shows da Praça Mestre Dominguinhos, dentro da programação do 26° Festival de
Inverno de Garanhuns foi marcada pela diversidade de ritmos, com espaço para o
forró, pop e samba. Também houve um show dedicado ao homenageado desta edição,
o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos.
da noite foi o garanhuense Romero Ferro, que realizou o pré-lançamento do álbum
“Arsênico”. O artista trouxe um show permeado por músicas autorais e
releituras de clássicos como “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga. A
paraibana Cátia de França apresentou-se logo em seguida com o show da turnê
“Hóspede da Natureza”; o músico Xangai fez uma participação especial.
Ramalho voltou a Garanhuns após o show realizado no último Viva Dominguinhos,
em abril. Desta vez, a cantora trouxe o seu último álbum “Do Meu Olhar para
Fora”, lançado em 2015. O show foi marcado por muita animação, com a cantora
interagindo com o público e interpretando canções de nomes como Petrúcio Amorim
e Edson Gomes.
esperado da noite foi o “Projeto Café no Bule – Uma homenagem a Naná
Vasconcelos”, do cantor Zeca Baleiro e do contrabaixista Paulo Lepetit. A
iniciativa conta com 13 composições criadas em conjunto entre os músicos e o
percussionista pernambucano.
Palco da Praça Mestre Dominguinhos, começa às 21h, com Amanda Back. Às 22h é a
vez do cantor e compositor Josildo Sá; seguido pela cantora recifense Karynna
Spinelli, que sobe ao palco às 23h10min. Encerrando a programação de hoje, às
0h20, a cantora Gal Costa apresenta-se com o álbum “Estratosférica”. (Com informações de Aquilles
Soares/Cloves Teodorico, com imagens de Camila Queiroz)
Negócios já está aberto à visitação do público do FIG 2016. Em parceria com o
SEBRAE, o polo para o artesanato durante o Festival está instalado no Parque
Euclides Dourado. Associações e artesãos independentes exibem e comercializam
até o próximo sábado, dia 30, das 11 às 22h, uma variedade de acessórios confeccionados em couro, artefatos para
decorações de ambientes e adereços pessoais.
artesanato de Pernambuco, disponíveis tanto para a aquisição a preços
populares, como para a apreciação de quem se encontra de passagem pelo estado e
quer levar uma lembrança especial de Pernambuco”, informou Breno Nascimento, assessor de Artesanato da Secult-PE.
estandes mais chamativos é o da Associação dos Mamulengueiros de Glória do
Goitá. “Estamos comercializando fantoches, fibras, chibanas e outras
opções de brinquedos populares, com preços que variam de R$ 20 a R$ 40. Nossas
produções também caracterizam fortemente a arte da cidade, conhecida em Pernambuco
como o berço do mamulengo”, explicou o mestre Bila, artesão desde os 9 anos de
idade.
como lembrancinhas em feltro, quadros em patchwork embutido e relógios
personalizados, o estande ‘Suzi Artes’ contempla produções com preços entre R$
5 a R$ 300. “Luminárias decorativas e réplicas de quadros do artista
plástico Romero Brito, são alguns dos itens bastante procurados por aqui”,
comemora a artesã garanhuense Suzana Maria, que há 30 anos possui a atividade
como principal fonte de renda.
adquirir itens confeccionados por comunidades indígenas, o estante Aldeia
Fulni-ô, da cidade de Águas Belas, traz variedades como brincos, colares,
cocares e artigos para crianças, como os brinquedos populares rói-rói e Mané
Gostoso. “As confecções são de moradores da aldeia e ressaltam aspectos da
nossa tradição cultural”, destaca Dario Fulni-ô.
Mestre José Vitalino, o escultor Mestre Luiz Benício e o instrumentista
Cristiano Ferraz do Nascimento, são outros nomes que demonstram no espaço a
riqueza de suas artes. As tradições das tapeçarias confeccionadas pela Mestra
Marina, a renda renascença da Mestra Dona Odete e as artes sacras em madeira
dos Santeiros de Ibimirim e as xilogravuras produzidas pela Associação dos
Artesãos de Bezerros, também são destaques no pavilhão.
