notícias Policiais, o site Agreste Violento vem batendo sucessivos recordes de
audiência. O Portal, que em novembro próximo completa seis anos, segue sendo o
espaço virtual mais chocante da rede no Agreste Meridional, e com isso amplia a
cada dia os seus seguidores.
Violento superou a marca dos 60 milhões de acessos no período, um verdadeiro
fenômeno no meio da internet. “Conseguimos cobrir o Agreste Meridional com o apoio das policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, IML, além de parceiros espalhados por
toda a Região. Quanto o fato acontece o Agreste Violento vai lá e mostra a
verdadeira face do crime”, pontua Paulo Fernando, que ao lado de Jaílson
Ferreira, edita o blog mais acessado da microrregião.
no Agreste Meridional. Desde os pioneiros Ronaldo César e Roberto Almeida, até consolidados como o
Agreste Violento, a cada dia, mais e mais pessoas se informam através desse
dinâmico meio de comunicação. Além disso, mesmo sem que o devido crédito seja
dado, os Blogs pautam (fornecem informações) as emissoras de Rádio local.
Então, hoje, os Blogs são realidade como potenciais fontes de informação”,
registra o jornalista Carlos Eugênio, que assina este Blog.
site que traz um verdadeiro Choque de Realidade.
para o concurso público que oferece 4.200 vagas, sendo 3.990 postos destinados
aos candidatos do sexo masculino e 210, para o sexo feminino. O salário
oferecido para o cargo de soldado é de R$ 3.134,58.
e 30 anos e altura mínima de 1,62 cm para os homens e de 1,57 cm para as
mulheres. Lembrando que as vagas estão distribuídas entre os anos de 2016, 2017
e 2018. Serão convocados a cada ano 1.400 candidatos para o curso de formação.
organizador Instituto
AOCP,
organizador do processo seletivo. A taxa de participação é de R$ 100.
A primeira fase do concurso será realizada por meio de prova objetiva,
cuja aplicação está prevista para o dia 25 de setembro na cidade de Fortaleza,
no Ceará. Segundo o edital, o exame terá 120 questões de múltipla escolha de
língua portuguesa, atualidades, matemática, raciocínio lógico, informática e
conhecimentos específicos. Os candidatos passarão ainda por inspeção de saúde,
avaliação psicológica, avaliação de capacidade física, investigação social e
curso de formação profissional. O certame terá validade de dois anos, a contar
da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais
dois. (Com informações da Folha de
Pernambuco)
Azul em breve. A Companhia Aérea fez o
anúncio na tarde de hoje, dia 18, durante a cerimônia de batismo de uma
aeronave que recebeu pintura em homenagem a Pernambuco. O Governador Paulo
Câmara (PSB) participou do ato.
Além de Garanhuns, Serra Talhada, no
Sertão do Estado, também receberá voos da Azul. A intenção da Empresa e operar os novos voos regionais partindo do
Recife. As
rotas, no entanto, dependem das reformas dos aeródromos das duas cidades.
Segundo o governador Paulo Câmara, a previsão é que as estruturas estejam
prontas até o início do segundo semestre de 2017.
“Garanhuns e
Serra Talhada são uma realidade. Agora, nós temos uma tarefa de garantir a
infraestrutura necessária para receber esses voos da Azul”, se comprometeu
Câmara, que anunciou um investimento de R$ 5 milhões para a adequação da pista
de Serra Talhada às normas exigidas pela Infraero. O projeto de recuperação de
Garanhuns ainda está em fase de conclusão.
Outro anúncio feito pela Azul diz respeito a uma nova operação da Azul
Linhas Aéreas que passará a levar passageiros do Recife diretamente para
Orlando, nos Estados Unidos. As aeronaves sairão a partir do próximo dia 7 de
dezembro, sempre às quartas-feiras e aos domingos, eliminando a necessidade de
os brasileiros precisarem realizar conexões em Miami.
