O Governador Paulo Câmara (PSB)
deve pernoitar na noite de hoje, dia 21, aqui em Garanhuns. Ele está na Cidade
desde esta tarde, quando por volta das 15h, ao lado do Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, inaugurou a Clínica-Escola
de Psicologia do campus da Universidade, aqui em Garanhuns.
De acordo com informações da
UPE, o novo espaço, que realiza cerca de 1.200 atendimentos regulares mensais, possui
seis salas para atendimento individual a crianças, adolescentes e adultos, uma
sala para atendimento em grupo, uma sala de triagem e um auditório com
capacidade para 30 pessoas. Além de dependências para serviços de apoio
(administração e limpeza). Foram
investidos R$ 326.474,92 no empreendimento, com térreo e primeiro andar, numa
área construída de 210 metros quadrados.
O Governador também prestigiou a abertura do 26º FIG na Catedral de
Santo Antônio. Ele assistiu ao Concerto Afro-nordestino ao lado do
Prefeito Izaías Régis (PTB); do secretário de Cultura, Marcelino Granja e da presidente
da Fundarpe, Márcia Souto, passando por um constrangimento enquanto discursava (confira AQUI). Paulo volta
ao Recife nas primeiras horas dessa sexta-feira, dia 22, e só deve retornar a Garanhuns
no sábado, dia 30, à noite, quando assiste na Praça Mestre Dominguinhos aos
shows de Fulô de Mandacaru e Biquini Cavadão. (Imagens: Divulgação/Arquivo)
Clique em player e confira o momento do protesto:
juntos, agora adversários. Esse é o atual cenário da disputa política em São
João. É que Prefeito e Vice vão disputar as eleições de 2016, porém em
palanques diferentes.
organiza para disputar a reeleição tendo o vereador licenciado Geraldo do
Cestão na Vice, Zé Costa trabalha para viabilizar a sua candidatura pelo PTB. O
Petebista tem origem rural e vivencia a política desde pequeno. O pai de Costa foi
Vereador durante seis mandatos e Ele próprio já exerceu a vereança. Zé Costa é Funcionário
Público Federal, tem formação em Administração e possui especialização em Saúde
Pública. Ele conta com o apoio do senador Armando Monteiro.
ex-prefeito Pedro Barbosa (PMDB) e o empresário Porfírio Aguiar (PP) também são
pré-candidatos a Prefeito de São João. Caso sejam confirmadas as quatro
candidaturas, o pleito naquele Município tende a ser um dos mais disputados da
história. Vale registrar que, segundo o TSE, São João possui 18.151 eleitores e
nas eleições de 2012, Genaldi venceu Nelsinho Barbosa por uma diferença de apenas
97 votos, um percentual de menos de 1% (0,78%) dos votos válidos.
Prefeita, Neide Reino (PSB), que disputará a reeleição, e o ex-prefeito Carlos
Batata, do Democratas, que tentará voltar a Prefeitura depois de passagens pela
Assembleia Legislativa do Estado e a Câmara Federal.
conta com o apoio do Governador Paulo Câmara, do ex-prefeito Neném (seu esposo e atual secretário municipal) de Vereadores e lideranças locais e manterá o
atual Vice-prefeito, Juju, na composição da futura chapa de reeleição.
seu nome. No último sábado, dia 16, Ele concedeu entrevista ao programa Manhã
Total, da Rádio Marano FM, quando registrou que entrará na disputa com o apoio
do Democratas (no qual está filiado); PTN (partido representado pela vereadora
Carla Rodrigues); PT (representado por Nilson do Sindicato); PV (representado
por Dr. Severino e o presidente da comissão local, Leo do Conselho), além do
Solidariedade (representado pelo seu presidente e vice-presidente locais, Érico
Barbosa e Papaléguas, respectivamente). Ainda segundo a assessoria do
pré-candidato, o PTB, representado pelo ex-prefeito Luiz Claudino de Souza, o Dudu,
também integra a aliança.
do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os candidatos a Prefeito e a Vereador
terão um teto financeiro de R$ 108.039,06 e R$ 10.803,91 para investir
na Campanha. Saiba mais sobre esse
assunto clicando AQUI.
Vereador terão limites de gastos na Campanha Eleitoral deste ano. Os valores
foram divulgados pelo Tribunal
Superior Eleitoral nessa quarta-feira, dia 20. Segundo o TSE, o
valor máximo para as campanhas ao Executivo nas cidades pequenas é de R$ 108
mil; para o Legislativo, R$ 10,8 mil.
