BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O Diário Oficial dos Municípios (AMUPE), dessa
quarta-feira, dia 13, trouxe a publicação de quatro novas portarias de
convocação de candidatos aprovados no Concurso da Prefeitura de Garanhuns. Ao
todo sessenta e seis novos candidatos foram convocados, sendo
um para o
cargo de Agente Comunitário; quatro Professores Intérpretes; um Assistente
Social e sessenta Guardas Municipais. Confira:
AGENTE COMUNITÁRIO
– ANDRÉA MONTEIRO DA SILVA (PSF SÍTIO JARDIM)


PROFESSOR
INTÉRPRETE
– FRANCYSCLEYDE BEZERRA SILVA
– WILIENE DE MELO SOUZA
– IARA MARIA DA SILVA VIEIRA
– BRUNA BARROS CARDOSO


ASSISTENTE
SOCIAL



BRUNO ROBSON DE OLIVEIRA SILVA


GUARDA
MUNICIPAL



– BARTOLOMEU GOMES ARAUJO 



– RAFAEL LOIOLA DE SOUSA 



– DIJERSON ALVES SANTOS 


– JOSÉ ALEXANDRE DA SILVA NETO 


– STÊNNIO STÉRFANO SILVA CADETE 


– TIAGO ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA 


– WILLIAMS BENTO DA SILVA 


– MARCOS RAFAEL VIEIRA DA SILVA 


– EMÍDIO MARTINS DA SILVA NETO 


– JOSÉ OZIEL DA SILVA CAVALCANTI 


– LUIZ ALBERTO MENEZES DE CARVALHO JUNIOR 


– IRANILDO ROCHA DE LUCENA 


– VLADIMIR FERREIRA DE ALMEIDA 


– TIAGO WILLAS DO NASCIMENTO PEIXOTO 


– MARCELMO DA SILVA SANTOS 


– LÍDICE SCHENNA DE CARVALHO CALDAS 


– ULISSES CAVALCANTE DE FREITAS 


– ANTONIO CARLOS BEZERRA DE OLIVEIRA 


– CAIO CÉSAR DE LIMA FERREIRA 


– TYAGO GOMES PEREIRA 


– ADEILDO FELLIPE FERREIRA SANTOS 


– PAULO HENRIQUE DANTAS DA COSTA 


– GLEIBSON RAFAEL DOS SANTOS FERREIRA 


– WILLAMYS EMANUEL DA SILVA 


– JULIO JUNIOR SILVA 


– KASSIO MYKAEL BESERRA 


– MAURO ROBERTO CASTRO COSTA 


– IRAPOÃ DA SILVA 


– JACKSON HENRIQUE ALMEIDA SOUZA 


– OTEONES JEFESON DE SOUZA 


– SANDRO GABRIEL DE OLIVEIRA SILVA 


– LUCAS NUNES DE OLIVEIRA 


– GIRLANDSON STELSON LIMA 


– MARCIO HENRIQUE BEZERRA DA SILVA 


– SIDNEY GUSTAVO DOS SANTOS MATIAS 


– IRANDIR ROCHA DE LUCENA 


– MARCONI DA SILVA RODRIGUES 


– EDVALDO VALERIO DA SILVA 


– ANTONIO FRANCISCO DA SILVA
– JOSE ORLANDO DE MELO
– TIAGO SILVA DE ALMEIDA
– WALLAS MANOEL DA SILVA
– EDERSON DAMASIO RAMALHO MÁXIMO 



– FLÁVIO CAVALCANTI ÁVILA 



– LUIZ ANTONIO ALVES DA COSTA 



– DAVIDY ANTUNES BEZERRA 


– JOSE MICHEL BARBOSA FILHO 


– EDUARDO ARAUJO PADUA FILHO 


– DAYVIDSON DOS SANTOS NASCIMENTO
– BRUNNO AKHNATON NUNES DE
SOUZA
– THIAGO DE OLIVEIRA NASCIMENTO
– AQUILA CARLOS CABRAL
– REINALDO DA SILVA 



– KELSON GONÇALVES CLAUDINO 



– GILVAN DE OLIVEIRA FREITAS 



– JOSE DECLAUDIO DOS SANTOS 


– GABRIEL FREIRE DE OLIVEIRA 


– JOSÉ REINALDO DE FREITAS JÚNIOR


– ROGÉRIO SIQUEIRA DA SILVA


– EDLÚCIO PEREIRA DOS SANTOS

Segundo as Portarias, os convocados deverão
comparecer num prazo de 30 dias corridos para tomarem posse do Cargo. Eles
também terão um prazo de 30 dias para entrarem em exercício da função. Os
documentos necessários para serem apresentados no ato da posse estarão
discriminados nas respectivas Portarias.

