BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Ex-prefeito do Recife por duas vezes, João Paulo (PT) saiu na frente na
primeira sondagem eleitoral realizada na cidade. Números do Instituto Ibope,
divulgados pelo NETV 2ª edição, telejornal da TV Globo, colocam o petista em
leve posição de vantagem diante dos outros oponentes. O petista aparece com 27%
das intenções de voto. Logo atrás está o atual prefeito da capital Geraldo
Julio (PSB), com 26%. Como há margem de erro de 3%, a situação é de empate
técnico entre os dois postulantes. 
O deputado federal Daniel Coelho (PSDB) surge em terceira colocação com
11% e a deputada estadual Priscila Krause (DEM) tem 8%. Em 2012, o tucano ficou
em segundo lugar na disputa eleitoral. Edilson Silva (PSOL) aparece com 4%. Segundo
o Ibope, a pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de agosto e 805 pessoas
foram ouvidas. O nível de confiança da sondagem é de 95%. 

AVALIAÇÃO DA GESTÃO – A
pesquisa do Ibope também trouxe números relativos à avaliação da gestão Geraldo
Julio. Para 5% dos entrevistados, o socialista faz um governo ótimo. Vinte por
cento acreditam que o prefeito faz uma boa administração, 46% acham regular,
11% acham ruim e 15% péssimo. Três por cento não sabem ou não responderam a
questão sobre o desempenho do atual governo municipal. (Com informações do JC
Online. CONFIRA)

Três Ex-secretários Municipais
são candidatos à Câmara de Vereadores de Garanhuns nestas eleições. Hélio
Faustino (PTB), que atuou nos setores de Obras e Planejamento, tendo colaborado
com muitas dos trabalhos da atual Gestão; Wanderley Lopes (PRB), responsável
pela maioria das articulações políticas do governo petebista e Pedro Passos,
nome histórico do PT de Garanhuns, que atuou na pasta da Juventude e na defesa
dos Direitos Humanos.
De acordo com o Blog do
Jornalista Roberto Almeida, além desses três tem Betânia Monteiro (PTB), que
ocupou um cargo de grande visibilidade na Secretaria de Ação Social e segundo
os “olheiros” da campanha está com muitos apoios e com boas chances de aumentar
a bancada feminina na Casa Raimundo de Moraes. Situação semelhante é a de Ary
Júnior (PTB), que além de já ter conquistado um mandato legislativo nas
eleições de 2008, também integrou a equipe do atual Governo Municipal.
Ainda segundo Almeida, Hélio Faustino e os outros cinco candidatos,
além de estarem na rua diariamente fazendo visitas e dialogando com a população
garanhuense, estão ocupando as redes sociais também com muita competência. A
expectativa é que com a experiência que tiveram na Prefeitura e se mantiverem a
qualidade nos serviços prestados à população, possam fazer um bom trabalho na
Câmara caso consigam se eleger.
Neste ano, 173 candidatos disputam
as 13 vagas na Câmara de Vereadores de Garanhuns. Dentre eles os atuais
vereadores Nelma Carvalho (PSB), Alcindo Correia (PCdoB), Paulo Leal (PSB),
Cláudio Taveira (PDT), Gersinho Filho (PTB), Gil PM (PSC), Audálio Filho
(PSDC), Zaqueu Lins (PRB), Luzia da Saúde (PTB) e Carla de Zé de Vilaço (PTB). (Com informações do Blog do Jornalista
Roberto Almeida – http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/)
Para conferir a lista completa dos candidatos a Vereador em Garanhuns
clique AQUI.


A partir de hoje, dia 22, a
Rede Globo passa a provocar o público no horário das onze da noite, através de
uma minissérie de 20 capítulos. Justiça busca contar quatro histórias
demasiadamente humanas e tem um ator nascido em Garanhuns, como um dos
protagonistas da trama.

