de Garanhuns!”. Com essa frase o Prefeito Izaías Régis (PTB) sintetizou o seu
sentimento diante do “tratamento” dispensado pelo Governador Paulo Câmara e
equipe à Cidade das Flores. Durante entrevista no inicio desta semana concedida a
Rádio Jornal Garanhuns, o Governante Garanhuense fez um relato do que, segundo
Ele, é uma “discriminação” para com o Município.
Régis abordou diversos
assuntos e bateu forte na Gestão de Paulo Câmara, sobretudo em áreas
estratégicas para a população, como segurança e saúde pública. Segundo Izaías, no
9º BPM, um dos maiores Batalhões de Polícia de Pernambuco, “falta carro (viaturas)
para o Coronel (Ely Jobson, comandante do 9º BPM) trabalhar. Faltam policiais
para o Coronel trabalhar e o Governo do Estado não dá estrutura”, registrou
Izaías.
O Petebista foi além e
criticou a demora para o inicio da construção da Escola Técnica de Garanhuns e
chamou a atenção para a exclusão do Município num projeto de auxilio ao
abastecimento d´água nos Municípios Pernambucanos, cujos recursos são Federais
e a execução é do Governo Estadual. Régis também citou a falta de apoio aos
eventos realizados em Garanhuns, a exemplo do Natal Luz.
Ainda durante a entrevista ao
radialista Eduardo Peixoto, o Prefeito de Garanhuns revelou que o Governo Estadual
nunca repassou os recursos referentes à aquisição de remédios
da farmácia básica e está há 14 meses sem repassar o dinheiro para o
funcionamento do SAMU no Município. “Nenhum Prefeito de Pernambuco recebeu, por
obrigação do Estado, o repasse do remédio da Farmácia Básica do Estado. Por
exemplo: Garanhuns teria R$ 25 mil reais por mês para receber e comprar remédio
para a Farmácia Básica. Sabe quanto recebeu até hoje? Zero do Governo do Estado!
Esses anos de Paulo Câmara, ele não pagou um centavo. O SAMU nós estamos com um
ano e dois meses que não recebemos recursos para manutenção do SAMU”, chamou a atenção
Izaías, revelando em seguida, que apenas referente ao SAMU, o Estado já deve quase um milhão
de reais a Prefeitura de Garanhuns. “Seria dinheiro para comprar remédios e
outras coisas na saúde de Garanhuns (…); o Município está bancando tudo isso e
o Estado não está pagando agente”, disparou Izaías Régis.
publicar a sua versão quanto aos fatos citados nesta reportagem.
Rádio Jornal Garanhuns:
O SEGUNDO EM MENOS DE UMA SEMANA: Bandido leva Veículo de Cidadão ao sair de Banco aqui em Garanhuns
vem chamando a atenção da população de Garanhuns, sobretudo aqueles que
precisam usar os serviços bancários no período noturno. É que a investida de
criminosos na saída dos Bancos fez uma nova Vítima no Município.
19h, um cidadão, que pediu reserva da sua identidade, foi abordado por um
criminoso ao sair da agência do Banco do Brasil, localizada na avenida Rui
Barbosa, aqui em Garanhuns. “Fui entrar no carro que estava estacionado ao lado
do Banco, quando um cara entrou (no carro) armado e anunciou o assalto. Ele me mandou
dirigir e me fez parar no Caixa 24 horas do Bonanza, da Rui Barbosa, e tirar R$
1.000,00 para Ele. Depois mandou dirigir até um condomínio em frente ao Lua Nua
Motel e me deixou lá, levando o meu carro (uma Amarok, placas OYW 8802, de cor
branca e ano 2014), meus celulares, notebook e relógio”, relatou o Cidadão, em
contato com o radialista Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal Garanhuns.
na saída de Banco em menos de uma semana aqui em Garanhuns. Na última
sexta-feira, dia 18, um Cidadão, de
identidade não registrada, foi rendido por bandidos e raptado quando se
encontrava numa agência bancária no Centro da Cidade. A Vítima teve seu veículo,
uma Saveiro, de cor branca e placa
PFX-4148/PE, tomada de assalto e foi levado junto pelos
assaltantes. Coincidentemente, a Vítima também foi levada pelos
bandidos até a saída de Garanhuns,
sentido a cidade de São João, onde foi deixada as margens da PE-177.
Feira do Parque, Natal Luz e Encontro de Carros
Antigos. O final de semana de Garanhuns já começou bem movimentado. É que além
dos atrativos do Natal Luz e da Feira do Parque, a Cidade também vem sendo ‘invadida’
por expositores de todo o Nordeste, que apresentam veículos históricos e
modelos que certamente ficaram marcados na vida de várias gerações. O Encontro
de Carros Antigos segue até amanhã, dia 27, no Parque Euclides Dourado.
