BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
De acordo com o Blog Arlete Santos Notícias, a Central de
Operações do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 00h de hoje, dia 17,
para conter um principio de incêndio na agência da Caixa Econômica Federal, localizada
na Avenida Rui  Barbosa, bairro Heliópolis, aqui em Garanhuns.  
Uma Unidade de Combate a Incêndio foi deslocada para a
área e constatou a existência de fumaça no prédio, porém sem chamas. Ainda
segundo a Jornalista Arlete Santos apurou, após vistoriar a Unidade Bancária foi
constatado pelos Bombeiros tratar-se de um vazamento do Gás Freon, através do
sistema de ar condicionado. O Freon é um
derivado do metano e é inflamável.



A gerência da Econômica Federal foi acionada e segundo os
Bombeiros tomou as devidas providências para conter o vazamento. A agência vem funcionando normalmente na manhã deste domingo. 
(Com informações e imagem de http://www.arletesantos.com.br/)


Garanhuns vai ganhar um novo Curso
Superior. Trata-se de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, que será
ofertado pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA), entidade
mantida pela AESGA. O Curso inicia as suas atividades a partir do próximo mês
de agosto, quando ocorre o primeiro processo seletivo com a oferta de 50 vagas.
O Diário Oficial de Pernambuco
do último dia 12 trouxe a publicação da Portaria de Autorização para oferta do
Curso, expedida pelo secretário Estadual de Educação, Fred Amâncio. O horário
de funcionamento da nova opção dos universitários do Agreste Meridional será noturno.
De acordo com informações da AESGA,
o Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos está respaldado na atual
legislação educacional e terá uma duração de dois anos, sendo organizado em
módulos, com certificação por módulo. A carga horária do novo curso da AESGA é
de 1.980 horas/aula. “O estudante pode fazer os módulos separadamente,
recebendo um certificado na conclusão de cada um dos três módulos. O diploma de
Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos é atribuído àqueles que cursarem os quatro
módulos”, registra a professora e jornalista Cynira Brandão, que ao lado da
também jornalista Ilana Dias, atua na Assessoria de Imprensa da Instituição.


Presidida pela professora Giane Lira (na imagem ao lado com o reitor da UPE, Pedro Falcão), atualmente a AESGA tem mais de dois mil alunos, distribuídos em
quatro Faculdades: Faculdade de Ciências da Administração de
Garanhuns (FAGA); Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG); Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns (FAHUG) e a Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), que ofertam cinco cursos de
graduação (Administração, Direito, Administração Hospitalar e Serviços de Saúde, Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia Civil), além de dez cursos
de pós-graduação (Direito Trabalhista e
Previdenciário; Direito Penal e
Processo Penal; Direito Civil e
Processual Civil; Gestão da
Comunicação e Eventos; Gestão da
Educação e da Docência; Gestão
de Negócios e Pessoa Gestão Financeira; Gestão Pública; Auditoria
em Serviços de Saúde e Tecnologia
em Gestão de Obras Civis). 


As movimentações políticas aqui em Garanhuns se acentuam a cada dia e a briga por uma
das treze cadeiras na Câmara de Vereadores promete ser boa.
Entre os atuais Vereadores,
apenas Haroldo Vicente (PSC), que foi anunciado como pré-candidato a
Vice-prefeito na chapa de Izaías Régis (PTB), e Sílvio Sabino (PSC), que
decidiu não mais concorrer a cargos públicos, não disputarão um novo mandato. A
turma da renovação e aqueles que almejam voltar a Casa Raimundo de Moraes
também integram uma extensa lista de nomes que estará à disposição do eleitorado
garanhuense a partir do próximo dia 16 de agosto, quando inicia a Campanha Eleitoral.