Garanhuns terá a campanha mais cara, já que os 85.556 eleitores proporcionam
aos candidatos a Prefeito a possibilidade de investir até R$ 261.235,70 na
campanha e aos candidatos a Vereador R$ 22.771,20. Já os municípios de Angelim,
Brejão, Calçado, Jucati, Palmeirina, Paranatama e Terezinha, cujo eleitorado não
excede o número de 10 mil, terão os gastos fixados em, no máximo, R$ 108.039,06
para a campanha de Prefeito e de R$ 10.803,91 para os Vereadores.
gastos foram publicadas no Diário de Justiça Eletrônico do TSE e podem ser
acessadas no site daquele Órgão. O TSE atualizou os valores de acordo com a
variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE. O índice de
atualização dos limites máximos de gastos foi de 33,8%, o que corresponde ao
INPC acumulado de outubro de 2012 a junho de 2016.
Clique AQUI e confira os valores por Municípios.
escolham seus candidatos a Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores. O período se
estende até o próximo dia 5 de agosto. O prazo para registro de candidatos e
coligações nos Cartórios Eleitorais se encerra às 19h do dia 15 de agosto. Já a
partir do dia 16 os candidatos poderão fazer propaganda eleitoral e realizar
comícios. No dia 26 de agosto tem inicio a Propaganda Eleitoral Gratuita no
rádio e na TV.
convenções dos pré-candidatos já estão marcadas: Paulo Camelo (PCB), dia 30 de
julho; Claudomira Andrade (DEM), dia 31 de julho e Izaías Régis (PTB), dia 5 de
agosto.
das 10h dessa quinta-feira, dia 21, Garanhuns passa a contar com uma Pista de Patinação no Gelo.
Trata-se do Garanhuns On Ice,
empreendimento instalado na avenida Rui
Barbosa, no bairro de Heliópolis, mais precisamente defronte ao Colégio XV de
Novembro, nas instalações onde
funcionou a Automarcas.
Trata-se de uma pista de gelo natural medindo 10×15 metros
que tem capacidade para atender até 40 patinadores ao mesmo tempo. O Garanhuns On Ice vai funcionar durante o
período do Festival de Inverno de Garanhuns, de 21 a 30 de julho, no horário das 10 às 22h e trabalhará
com preços convidativos.
O patinador pode usar a pista
por 30 minutos ao preço de R$ 30 ou optar pelos 60 minutos por R$ 50. Já as crianças
de 1 a 5 anos tem a opção de patinar por 5 minutos pela pista de gelo a bordo
de um carrinho especial por apenas R$ 15. Estão inclusos o aluguel dos patins e
equipamentos de segurança no ingresso. Para
maiores informações mantenha contato via o WhatssApp (87) 99945-3637.
os dias 21 e 30 de junho, o Garanhuns On
Ice poderá ser instalado de forma permanente no Parque Euclides Dourado. “A
nossa meta é instalar esse empreendimento definitivamente no Parque Euclides
Dourado. Para tanto, estamos contando com o apoio fundamental do Prefeito
Izaías Régis, que é o nosso grande incentivador e já sinalizou positivamente
quanto à concretização desse projeto”, registrou o empresário Hélder Carvalho,
diretor-presidente da empresa Studio C, responsável pelo Empreendimento.
edital de concurso público com 201 vagas. Destas, 39 são reservadas às pessoas
com deficiência. As oportunidades são para todos os níveis de
escolaridade. Os salários vão de R$ 880 a R$ 8 mil. A aplicação da prova
está marcada para o dia 9 de outubro.
eletricista, eletricista de auto, merendeira, operador de máquinas pesadas,
pedreiro, pintor predial, serralheiro, auxiliar de serviços gerais, coveiro e
gari.
atendente de consultório dentário, agente comunitário de saúde, agente de
combate a endemias, guarda municipal, motorista categoria B e C, motorista
categoria D e E, e operador de computador.
atendente PSF, auxiliar de farmácia, auxiliar de laboratório, agente de
trânsito, auxiliar de secretaria, fiscal de tributos, recepcionista e técnico
administrativo tributário. O concurso de Feira Nova também oferece vagas para candidatos com curso
técnico. Para esses os postos são de técnico em enfermagem, técnico em
enfermagem PSF, fiscal de obras, técnico agrícola e técnico em edificações.
social, bibliotecário, biomédico, enfermeiro PSF, enfermeiro plantonista, engenheiro
civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e inspetor sanitário. Há
vagas ainda para nutricionista, odontólogo PSF, psicólogo, psicólogo
educacional, psicopedagogo, técnico em controle interno, terapeuta ocupacional,
professor de 1° ao 5° ano e professor nas disciplinas de educação física, português/inglês,
história, matemática, ciências, geografia e educação especial. Também são
oferecidas vagas para médico nas especialidades de anestesista, cardiologista,
cirurgião geral, clínico geral PSF, ginecologista-obstetra,
otorrinolaringologista, pediatra, plantonista, psiquiatra e veterinário.
o dia 28 de agosto, no site da organizadora Conpass. As taxas são de R$ 60, R$ 80 e R$
100. (Com informações da Folha de
Pernambuco)
Edital do Certame.