Rural, Pick-ups, Opalas, Jeep´s e muitos outros podem ser conferidos
gratuitamente. “Contamos com modelos variados, com fabricação entre os anos de
1927 a 1990. Também temos vários Modelos V-8, que certamente chamarão a atenção
do público que prestigia o Evento”, registra o empresário Hélder Carvalho, da
Studio C Produções, empresa que promove o Evento.
tem a votação das categorias e a partir das 19h tem a premiação. O Expresso
Jovem Guarda ficará encarregado pela animação num palco montado no interior do
Parque. Já amanhã, dia 27, a exposição começa às 8h e se encerra às 17h, sempre
contando com música ao vivo. Alexandre Revoredo está entre as atrações. “Estamos
contando com cerca de 250 veículos expostos, que vieram de Alagoas, Paraíba,
Rio Grande do Norte e aqui de Pernambuco, com destaque para expositores de Garanhuns,
Serra Talhada, Gravatá, Lajedo, Caruaru e Toritama”, finalizou Hélder Carvalho.
ligada a Prefeitura de Garanhuns, vai reformar a Quadra Poliesportiva Municipal Manoel Elpídio de Melo, a antiga Quadra
do Colégio Municipal.
engenharia para executar a reforma, foi publicado no Diário Oficial do Estado
deste sábado, dia 26. As Empresas interessadas no serviço, que será contratado
através da modalidade Tomada de Preços, deverão adquirir o Edital do Certame
através do endereço: http://www.aesga.edu.br/autarquia/licitacoes.
A sessão de abertura dos envelopes acontece no próximo dia 12 de dezembro, na
sede da AESGA. O valor máximo aceitável para a contratação é de R$ 171.317,96.
assinatura da Ordem de Serviço, o prazo para execução das obras é de cento e vinte dias. A expectativa é que aquele
tradicional espaço esportivo esteja totalmente reformado no transcorrer de
2017. A Quadra passou a integrar o patrimônio da Autarquia em 2015.
Borges não é mais o Secretário Municipal de Garanhuns.
informou, em nota enviada a Imprensa, que o secretário de Agricultura e
Abastecimento, Epaminondas Borges Filho, foi destituído do cargo, oficialmente,
nesta sexta-feira, dia 25. Segundo a Nota, “a cessão, concedida pela
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi encerrada e Epaminondas
já havia comunicado, previamente, ao Prefeito Izaías Régis, que deixaria o
cargo – ocupando a função até o fim do mês de dezembro”, todavia “com o pedido
antecipado da UFRPE, ele deixa o cargo hoje”.
breve, será informado o substituto interino para a Pasta, que deve
permanecer nessa situação até o próximo dia 31 de dezembro. O documento que oficializa o
ato foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje, dia
25.
Ouro acordaram assustados com a explosão do posto de atendimento do Bradesco.
Um grupo, fortemente armado, quebrou a porta de vidro e usando
dinamites explodiu o caixa eletrônico, que fica localizado há alguns
metros da Igreja Matriz, na Praça da Conceição, no Centro daquele Município. O equipamento ficou totalmente destruído e
a estrutura do prédio comprometida.
De acordo com as informações repassadas por populares e publicadas no
Blog Arlete Santos Notícias, os suspeitos utilizavam uma Amarok, de cor preta, e
outro veículo de dados não informados. Eles trafegaram na Cidade com os faróis
apagados e na fuga efetuaram vários disparos para o alto, tomando destino
ignorado. Ainda não foi informado o valor levado pelos bandidos durante a ação
criminosa. (Com informações e imagens de
http://www.arletesantos.com.br/)
seguir atraindo grande público para os polos e atrações do Evento. Nessa
sexta-feira, dia 25, o Palco Prefeitura recebe shows a partir das 19h30min,
quando se apresentam o Reisado Santíssimo Redentor; Coral Cantares; Coral do
Sesc Garanhuns e o cantor Otávio Matias.
torna-se o ponto de encontro, onde acontece o Desfile de Papai Noel, a partir
das 18h. Depois, a Casa de Papai Noel é aberta para quem quiser registrar um
momento ao lado do “bom velhinho”. Os shows defronte ao Palácio Celso Galvão
iniciam às 20h – vão se apresentar Celino Melo e Klayton Danata, interpretando
Lenine.
receber a caravana itinerante do Natal Luz 2016. Os moradores da localidade
poderão conferir Valdir Marino, com o espetáculo “Um encanto de estórias”;
Reisado Virgem do Socorro; Auto de Natal “Messias Nordestino”, da Escola Elisa
Coelho; e a Orquestra Manoel Rabelo.
prestigiar, a partir das 18h, o desfile natalino; a partir das 19h o
funcionamento da Casa de Papai Noel, e os shows da noite, às 19h30min, no Palco
Prefeitura – que contará com o Grupo de Violões do Cras Heliópolis e Coral da
Várzea; ballet Primeiros Passos e o coral do Colégio Santa Joana D’arc.
segurança dos pedestres e evitar transtornos para os condutores, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e
Transportes (AMSTT) passará a interditar dois trechos do entorno do Relógio de
Flores, na avenida Rui Barbosa, aos sábados e domingos, a partir deste final de
semana.