Com experiências no teatro e
cinema, mas estreante em TV, o ator garanhuense Pedro Wagner tem 34 anos e está
entregando o seu talento para dar vida a Oswaldo. Na trama, Ele poderia ser
apenas um mero pintor de fachadas, não fosse por um pequeno grande detalhe:
desde a adolescência é estuprador e possui várias vítimas no currículo. “Eu
tinha muito medo da TV, da velocidade da TV. Mas a equipe técnica é incrível.
Pena que a maioria das minhas cenas passaram para o Rio de Janeiro”,
contou. Pedro classifica o Oswaldo como um “personagem­ sombra” e
bastante misterioso: “Ele é tão desgraçado que você não entende
propriamente porque ele tem uma mente tão doentia e tão perversa. Tem sido uma
grande experiência”, concluiu.

O telespectador de Justiça terá
uma nova perspectiva dramatúrgica, pois os quatro enredos serão desenvolvidos
em dias específicos da semana, mas terão suas ligações estreitadas ao longo da
narrativa, direta ou indiretamente. Justiça aborda o que é justo na prática. Um
olhar realista sobre a trágica trajetória de personagens como o jovem Vicente
(Jesuíta Barbosa), a dona de casa Fátima (Adriana Esteves), a estudante Rose
(Jéssica Ellen) e o contador Maurício (Cauã Reymond). São pessoas de origens
diferentes, que passam sete anos na prisão depois de expostas a situações ­limite.


O público pernambucano em
especial tem um motivo a mais para assistir a minissérie. É que Justiça foi
ambientada na Região Metropolitana do Recife. Durante 40 dias, entre maio e
junho, boa parte do elenco esteve na Capital, Olinda e Jaboatão gravando cenas
para a trama, que continua sendo desenvolvida no Rio de Janeiro, externamente e
nos Estúdios Globo até o início de setembro. Pontos como o Mercado de São José,
o Edifício Holiday, em Boa Viagem, a praia e bairro do Pina, Teatro de Santa
Isabel, no Recife, Largo do Amparo, Ladeira da Misericórdia, em Olinda, e Barra
de Jangada, em Jaboatão, são algumas das locações que serão vistas no folhetim.



Além da ambientação em
Pernambuco e da presença do ator garanhuense Pedro Wagner, outros atores da
terra também estão presentes na minissérie. Assim como Jesuíta Barbosa, Luisa
Arraes (Débora) e o nosso Pedro Wagner são alguns dos conterrâneos que não
farão esforços para emprestar o sotaque nordestino na composição de seus
personagens.
(Com informações e imagens
do Jornal do Commercio. CONFIRA)



Clique em player para conferir a entrevista de Pedro Wagner ao JC: 



Uma das formas de chamar a atenção do Estado e da população para o
aumento da criminalidade é registrar as ocorrências. Ir até uma Delegacia para
fazer isso pode levar horas, além de costumar ser um processo bastante
estressante para quem foi Vítima.
As delegacias distritais funcionam em horários restritos. Fora do
horário comercial, é possível contar apenas com as delegacias de plantão. Em
vários casos, a melhor opção é recorrer ao Boletim de Ocorrência (BO) online,
que funciona 24h. O importante é não deixar de registrar o BO.
“Quando você faz o registro, seja na delegacia ou pela internet,
você consegue fazer um mapeamento das ocorrências e direcionar não só a
investigação por parte da Polícia Civil como também o policiamento preventivo,
com a Polícia Militar, fazendo o lançamento das viaturas em locais com mais
ocorrências de crimes”, explica o chefe da Polícia Civil de Pernambuco,
Antônio Barros.
“Na delegacia, a pessoa pode enfrentar fila de espera, ter alguma
problema ocasional de queda de sistema. Na internet, o BO é liberado, em média,
meia hora após o registro. O policial na base da delegacia da internet analisa
as informações e faz a liberação para o boletim ser impresso pelo cidadão onde
ele estiver”, detalha.
O QUE PODE SER REGISTRADO?
Ocorrências relacionadas a Furto, Roubo, Extravio de objetos e Acidentes
de trânsito, sem vítimas. No caso de acidente de trânsito sem vítima, só podem
ser registrados colisões ou abalroamento entre veículos automotores.
QUEM PODE REGISTRAR?
Pessoa Física: pela pessoa vítima maior de 18 anos ou responsável,
denominado noticiante. Pessoa Jurídica: por um responsável e maior de 18 anos,
denominado representante. Na Delegacia pela Internet, só podem ser registradas
ocorrências com apenas uma Vítima. Nos demais casos, dirigir-se a uma delegacia
mais próxima.
COMO REGISTRAR?
Acesse o site oficial da Polícia Civil, em www.policiacivil.pe.gov.br, e
clique em Delegacia pela Internet. As vítimas pessoa física maior de idade ou
noticiante, nos casos de vítimas sendo menores de idade, bem como os
representantes de vítimas pessoa jurídica deverão obrigatoriamente informar os
seguintes dados: RG e CPF. Para solicitar um registro de ocorrência selecione a
opção PREENCHIMENTO na tela principal da Delegacia pela Internet.
A partir daí, você vai preencher todos os dados sobre o ocorrido: o
fato, o local, os envolvidos, os objetos e a finalização. Após o registro, um
número de protocolo será disponibilizado para que o cidadão tenha acesso ao
Boletim de Ocorrência para posterior impressão.
A opção VALIDAÇÃO é para verificar a autenticidade do BO pela internet.