De acordo com informações da Prefeitura, os
convocados receberão a carta convocatória, por meio de AR (aviso de
recebimento), em suas residências, àqueles que mudaram de endereço durante esse
lapso temporal, deverão se dirigir a Secretaria de Administração e preencher o
formulário para que haja a mudança de endereço.


O Diário Oficial do Estado de
Pernambuco de hoje, dia 14, traz a informação que o show da banda Biquini
Cavadão, previsto para o encerramento do 26º Festival de Inverno de Garanhuns,
custará R$ 112 mil reais aos cofres da Prefeitura.    
De acordo com a publicação, o Governo Municipal viabilizou a contratação
junto ao empresário exclusivo 74
Entretenimento e Marketing Eireli. O contrato foi efetivado após a realização do
Processo Licitatório nº 066/2016 – Inexigibilidade de Licitação nº 003/2016, que
contou com parecer favorável emitido pela Procuradoria Municipal. O Show “Me leve sem destino” da
banda de Pop Rock acontece no palco Mestre Dominguinhos no próximo dia 30 de
julho.

Em 2015, o Governo de Garanhuns também bancou atrações para reforçar a
grade artística do FIG. Ana Carolina e a Banda Capital Inicial foram os contratados;
fizeram shows inesquecíveis; mas o procedimento ainda é alvo de investigação
por parte do Ministério Público, que acolheu denúncias de superfaturamento nas
contrações. Diante da repercussão do fato gerado no ano passado, bem como do
valor contratado neste ano, a expectativa é que não tenhamos polêmicas nesta
edição do Festival de Inverno de Garanhuns. 


O Governo Federal assegurou a liberação de R$ 2,5 milhões
de reais para obras de saneamento em Saloá. A informação foi repassada após
visita do deputado Federal Danilo Cabral (PSB) e do prefeito daquele Município,
Ricardo Alves (PMDB), ao presidente da Funasa, Márcio Endles. Com o investimento,
Saloá poderá vir a ser o primeiro de Pernambuco a ter 100% da área urbana
saneada.
Os recursos fazem parte da segunda parcela de um Convênio,
firmado em 2014, entre a Prefeitura e o Governo Federal, através da Funasa. O
valor total da obra é R$ 12,9 milhões. A primeira parcela, de R$ 2,5 milhões,
liberada anteriormente, foi aplicada na construção de parte das lagoas de
decantação e cerca de 20 ruas já foram contempladas, de acordo com o Prefeito. 


“Saneamento
significa mais saúde e mais qualidade de vida para a população. É uma obra que
vai beneficiar mais de oito mil pessoas em Saloá”, afirmou Danilo Cabral. 
Os recursos estão previstos para serem depositados na conta
do Município até hoje, dia 15. A obra faz parte do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC). (Com informações da Assessoria e imagens de Divulgação)


Cansados de trabalhar em locais com falta de higiene e lixo espalhado
por toda a parte, policiais de várias delegacias, principalmente as dos
municípios do Interior de Pernambuco, decidiram se unir e fazer “cotas” de
dinheiro para pagar pela limpeza dos locais.

Em denúncia enviada ao Blog Ronda JC, um servidor da Polícia Civil
relatou que aqui em Garanhuns, uma lista mensal é repassada a todos os
policiais para que contribuam, cada um, com R$ 3. O valor é destinado à
contratação de uma diarista. No dia do pagamento do salário dos servidores, é
preciso “passar o chapéu” para recolher o dinheiro para ajudar na melhoria e
higiene do espaço.