entrar ao lado do Banco Bradesco, pois a subida não será permitida. Já os
motoristas que estiverem vindo da avenida Duque de Caxias, passando pela rua
Emília Valença, para descer pela parte alta da avenida, também não poderão
cruzar o trecho em frente ao Chalé II – nesse caso, a orientação é, ao invés de
descer, subir a avenida em direção ao Batalhão da Polícia Militar e buscar vias
alternativas, como a avenida Júlio Brasileiro. Já quem estiver chegando à
cidade pela entrada principal, ou estiver no sentido subúrbio-centro, poderá
descer normalmente pela avenida Rui Barbosa. Agentes de trânsito da AMSTT
estarão nas vias orientando o fluxo. As interdições acontecerão sempre das 19h
às 00h e se estenderão até o dia 31 de dezembro. (Com
informações de Cloves Teodorico e imagens de Aquilles
Soares e Hilton Marques)
Garanhuns é tido como modelo em todo o Estado na Gestão do Programa
Bolsa Família. Atualmente, o Programa, que vem passando por uma forte
fiscalização do Governo Federal, beneficiou, neste mês de novembro 17.369
famílias residentes em Garanhuns, o que representa uma cobertura de 119,5% da
estimativa de famílias que se encaixam no perfil do Bolsa Família em nível
Municipal.
“Aqui em Garanhuns, as famílias recebem benefícios com valor médio de R$
182,53. O valor total transferido pelo Governo Federal em benefícios às
famílias atendidas, em Garanhuns, neste mês de novembro foi de R$ 3.170.356,00”,
registra Luizinho Roldão, coordenador do Programa no Município.
Ainda segundo Roldão, para que o Município alcançasse essa condição, algumas
medidas foram tomadas pelo Governo Izaías Régis. “Metas foram estabelecidas
para atendimento ao público; os servidores foram capacitados para tratar com a
população e também foram instalados postos para cadastro e esclarecimento a
respeito do Programa”, pontuou o Coordenador, que finaliza: “fazemos, todos os
dias, com que as pessoas sejam bem recebidas, desde o atendimento ao público,
na Secretaria, até às visitas residenciais às famílias”, finaliza Luizinho Roldão.
Clique em player e confira uma
entrevista concedida pelo coordenador do Programa Bolsa Família, veiculada na
Rádio Jornal Garanhuns. Nela, Luizinho Roldão explica os recentes bloqueios e as particularidades do Programa Bolsa Família:
Estado desta quinta-feira, dia 24, traz a publicação de uma Portaria
assinada pelo Governador Paulo Câmara (PSB), nomeando candidatos aprovados no
Concurso Público para cargos efetivos da
Fundação de Atendimento Socioeducativo – FUNASE e que atuarão na Unidade do Órgão instalada aqui em Garanhuns.
seguintes aprovados no Certame homologado em abril de 2013:
………….Nome
………………………. JANAINA
OLIVEIRA DE MORAES
………………………..MIRELLA
CYNTHIA LYRA LINS
………………………..LUZINETE
DE PAULA PINTO DA SILVA
………………………..MIRELLA
CAVALCANTE VILAR LIMA
……………..Nome
……………………………LEANDRA
FERNANDES DO NASCIMENTO
……………………………ALESSANDRA
MARIA DOS SANTOS
……………………………AMANDA
LUIZA PEIXOTO
……………………………ANA
CAROLINA CAVALCANTI SILVA
………………………………….JESSICA
SANTOS DE LIMA WANDERLEY.
convocou, por meio da Portaria nº 333 /16, o candidato Fabio Aurelio Oliveira
Torres, aprovado na Seleção Pública Simplificada em 2013 para atuar na função
de Assistente Socioeducativo da Fundação de Atendimento Socioeducativo – FUNASE,
aqui em Garanhuns.
entre os dias 25, 28 e 29 deste mês, das 8 às 16h, na FUNASE/Garanhuns para entrega
dos documentos para fins de contratação (a relação dos documentos pode ser
consultada no site da FUNASE). O não comparecimento será considerado como desistência.
o 45º assassinato do ano foi registrado aqui em Garanhuns. O Operador de Máquinas João Luiz
Ribeiro de Lima, de 50 anos, foi morto no inicio da noite de ontem, dia 23, a
tiros por dois suspeitos. O Crime aconteceu na rua José Cardoso, no Parque
Fênix.
Portal Agreste Violento, João Luiz trafegava em um veículo Gol, cor prata, de placas
KIS-5757, quando os suspeitos em uma moto se aproximaram e efetuaram disparos
de arma de fogo. A Vítima não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a
óbito antes de receber os primeiros socorros. A Polícia Militar isolou o local até a chegada
da Polícia Civil, que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo ao
Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.
assassinado a tiros o agricultor Marcelino Bezerra Teixeira, de 34 anos, na rua
Sebastião Alves Tenório, em Iati. Segundo informações do Blog Arlete Santos Notícias,
a Vítima estava bebendo em um bar e ao sair do estabelecimento foi assassinado
por dois suspeitos não identificados que estavam em uma moto. Marcelino foi
atingido fatalmente na região da cabeça, falecendo no local. O Corpo foi
encaminhado ao IML, em Caruaru. Esse é o 4º homicídio registrado neste ano no
município de Iati. (Com informações e
imagens de http://www.agresteviolento.com.br/
e de http://www.arletesantos.com.br/)















