possibilidade do Ministério da Educação fechar o Polo Garanhuns da UAB –
Universidade Aberta do Brasil, que tem mais de 200 alunos matriculados em dez
cursos superiores à distância, em universidades como UPE, UFPE e IFPE. O motivo
era a falta de condições do prédio mantido pela Prefeitura no Município. Na
época, a Secretaria de Educação de Garanhuns divulgou nota afirmando que não
havia encontrado um prédio que atendesse às exigências, mas uma reunião entre o
Governo Municipal e as Instituições deu novo alento, e criou uma expectativa
positiva.
será fechado. O Governo Federal deu prazo para que a Prefeitura resolvesse, com
reformas estruturais, ou buscasse um novo prédio condizente com o serviço de
ensino oferecido, mas nada foi feito, e a decisão consta na página oficial da
instituição, que afirma: “…após visita de monitoramento, o Polo
Garanhuns será desligado do Sistema UAB”.
concluírem seus cursos superiores, e por isto tem grande alcance social. Agora,
terão que se deslocar para polos em outros Municípios, e a porta de entrada
para o ensino superior gratuito, para muita gente, será fechada” (http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/)
O Blog do Carlos Eugênio está à disposição da Prefeitura de Garanhuns
para publicar a sua versão quanto aos fatos registrados nesta reportagem.
policiais militares fazem parte do esquema de segurança da 26ª edição do Festival
de Inverno de Garanhuns, que acontecerá entre os dias 21 e 30 de julho. De
acordo com a Secretaria de Comunicação Social, os policiais do 9º Batalhão da
Polícia Militar farão um trabalho diário durante o Evento.
funcionará na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, já a 18ª Delegacia Regional
ganhará reforço de mais um delegado, escrivão e três agentes.
trânsito da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Elielson
Pereira, afirmou que 27 orientadores de trânsito e outros quatro
arte-educadores estão escalados para trabalhar no evento. Ainda segundo
Elielson, 20 agentes de trânsito vão controlar o fluxo de veículos nas
principais ruas da cidade. “Nos pontos turísticos da Cidade, contaremos com
mais 30 guardas municipais nesse trabalho”, disse o Diretor de Trânsito. O
projeto Lei Seca será reforçado pela Polícia Rodoviária Federal, que fará
abordagens nas rodovias de acesso a Garanhuns.
mais 55 profissionais, conforme a assessoria. A equipe terá um carro para casos
de incêndio e duas ambulâncias equipadas. Na Praça Cultural Mestre
Dominguinhos, duas plataformas serão ocupadas por bombeiros. (Com informações
do G1/Caruaru. CONFIRA)
de Inverno da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação tem como objetivo
reduzir acidentes e levar mais segurança à população, além de melhorar a
fluidez do trânsito. Neste período, haverá um reforço no policiamento, na
fiscalização e nas ações educativas, principalmente nas BRs 423 e 424, que
cortam a Região.
graves, como o excesso de velocidade, as ultrapassagens em local proibido, o
uso irregular de motocicletas e a embriaguez ao volante, inclusive com o apoio
das equipes da Operação Lei Seca. O uso do farol baixo nas rodovias durante o
dia já está sendo exigido desde o último dia 8 de julho, sendo mais um item a
ser verificado nas abordagens.
A segurança será reforçada com o apoio do Grupo de Patrulhamento Táticoda PRF, que é especializado no enfrentamento à criminalidade. Já as ações de
educação para o trânsito serão ampliadas com o objetivo de informar os
visitantes sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar acidentes,
através de palestras e vídeos exibidos no ônibus do Cinema Rodoviário.
pessoas, em virtude do mês de julho ter sido escolhido pela Organização das
Nações Unidas (ONU), para reforçar as ações de enfrentamento em todo o mundo. As
vítimas desse crime muitas vezes são iludidas com propostas de trabalho em
outra localidade, mas acabam sendo encaminhadas para situações de exploração
sexual, trabalho escravo, adoção ilegal ou tráfico de órgãos.
de embarque nos 12 terminais rodoviários de Pernambuco estarão 16,50%mais
caras. A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) homologou, ontem, dia 19, o
novo percentual concedido pelo Estado de Pernambuco à Socicam, empresa que
detém a concessão desde 2008.
passarão a cobrar a elevação está o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no
Recife, e os de Garanhuns, Caruaru, Petrolina, Gravatá, Palmares, Salgueiro,
Serra Talhada, Limoeiro, Araripina, Petrolândia e Arcoverde.
têm como base a quilometragem rodada pelo ônibus. Para os transportes que
percorrerem até 50 quilômetros, como nas viagens entre os municípios que
circundam Garanhuns, o passageiro passa a desembolsar R$ 0,50 e não mais R$
0,40, como era até ontem.
ou mais, como por exemplo de Garanhuns a Recife, a taxa de embarque sairá de R$
4,80 para R$ 5,55. O passageiro também passará a pagar R$ 5,55 para viagens
interestaduais. (Com informações da Folha de Pernambuco e imagens de Divulgação)












