“Trabalhamos em precárias condições  de limpeza nas diversas
delegacias de nosso Estado devido ao não pagamento às empresas que prestam
serviços de manutenção e limpeza. Há um descaso da SDS com os servidores
que trabalham em regime de plantão. O lixo fica acumulado ou simplesmente a
limpeza não é realizada nos finais de semana”, denunciou um servidor público. 
Situação é semelhante na Delegacia de Igarassu, na Região Metropolitana
do Recife. Os policiais civis se uniram não só para pagar pela limpeza do local
de trabalho, mas também até para comprar lâmpadas novas – solicitadas insistentemente
à Secretaria de Defesa Social (SDS). Na Delegacia de Pombos, policiais estão
fazendo cota mensal de R$ 50. 


Na Delegacia do Meio Ambiente, no Recife, a moda
também já chegou por lá e no mês passado, a Central de Plantões da Capital, que
funciona 24 horas por dia, passou dias com lixo acumulado pelos corredores.
Funcionários trabalhavam entre restos de comida
. Um cenário de
horror. Isso porque, segundo denúncia do Sindicato dos Policiais Civis de
Pernambuco, o pagamento dos responsáveis pela limpeza estavam atrasados há mais
de três meses. Felizmente, neste caso, a situação já se resolveu. O Ronda
JC encaminhou a denúncia para a
assessoria de comunicação da Polícia Civil de Pernambuco, que ficou de se
pronunciar.
(Com informações e imagem do
Blog Ronda JC. CONFIRA)



O Governador Paulo Câmara (PSB) recebeu no último dia
12 o Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, juntamente com
sua equipe de Gestão, para uma conversa sobre projetos futuros daquela Instituição.
A Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lúcia Melo,
também esteve presente na ocasião.
Durante o Encontro, o Reitor da UPE apresentou números da Universidade
referentes a quantitativo de estudantes, cursos de graduação e pós-graduação,
concorrência dos cursos, dentre outros. Durante a visita, o Governador também
ouviu alguns pleitos da Instituição. Destaque para a realização de Concurso para
Servidor Técnico Administrativo, já que, atualmente, existe um grande déficit
na Universidade.
“Nossa prioridade é consolidar e garantir as ações que já estão em
andamento”, destacou o Governador Paulo Câmara. Ele reforçou ainda que assim
que possível, devido a atual crise econômica e financeira que o País enfrenta,
não faltarão investimentos para a área. “Estamos sempre em busca de novos
investimentos e avaliando formas de otimizar os recursos (humanos e
financeiros) que já estão disponíveis”, disse Câmara, sinalizando positivamente
quanto a realização do concurso para servidor técnico administrativo. Paulo
sugeriu que a UPE fizesse todo levantamento necessário que, tão logo seja
possível, será dada a autorização para execução do mesmo.
O SOL DE PERNAMBUCO: Durante
a ocasião, o professor Pedro Falcão fez a entrega da réplica do painel “O Sol
de Pernambuco”, desenvolvido pela artista plástica, Margot Monteiro, que
ressalta a presença da UPE no Estado, que vai do litoral ao sertão,
evidenciando a natureza vibrante que nos cerca, através de um desenho nítido e
colorido da flora e fauna, percorrendo o território de leste a oeste,
representando o sol como grande força propulsora de toda nossa natureza.


Definido! Os radialistas Eduardo
Peixoto e Samara Pontes
, que trabalham na Rádio Jornal e na 87 FM, dividirão a
apresentação do Palco Mestre Dominguinhos durante o 26º Festival de Inverno de
Garanhuns. O anuncio foi feito através das redes sociais por Peixoto.   
Apesar de a dupla estrear no
Palco Principal do FIG, eles já têm experiência na divisão da apresentação de
Eventos em Garanhuns. Juntos, Eduardo e Samara, já anunciaram as atrações do Garanhuns
Jazz Festival e do Festival Viva Dominguinhos, bem como de outros eventos na
Cidade.    
Sou de Garanhuns e tenho muito orgulho dessa Cidade e
desse evento que tem quase a minha idade. É realmente uma grande responsabilidade. Sei que é o sonho de quase todo profissional que
atua no Município e comigo não é diferente”, pontuou Samara Pontes em postagem
no facebook.