Esse será o primeiro voo do Aeroporto Internacional dos Guararapes para
a cidade norte-americana, que contava com opções apenas para Miami, operadas
pela American Airlines, cujo último voo aconteceu no último dia 5 de maio por
falta de público suficiente nos embarques. A Latam vai operar voos diretos para
a localidade a partir do dia 24 de setembro.
“Este é um marco muito importante da Azul, que terá o primeiro voo
decolando do Recife diretamente para Orlando. A capital pernambucana está hoje
conectada a todas as capitais e a diversas cidades do interior do Nordeste por
meio dos nossos voos, o que permitirá ligar toda uma região aos EUA”,
aponta o presidente da Azul, Antonoaldo Neves. (Com informações do JC
Online. CONFIRA)
tarde de hoje, dia 18, com os representantes das Coligações e das Emissoras de
Rádio de Garanhuns para definir os planos de mídia, ou seja, quanto tempo cabe
a cada Candidato e Coligação na propaganda Eleitoral Gratuita do Rádio, que terá
inicio no próximo dia 26 e se estenderá até o dia 29 de setembro, totalizando
35 dias.
definido que a Rádio FM Sete Colinas será responsável pela geração do Horário
Eleitoral Gratuito, que será retransmitido em cadeia de rádio em dois horários das
7 às 7h10min e das 12 às 12h10min, de segunda a sábado. Nestas eleições, só os
que tentam ser Prefeito terão guia no Rádio. Haverá ainda as inserções de 30 ou
60 segundos ao longo da programação, para candidatos a majoritários e
proporcionais. As Inserções serão veiculadas de segunda a domingo, das 5 às
24h.
da seguinte forma: 90% proporcionalmente ao número de representantes na Câmara
dos Deputados, considerados o resultado da soma do número de representantes dos
seis maiores partidos que integrem a Coligação e os 10% restantes, distribuídos igualitariamente.
Já as inserções, que totalizam 70 minutos diários foram divididas entre os
candidatos a Prefeito e a Vereador.
candidaturas de Izaías Régis (PTB); Sivaldo Albino (PPS); Claudomira Andrade
(DEM); Valter da Celpe (PDT) e Paulo Camelo (PCB). Já a disputa por vagas na
Câmara Municipal deverá ter cerca de 200 candidatos.
Eleitoral de Garanhuns.
O FUTURO (Izaías Régis – PTB) – 04:20
CUIDAR DE NOSSA GENTE (Sivaldo Albino – PPS) – 03:42
GARANHUNS E UM BRASIL DECENTE (Claudomira Andrade – DEM) – 01:02
GARANHUNS (Valter da Celpe – PDT) – 00:42
COMUNISTA BRASILEIRO (Paulo Camelo – PCB) – 00:12
DE INSERÇÕES DE 30 SEGUNDOS
O FUTURO (Izaías Régis – PTB) – 1275
CUIDAR DE NOSSA GENTE (Sivaldo Albino- PPS) – 1090
GARANHUNS E UM BRASIL DECENTE (Claudomira Andrade – DEM) – 305
GARANHUNS (Valter da Celpe – PDT) – 210
COMUNISTA BRASILEIRO (Paulo Camelo – PCB) – 60
Cuidar de Nossa Gente, que tem o vereador Sivaldo Albino (PPS) como candidato a
Prefeito de Garanhuns, promoveu na noite de ontem, dia 17, no Comes &
Bebes, um Encontro Jovem. Além de Sivaldo e do candidato a Vice, Carlos Teveno
(PSB), o Encontro contou com as presenças do secretário-executivo de Articulação Parlamentar, André
Campos, e de João Campos, filho
do ex-governador Eduardo Campos e atual chefe de Gabinete do Governador, além de lideranças locais e um bom número de
jovens.
fala, o secretário-executivo de
Articulação Parlamentar, André Campos, destacou que o Governo Paulo Câmara investiu recursos estaduais em
ações na Cidade. Sem descrever quais foram os investimentos, Campos ressaltou a
necessidade de ter um Prefeito aliado do Governo Estadual para que mais ações
cheguem à Garanhuns. “Tenho aqui uma relação de várias ações que foram feitas
pelo Governo do Estado, já na Gestão de Paulo Câmara, aqui em Garanhuns. Mas é
claro que se a gente tiver um Prefeito alinhado com o nosso pensamento, com o
que a gente pensa de Pernambuco (…); seria muito mais fácil. E a gente tem
essa perspectiva de futuro com Sivaldo”, pontuou André Campos durante o
Encontro, que foi transmitido “ao vivo” via facebook.