Quatro macrorregiões de
Pernambuco estão representadas, com a participação de sete coletivos, 13
artesãos individuais selecionados por uma Convocatória específica para ocupação
do espaço. (Com informações e imagens da SECULT/PE)
está prestes a receber uma adesão de peso. Trata-se do empresário Givaldo
Calado de Freitas. Reuniões entre os políticos e lideranças do partido de
Givaldo, o PP, já estão bem adiantadas nesse sentido.
abertura do Festival de Inverno de Garanhuns juntamente com o deputado Estadual
Claudiano Filho (que avaliza a União) e posaram para fotos na noite de ontem,
dia 22, nos bastidores do FIG, momento marcado pela cordialidade de Régis a
Calado de Freitas, quando da visita ao Camarote do Prefeito. “Não há nenhuma
conversa nesse sentido”, desconversou Givaldo, que segue condicionando a sua pré-candidatura
a uma união de forças na Cidade, todavia, o próprio Empresário já se mostra
descrente dessa hipótese. “Vejo-a cada vez mais remota, conquanto os projetos
individuais, alguns inconfessáveis, têm sobrepujado o desejo da Cidade que quer
a união de todos”, pontuou Calado de Freitas, arrematando em seguida: “é pena!
Isso enfraquece Garanhuns. Sobretudo, hoje, quando verificamos tanta gente boa
que, sem intenções menores, se coloca a disposição da Cidade para construirmos
um grande futuro”, analisou.
vir a contar com a adesão do ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PSB), adversário
derrotado por Régis no pleito de 2012. É que na noite de ontem, dia 21, ao
encontrar-se com Givaldo e Izaías, Zé da Luz teria revelado que irá caminhar, politicamente,
em Garanhuns, no palanque em que Givaldo Calado de Freitas estiver. Calado de
Freitas confirmou essa informação ao Blog do Carlos Eugênio.
repetindo a dose da campanha de 2000, quando Régis teve Emilia Valença (esposa
de Givaldo) como Vice, a união dos políticos é dada como certa, tanto que a
confirmação deve ser oficializada no inicio da próxima semana. “Penso que você
quer saber demais. Saber o que, nem eu próprio sei. Mas vocês me lembram de
Tancredo Neves: E aí, doutor, presidência ou vice? Ao que ele respondeu: só
Deus sabe”, pontuou Givaldo Calado.
Régis (PTB) para que pudesse confirmar as conversações que podem levar o Partido
Progressista para o palanque petebista nas eleições de outubro próximo.
Um desafio e tanto o cantor e
compositor Romero Ferro tem diante de si hoje: abrir a programação da segunda
noite do 26º Festival de Inverno de Garanhuns na Praça Mestre Dominguinhos.
Filho de Garanhuns, ele faz às
21h, o pré-lançamento do disco de estreia Arsênico, numa noite que terá ainda
Cátia de França e Xangai, Elba Ramalho e o projeto Café no Bule, com Zeca
Baleiro e Paulo Lepetit. Originalmente, o disco e projeto de Romero tinha a
participação de Naná Vasconcelos, que será homenageado, postumamente, esta
noite.
Transitando pelo pop e o rock
nacional, influenciado por Cazuza, Romero mostrará seis faixas inéditas do novo
disco, que tem uma pegada os anos 80, “tanto na sonoridade como no
visual”, mescladas com canções do EP Sangue e Som e mais releituras de
Fugaz (Marina Lima), Um Sonho (Nação Zumbi), Mutante (Rita Lee) e Xote das
Meninas (Dominguinhos). O novo disco tem produção de Diogo Strauzs, que havia
trabalhado com Alice Caymmi e Chay Suede. (Com
informações da coluna REC_BEAT/Cultura/Jornal do Commercio)
só clicar em player:
Inverno de Garanhuns não é feita só de música. Está voltada também para uma das
maiores vocações culturais da cidade: a literatura. Um dos principais destaques
deste ano é a conversa travada entre o escritor consagrado Raimundo Carrero e o
professor de português e escritor garanhuense Mário Rodrigues, vencedor do
Prêmio Sesc de Literatura 2016, na categoria conto.