ATENÇÃO: constantemente, a Polícia Civil tem informado no site que,
por causa de problema no sistema, BOs registrados em determinados dias e
horários não foram computados. Nesses casos, é preciso fazer o registro
novamente. (Com informações do Por Aqui/JC On line. CONFIRA)


Garanhuns foi destaque na
conquista do Ouro Olímpico na tarde de ontem, dia 20, no Maracanã. Não se trata
de nenhum jogador da Seleção Brasileira Masculina que nasceu no Município e sim
a presença marcante da nossa Bandeira no Evento.
É que o empresário Vando Tenório,
da Travessia Presentes, esteve levando a bandeira de Garanhuns para diversas
arenas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e ontem, dia 21, teve um destaque
especial ao sair numa das imagens que registraram a comemoração do gol de
Neymar, que abriu o placar do jogo contra a Alemanha, vencido nos pênaltis por
5×4.
Além de estar no Maracanã prestigiando
a Seleção Masculina, Vando também levou a bandeira de Garanhuns para a Arena do
Vôlei de Praia, em Copacabana; para o Parque Hípico; e também figurou no Maracanãnzinho,
durante as vitórias da Seleção Masculina de Voleibol, e na Ginástica Artística,
quando posou com a ‘pequena-gigante’ Flavinha Saraiva.
Mas essa não foi a primeira
vez que Vandinho (como é conhecido na Cidade) leva um dos símbolos de Garanhuns
para grandes eventos esportivos. Ele é figurinha carimbada nos Jogos da
Seleção, seja em amistosos ou durante jogos válidos pela Copa do Mundo. É o
orgulho de ser Garanhuense mostrado para o Mundo Ver.
KLÉBIO
E GARANHUNS –
E
assim como fez durante a
Copa do Mundo, o garanhuense Klébio Pontes também
levou a bandeira de Garanhuns na bagagem da família para as Olimpíadas do Rio.
Além de tremularem no Complexo Olímpico, a bandeira também foi levada por Klébio
para a Arena Carioca e outros espaços dos Jogos, sendo destaque, inclusive, durante
a transmissão dos jogos pelos canais de televisão de todo o Mundo. (Com imagens dos perfis do facebook de Vando Tenório e Klébio Pontes) 


A Taxa de Prevenção e Extinção
de Incêndios (TPEI), popularmente conhecida como Taxa de Bombeiros, aumentou
10,48% este ano com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
(IPCA). Muitos proprietários de imóveis residenciais, comerciais ou
industriais, além de veículos e garagens autônomas, não conhecem o imposto,
cobrado uma vez por ano. Eles podem sofrer sanções, como ter o nome negativado.
 