Depois de 23 anos apresentando as principais atrações
musicais do Festival de Inverno de Garanhuns, o publicitário Marcelo Jorge decidiu não mais atuar no principal
evento da Cidade. A decisão, segundo Marcelo, é pessoal e não foi motivada por
fatores externos. “Fiz o meu trabalho com compromisso e dedicação. Fui feliz e
certamente levei alegria ao público, mas acabou. Não irei mais apresentar o
Festival. É uma decisão pessoal”, argumentou Jorge, que apresenta, de segunda à
sexta-feira, das 12 às 13h, o programa Falando com o Agreste, na Marano FM. Além
de Marcelo e Eduardo, nomes como Marcos Cardoso, Renata Amaral, Kitty Lopes,
Lígia Falcão, Gérson Lima e Graça Araújo, entre outros profissionais, também já
apresentaram o antigo Palco Guadalajara durante nas edições do Festival de
Inverno de Garanhuns.


Garanhuns viverá novamente os grandes combates nessa sexta-feira, dia 15, com a 45ª edição do Garanhuns Fight Championship, evento
de Artes Marciais Mistas (MMA), que inclui tanto golpes de combate em pé quanto
técnicas de luta no chão. A iniciativa é da Empresa Evandro Silva Produções.
Esse é o 6º ano do Evento.


A competição será realizada no
Ginásio do SESC, a partir das 20h. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas no
Evento. Os ingressos custam R$ 15 (arquibancadas) e R$ 25 (vip) e já estão à
venda de forma antecipada na Iza Calçados, LW Esportes e nas Farmácias
Permanente.



A expectativa é que o 45º GFC
reúna os principais lutadores do Nordeste nas categorias feminino de até 52kg e
masculino nos 57kg, 61kg, 66kg, 70kg e pelos Pesos Pesados. “Quem estiver no
SESC verá boas lutas, cheias de adrenalina. Também teremos como atração belas
Rig Girl´s”, pontuou o faixa Marrom de Jiu-Jitsu e idealizador do Garanhuns
Fight, Evandro Silva, que também lutará no Card Principal, enfrentando Jones na
categoria 61kg.

Aguardada com muita expectativa,
a programação do 26º Festival de Inverno de Garanhuns, que começa já na próxima
semana, enfim foi divulgada, e pelas reações nas redes sociais, desagradou!


Apesar de o Festival não se
resumir ao Palco Mestre Dominguinhos e contar com mais de 20 polos e dezenas de
atrações, a grade artística formatada para o principal Palco do Evento vem
sendo considerada pela grande maioria dos moradores de Garanhuns como a pior de
todos os Festivais. “A programação foi fraca demais! E cadê Roupa Nova que
disseram que viria?”, questionou a internauta Ana Cristina ao comentar a
postagem do Blog do Carlos Eugênio no facebook. “Só irei para a última noite,
pois tem Fulô de Mandacaru e Biquini Cavadão”, postou José Sérgio, criticando
em seguida a grade da primeira noite do Evento no Palco Mestre Dominguinhos.
De acordo com informações
apuradas pelo Blog junto a membros da Prefeitura de Garanhuns envolvidos com a formatação
do FIG, a banda Roupa Nova esperou até o último momento pela autorização do
Governo Estadual para que a negociação com o Município fosse concretizada e a
atração figurasse na noite da sexta-feira, dia 22, o que certamente
qualificaria a programação e evitaria parte das criticas. “O Secretário de
Cultura (Marcelino Granja) aguardou até o último momento a autorização do
Governador, mas Paulo Câmara não permitiu a inclusão da atração na grade do
Festival”, revelou um Servidor
Graduado do Governo Municipal, que pediu para a sua identidade ser preservada. 
A informação de que a Prefeitura ‘salvaria’ a programação do Festival,
como inclusive aconteceu em 2015, com as contratações de Ana Carolina e Capital
Inicial, gerou ruídos e não repercutiu bem
no Palácio do Campo das
Princesas, podendo, inclusive, ter inviabilizado a autorização para inclusão da
banda Roupa Nova na programação do Palco Mestre Dominguinhos. “Trata-se de um
investimento alto do Estado, cerca de R$ 6 milhões, que poderia ser ofuscado
por contratações em torno de R$ 400 mil reais. É compreensível para nós, mas
para a população não!”, observou o Servidor Municipal.