19h, na Praça da Palavra. Receita para se Fazer um Monstro é o título da obra
vencedora, que transporta o leitor para a década de 1980 e, sem dó, apresenta
uma reflexão e investigação sobre a maldade que muitas vezes está próxima da
gente, no âmbito individual e coletivo. “Uma infância cruel gera um adulto
cruel. Um dos contos fala sobre uma determinada criança que mata um papagaio de
outra por vingança, pois, anteriormente, o dono do papagaio cortou uma pipa
sua. É como se a infância fosse o aprendizado de tudo”, explica Mário.
brincadeiras e descobertas compõe um quadro trabalhado entre a dureza e a
ironia, o que nos remete à própria origem da brutalidade que reside na alma dos
personagens. “Esse retrato cruel dialoga com os nossos dias, evidenciando
as pequenas violências que existem em cada um de nós”, conta o autor.
Trata-se de uma compilação de pequenas histórias – muitas ocupando entre uma
página ou uma página e meia -, escritas em sua totalidade dentro de um período
de cinco meses, com a consciência e intenção de transforma-las num conjunto de
textos que dialogam entre si, mesmo que separados por narrativas distintas.
contos quando há um mote entre eles, uma obra com o caráter maior pelo conjunto
de familiaridade do que está sendo narrado, e foi justamente isso o que eu
fiz,” revela Mário. O livro foi produzido em um período delicado da vida
do escritor, influenciando diretamente no resultado final. “Ele nasceu um
ano antes do meu filho e um ano depois que eu perdi o meu pai, talvez a
necessidade de revisitar a infância tenha partido daí”, pontua o Escritor.
carreira de Mário Rodrigues e de todos da Cidade, e está servindo como fomento
à produção literária, não apenas pessoal, mas para todo o interior do Estado.
“Já fui finalista, já recebi menção honrosa, mas isso está sendo algo novo
e empolgante, pois conheço muitos escritores do interior que produzem bons
livros, mas que ficam se perguntando se o trabalho vai conseguir alcançar
visibilidade fora de sua própria Cidade. O prêmio veio para mostrar que se você
produz com perseverança, mais cedo ou mais tarde o resultado vem a
surgir”, diz.
ressaltou o espaço positivo que o conto tem conseguido alcançar nos últimos
anos: “O romance sempre foi o ponto primordial comercialmente, mas é bom
lembrar que temos Ronaldo Correia de Brito, Marcelino Freire, entre tantos outros
contistas levando as escritas mais curtas para públicos mais longos”. O
escritor voltará à Praça da Palavra, no dia 30, às 16h, falando desse seu novo
e premiado trabalho com mediação do escritor, também garanhuense e seu
companheiro de geração, Nivaldo Tenório. (Com Informações do Jornal do Commercio – Edição de 23/07/2016)
sua largada, o espetáculo provavelmente mais impactante desta edição. Com Elza
Soares, Garanhuns assistiu, ao show mais contundente que o Brasil inteiro terá
visto este ano.
quase octgenária, renova e reafirma sua voz como a mais aguda da música
brasileira contemporânea. Limitada nos movimentos depois de um trauma de
coluna, Elza foi amparada por uma solução cênica. Sentada num trono-altar,
apareceu com uma saia-cenário de mais de 20 metros até a boca de cena.
“Maria da Vila Matilde”: o libelo de afirmação feminina contra a
violência masculina que faz do verso “Você vai se arrepender de levantar a
mão pra mim…” parecia um mantra.
e emocionou o público ao se vestir com a bandeira de Garanhuns. Larissa Luz
também brilhou e Karina Buhr botou fogo na Praça Dominguinhos com a
afirmatividade sexualidada do pós-feminismo do show Selvática. Se jogou,
literalmente, no palco. Foi uma noite de uma Garanhuns feminina, de mulheres
que sabem – e podem – falar melhor o que precisamos dizer sobre gênero.
Confira mais imagens da noite de ontem (registradas por Hilton Marques) clicando AQUI.
a partir das 10h tem inicio as atividades do palco de Cultura Popular.