Atualmente, o índice de
inadimplência gira em torno de 46%. A estimativa do Corpo de Bombeiros é de que
este ano sejam arrecadados R$ 52 milhões contra R$ 44 milhões do ano passado,
um aumento de mais de 18%. A TPEI é cobrada em 24 cidades de Pernambuco, dentre
elas: Garanhuns, e leva em consideração o tamanho do imóvel e a finalidade da
propriedade. O valor arrecadado é voltado para a aquisição de viaturas,
embarcações, equipamentos materiais e a manutenção dos serviços realizados
pelos bombeiros.
O pagamento pode ser feito em
cota única até o dia 31 de agosto ou dividido em quatro vezes até novembro
deste ano. O preço mínimo para apartamentos de até 50 metros quadrados é de R$
86,50. Já o máximo é de R$ 269,35 para imóveis com espaço entre 300 metros
quadrados e 1.000 metros quadrados. Estes são alguns exemplos. A cobrança dos
últimos três anos para quem não pagou também está sendo feita.
Segundo o assessor de
comunicação dos Bombeiros, o major Aldo Assis, há muitas consequências para
quem ignora a taxa. “Os estabelecimentos comerciais e industriais
inadimplentes e condomínios não vão conseguir tirar a escritura de prevenção de
incêndio. Os proprietários de imóveis residenciais vão ter que pagar os
impostos não pagos para poder vender o apartamento ou casa. Quem pagar a cota única
recebe desconto de até 10%”, explica o profissional.

A segunda via da taxa dos
bombeiros pode ser impressa pelo site www.bombeiros.pe.gov.br.
Na plataforma online, também é possível consultar débitos e imprimir a certidão
negativa de débitos. Os proprietários ou titulares de imóveis que recebam até
dois salários mínimos por mês, entidades religiosas, sociedades civis e
associações, consideradas de utilidade pública e sem fins lucrativos, podem
pedir isenção mediante a apresentação de documentos que podem ser consultados
no site dos bombeiros.
(Com informações
do Jornal do Commercio de hoje, dia 21/08/2016. CONFIRA)


Essa é destaque no Portal Agreste Violento:
“Enquanto aguarda a chegada da Policia Civil, militares do 9º BPM estão
nesse momento (16h25min, de 20/08/2016) apurando um suposto assassinato na rua Capitão Manoel Leite, na
Boa vista, aqui em Garanhuns.

De acordo com informações de populares
que residem nas imediações, Beneval Araújo da Silva, conhecido popularmente por Abel, de 44 anos, foi encontrado morto na casa em que residia na rua Capitão
Manoel Leite, nº 112. Segundo populares, Ele estaria com os braços amarrados e
seu corpo apresenta indícios de sufocamento. A Polícia Civil confirmou a versão.
A Polícia Militar foi acionada
por uma vizinha da Vítima. Ainda segundo populares, Abel foi visto pela última vez no inicio
da noite dessa sexta-feira, dia 19. 
A PM aguarda a chegada dos Policiais
Civis para que o levantamento cadavérico seja procedido e o corpo encaminhado
pera o IML, em Caruaru”. 



ATUALIZANDO A INFORMAÇÃO – O levantamento cadavérico do corpo de Abel Araújo foi realizado no inicio da noite desse sábado, dia 20, pela Polícia Civil. O Corpo foi encaminhado ao IML em Caruaru e a Delegacia de Homicídios de Garanhuns já iniciou as investigações a cerca do Crime. (Com
informações e imagem de www.agresteviolento.com.br

O farol baixo continua sem
obrigatoriedade nas PEs do Estado. A decisão foi anunciada ontem, dia 19, pelo
Departamento de Estradas e Rodagem (DER­PE). A retomada das multas aconteceria na
próxima terça­-feira, dia 23, conforme determinação do próprio Órgão, mas está
suspensa por tempo indeterminado.
Desde que começou a valer, em
8 de julho, a Lei 13.290/2016 causou polêmica. Foram 229 multas em cinco dias,
79 delas em uma única blitz na PE­001, no limite entre Recife e Olinda. Entre
as críticas, o fato de que muitas das rodovias se transformaram em vias
urbanas, sob jurisdição dos Municípios.