Entre aqueles que querem
chegar a Câmara Municipal está o contabilista Luiz Carlos, também conhecido por
Luiz Leite, que é filho do ex-vereador e comerciante Pedro Leite Cavalcanti.
Luiz Leite tem 42 anos e chegou perto de conquistar o mandato de Vereador nas
eleições de 2012. Ele obteve 1.166
votos
, ficando na terceira suplência da coligação Garanhuns rumo ao Crescimento. “Assim como fiz em 2012,
seguirei ao lado do Prefeito Izaías Régis. Agora, mais experiente, estou reunindo
a família e fechando apoios importantes, que aliados à formação de uma
Coligação competitiva, nos dão uma animação maior para levar as nossas
propostas ao eleitorado quando iniciar a campanha”, pontuou Luiz Leite.


Filiado ao PHS, o
pré-candidato a Vereador conta com o apoio e a experiência legislativa do seu
pai, Pedro Leite, detentor de três mandatos, inclusive um em que presidiu o
Legislativo Garanhuense. “Será uma disputa forte, mas vamos buscar a união de
todos para conquistarmos uma das cadeiras na Câmara e lá trabalharmos, ao lado
do Prefeito Izaías Régis, por ainda mais avanços para Garanhuns”, finalizou
Luiz Leite. É importante registrar, que além de Luiz, o PHS, que é presidido em nível local pelo advogado Tony Neto, possui outros 12 pré-candidatos
a Vereador.




Equipes educativas e de fiscalização da Operação Lei Seca intensificam,
até o final de julho, a atuação no Interior de Pernambuco. Bloqueios serão
montados em locais estratégicos, próximos ao 26º Festival de Inverno de
Garanhuns. Os bloqueios abordarão motoristas e motociclistas que passarem pelos
locais do evento montados em horários variados.
Além da fiscalização, ainda será realizado um trabalho de orientação
pelas equipes educativas, composta por pessoas com deficiência, cadeirantes ou
muletantes que distribuem panfletos e folders informativos, além de seus
depoimentos de vida.

Entre os dias 20 e 30 de julho, a operação estará em Garanhuns. As
abordagens serão realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF),
Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE), 9º Batalhão
de Polícia Militar, além das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e seus
respectivos Comitês Regionais de Prevenção de Acidentes de Moto (CRPAM).
(Com informações da Folha de Pernambuco.
CONFIRA)

A
Prefeitura de Garanhuns concluiu os serviços de reforma no canteiro central da rua
da Liberdade, no bairro de Heliópolis. As ações contemplaram a regularização do
terreno, implantação de piso, iluminação e instalação de bancos, escadas e
corrimãos, bem como serviços de jardinagem e arborização.

Os
trabalhos agradaram em cheio os moradores da Localidade. “
Nossa rua está de cara nova
(…); estamos chiques de Praça, canteiros de
flores e iluminação perfeita em nossa rua que foi esquecida por muitos e muitos
políticos que prometiam e não cumpriam”, registrou a moradora Adriana
Nascimento, em postagem no facebook. “
Ficou linda nossa Avenida que sempre era esquecida
pelos governantes”, pontuou Abraão Lincoln, também em postagem na rede social.


Além dessa ação, o Governo de Garanhuns vem
trabalhando nas obras de drenagem das
ruas
Marins dos Caetés, Oriente, Tejucupapo, Padre Adriano Bekker e Caramuru. De acordo
com informações do setor de Obras da Prefeitura, após a conclusão dos trabalhos
de drenagem das águas servidas, aquelas ruas serão beneficiadas com a
pavimentação. A expectativa é que os serviços sejam concluídos nos próximos
meses.  




Cerca de 3,7 milhões de aposentados e pensionistas que
recebem pelo Banco do Brasil agora podem sacar o benefício pelo Banco24Horas,
caixas eletrônicos compartilhados por vários bancos.

Até então, os portadores do cartão da Previdência Social
emitido pelo Banco do Brasil só podiam receber o dinheiro pelos terminais
próprios do banco e nos guichês de caixa da instituição financeira. Entretanto,
por segurança, a solução está disponível apenas para transações via cartões com
chip. Desde o ano passado, o Banco do Brasil substituiu mais de 2 milhões de
cartões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A troca é gratuita e pode
ser feita na agência onde o benefício do aposentado ou pensionista está
vinculado.