O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com o Prefeito Izaías Régis
(PTB) para que pudesse confirmar a informação vazada de dentro da Prefeitura.
Régis foi cauteloso e disse apenas que não tinha conhecimento do assunto e
aproveitou para elogiar o esforço da equipe do Governo Estadual na formatação
do Festival deste ano. “Tivemos uma grande redução nos investimentos para o
Evento deste ano, mas ainda assim, Marcelino (secretário de Cultura); Márcia
Souto (presidente da Fundarpe) e André Brasileiro
(coordenador
executivo do Festival) conseguiram formatar uma boa programação
para o Festival como um todo. É importante dizer que o Festival é um evento multicultural
e que todas as expressões estão muito bem representadas”, registrou Izaías
Régis.      

Confira a programação completa clicando AQUI.  


Vai começar mais uma temporada
de inverno e muita cultura em Pernambuco. De 21 a 30 de julho, o 26º
Festival de Inverno de Garanhuns movimenta todo o Estado com uma intensa
agenda de difusão e formação nas mais diversas linguagens artístico-culturais.
Do forró à música erudita, da
cultura popular à atração reconhecida em todo o País, o FIG 2016 reafirma seu
compromisso com a promoção dos artistas nacionais, com destaque para a
inquestionável riqueza da produção cultural nordestina.
Além de shows musicais,
milhares de pessoas terão acesso gratuito a mostras de Cinema,
Fotografia e Artes Visuais; ações de Design, Moda, Artesanato e Literatura;
espetáculos de Circo, Dança e Teatro; apresentações de Cultura
Popular; e a uma vasta programação de Formação Cultural, como oficinas e
rodas de diálogo. A valorização do Patrimônio Cultural pernambucano, dos saberes de Povos Tradicionais e
o enlace entre Cultura & Educação também figuram como eixos
centrais do 26º Festival de Inverno.
HOMENAGEM A NANÁ VASCONCELOS – A dedicação de Naná às artes e seu
empenho em revelar ao mundo toda a força da nossa cultura inspiram o FIG 2016.
São qualidades que se refletem numa programação diversa, plural, que amplia
diálogos entre tradição e novidade, do jeito que Naná sempre estimulou.
Marcando a abertura oficial do FIG (quinta, 21/7), o Grupo Voz
Nagô
, o músico Zé Manoel e a intérprete Virgínia Rodrigues vão
cantar para Naná na Catedral de Santo Antônio. O Concerto Afro-nordestino contará
com a presença do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara e do Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. Já na noite do sábado
(23), todo o público da Praça Mestre Dominguinhos vai poder reverenciar o
percussionista – único brasileiro vencedor de 8 prêmios Grammy – falecido no
último 9 de março. É que Zeca Baleiro e Paulo Lepetit vão apresentar,
pela primeira vez em Pernambuco, o projeto Café no Bule
, uma verdadeira
mistura de aromas musicais e sonoridades brasileiras – uma das últimas
‘invenções’ e parcerias artísticas de Naná.
POLOS OFICIAIS – A programação vai se espalhar novamente por
toda a Garanhuns, ocupando os 20 polos oficiais e também ruas e praças, por
meio de intervenções e atividades descentralizadas.
> PALCO MESTRE DOMINGUINHOS – Local do maior palco do festival, a
Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara) será tomada por um público
diverso, durante nove dias de shows. Os destaques do primeiro fim de semana são
grandes intérpretes e compositoras da música brasileira: Elza Soares, Gal
Costa
, Karina Buhr, Larissa Luz e Elba Ramalho. 