Articulação Parlamentar foi
questionada, em reserva, por um partidário do Prefeito Izaías Régis (PTB), que
disputa a reeleição. “Quer dizer que o Governador só investe onde tem Prefeito
aliado? Ele foi eleito Governador do Estado e não pode discriminar Garanhuns só
porque o Prefeito não é seu aliado político”, pontuou. Ainda segundo a fonte
ouvida pelo Blog, o Governo Estadual realizou investimentos em Garanhuns
através do FEM, todavia, até o momento, apenas R$ 5 milhões de reais chegaram
aos cofres da Prefeitura para investimentos em obras de infraestrutura.
“Enquanto isso, Izaías já investiu mais de R$ 80 milhões em obras por toda a
Cidade”, estocou o partidário ligado ao PTB local.
Contas de Pernambuco (TCE) está excluindo da lista ficha-suja, de potenciais inelegíveis que enviou à Justiça Eleitoral em
julho.
razão da decisão tomada há uma semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que
tira dos TCEs o poder de julgar as contas de gestão de prefeitos ordenadores de
despesas. Só vale a partir de agora a rejeição decretada pelas Câmaras Municipais.
TCE aos gestores reprovados pelo pleno do Tribunal, após auditorias. São
valores que, individualmente, vão de R$ 1.200 a R$ 18,8 milhões.
TCE, Carlos Porto, criticou a decisão do STF, considerada um retrocesso. Fere,
segundo ele, “a expectativa da sociedade por um Brasil mais ético e
transparente, além de representar uma anistia aos que se apropriaram
indevidamente do dinheiro público”.
Para os membros do Tribunal, a medida acaba com o poder da Lei da Ficha
Limpa, um dos instrumentos recentes de combate à corrupção. Para o corregedor
do TCE, Dirceu Rodolfo de Melo Filho, a interpretação do STF não só compromete
um instrumento de cidadania como é totalmente desconectada das mudanças
ocorridas na sociedade. “É como se nós estivéssemos vivendo 30 a 40 anos
atrás”, comentou. (Com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)
Clique em player para conferir a entrevista do Presidente do TCE-PE, Carlos Porto, ao JC:
Jornal Crer em Pernambuco, em sua versão digital, traz a informação de que os moradores de parte do bairro
Boa Vista, aqui em Garanhuns, estão sem abastecimento de água devido a uma
infiltração de esgoto na tubulação da Compesa. É que desde o último dia 12,
profissionais da Companhia Estadual trabalham na rua São Miguel, mais
precisamente na entrada da rua Luis da Silva Lessa, procurando o ponto de infiltração
do esgoto na rede de distribuição d´água.
constataram, de acordo com o Jornal Crer, que pessoas adoeceram em decorrência
da contaminação. “Foram reclamações de diarreia, vômito, náuseas, febre e
dores abdominais”, relata a encarregada pelo setor, a Dra. Katarina
Almeida. Ela recomendou aos moradores que façam a limpeza em seus
reservatórios, como caixas d’água e cisternas.
de banho e outras utilizações do tipo”, esclareceu Maysa Gonçalves, responsável
pela qualidade da água fornecida pela Compesa em entrevista ao Jornal Crer. Ela vem acompanhando os
trabalhos pessoalmente.
as residências da localidade, em busca de pessoas supostamente contaminadas. A
meta é orientar e, se for o caso, encaminhar ao atendimento médico que se fizer
necessário. “As notificações constatadas nos postos de saúde do Bairro;
Hospital Regional Dom Moura e nas redes particulares de atendimento médico-hospitalar
também estão tendo a atenção da Secretaria de Saúde”, informou a Dra.