Para esclarecer dúvidas, o banco dá orientações
pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), através do telefone 0800 729
0722. A ligação é gratuita. O atendimento funciona 24 horas, em todos os dias
da semana.
(Com informações da Folha de
Pernambuco)


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) avisa que as inscrições para
as vagas de estágio de nível médio do Programa de Estágio de Nível
Universitário e Médio 2017 do Ministério Público de Pernambuco (Penum/MPPE) estão
abertas até o dia 15 de agosto.
Foram abertas 64 vagas imediatas para o turno da tarde e cadastro reserva para
o turno da manhã no Recife e Região Metropolitana, além de cadastro reserva
para o interior do Estado. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site http://www.mppe.mp.br/penum/.
Todos os candidatos às vagas precisam ter no mínimo 16 anos de idade na
data da convocação e estar matriculados no 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio
regular, em escola conveniada ao MPPE. Durante o período do estágio, que tem
duração de um ano prorrogável por igual período, os selecionados vão trabalhar
quatro horas diárias no turno complementar às aulas.
Além das escolas da rede estadual de ensino, vinculadas à Secretaria
Estadual de Educação, estão conveniadas ao MPPE as seguintes instituições de
ensino: Colégio Horizonte, Colégio Adventista do Recife e Colégio Salesiano
Sagrado Coração (Capital); Colégio Diocesano de Caruaru; Colégio Diocesano de Garanhuns; Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
(Petrolina); Escola Nossa Senhora de Fátima (Limoeiro); Escola Nova Geração
(Serra Talhada); Escola Agrícola de Palmares; e Escola Monteiro Lobato
(Afogados da Ingazeira).
Os estagiários têm direito a uma bolsa cujo valor corresponde a 80% do
salário mínimo, além de auxílio-transporte e férias. Os editais de inscrição
podem ser consultados na íntegra no Diário Oficial de 13 de julho ou clicando
AQUI.

Concluída a etapa de inscrição, os candidatos do Recife e Região
Metropolitana e do interior do Estado devem ficar atentos, já que os
cronogramas são diferentes. Para os candidatos de Afogados da Ingazeira,
Arcoverde e Garanhuns, a data de divulgação dos locais de prova é 26 de
setembro e os testes serão aplicados em 2 de outubro. O resultado final será
divulgado, para todos os inscritos no Penum/MPPE, até o dia 4 de novembro. O
período de estágio terá início em janeiro de 2017. Mais informações pelo número:
(81) 3182-7325. (Com informações do
MPPE)


Depois de paralisarem as suas atividades por três dias na última semana,
os Técnicos de Enfermagem que prestam serviços no município das Correntes voltaram
a ‘cruzar os braços’, parcialmente, das suas atividades desde as primeiras horas
dessa quarta-feira, dia 14. O movimento se estende até amanhã, dia 16. De acordo
com a Categoria, representada pelo Sindicato dos Auxiliares de Técnicos de Enfermagem de
Pernambuco (
SATENPE), os
profissionais reivindicam melhores salários, direitos como insalubridade,
diárias e gratificações, bem como condições adequadas de trabalho.

Segundo o Delegado do SATENPE, Richardson Albuquerque, que também
é um dos Técnicos de Enfermagem do Município, depois da paralisação na
última semana os Servidores começaram a sofrer retaliações, abusos e
perseguições por parte do Governo de
Correntes. “Os funcionários que aderiram estão sendo remanejados de suas
repartições e setores, uma forma de coação da atual Gestão para tentar
desestimular o Movimento. Vale ressaltar que não infringimos a Lei: comunicamos
com documento protocolado e respeitando o percentual, ou seja: nos dias da ação
mantemos os 30% dos profissionais atuando”, registrou o Sindicalista.   

 “O Gestor justifica e
sinaliza que assinou um termo, o TAC, no qual não possa ultrapassar os gastos explícito
nesse documento. Mas esbanja o dinheiro em contratos e eventos. Além disso, é
notório a sua desforra com a saúde”, registrou o Delegado do SATENPE, complementando: “Continuaremos o embate
pacificamente, sem transtornos e sem prejuízos que comprometa ou desassegure a
vida”, chamou a atenção Richardson
Albuquerque.