Já á noite, a partir das 21h, no palco Mestre Dominguinhos tem Romero Ferro; Cátia
de França e Xangai; Elba Ramalho, com o show “Do Meu Olhar Pra Fora” e Zeca
Baleiro e Paulo Lepetit, com o Projeto Café no Bule, em homenagem a Naná
Vasconcelos. Confira a programação completa do FIG 2016 clicando AQUI. (Com informações de Bruno Albertin/JC online
(CONFIRA) e Imagens de Hilton Marques/Divulgação)
da rua Monsenhor Afonso Pequeno, localizada nas imediações da Praça Cultural Mestre
Dominguinhos, no bairro São José, seguem sofrendo com os constantes estouramentos
nos tubos que integram a Rede de Distribuição d´água da Compesa.
problema é antigo e apesar da Prefeitura de Garanhuns realizar constantemente a
manutenção do pavimento, a cada novo estouramento da tubulação, os moradores
voltam a ser privados do direito de estacionar seus veículos em garagens e até
mesmo de se locomover até as suas casas. “Acordei de madrugada achando que era uma trovoada que
caía, pena, era mais uma vez o cano estourado em pleno FIG”, publicou o cidadão
José Jorge de Almeida, no facebook.
contato com a Prefeitura de Garanhuns, o Blog do Carlos Eugênio confirmou que a
Secretaria de Serviços Públicos
recompõe o calçamento da localidade sempre que surgem os problemas com a tubulação
da Compesa. “Informamos ainda que o Departamento de Engenharia da Prefeitura de
Garanhuns se reuniu com a Gerência Local da Compesa para que seja feito um
estudo de viabilidade para a substituição da rede de distribuição de água da
localidade”, pontua trecho da nota enviada ao Blog pelo Governo Municipal.
segundo a Prefeitura, existe um projeto de pavimentação com asfalto para a rua Monsenhor
Afonso Pequeno, “porém essa obra só poderá ser executada caso seja realizada
pela Compesa a substituição da rede de distribuição de água para que a
pavimentação não seja danificada”, pontuou o Governo de Garanhuns em nota.
assunto. O Blog do Carlos Eugênio segue a disposição daquele órgão do Governo Estadual
para publicar a sua versão quanto aos fatos noticiados nesta reportagem.
De acordo com informações do cidadão José Jorge de Almeida, que reside na rua Monsenhor Afonso Pequeno, os serviços de reposição do pavimento, que fora danificado pela ação do estouramento da rede de distribuição d´água da Compesa, foram concluídos pela Prefeitura de Garanhuns na tarde desta sexta-feira, dia 22 de julho.
rebelião por atraso no pagamento do auxílio alimentação (relembre
clicando AQUI). De acordo com a assessoria da Secretaria Executiva de
Ressocialização (Seres), “o incêndio destruiu algumas áreas e a rede
elétrica”.
concluída no prazo de 45 dias. “Com o incêndio, os detentos foram
transferidos para cadeias e unidades prisionais da região como Pesqueira, Caruaru
e Lajedo”, conforme informou a assessoria.
estão sendo levadas para outras cadeias da Região. O major Álvaro Bantim,
comandante interino do 9º Batalhão da Polícia Militar, em entrevista à TV
Asa Branca disse que a situação
provoca “a superlotação, que é uma dificuldade muito grande que a gente
encontra”.
já que a capacidade era para 96 pessoas e tinham 227, mais que o dobro. O
problema não atrapalha só o trabalho da Polícia Militar.
delegado seccional de Garanhuns, Flávio Pessoa, a Polícia Civil também acaba
prejudicada. “O plantão de Garanhuns compreende vinte municípios. Como a
maioria dos presos aqui são de Garanhuns, acaba que a gente tem que passar
muito tempo em Saloá, mas se a cadeia daqui estivesse funcionando agilizaria
bastante porque a cadeia sendo em Garanhuns seria muito mais rápido levar o
preso e voltar ao ponto base, o plantão”, explicou o Delegado Seccional Flávio
Pessoa. (Com informações e imagens do G1 Caruaru e reprodução da TV Asa Branca. CONFIRA)
registrado na noite dessa quinta-feira, dia 21, durante a abertura do 26º Festival de Inverno de Garanhuns. Momentos antes do show, na Catedral de Santo
Antônio, Paulo foi interrompido, durante sua fala protocolar, por dois homens no
fundo da Igreja. Aos gritos, o chamavam de “golpista”.
