pasta, criada em 2013, depois
de uma longa espera pela liberação do profissional pelo seu Órgão de Origem. O Governo
de Garanhuns não adiantou quem substituirá Marcos Renato.
trabalhando para diplomar os Prefeitos, Vice-prefeitos e Vereadores Eleitos no
último pleito de 2 de outubro.
com informações apuradas pelo Blog do Carlos Eugênio, a diplomação do Prefeito Reeleito
Izaías Régis (PTB); assim como do vice-prefeito Eleito Haroldo Vicente (PSC) e
dos 13 Vereadores acontece no próximo dia 14 de dezembro, a partir das 15
horas, no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite. O Juiz Francisco Milton Araújo Júnior, titular da 56ª Zona
Eleitoral, deverá ser o encarregado pela Diplomação. O dia 14, também será
marcado pela diplomação dos eleitos em outras cidades do Agreste Meridional, a
exemplo de Iati e São João.
pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de
processamento do resultado das eleições. No caso de eleições municipais, a competência é dos Cartórios
Eleitorais, que mediante decisão do Juiz Eleitoral, pode alterar a data da diplomação,
“observada à conveniência e a oportunidade”. De acordo com o Calendário Eleitoral,
a data limite para as diplomações é o dia 19 de dezembro de 2016.
POSSE – E o
Governo de Garanhuns já trabalha na formatação da solenidade de assunção do
Prefeito Reeleito Izaías Régis e do Vice-prefeito Eleito Haroldo Vicente. Na ocasião, o Prefeito dará posse aos Secretários Municipais. Segundo
apurou o Blog do Carlos Eugênio, o Evento acontecerá no dia 1º de janeiro de
2017, defronte ao Palácio Celso Galvão. Antes, Régis e Vicente serão empossados
para o mandato 2017-2020 pela Câmara de Vereadores, em solenidade que deve
acontecer a partir das 15h, na Casa Raimundo de Moraes.
Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, dia 29, descriminalizar o aborto no
primeiro trimestre da gravidez. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso,
o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que
criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso
concreto julgado pelo grupo ontem.
base no voto do ministro Luís Roberto Barroso. Para o Ministro, a
criminalização do aborto nos três primeiros meses da gestação viola os direitos
sexuais e reprodutivos da mulher, o direito à autonomia de fazer suas escolhas
e o direito à integridade física e psíquica. No voto, Barroso também ressaltou
que a criminalização do aborto não é aplicada em países democráticos e
desenvolvidos, como os Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido e Holanda,
entre outros.
criminalização confere uma proteção deficiente aos direitos sexuais e
reprodutivos, à autonomia, à integridade psíquica e física, e à saúde da
mulher, com reflexos sobre a igualdade de gênero e impacto desproporcional
sobre as mulheres mais pobres. Além disso, criminalizar a mulher que deseja
abortar gera custos sociais e para o sistema de saúde, que decorrem da
necessidade de a mulher se submeter a procedimentos inseguros, com aumento da
morbidade e da letalidade”, decidiu Barroso.
descriminalização do aborto nos três primeiros meses, Barroso entendeu que a
criminalização do procedimento pode ser aplicada a partir dos meses seguintes.
gestação não deve ser criminalizada, pelo menos, durante o primeiro trimestre
da gestação. Durante esse período, o córtex cerebral – que permite que o feto
desenvolva sentimentos e racionalidade – ainda não foi formado, nem há qualquer
potencialidade de vida fora do útero materno. Por tudo isso, é preciso conferir
interpretação conforme a Constituição aos Artigos 124 e 126 do Código Penal,
para excluir do seu âmbito de incidência a interrupção voluntária da gestação
efetivada no primeiro trimestre”, disse Barroso.