No fim do mês passado, o juiz
Djalma Andrelino, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, aceitou o pedido de
anulação das multas feito pela Associação Brasileira de Defesa dos Usuários de
Veículos (Abuv). A decisão valia até o dia 23 deste mês. O adiamento acontece
porque o DER não conseguiu executar o projeto de sinalização das PEs.
(Com informações do Jornal do Commercio)


O candidato a Prefeito de Águas
Belas, Agean Tenório (PSB), vem comemorando a adesão da família Martins, de
Aureliano e de Nomeriano a sua candidatura.
É que tanto Aureliano, quanto Nomeriano,
foram pré-candidatos a Prefeito até as vésperas das convenções. Agora eles estão
no palanque do Socialista, assim como o deputado Estadual Claudiano Martins
Filho (PP) e o ex-deputado Claudiano Martins, o que deve dar um novo rumo à
disputa política na terra Governada pelo Prefeito Genivaldo Menezes (PT). A União
vem sendo considerada histórica no Município e foi mediada pelo Governador Paulo
Câmara e pelo deputado Federal Danilo Cabral, ambos do PSB, legenda de Agean.

Em contrapartida a união, o
Prefeito Genivaldo Menezes vem apostando na adesão de lideranças populares a
campanha de Luiz Aroldo (PT). Genivaldo é o mentor da campanha do Petista e junto
a Luiz Aroldo vem intensificando as visitas e o contato com as comunidades. A
expectativa é que a disputa política em Águas Belas seja uma das mais acirradas
da história daquele Município. 

O candidato a Prefeito de Garanhuns
pelo PCB, o engenheiro Paulo Camelo, vem divulgando o seu Plano “Mínimo” de
Governo.
Na peça que vem sendo distribuída
no formato de um folder, Camelo, que tem como Vice o servidor público Atilla
Rocha, apresenta propostas que contemplam as mais diversas áreas de abrangência
municipal. Destaque para a estatização da AESGA, transferindo os cursos para a
Universidade Federal Rural de Pernambuco e a UPE e a construção de espaço para
o transporte alternativo, que poderia ser implantado no espaço onde atualmente funciona
o Centro Administrativo, na Avenida Caruaru. Paulo Camelo, que emplaca a sua
sexta candidatura seguida a Prefeito de Garanhuns, também pretende construir um
Estádio Municipal de Futebol, uma Vila Olímpica e um Parque Aquático, além de
viabilizar a implantação do Passe-livre, inicialmente para os estudantes da Rede
Municipal.

A proposta de implantar um Teleférico
em Garanhuns segue entre as metas do candidato do PCB. De acordo com Paulo
Camelo, o atrativo passaria pelo Parque Ruber van der Linden; Liberdade; Jardim
Botânico (a construir na Várzea) e na nascente do Rio Mundaú, na rua Capitão
Tomaz Maia. Todas as áreas de passagem do Teleférico seriam urbanizadas,
segundo o Projeto Comunista. “Nas estações do Teleférico serão implantados o
Shopping Turístico; Pista de Esqui; Asa Delta; Parque Ecológico da Liberdade;
Jardim Botânico; Quadra para Patinação e Pedalinho”, registra trecho do Plano “Mínimo”
de Governo, do PCB.
Clique AQUI para conferir as
propostas do Candidato a Prefeito de Garanhuns, Paulo Camelo.