Katarina Almeida ao Jornal Crer. A Compesa deverá ser notificada e multada pela
Vigilância Sanitária de Garanhuns.
O Blog do Carlos
Eugênio está à disposição dos órgãos citados para publicar as suas versões
quanto aos fatos apresentados nesta reportagem. (Com
informações e imagens do Jornal Crer em Pernambuco – http://jornalcrerempernambuco.blogspot.com.br/)
procuradores de contas, o presidente do TCE, Carlos Porto, expôs na sessão do
Pleno desta quarta-feira (17) o posicionamento oficial do TCE-PE sobre a
decisão do Supremo Tribunal Federal, do último dia 10, segundo a qual a
competência para julgar contas de gestão e de governo dos prefeitos é da
respectiva Câmara Municipal e não do Tribunal de Contas.
externo, torna sem efeito a Lei da Ficha Limpa e “vai de encontro à expectativa
da sociedade por um Brasil mais ético e transparente, além de representar uma
anistia aos que se apropriaram indevidamente do dinheiro público”.
Entre os anistiados estão políticos aqui do Agreste
Meridional, dentre eles os ex-prefeitos: de São João, Antônio de Pádua e Pedro
Barbosa; de Garanhuns, Silvino Duarte e Luiz Carlos; de Terezinha, Ezaú Gomes;
de Iati, Luiz Tenório, Hernani Tenório e Alexandre Tenório; de Brejão, Sandoval
Cadengue e Joseraldo Rodrigues; de Saloá, Gilvan Pereira; de Jupi, Ivo Francisco;
de Caetés, Zé da Luz e Sampainho; de Capoeiras, Maurilio Rodolfo (Neném); de
Águas Belas, Nomeriano Martins; de Paranatama, Reginaldo Leonel; de Angelim,
Samuel Salgado e de Palmeirina, Eudson Catão. Também foram retirados da lista
dos “Fichas Sujas” os Prefeitos: de Terezinha, Alexandre Martins; de Jucati,
Gerson Henrique; de Lagoa do Ouro, Marquidoves Vieira; de Angelim, Marco Calado
e José Teixeira, de Paranatama. Confira
a lista completa dos nomes
de Prefeitos e ex-prefeitos excluídos da lista enviada à Justiça Eleitoral clicando AQUI.
sessão do Pleno, a que compareceram dezenas de advogados. Ele recebeu a
solidariedade do Ministério Público de Contas através do procurador-geral
Cristiano Pimentel, que fez referência ao fato de o presidente ser também o
“decano” do Conselho e, como tal, está conduzindo com mãos firmes a Casa hoje
sob seu comando.
integralmente com as palavras dele em defesa da competência do TCE para
julgar as contas de gestão dos prefeitos que ordenam despesas. Disse também
confiar na luta empreendida nacionalmente pelo presidente da Atricon,
conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE), em defesa da revisão desta decisão, que
continua sendo fortemente questionada pelos Tribunais de Contas do Brasil
inteiro.
Clique AQUI e confira a íntegra
da nota do presidente Carlos Porto.
CLIQUE AQUI e confira a Relação dos
nomes de prefeitos e ex-prefeitos excluídos da lista enviada à Justiça
Eleitoral.
(Com informações e imagens do site oficial do TCE-PE)
do Supremo Tribunal Federal, ao julgar um Recurso Extraordinário ajuizado por
um ex-prefeito do interior do Ceará, decidiu que o órgão competente para julgar
as contas de prefeitos, que são também ordenadores de despesa, é a Câmara
Municipal. Ao TCE compete apenas emitir parecer prévio, que poderá deixar de
prevalecer por decisão de 2/3 dos membros da Casa Legislativa, conforme
determina a Constituição.
em que a nação brasileira mais clama por moralidade e zelo com o dinheiro
público.