O caso julgado pelo colegiado
tratava da revogação de prisão de cinco pessoas detidas em uma operação da
polícia do Rio de Janeiro em uma clínica clandestina, entre elas médicos e
outros funcionários. Os cinco ministros da Primeira Turma votaram pela
manutenção da liberdade dos envolvidos. Rosa Weber, Edson Fachin acompanharam o
voto de Barroso. No entanto, Marco Aurélio e Luiz Fux não votaram sobre a
questão do aborto e deliberaram apenas sobre a legalidade da prisão. (Com informações da Agência Brasil)
os visitantes, facilitando o acesso aos destinos desejados, de forma segura e
eficaz, a Prefeitura de Garanhuns deu inicio a instalação e substituição da
sinalização turística nos principais atrativos do Município.
Prefeito Izaías Régis (PTB), cerca de 40 pontos entre atrativos e locais de
interesse turístico, passarão a contar com a nova sinalização, que custará aos
cofres municipais pouco mais de R$ 400 mil reais.
“Com a nova sinalização, vamos permitir trajetos de fácil acesso e
compreensão para os nossos visitantes”, pontuou Régis.
o Projeto, a sinalização indicativa de atrativos turísticos vai
complementar e estará, em paralelo com a sinalização de trânsito, orientando o
condutor sobre determinados pontos ou localidades pertencentes à área
turística. Ainda de acordo com o projeto, a implantação do serviço está em
conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com as resoluções do
Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Guia Brasileiro de Sinalização
Turística.
interesse turístico, que devem integrar a sinalização.
das Flores), Parque Euclides Dourado, Parque Ruber van der Linden, Praça Souto
Filho, Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, Mosteiro de São Bento, Cristo
do Magano, Santuário Mãe Rainha, Alto do Columinho, Casa de Farinha do
Castainho, Castelo de João Capão, Espaço Cultural Luis Jardim, Praça Cultural
Mestre Dominguinhos, Ateliê do Escultor José Veríssimo, Cachoeira de Inhumas,
Igreja do Timbó, Igreja Matriz de Santo Antônio, Igreja de Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro, Monumento do Ipiranga, Praça Dom Moura I, II, III, Praça
Monsenhor Adelmar da Mota Valença, Seminário São José, Comunidade Quilombola do
Castainho, Comunidade Quilombola do Timbó, Ateliê Marcos Siqueira, Centro de
Cultura e Arte de Garanhuns, Prefeitura de Garanhuns, Praça Dom Expedito Lopes,
Comunidade Quilombola Estivas, Distrito de São Pedro, Distrito de Miracica
Comunidade Quilombola Tigre, Comunidade Quilombola Caluete, Comunidade
Lacerdópolis, Comunidade Vila do Quartel (Buchada do Gago), Igreja São Sebastião,
Igreja Santa Terezinha, Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns,
Planetário, Ateliê Mestre Fida, Monumento Dominguinhos, Distrito de Iratama,
Pólo Gastronômico Heliópolis.
pelo Juiz da 64ª Zona Eleitoral, Lucas Tavares Coutinho, para ouvir os citados numa
denúncia de “abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio
eleitoral”, na condução da campanha eleitoral em Iati, vencida por Tonho de
Lula (PSB), foi adiada. As denúncias foram representadas por Alexandre e Martinho Tenório,
candidatos a Prefeito e Vice-prefeito da Coligação por uma Iati Melhor, derrotados
nas urnas por uma diferença de apenas 127 votos.
para a manhã de hoje, dia 29, no Fórum de Águas Belas, mas teve que ser agendado
para o próximo dia 13 de dezembro, já que um dos representados, de identidade não revelada, não compareceu. Informações de
bastidores dão conta que o mesmo não teria tomado conhecimento da Intimação
Judicial em prazo hábil.
Além de o Prefeito Eleito de Iati,
Antônio José de Souza, o Tonho de Lula; a Vice-prefeita Eleita, Edna de Cidinho
e os Vereadores Eleitos, Erlan Tenório e Renato Almeida, também compareceram ao
Fórum de Águas Belas, os candidatos a Prefeito derrotados no último dia 2 de
outubro: Alexandre Tenório, Padre Jorge (atual prefeito de Iati) e Assis do
Posto (confira a lista dos intimados para a Audiência de hoje, dia 29, na imagem ao lado). Jorge e Assis seriam ouvidos na qualidade de testemunhas do Processo
nº 502-02.2016.6.17.0064. Cerca de cem pessoas
estiveram presentes ao Fórum, a maioria, certamente por questões de segurança,
ficou no lado de fora.