Mantendo o pique da
programação, também se apresentam por lá artistas e grupos admirados em todo o
país, como os pernambucanos Alceu Valença, Otto, Santanna, Siba e Maciel
Melo; as bandas Nação Zumbi e Academia da Berlinda; e as
cantoras Roberta Sá e Margareth Menezes. Encerrando a
programação no sábado (30), sobem ao palco a caruaruense Fulô de Mandacaru e
uma referência da música pop nacional, a banda Biquini Cavadão.
> PALCO POP – Uma apurada seleção de música contemporânea – com
recorte para a cena autoral nordestina – é o que o público do festival vai
encontrar nesta edição do Palco Pop. Do rap da Combo X ao reggae
da N’Zambi, passando pela excelência de intérpretes e compositores
como Geraldo Maia, Sandyalê, Nuria Mallena, Mônica Feijó, Valdir
Santos, Zeca Viana e Erasto Vasconcelos, o polo recebe as mais
diversas sonoridades, em cinco dias de programação.  O rock das
bandas Volver e Plutão Já Foi Planeta, além do hardcore da Saga
HC e Diablo Motor também estão confirmados no palco, agora em
novo local, bem próximo à Rodoviária (atrás do Parque Euclides Dourado).
> PALCO FORRÓ – O ritmo mais nordestino que existe segue merecendo um
palco dedicado a perpetuar o legado de mestres como Dominguinhos e Luiz
Gonzaga. Serão cinco madrugadas de shows, aquecendo Garanhuns com o melhor do
nosso forró cantado e dançado por atrações como Gennaro, Derico Alves, Bia
Marinho, Beto Hortis, Petrúcio Amorim, Walkiria Mendes, Maria da Paz, Irah
Caldeira e Liv Moraes.
> PALCO INSTRUMENTAL – Um dos pontos turísticos mais charmosos de
Garanhuns, o Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo), acolhe novamente o Palco
Instrumental. A programação oferece uma excelente miscelânea do gênero,
contemplando artistas e grupos de outros estados nordestinos, como o Ceará,
representado pelo grupo Murmurando e o músico Cainã Cavalcante;
a Paraíba, de onde vem o grupo Burro Morto; e o Rio Grande do Norte, com
o Candeeiro Jazz. Entre as atrações pernambucanas, destaque para Vitor
Araújo, Gilú Amaral, Bozó Sete Cordas, Daniel Podsk, Orquestra
Pernambucana de Choro
, Banda Kalouv, Wassab e o projeto Guitarras
do Nordeste.
> PALCO DE CULTURA POPULAR – Cerca de 60 atrações de diversos
municípios pernambucanos vão animar oito dias de programação no Palco de
Cultura Popular. São mestres e grupos representantes das mais
variadas expressões, como Reisado, Cavalo Marinho, Maracatu, Ciranda,
Quadrilha, Coco, Afoxé, Samba, Caboclinho, Pífano e Boi. Entre eles, Patrimônios
Vivos de Pernambuco.
> MÚSICA NA CATEDRAL – A Igreja de Santo Antônio recebe, em mais uma
edição do FIG, uma programação musical de rara beleza, sob a curadoria do XII
Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). No domingo
(24), a programação do Virtuosi presta uma bela homenagem a Naná
Vasconcelos. Já na programação do COM no FIG, os grupos SaGRAMA, Pau
Brasil e a cantora Mônica Salmaso são alguns destaques. (Com informações da SECULT/Fundarpe)

