BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Nessa quinta-feira,
dia 21, o público do FIG vai poder aplaudir um momento de rara beleza. Trata-se
do encontro entre o jovem expoente da música contemporânea, o pernambucano Zé
Manoel, com nomes aclamados em todo o País por suas valorosas contribuições à
música negra: a cantora baiana Virgínia Rodrigues e o compositor e
instrumentista Seu Mateus Aleluia. Tornando a noite ainda mais memorável, a
força das mulheres do Grupo Voz Nagô (idealizado por Naná Vasconcelos) vai
encher a Igreja Matriz de Santo Antônio com todas as vozes do nosso
maracatu. 


“A ideia é
apresentarmos esse mosaico da música negra brasileira, dando visibilidade
também a obras de compositores como Moacir Santos, Tiganá Santana e o próprio
Naná, grande homenageado do FIG este ano”, conta Zé Manoel. A
abertura oficial terá início às 19h. 

TEATRO – A
primeira noite do FIG 2016 contará ainda com o espetáculo ‘ O Ano em que
Sonhamos Perigosamente’, do grupo pernambucano Magiluth. A peça começará às
21h30min, no Teatro Luiz Souto Dourado, no Centro Cultural.
Mais informações e
a programação completa do 26º FIG podem ser conferidas clicando AQUI


Durante a 26ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Município
terá interdições de trânsito nas principais avenidas e ruas da Cidade,
inclusive os acessos aos principais polos da festa. As medidas, de acordo com
a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT),
começam a partir dessa sexta-feira, dia 22.
As interdições começam às 16h30min da sexta-feira, na rua Nilo Peçanha,
a partir do cruzamento com a rua Dantas Barreto; rua Afonso Pena, a partir da
praça Dom Moura III; rua Coronel Antônio Victor, a partir do Colégio Estadual;
além das ruas Manoel Ouro Preto, Prosperidade, Coronel Antônio Souto e Coronel
Antônio Victor. Todas essas áreas dão acesso ao maior polo do Festival, a Praça
Cultural Mestre Dominguinhos.
Na primeira noite de shows, a rua Ari Barroso – a partir do cruzamento
com a rua 13 de Maio, também no centro da Cidade – servirá, exclusivamente,
para a circulação de táxis. Já a rua Manoel Clemente, na área do parque Ruber
van der Linden, onde acontecem os shows do Palco Instrumental, só será
interditada a partir da terça-feira, dia 26 – sempre das 16h às 22h. O trecho
da avenida Júlio Brasileiro, que compreende a parte frontal do parque Euclides
Dourado, passará por interdição a partir de sábado, dia 23. Os cruzamentos da
avenida Rui Barbosa com a rua Marina Branco, e avenida Júlio Brasileiro com a
rua Pedro Rocha, também estarão fechados – esses trechos serão apenas para a
entrada e saída de táxis.

SAÚDE NO FIG – Visando garantir a saúde dos munícipes e
turistas que estarão na cidade prestigiando um dos maiores eventos
multiculturais do País, a secretária Municipal de Saúde estará disponibilizando
serviços de urgência e emergência médica móvel e fixa com equipe completa e
especializada em alguns polos do evento.
A Secretaria de Saúde estará prestando atendimento de urgência e remoção
para hospitais, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, durante todos os dias do
evento, das 21 às 3h. No local, haverá uma equipe completa com uma estrutura
fixa, onde estarão médico, enfermeira, técnica de enfermagem e uma ambulância à
disposição.
No Parque Euclides Dourado haverá uma equipe técnica, também com uma
ambulância, sempre das 14 às 20h e até às 3h, com o acréscimo de uma
enfermeira. No horário de apresentações no circo, o local ganhará um reforço
com mais uma equipe técnica e ambulância, das 16 às 18h. No Parque Ruber Van
Der Linden, conhecido popularmente como Pau Pombo, local onde acontecem as
apresentações instrumentais no FIG, haverá uma ambulância com a equipe técnica,
das 16 às 18h. Já no Polo Castainho, a ambulância e a equipe estarão no local
desde 9h até às 18h30min.
Em relação a Vigilância Sanitária, haverá uma equipe na Praça Cultural
Mestre Dominguinhos e no Parque Euclides Dourado e, também, uma equipe móvel
que estará transitando pela cidade. A ação contará com a realização de
cadastros, distribuição de material educativo e inspeções diárias nas barracas
de alimentação e restaurantes da cidade, realizando, se necessário, aplicação
de termos de notificação, auto de apreensão, inutilização e interdição do
local.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizará,
durante os dias do FIG, a Unidade de Suporte Básico (USB) na Praça Cultural
Mestre Dominguinhos, que estará pronta para eventuais ocorrências das 21 até
3h. A ambulância contará com um condutor e um técnico de enfermagem. Além
disso, a Unidade de Suporte Avançado (USA) estará na base, para demais
ocorrências.