Prefeito Eleito Tonho de Lula poderá ser diplomado pela Justiça Eleitoral no
dia 14 de dezembro, um dia após a realização da nova Audiência de
Instrução, motivo
pelo qual os seus Correligionários comemoraram o adiamento, inclusive com festa e queima de fogos em Iati.
desinstitucionalização em saúde mental, Pernambuco descredencia mais um
hospital psiquiátrico privado de longa permanência. Nesta quarta-feira, dia 30,
as Secretarias Municipais de Saúde de todos os Municípios que integram a V
Região de Saúde, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), da Gerência
Regional de Saúde (Geres) e Gerência Estadual de Atenção a Saúde Mental
(Gasam), promovem o retorno dos últimos pacientes do Hospital da Providência ao
seu município de origem.
sendo paulatinamente desativados. Os usuários foram reintegrados ao convívio
familiar e aproximadamente 16 pessoas foram acolhidos em duas residências
terapêuticas aqui em Garanhuns. Todos passarão a ser atendidos nos Centros de
Atenção Psicossocial (CAPS) e Residências Terapêuticas da região e, quando
necessário, no Hospital Regional Dom Moura.
Providência foi realizado em sintonia com a direção da Unidade, com o Município
e o Estado, respeitando a singularidade de cada usuário e de suas necessidades.
Fizemos contato com os familiares dos pacientes, para reintegrá-los a esse
convívio social e comunitário. A rede de saúde, que vai desde os componentes da
atenção básica, unidades especializadas e unidades de urgência e emergência,
também vem sendo qualificada e ampliada para realizar o atendimento desses
pacientes dentro do novo modelo de atenção psicossocial”, afirma o gerente de
Saúde Mental da SES, João Marcelo Ferreira.
implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado, que tem o
objetivo de avançar com a proposta da Reforma Psiquiátrica regulamentada pela
Lei 10.216/01 e Portaria n. 3.088, de 23 de Dezembro de 2011, do Ministério da
Saúde. Desde outubro, a Unidade já não recebia novos pacientes.
que engloba 21 municípios, é formado por 10 CAPs, sendo 1 CAPS III
(funcionamento 24hs) e um CAPs AD em Garanhuns, 1 CAPS Infantil em Angelim e os
demais, do Tipo CAPS I, nos municípios de Capoeiras, Canhotinho, Águas Belas,
São João e Jucati, além de 6 leitos de enfermaria psiquiátrica no Hospital Dom
Moura.
HISTÓRICO – Nos últimos sete anos, o
Estado de Pernambuco descredenciou 1.982 leitos psiquiátricos, os quais
distribuídos em oito Instituições. Ainda estão em funcionamento em torno de 715
leitos agudos em 6 hospitais, sendo 490 de agudos (para situações de crise) e
240 de longa permanência. (Com informações da VOX Comunicação)
delegação da Chapecoense na madrugada desta terça-feira, dia 29, na Colômbia, a
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu adiar a 38ª e última rodada
da Série A do Campeonato Brasileiro e a partida decisiva da Copa do Brasil.
domingo, dia 4, vão acontecer apenas no dia 11 de dezembro. A confirmação foi
dada pelo secretário-geral da entidade, Walter Feldman. Segundo o dirigente da CBF, neste
momento, todos os esforços da entidade estão direcionados a oferecer apoio aos
parentes das vítimas, bem como auxiliar no translado dos corpos da Colômbia
para o Brasil. A Chapecoense está na nona posição do Brasileirão, com 52
pontos. No próximo domingo, enfrentaria o Atlético-MG, na Arena Condá.
Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, para o dia 7 dezembro. A Partida estava prevista, inicialmente, prevista para amanhã, dia 30.






