PROGRAMA MÍNIMO DE GOVERNO
1 – ORÇAMENTO MUNICIPAL
. Quanto as licitações, vamos
procurar firmar convênio com a Caixa Econômica Federal para adoção do seu   Sistema de Contratação de Serviços e
ampliá-lo para Aquisição de Materiais Diversos.
. Condenamos a “antecipação de
recebíveis” utilizada pela administração atual no que diz respeito as novas
construções através da liberação antecipada da carta de “Aceite-se”, sem que a
obra  esteja concluída;
2 – EDUCAÇÃO
. Considerar o “Abono
Educador” (1 Salário Mínimo em outubro);
. Manter as gratificações
adquiridas para aqueles educadores que têm direito a Licença-prêmio (6 meses de
salário a mais ou férias), adquirida a cada 10 anos de trabalho efetivo;
. Estatização da AESGA,
transferindo os cursos para a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a UPE
(Universidade de Pernambuco);
. Repasse  de todas as verbas  destinadas aos professores, cujo recurso seja
oriundo do FUNDEB, incluindo os vinte milhões de reais  recebidos pelo governo municipal, atual,  em meados de 2015 e não repassado como de
direito;  
3 – SAÚDE
. Política de Saúde para as
pessoas doentes que se instalam no Centro da Cidade, oriundas da própria
cidade, assim como de outras da região;
. Implantação de Postos de
Saúde em conformidade com a legislação federal;
. Firmar convênio com o
governo do Estado de Pernambuco, com o objetivo de implantar o IML, bem como o
Crematório Regional;
. Na medida do possível
implantar um programa de reforma das casas da população carente, priorizando a
ventilação, a claridade e o esgotamento sanitário, evitando a proliferação de
mofo e das doenças.
4 – POLÍTICA URBANA
. Política de ressocialização
dos favelados com moradia digna em áreas providas de infra-estrutura e serviços;
• Qualificação de calçadas,
iluminação e mobiliário urbano em todos os bairros da    cidade;
• Produção de equipamentos
públicos (Escolas, Teatros, Postos de Saúde, 
Creches, etc) de  qualidade;
• Ampliar a acessibilidade das
pessoas deficientes;
• Resolução das áreas de risco
ocupadas por moradia;
. Construção de cemitério
público seguindo as normas ambientais;
. Firmar convênio com o DNIT
com o objetivo de retirar o depósito de carros danificados no acesso à cidade;
5 – PLANO  DIRETOR
. Revisão do Plano Diretor de
modo que se faça as correções no Memorial Descritivo e que se permita a
construção de edifícios com mais de três andares em determinadas áreas da
cidade, preservando a paisagem e o ambiente. Portanto, anular a lei municipal
que não altera o Plano Diretor, mas permite que se construa mais de três
andares, mediante pagamento de taxa adicional. Ou melhor, devemos evitar
“vender” o espaço aéreo. Isso implica em dizer que devemos evitar  o “Complexo de Peter Pan” (menino que não
queria crescer);
. Onde existir Colina
(Serra)  o bairro terá o mesmo nome da
Colina, assim como terá a  Estação do
Teleférico.
6 – TRANSPORTES
• Ampliar a acessibilidade das
pessoas com deficiência aos pontos e terminais de ônibus;
. Implantação de vias expressas,
pontes, viadutos e alargamento de Ruas. Lembrando que iremos melhorar o acesso
aos bairros José Maria Dourado e “Manoel Chéu (Várzea)”;
. Reivindicar a Reforma,
ampliação e modernização do Aeroporto;
. Construção de espaço
apropriado para o transporte alternativo, podendo o mesmo ser  implantado, mediante  estudo de viabilidade técnica e econômica,  no espaço onde hoje funciona o Centro
Administrativo.
7 – MEIO-AMBIENTE
. Impedimento do aterro indevido
que está sendo executado no Vale da Liberdade (Buracão da Raposa) e nas
proximidades do “Castelo de João Capão”;
. Recuperação ambiental das
áreas destruídas, a exemplo da Nascente do Rio Mundaú;
. Extinção do escoamento de
esgoto sobre as calçadas e pavimento de ruas, através da construção de fossas
sépticas, sumidouros e redes públicas de esgotamento sanitário;
• Adoção de política de
reciclagem do lixo;
. Procurar rescindir o
contrato com a LOCAR (empresa privada que faz a coleta de lixo e administra o
aterro sanitário), de modo que o lixo se torne uma fonte de renda para o
município através da reciclagem e da preservação da natureza. Mas, com absorção
da mão de obra;
. Implantação de um cinturão