LIMPEZA URBANA – Já os trabalhos de limpeza urbana serão intensificados
durante o período do FIG. Servidores da Secretaria de Serviços Públicos e Obras
realizarão a limpeza da Praça Cultural Mestre Dominguinhos e dos principais
polos de animação, sempre com antecedência de uma hora em relação ao começo da
programação de cada polo. Ao todo, mais de 100 profissionais terão à disposição
oito compactadores e cinco caçambas para realizar os trabalhos.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
inscreve para seleção simplificada até hoje, dia 19. São oferecidas 7.500
oportunidades para agentes de Pesquisas e Mapeamento, que vão atuar em 550
municípios dos 26 estados do País.
Aqui em Pernambuco, são ofertadas 353 vagas em 18
municípios: Garanhuns (9 vagas); Afogados da Ingazeira (6); Arcoverde (6); Belo
Jardim (7); Carpina (6); Caruaru (14); Escada (6); Jaboatão dos Guararapes
(18); Limoeiro (11); Olinda (18); Ouricuri (9); Palmares (7); Petrolina (9);
Recife (199); Salgueiro (6); Serra Talhada (6); Timbaúba (7); e Vitória de
Santo Antão (9).

Os contratos terão validade de um ano, podendo
ser prorrogados por, no máximo, três. O salário é de R$ 1.250, para uma jornada
de trabalho de 40 horas semanais. Serão oferecidos também auxílios
alimentação e transporte. A prova ocorre no dia 4 de setembro.
Para se
inscrever, clique AQUI.



Essa é destaque no Blog V&C Garanhuns:
E um novo homicídio foi
registrado em Garanhuns, o segundo em pouco mais de 24 horas. O 3º Sargento Músico,
José Fábio da Silva Araújo, de 37 anos, foi encontrado morto com um tiro no
ouvido nas imediações da Fazenda Fojos, na BR 423, aqui em Garanhuns.  
O Sargento servia a pouco mais
de um ano no 71º BI Mtz e residia na Avenida Júlio Brasileiro, no bairro de
Heliópolis, aqui em Garanhuns. O Corpo foi localizado por populares que
acionaram a Polícia Civil. O corpo de José Fábio foi levado ao IML, em Caruaru.
Em nota, o Comandante do 71º BI Mtz, o Tenente-coronel
Luiz Duarte Neto, lamentou a perda do Militar e afirmou que a Unidade vai
acompanhar as investigações com a finalidade de apurar o ocorrido. “O Batalhão
iniciou os procedimentos administrativos cabíveis a fim de apurar o ocorrido,
bem como se solidariza com a perda do estimado militar e informa que está
prestando todo o apoio necessário aos seus familiares”, pontua trecho da
nota distribuída junto a Imprensa pelo Comandante do 71º Batalhão de Infantaria
Motorizado. (Com informações e imagem de
http://www.vecgaranhuns.com/)

A Prefeitura de Tabira, município do Sertão do Estado, distante
236km de Garanhuns, lançou edital de concurso público para preenchimento de
sete vagas. As oportunidades são para o cargo de Guarda Municipal. É exigido
Ensino Médio completo, além de CHN categoria B. Para uma jornada de 40 horas
semanais, o salário oferecido é de R$ 880.
O Certame terá validade de
dois anos, prorrogáveis por igual período, contados a partir da data de
publicação da portaria de homologação do resultado final. Os candidatos serão
selecionados por meio de provas objetivas, teste de capacidade física, inspeção
de saúde, avaliação psicológica e investigação social.

Os exames objetivos, cuja aplicação está
prevista para o dia 11 de setembro, serão compostos de prova de língua
portuguesa, informática, raciocínio lógico e conhecimento específico. As
inscrições já estão abertas e seguem até o dia 7 de agosto, no site da
organizadora Fundação Vale do Piauí (Funvapi). A taxa
de participação custa R$ 50. Os candidatos de baixa renda podem solicitar a
isenção do valor. (Com informações da
Folha de Pernambuco)



Com a finalidade de garantir a
segurança do público que estará participando da 26ª edição do Festival de
Inverno de Garanhuns (FIG) e definir os últimos detalhes sobre o evento, uma audiência
pública foi realizada na sede do Ministério Público, aqui em Garanhuns.