Limpa, dado que o julgamento das contas de gestão do TCE não gera mais a
inelegibilidade prevista no artigo 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei
Complementar nº 64/90, com redação dada pela Lei Complementar nº 135/2010.
Limpa, considera inelegíveis aqueles que “tiverem suas contas relativas ao
exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade
insanável, que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por
decisão irrecorrível do órgão competente, para as eleições que se realizarem
nos 08 anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o
disposto no inciso II do artigo 71 da Constituição Federal”.
tecnicamente aparelhadas para julgar contas de prefeitos, algo de grande
complexidade que só o Tribunal de Contas tem condições de fazê-lo, porque seus
técnicos estão habilitados exatamente para isto.
Tribunal de Contas, a partir de agora, não pode mais julgar as contas de gestão
dos prefeitos que são também ordenadores de despesas, esperamos que a decisão
do STF seja revista mediante um Embargo de Declaração.
se esta decisão alcança também a competência dos Tribunais de Contas na questão
da responsabilização.
contas de gestão de prefeitos ordenadores de despesa em tramitação nesta Casa,
bem como excluir da lista enviada à Justiça Eleitoral, no dia 5 de julho
último, e complementada no dia 15 deste mês pelo Conselheiro Corregedor, Dirceu
Rodolfo, os nomes de todos os prefeitos e ex-prefeitos que tiveram contas
rejeitadas nos últimos 08 anos por Decisão irrecorrível desta Corte.
valor de R$ 211.991.726,78 e multas no valor de R$ 4.069.285,99, de onde se
deduz que a decisão da maioria dos ministros do STF vai de encontro à
expectativa da sociedade por um Brasil mais ético e mais transparente, além de
representar uma “anistia” aos que se apropriaram indevidamente do dinheiro
público.
Contas, Cristiano Pimentel, o STF decidiu na sessão do último dia 10 que os
TC’s devem continuar julgando as contas de todos os ordenadores de despesas,
menos as dos prefeitos, o que é uma grande aberração.
nosso colega, Conselheiro Valdecir Pascoal, e de outras entidades
representativas do Controle Externo, para que essa decisão seja revista.
teve sua constitucionalidade questionada e o próprio Supremo decidiu, com
apenas dois votos contrários, que ela é constitucional.
do Agreste e Sertão receberam ontem, dia 16, as medalhas de prata e bronze pelo
desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP),
referente ao ano de 2015. A Cerimônia, que aconteceu no auditório da Gerência
Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional, premiou alunos dos municípios
vinculados à instituição, assim como os que estão sob a jurisdição das GREs do
Sertão do Moxotó (Arcoverde) e Sertão do Alto Pajeú (Afogados da Ingazeira).
estudantes premiados, foram entregues 31 medalhas de bronze. Neste grupo,
estiveram alunos das redes municipais de Águas Belas, Caetés e Garanhuns. Da
rede estadual, Marcelo Ferreira da Silva Oliveira, da Escola Mestra Beatriz, em
Bom Conselho, recebeu o reconhecimento pelo desempenho na OBMEP pelo terceiro
ano consecutivo e voltou para casa com a medalha de bronze. Pelo seu desempenho
em anos anteriores, Marcelo é bolsista do Programa de Iniciação Científica
Júnior da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco
(UAG-UFRPE), no qual amplia seus conhecimentos científicos em Matemática.
Meridional teve, também, dois medalhistas de prata. João Victor Siqueira
Plentz, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Igor Barros Nonato, da
Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Deolinda Amaral, de Lajedo,
estiveram entre os 9 premiados nesta colocação. Os demais são dos municípios de
Afogados da Ingazeira, Carnaíba e Quixaba. Além dos medalhistas, 34 estudantes
de escolas estaduais do Agreste Meridional obtiveram Menções Honrosas na
competição.
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo
estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Anualmente, as
escolas estaduais do Agreste Meridional participam da competição como forma de
estimular o estudo da Matemática e outras áreas afins.








