verde em nosso município de modo a melhorar a precipitação pluviométrica e o
clima;
. Criar áreas de
recarregamento do lençol d’água;
. Melhorar a visibilidade e
ambientação da cidade através da implantação de flores em calçadas, inclusive
às margens das estradas.
8 – CULTURA
• Investir na construção de
equipamentos como bibliotecas públicas, salas de teatro, salas de cinema,
espaços de exposição, sobretudo nas comunidades onde o acesso à cultura ainda é
restrito.
9 – COMUNICAÇÃO
Garantir o acesso à informação
pública por parte da Imprensa e de todos os cidadãos e cidadãs, como
instrumento para facilitar o controle social das políticas de governo;
10 – ESPORTE E LAZER
.. Construção de Estádio
Municipal de Futebol, no estilo Multiuso;
. Construção de Quadra
Poliesportiva Coberta;
. Incentivo ao time de futebol
que participe do Campeonato da primeira divisão, assim como de outras divisões
regionais;
. Incentivo as demais equipes
de esporte que participem de campeonatos regionais;
. Criação de Vila Olímpica
onde seja praticado o Atletismo, dentre outras modalidades esportivas;
. Criação de Parque Aquático
onde além de incentivar atividades esportivas, também contribua com a
recuperação de pessoas com deficiência física;
. Incentivar a prática de
Educação Física nas Escolas;
. Não promover festas que
tenham o objetivo de alienar e anestesiar a juventude;
11 – DIREITOS HUMANOS,
SEGURANÇA  E  POLÍTICA SALARIAL
. Cidade higienizada a
violação de direitos humanos;
. Guarda Civil Desarmada,
mantendo as demais funções civis, tais como: 
guardar e preservar os bens públicos como hospitais, escolas, parques,
etc;
• Reivindicar que o Governo do
Estado de Pernambuco, tenha uma política de ressocialização dos presos da Penintenciária
de Canhotinho e que haja controle eficaz do regime semi-aberto;
. Política Salarial e Plano de
Cargos e Carreira, compatível com os interesses coletivos. Por exemplo:
médicos, engenheiros, professores e demais profissionais liberais devem no mínimo
serem remunerados com o salário mínimo estipulado pela entidade sindical
municipal e/ou regional;
. Firmar Convênio com o
Governo do Estado de Pernambuco de modo que a cidade seja policiada
regularmente pela Polícia Militar em pontos estratégicos, a exemplo da Estação
Rodoviária, Hospitais, Centro da Cidade, etc;
12 – JUVENTUDE
• Vamos promover a criação e
manutenção de equipamentos públicos destinados as atividades culturais
(teatros, cinemas, centros culturais, etc.), práticas esportivas (quadras, campos
de futebol e atletismo, pista de skate, etc.) e outros que propiciem e
incentivem o convívio e a integração social, o lazer e a diversão para a
juventude, principalmente na periferia da cidade.
• Implantação do Passe-livre,
inicialmente para os estudantes da rede municipal;
• Será garantido o direito do
jovem ao pagamento de meia-entrada em estabelecimentos culturais tais como:
shows, cinemas, espetáculos teatrais, exposições etc, mediante a apresentação
de documento com foto;
. Incentivo à organização
juvenil e participação política;
. Incentivar a organização
livre e democrática da UESG (União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns),
através da eleição livre e direta, com a participação de todos os estudantes,
incluindo as crianças;
. Reformar, Melhorar e
entregar para a UESG, a sede da  outrora
Casa do Estudante de Garanhuns, localizada na proximidade do Parque Euclides
Dourado.
13 – POPULAÇÃO NEGRA
• Valorização das expressões
da cultura negra, especialmente dos Quilombolas, como é o caso das Danças, da
Banda de Pífanos do Castainho, etc;
. Apoiar os Quilombolas no que
diz respeito a posse da Terra;
 14 – MULHERES
. Combate à violência;
. No nosso governo as moradias
serão, preferencialmente, registradas em poder das mulheres;
. Não contratar bandas
musicais, cantores, artistas de um modo geral, os quais estimulem a humilhação
e a violência contra as mulheres.
15 – CONSTRUIR O PODER  POPULAR
. As discussões sobre a
contribuição da participação popular na gestão das cidades deve ser feita
através dos Conselhos Populares, os quais devem ser desatrelados dos Partidos
Políticos, do Governo Municipal e do Poder Legislativo.