Durante o Encontro, presidido
pelos promotores Alexandre Bezerra e Marinalva Almeida, e que contou com a presença de representantes dos órgãos envolvidos no Evento, foi firmado um Termo de
Ajustamento de Conduta (TAC), ficou definido, entre outras ações, que a Praça
Cultural Mestre Dominguinhos poderá ser fechada se a capacidade de público for
alcançada. A ação será de iniciativa da Polícia Militar (PM), sendo precedida
de uma comunicação à organização do evento.
Além dessa medida, não será
permitida a entrada de copos ou vasilhames de vidro no local do Evento. A
orientação é que os comerciantes de alimentos e bebidas sirvam os produtos em
materiais descartáveis. A venda de produtos em pratos de vidro também é
proibida, cabendo à Prefeitura a devida fiscalização. Em relação às barracas e
camarotes, todos deverão ser abastecidos das 8 às 16h30min, e a área terá que
ser fechada, impreterivelmente, até às 17h.
Também não será permitido o
acesso a Praça Mestre Dominguinhos de menores de 12 anos de idade que estejam
desacompanhados. A entrada de menores de 18 anos de idade sem acompanhamento
dos pais, responsáveis ou parentes ascendentes e descendentes colaterais até o
terceiro grau também será proibida. A fiscalização será realizada pelos
educadores sociais, que estarão atuando por meio do Conselho Tutelar e da Secretaria
de Assistência Social.


Assim como no ano passado,
será montado o Espaço de Proteção, para as crianças que estiverem em situação
de vulnerabilidade durante o Evento. Ainda durante o FIG, o Centro de
Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estará atuando de
forma preventiva em situações de violação dos direitos das crianças e
adolescentes. 
Também ficou estabelecido, na
audiência, que a Secretaria de Saúde disponibilizará serviço de urgência e
emergência, com equipe especializada durante os dias do evento. Ainda no local,
haverá uma equipe profissional, para atendimento ao consumidor, nos casos que
envolvam questões sanitárias ou de ofensas à qualidade do serviço prestado.


Já em relação ao horário do evento, a Fundarpe
informou que os shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e Palco Pop/Forró
seriam encerrados simultaneamente às 2h, durante todos os dias do evento,
todavia a Polícia Militar revelou que o planejamento de segurança prevê o fim
dos shows nos referidos palcos, de segunda a quinta-feira, às 1h, já que existe
a dificuldade na formação da escala de serviço diante do déficit de militares. A
definição quanto ao horário deve ser estabelecida e divulgada nas próximas
horas. (Com informações e imagens de Ruthe
Santana|SECOM|PMG)


A Pré-candidatura a Prefeita
de Garanhuns da advogada Claudomira Andrade (Democratas) se fortalece a cada
dia. É que além do contato diário com os futuros eleitores, Ela recebeu do
Ministro da Educação e Presidente Estadual do Democratas, Mendonça Filho, a
garantia de que a pré-candidatura em Garanhuns é tida como prioritária para os
projetos políticos da Legenda em Pernambuco.

Claudomira esteve reunida
nesse domingo, dia 17, com Mendonça em Belo Jardim. “A reunião foi muito
proveitosa e Ele (Mendonça Filho) assegurou minha futura candidatura como uma
das mais importantes para o Partido no Estado”, registrou a Pré-candidata, que
já trabalha na formatação do plano de Governo que será apresentado aos
eleitores quando do início da campanha, no próximo dia 16 de agosto. “O Ministro
disse que não medirá esforços para melhorar a Educação em Pernambuco e em especial
em Garanhuns, o que me assegura a condição de apresentar um Programa bastante
ousado para educação de Garanhuns, principalmente na luta pela FAMEG e em
especial para a criação da Universidade do Agreste”, apresentou a Democrata.

Ainda durante o encontro em Belo Jardim ficou
definido que a Convenção do DEM acontecerá no próximo dia 31 de julho, em
horário e local a confirmar. Já o nome do pré-candidato a Vice-prefeito deve ser
anunciado até o próximo dia 25. “Estamos conversando com os demais partidos de
oposição antes de anunciar o Vice, que não será do Democratas”, revelou Claudomira
Andrade.



O Governo de Garanhuns paga, de forma
antecipada, nesta segunda-feira, dia 18 de julho, a primeira parcela do 13°
Salário aos Servidores Municipais. A iniciativa aquecerá a economia local,
injetando um valor de aproximadamente R$ 3 Milhões de reais na semana em que
inicia o 26° FIG.
O pagamento
da primeira parcela do 13° salário (que equivale a 40% do valor total do
Salário), será paga aos servidores efetivos, cargos comissionados, assim como
aposentados e pensionistas. Um montante de R$ 1.850.151,44 será pago aos
servidores das Secretarias Municipais. Já a AESGA pagará aos seus servidores a
quantia de R$ 327.017,53 e o IPSG efetuará um pagamento de R$ 726.833,14 aos
seus segurados.

A segunda parcela do 13° salário, que corresponde aos 60% restantes do
salário total, deve ser quitada em dezembro. Já a folha de pagamento
referente ao mês de julho seguirá seu calendário normal.