Saiba mais sobre os outros Polos do FIG clicando AQUI

Confira a programação completa clicando AQUI


> CASA GALERIA GALPÃO – Tradicional polo das Artes Visuais, do Design e
da Moda no FIG, a Casa Galeria Galpão incorpora também nesta edição
uma Mostra de Teatro Alternativo.
De 24 a 30 de julho, o público terá acesso a seis ações de artes
visuais. Entre elas, a exposição ‘Cavani Rosas vai ao Cinema’, que reúne
desenhos, cenários e storyboards feitos pelo artista pernambucano
para filmes de animação. Seis projetos de design e moda, e ainda cinco
exposições fotográficas ocupam a Casa.
De 25 a 30 de julho, sempre a partir das 21h, a Galeria vai se
transformar em palco para seis espetáculos de teatro adulto, com a Mostra de
Teatro Alternativo. Entre eles, 4x Hilda (Duas Companhias/PE) e Acontece
enquanto você não quer ver (Cena OFF/PE).
> PRAÇA DA PALAVRA – Recitais, lançamentos de livros, contação
de histórias, intervenções poéticas e debates estão na programação do polo de
Literatura do FIG 2016, que conta com a parceria da Cepe Editora e do SESC.
Entre os destaques da Praça da Palavra, grandes escritores pernambucanos,
como Ronaldo Coreia de Brito, Chico Pedrosa, Raimundo
Carrero e o garanhuense Mário Rodrigues, vencedor do mais recente
Prêmio Sesc de Literatura. A performance poético-musical do grupo
P.I.V.a. – Poesia Incendiária Valvulada, formado pelo poeta José Juva e
pelos músicos Muta, Tiago West, Leo Vila Nova, Rama Om e Glauco César II,
encerra a programação no sábado (30).
> TEATRO LUIZ SOUTO DOURADO
– Doze espetáculos de dança, de teatro adulto e infantil vão ocupar o
palco do Teatro Luiz Souto Dourado já a partir da quinta-feira (21). A
programação é um importante retrato da cena contemporânea em diversos estados
do Nordeste. Do Ceará, chegam o Grupo Ninho de Teatro (Avental todo
sujo de ovo) e a Inquieta Companhia de Teatros, com o infantil Esconderijo
dos Gigantes. Do Rio Grande do Norte, vem a Associação Giradança, com
o ‘Dança que ninguém quer ver’, uma obra coreografada por bailarinos com
deficiência ou que não se encaixam no ‘padrão’ físico da profissão. O
ator Fábio Vidal (Território Sirius/BA) encena Joelma e, da
Paraíba, a Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral apresenta os
espetáculos de dança A Feira e Frestas, Fôlego e Pele. Artistas
e companhias pernambucanas também são destaques, como o Grupo Magiltuth (O
Ano em que Sonhamos Perigosamente); a atriz Hilda Torres, com ‘Soledad
– A Terra é fogo sob nossos pés’; e o Bacnaré – Balé de Cultura Negra
do Recife, que em 2016 comemora 30 anos de atividades.
> CIRCO – A lona de circo mais querida do Agreste está
confirmada no FIG 2016. O local deste ano é o Parque Euclides Dourado,
reforçando a vocação do polo para a diversão em família. Do sábado (23) ao
sábado (30), sempre às 16h, há sempre uma boa programação gratuita, que
privilegia a tradição circense, sem deixar de abrir espaço para artistas
contemporâneos. Entre as atrações, destaque para o Circo Alves, a Família
Vidal (Disney Circo) e o American Circo (PB). Ações de rua
integram a programação circense, como o espetáculo Combo, da Tropa Trupe (RN).
> CINEMA ELDORADO – Treze filmes pernambucanos, nacionais e
estrangeiros entram em cartaz na cidade com a chegada da 12ª Mostra de
Cinema do FIG. Entre eles, ‘A Luneta do Tempo’, de Alceu Valença;  a
animação brasileira indicada ao Oscar ‘O Menino e o Mundo’, de Alê Abreu; e o
recém-lançado longa da cineasta Anna Muylaerte, ‘Mãe só há uma’. Algumas
sessões contarão com a presença dos diretores, que vão conversar com o público.
O debate com Alceu, por exemplo, acontece na quarta (27). Exibições com
audiodescrição e LIBRAS, além da sessão especial Horror Brasileiro
Contemporâneo, complementam a programação.
> OUTRAS PALAVRAS – A Câmara de Vereadores de Garanhuns e a Escola
Instituto Presbiteriano vão receber ações de integração entre Cultura
& Educação. Exibições de vídeo realizado por estudantes, diálogos com
escritores, apresentações de patrimônios vivos, conversas com artistas e entrega
de kits literários para as bibliotecas da região integram a programação
especial.
> FORMAÇÃO CULTURAL – Trinta e sete oficinas culturais estão
com mais de 700 vagas abertas. São oportunidades em todas as áreas
culturais, como Artesanato, Audiovisual, Música, Fotografia e Design. As
inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Cultura de Garanhuns a partir
da segunda-feira, 18/7.
> ESPAÇO DO PATRIMÔNIO – Instalado no Parque Euclides Dourado, o
Espaço do Patrimônio oferece, de 23 a 30 de julho, uma Exposição sobre
Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil em Pernambuco, além dos
patrimônios materiais de Garanhuns. A visitação é gratuita, das 14h às 22h.
> CASARÃO DOS PONTOS DE CULTURA – Em sua sexta edição, o polo de
debates e apresentações culturais protagonizadas por integrantes de Pontos de
Cultura no estado oferece este ano nove minicursos gratuitos.
> PALCO DOS PONTOS – De 27 a 29 de julho, a programação se
espalha também pelo Parque Euclides Dourado, que recebe atrações como o Yaathê
Thudia, do Ponto de Cultura Indígena Fulni-ô; e o Cortejo de Maracatu do
Aurora Cultural.
> CASTAINHO – Oficinas,
apresentações culturais da tradição quilombola e ainda uma série de espetáculos
cênicos chegam à comunidade do Castainho com o FIG 2016. As atividades de
formação são especialmente direcionadas aos moradores das diversas comunidades
quilombolas do Agreste, abordando estratégias de preservação dos saberes e das
manifestações tradicionais.
> CAFÉ EM PASÁRGADA NO FIG
– De 25 a 30 de junho, uma cafeteria em Heliópolis vai se transformar em espaço
para recitais livres, com microfone aberto. A ação especial ‘Café em
Pasárgada’ vai contar com a participação dos atores Carlos Mesquita, Julierme
Galindo e Duvinnie Pessoa.
> SESC NO FIG – Importante
parceiro do FIG, o SESC abriga este ano a exposição Imaginação à deriva,
do artista plástico pernambucano Daniel Santiago; além de colaborar com a
programação de espaços como a Praça da Palavra.
> ARMAZÉM DA ARTE E
NEGÓCIOS / SEBRAE – A riqueza do artesanato pernambucano também tem seu lugar
no FIG. Em mais uma edição, o polo vai acolher artesãos de diversas regiões do
estado, exibindo e comercializando produções que encantam, cada vez mais, os frequentadores
do Parque Euclides Dourado.
> ESPAÇO MAMULENGO – O
Parque Euclides Dourado será novamente ocupado por mestres e grupos que mantém
vivo um patrimônio imaterial brasileiro, o Mamulengo.
> SOM NA RURAL – A caravana
musical itinerante pilotada por Roger de Renor marca presença mais uma vez no
FIG. Este ano, a Rural vai estacionar no Parque Euclides Dourado, oferecendo de
23 a 30/7, shows de artistas e grupos pernambucanos representantes dos mais
diversos gêneros musicais. O Coco de Umbigada, a Banda Dirimbó e
a cantora Aninha Martins são algumas das atrações confirmadas.
> AÇÕES DESCENTRALIZADAS – Sessões
de cinema a céu aberto em comunidades e distritos rurais (Cinema na Estrada);
uma série de intervenções teatrais pelas ruas e praças de
Garanhuns; recitais poéticos de porta em porta; e ainda uma Caminhada
do Patrimônio, que percorre edificações históricas da cidade são alguns
exemplos de ações especiais que integram a programação oficial do FIG 2016.
Realizado pelo Governo de
Pernambuco e contando com as parcerias da Prefeitura de Garanhuns, da Cepe
Editora, do SESC e do SEBRAE, o FIG, segundo a Secretaria Estadual de Cultura é
o maior Festival do Estado. Este ano, presta homenagem ao mestre de todos os
ritmos, o percussionista Naná Vasconcelos, símbolo eterno da diversidade e da
riqueza cultural da nossa gente.
Confira a programação completa clicando AQUI.