. Os Conselhos Populares devem
ter autonomia e independência financeira do poder empresarial e político. Assim,
o Poder Popular deve se organizar através dos Sindicatos, Entidades Estudantis
e Conselhos Populares.
. O Governo Municipal deverá
se dirigir aos Conselhos Populares para discussão e adoção de políticas
públicas de interesse da comunidade.
. Os mecanismos de controle
social, de deliberação política e práticas coletivas desenvolvidos em nível
local, são fundamentais numa gestão municipal que aponta para a construção de
um horizonte socialista.
  Os Conselhos Populares deverão fiscalizar as
atuações dos Poderes Executivo e Legislativo.
16 – TURISMO
. Implantação do Teleférico
entre as Sete Colinas (Serra), Parques Ruber van der Linden e da Liberdade (a
construir), Jardim Botânico (a construir na Várzea), Nascente do Rio  Mundaú ( Rua Capitão Tomaz Maia).
. Urbanização de áreas de
passagem do Teleférico.
. Nas estações do Teleférico,
implantar o Shopping Turístico, Pista de Esqui, Asa Delta, Parque Ecológico da
Liberdade, Jardim Botânico, Quadra para Patinação, Pedalinho, etc.
 . Evitar promover críticas desnecessárias ao
Governo do Estado de Pernambuco, como faz o Prefeito atual, as quais só
prejudicam o bom andamento do FIG (Festival de Inverno de Garanhuns);
. Reimplantação do Trem para
passeio turístico;
. Reimplantar o Festival de
Jazz, ora cancelado pela atual administração municipal;
. Construção de Parque
Temático sobre a Hecatombe. Bem como, incentivar a produção cinematográfica
relativa aquele episódio;
. O acesso a algumas
atividades do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), deve ser feito mediante
doação de agasalhos e/ou 1kg de alimentos não perecíveis.
17 – EMPREGO
. Reivindicar a criação de
órgão federal denominado de CODEVAM (Companhia de Desenvolvimento do Vale do
Rio Mundaú), repartição pública semelhante a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento
do Vale do São Francisco).
. Criar as condições para
instalação de  indústrias.
. Incentivar a construção
civil através da alteração adequada do Plano Diretor e do atendimento
tempestivo relativo a Licença de Construção.
. Reforma e ampliação do
Aeroporto.
. Construção de equipamento
suspenso (tipo Shopping) na Av. Santos Dumont, em conexão com o Mercado 18 de
Agosto e demais lojas e bancos adjacentes, criando um centro de comércio
onde  sejam abrigados os pequenos comerciantes
do POP SHOPPING. Em baixo do citado equipamento irá funcionar o transporte
urbano e bosques para policiamento;
18 – AGRICULTURA
. Incentivar a produção  e  a
comercialização de:  Flores, Café, Caju
(incluindo o beneficiamento das castanhas), Mamona, Frutas, etc.
. Aquisições  de Câmara Fria para a produção de Flores e de
secadores de Café.
. Aquisição de Patrulha
Mecanizada.
. Realização das Festas das
Flores, Café, Caju, etc.
. Melhoramento das Estradas
Vicinais.
. Prestação de Assistência
Técnica a  Produtores Rurais;
. Desestimular a utilização de
agrotóxicos;
. Tentar implantar um sistema
de recuperação dos nutrientes do solo e evitar a erosão.
19 – PATRIMÔNIO PÚBLICO
. Revitalizar a Av. Santo
Antônio, considerando a preservação do trabalho em alto relevo do artista
plástico Armando Rocha (in memorian), localizado no Espaço Cultural Luiz
Jardim, no qual conta a história de fundação do Garanhuns/PE.
. Aquisição de imóveis
históricos, assim como a Reconstrução do Castelinho (casa onde  residiu o engenheiro, professor e  escritor Ruber van der Linden), etc;
. Repor a placa indicativa do
terminal rodoviário, a qual homenageava o patrono do transporte interurbano de
Garanhuns, o conterrâneo João Tude de Melo, 
onde em seu lugar   foi   aposto a placa da SOCICAM;
. Firmar convênio com o
governo do Estado de Pernambuco, com o objetivo de negociar a aquisição do
prédio onde hoje se localiza o 9º Batalhão da Polícia Militar, na Colina
(Serra) Monte Sinai;
. Dialogar com o SESC, com o
objetivo de  se construir outra unidade
da Colônia de Férias, noutro local, visando a devolução daquele espaço,
outrora  pertencente ao Parque Ruber van
der Linden;

. Estudar a possibilidade de
recuperação da Colina (Serra) Antas, a qual foi cortada na “cumeeira”.