A POSIÇÃO DA PREFEITURA – Em contato com o Blog do Carlos Eugênio, o
Prefeito Edimilson da Bahia (PSB) negou qualquer tipo de perseguição aos
servidores que aderiram ao Movimento e voltou a afirmar que está à disposição dos profissionais de saúde para
viabilizar a solução dos problemas, todavia adiantou que diante dos índices da
Lei de Responsabilidade Fiscal, não poderá conceder reajustes salariais nesse
momento.

Clique em
player e ouça a posição do Prefeito Correntino:



EM TEMPO: Os Técnicos de Enfermagem de Correntes resolveram suspender a mobilização na tarde dessa sexta-feira, dia 15, haja vista a sinalização de uma reunião por parte da Prefeitura em busca de um entendimento com a Categoria. O Encontro deve acontecer na próxima terça-feira, dia 19. 


Depois de dois anúncios não
cumpridos, o público pernambucano poderá, finalmente, ver Estratosférica: show
da musa tropicalista Gal Costa, que fecha a noite do próximo domingo, dia 24, dentro
do Festival de Inverno de Garanhuns.


Estratosférica é um show que
segue comemorando seus 50 anos de carreira. “Em Estratosférica, canto
canções emblemáticas que gravei no passado. É um show mais rocknroll, mais
dançante, embora tenha momentos intimistas”, diz a cantora, em entrevista
a partir de São Paulo, onde mora. É uma Gal entre a maturidade consciente,
potente e a juventude sensual do tropicalismo a que será vista pelo público do
FIG.


O repertório mescla alguns gênios de sua geração com compositores décadas mais novos, para os quais ela vem se inclinando com afago desde o eletronicamente retropicalista disco Recanto, seu antepenúltimo a ser lançado. Estratosférica abre, por exemplo, com a novíssima Sem Medo, Nem Esperança, um rock clássico e bem comportado assinado pelo veterano Antônio Cícero e pelo novíssimo Arthur Nogueira. Em medley, a canção é colada ao blues de Mal Secreto, clássico setentista de Macalé. Além de Marisa Monte e Arnaldo Antunes, o repertório conta também com Jabitacá. Clássicos de seu repertório, Como Dois e Dois, Cabelo e Pérola Negra estão presentes. 



Um dos suspeitos de participar da morte do promotor de Itaíba Thiago
Faria Soares, em 2013, é um dos 16 fugitivos da Penitenciária Estadual
Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, em Caicó, no Rio Grande do Norte, na
madrugada desta quinta-feira, dia 14. Os presos escaparam através de um túnel e
fugiram do local a ajuda de motociclistas que os esperavam do lado de fora.
Três deles foram recapturados pela manhã. Esta foi à primeira fuga do
“Pereirão”, como a unidade prisional é chamada.
José Ivanilson Dias Gomes, 31 anos, havia sido preso em uma ação das
polícias federais de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Ele começou a ser investigado após usar uma identidade falsa
com o nome do promotor
. O fugitivo também teria participado de um
assalto a uma agência dos Correios no Rio Grande do Norte. Ele responde por
tráfico de drogas, roubo e associação criminosa.
MORTE DE PROMOTOR  O promotor Thiago Faria foi morto em 14 de outubro de 2013, com quatro
tiros de espingarda calibre 12, enquanto seguia de carro pela PE-300 com
destino a Itaíba, no Agreste de Pernambuco. Thiago estava acompanhado da noiva,
Mysheva Freire Ferrão, e de um tio dela, quando outro veículo se aproximou e
efetuou os disparos. O promotor morreu na hora, já os passageiros não ficaram
feridos.

Outros
quatro acusados de participar do crime,
 José Maria Pedro
Rosendo Barbosa, José Maria Domingos Cavalcante, Adeildo Ferreira dos Santos e
José Marisvaldo Vitor da Silva vão a júri popular
, que ainda não tem
data para acontecer. (Com informações do
JC
Online. CONFIRA)