PALCO MESTRE DOMINGUINHOS

Sexta-feira, dia 22/07/2016.
– Andrea Amorim
– Larissa Luz
– Karina Buhr
-Elza Soares

Sábado, dia 23/07/2016.
– Romero Ferro
– Cátia de França e Xangai
– Elba Ramalho
-Projeto tem Café no Bule – Zeca Baleiro/Paulo Lepetit
(Homenagem a Naná Vasconcelos)
Domingo, dia 24/07/2016.
– Amanda Back
– Josildo Sá
– Karina Spinelli
– Gal Costa
Segunda-feira, dia 25/07/2016.
– Loucos Nordestinos
– Cleyton Barros
– Di Melo
– Nação Zumbi
Terça-feira, dia 26/07/2016.
– Neander
– Antúlio Madureira
– Academia da Berlinda
– Otto
Quarta-feira, dia 27/07/2016.
– Juliano Holanda, com participação de Laila Galin
– Roberta Sá – Delírio
– Alceu Valença
Quinta-feira, dia 28/07/2016.
– Belina Lisboa
– Paulo Pedigão
– Jorge Ribas e Orquestra Sucesso
– Margareth Menezes
                           
Sexta-feira, dia 29/07/2016.
– Nando Azevedo
– Cristina Amaral
– Maciel Melo
– Santanna
Sábado, dia 30/07/2016.
– Kiara Ribeiro
– Siba
– Fulô de Mandacaru
– Biquíni Cavadão
Confira a programação
completa clicando
AQUI