Caldas, interferiu ao microfone: “Por favor, estamos numa casa sagrada.
Não precisamos de brigas, mas de diálogos”. A maior parte do público
repudiou o protesto, os homens foram retirados da igreja pela Polícia e os
discursos em homenagem a Naná Vasconcelos – com sua filha Luz Morena e a viúva
Patrícia na plateia – continuaram.
remanescente do grupo setentista Os Tincoãs – e a cantora Virginia Rodrigues.
“Muito obrigada por este convite, Zé Manoel. Obrigado ao FIG. Garanhuns é um
festival que todos querem fazer. Espero ser convidada para participar de novo”,
afirmou Virgínia.
2016 pode ser acessada AQUI. Abaixo,
destacamos as atrações do Palco Dominguinhos:
Sexta-feira (22/7): Andréa Amorim, Larissa Liz, Karina Buhr e Elza Soares, com o showdo premiado álbum A Mulher do Fim do Mundo.
França e Xangai; Elba Ramalho, com o repertório do disco Do Meu Olhar pra Fora;
Zeca Baleiro e Paulo Lepetit.
pela primeira vez em Pernambuco, o show Estratosférica.
canta Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Sábado (30/7): Kiara Ribeiro, Siba, a banda Fulô de
Mandacaru (que venceu a última edição do SuperStar) e Biquíni Cavadão. (Com
informações do JC Online e imagens de Bruno Albertim/JC – CONFIRA)
de Feira Nova, no Agreste, estão oferecendo, ao todo, 522 vagas em concursos
públicos. Com a retificação no edital do certame de Paudalho, as vagas
aumentaram de 317 para 321, enquanto o concurso de Feira Nova conta com 201. Os
cargos disponíveis nos editais das duas cidades são voltados para todos os
níveis de escolaridade.
até o dia 31 deste mês para confirmar a participação. Do total de
oportunidades, 39 são reservadas às pessoas com deficiência. Os salários vão de
R$ 880 a R$ 4,5 mil. As inscrições devem ser feitas no site da organizadora www.conpass.com.br. As taxas de inscrição
variam entre R$ 65 e R$ 125, de acordo com o nível do cargo pretendido. O
pagamento do boleto deve ser feito até o dia 1º de agosto.
aplicação prevista para o próximo dia 28 de agosto. As vagas são para quem tem
Ensino Fundamental incompleto ou completo, Ensino Médio, curso técnico e para
quem tem nível superior. Os cargos são para, entre outros, guarda municipal,
operador de máquinas pesadas, agente de controle e combate de endemias e
doenças, agente epidemiológico, agente sanitário, atendente PSF, auxiliar de
farmácia, auxiliar de consultório dentário e técnico fiscal de tributos
municipais.
Nova, 39 também são reservadas às pessoas com deficiência. Entre os cargos
estão técnico fiscal de tributos municipais, motorista nas categorias C e D,
agente de trânsito, assistente administrativo, técnico agrícola, técnico em
edificações, engenheiro agrônomo e auditor de contas médicas. Há vagas, ainda,
para nutricionista, odontólogo PSF, psicólogo, psicólogo educacional,
psicopedagogo, técnico em controle interno, terapeuta ocupacional, professor de
1° ao 5° ano e professor nas disciplinas de educação física, português/inglês,
história, matemática, ciências, geografia e educação especial.
concurso de Feira Nova variam de R$ 880 a R$ 8 mil. A aplicação da prova está
marcada para o dia 9 de outubro. O período de inscrições começa no próximo dia
25 e segue até o dia 28 de agosto, também no site da organizadora Conpass: www.conpass.com.br. As taxas podem custar
R$ 60, R$ 80 e R$ 100. (Com informações
da Folha de Pernambuco)














































