O Engenheiro Paulo Camelo, que
é pré-candidato a Prefeito de Garanhuns pelo PCB, já tem o seu futuro
companheiro de chapa visando às eleições do próximo dia 2 de outubro. Trata-se Atilla
Rocha (PCB), que é Servidor Público Municipal, Professor e Artista Plástico. A
definição saiu ontem, dia 16, durante reunião na sede do Partido, aqui em
Garanhuns.
Atilla é garanhuense e filho do
artista plástico Armando Rocha, que possui diversas esculturas, dentre elas: o
painel do Espaço Cultural Luiz Jardim, no centro de Garanhuns. Ele atua como
Agente de Endemias aqui em Garanhuns. “Não vamos fazer Coligações. vamos apresentar uma chapa puro sangue
e genuinamente garanhuense para construir
um Governo Popular. Nossa Chapa
será a união da engenharia com a arte. Ou seja: da Experiência com a Juventude”,
pontuou Paulo Camelo, que
aproveitou a apresentação do seu pré-candidato a Vice para estocar o opositor, Izaías
Régis (PTB), que disputará a reeleição: “O
Prefeito Izaías já pensa em demolir aquele trabalho (de Armando Rocha). Afinal,
o Prefeito atual é membro da Legião Estrangeira”, estocou Camelo.
Ainda durante o encontro de
ontem, foi definida a data da convenção do PCB. O momento acontece no sábado,
dia 30 de julho, a partir das 14h30min, em local a definir. Durante a
convenção, além dos nomes de Paulo Camelo e Atilla Rocha, será confirmada a
chapa de pré-candidatos a Vereador do “Partidão”, como Camelo trata a Sigla. Doze
nomes devem disputar o pleito proporcional pelo PCB, inclusive quatro mulheres.
Dentre eles figuras conhecidas da sociedade local, como a artista Rudy Barros e
o técnico de som Andirá, assim como aqueles que lançam seus nomes para
avaliação do eleitorado pela primeira vez.
“Vamos implantar uma Central  contra Boatos, para impedir as
artimanhas da Legião Estrangeira. Os comunistas representam a segunda força
política na Rússia; Japão; Espanha e aqui Garanhuns. Vamos inovar com a adoção
de políticas públicas realizadas, com sucesso,  pelo governo de
esquerda de Marinaleda, cidade do interior do Sul da Espanha. Além, é claro,
das nossas propostas de impacto e resolução das nossas pendências, que nós
sempre apresentamos”, registrou o pré-candidato a Prefeito Paulo Camelo. 


Conheça a biografia de Atilla Rocha clicando AQUI


Atilla Rocha nasceu em março de 82 na cidade de Garanhuns.
Filho do artista plástico Amando Rocha, partícipe da história de Garanhuns. Cresceu
no bairro de Heliópolis, na rua Oliveira Lima. Foi aluno nas escolas do Lions
Clube, Dom Juvêncio, Henrique Dias e IPH. Cedo aprendeu o valor do trabalho.

Aos 12 anos já trabalhava como ajudante de padaria. Aos 21 atuou como Serviços
gerais no Hospital Perpetuo Socorro e trabalhou no comércio de Garanhuns, na
loja Mundão do Real. Em 2008 entrou para o serviço público do município de
Garanhuns como Agente de Endemias. 

Formou-se em Letras pela UFRPE-UAG e fez
especialização em Língua e Literatura pela UPE. Atilla é casado, ativo
politicamente desde de a universidade. Como agente de endemias compôs o sindicato
da categoria e como estudante integrou o DCE. Atilla é Professor, poeta,
artista plástico e agente de endemias.

E depois de um bom tempo sem o registro de Homicídios em Garanhuns,
um homem foi assassinado na noite desse sábado, dia 16, no Magano. De acordo
com o portal Agreste Violento, Ele foi morto com tiro na região do tórax.
O ajudante de marmoraria, Santino Vilela dos Santos, de
32 anos
, foi a Vítima. De acordo com a Polícia, Ele estava na Rua Darcy
Madeiros, quando suspeitos em um carro de cor escura, de placas e modelo não
registrados, passaram e efetuaram disparos de arma de fogo, alvejando-o.
Santino chegou a ser socorrido ao Hospital Regional Dom Moura (HRDM), mas não
resistiu ao ferimento e veio a óbito ao receber os primeiros socorros. Os suspeitos
se evadiram do local após o Crime.

O corpo de Santino Vilela dos Santos permaneceu no
necrotério do HRDM até a chegada dos Policiais do Departamento Especial de
Apuração de Homicídios (DEAH), que colheram informações relacionadas ao
homicídio e liberaram o corpo para ser levado ao Instituto de Medicina Legal,
em Caruaru.
(Com informações e imagens
de http://www.agresteviolento.com.br/)