BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Em Live realizada pela Rádio Jornal
Garanhuns no final da tarde de hoje, dia 22, a secretária Executiva de
Desenvolvimento Econômico do Estado, Maíra Fischer, anunciou que ainda não há
um prazo definido para reabertura de Bares, Restaurantes e Academias de Ginástica
aqui em Garanhuns e nos demais municípios do Agreste Meridional.
Segundo Fischer, o Governo do
Estado vai analisar os números dos casos da COVID-19 aqui no Agreste Meridional
até a próxima sexta-feira, dia 24, para então definir se a Microrregião
avançará para a etapa 5 ou 6 do Plano de Plano de Convivência das Atividades
Econômicas com a COVID-19. Bares, Restaurantes e Academias de Ginástica só
reabrirão caso Garanhuns e o Agreste avancem para a Etapa 6 do Plano.
Atualmente estamos na 4ª etapa do Planejamento Estadual.
Ainda de acordo com a secretária
Executiva de Desenvolvimento Econômico, todas as decisões acerca do avanço de
etapas são tomadas por um Comitê e contam com o aval final do Governador Paulo
Câmara. Maira Fisher também ressaltou, que após reabertos, os Setores deverão
adotar medidas e seguir protocolos para que o processo de reabertura ocorra com
segurança e de forma gradativa. A Live com Maíra Fischer foi transmitida pela
plataforma Instagram e contou com a apresentação do jornalista Eduardo Peixoto. 


  

De acordo com informações
apuradas pelo Portal V&C Garanhuns junto ao Ministério do Turismo, Garanhuns
ainda não foi reinserido no Mapa do Turismo do Brasil como chegou a ser sinalizado
no ano passado. Segundo o V&C, a informação foi repassada pelo setor do
Ministério do Turismo que cuida do Programa de Regionalização do segmento.
É que em setembro do ano passado,
o Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo, mantido pelo
Governo Federal, apontou que Garanhuns teria ficado de fora do Mapa do Turismo
Brasileiro 2019-2021, por ter deixado de cumprir alguns requisitos, dentre
eles, a criação de um Conselho Municipal de Turismo.
Logo em seguida, o deputado Federal
Fernando Rodolfo (PL), que é natural de Garanhuns, buscou o Ministério do
Turismo e anunciou ter conseguido junto ao Ministro Marcelo Álvaro Antônio, a
abertura de um novo prazo para que Garanhuns pudesse ser reincluída no Mapa do
Turismo Brasileiro 2019/21. A audiência entre Rodolfo e o Ministro foi
realizada no dia 4 de setembro de 2019, em Brasília, sendo inclusive registrada
em praticamente todos os meios de comunicação de Garanhuns. A Prefeitura de
Garanhuns divulgou em seguida a criação do Conselho Municipal de Turismo e
depois disso, o assunto saiu da pauta dos noticiários locais.
Com a publicação do V&C, o assunto voltou a pauta da Imprensa local. Ao ler a manchete de notícia
do Blog do Carlos Eugênio, que registrou, em setembro do ano passado a matéria intitulada:
Deputado
articula Reinserção de Garanhuns no Mapa do Turismo Brasileiro
’, o radialista
Gláucio Costa registrou, na manhã de hoje, dia 22, em seu programa na Rádio Marano
FM, que “chega de mentiras!”, certamente não se referindo a notícia, já que o
tema foi destaque em vários Blogs e Emissoras de Rádio, mas a articulação
realizada por Fernando Rodolfo e as consequentes ações da Prefeitura de
Garanhuns para viabilizar a reinserção do Município no Mapa do Turismo Nacional.


FIZ A MINHA PARTE – Em
contato com o deputado Federal Fernando Rodolfo na manhã desta quarta-feira,
dia 22, o Blog do Carlos Eugênio recebeu a seguinte informação: “fiz a minha
parte como Deputado de Garanhuns, ou seja, fui ao Ministro, fiz a solicitação
para que a Cidade recebesse uma oportunidade de ser reinserida e a minha
solicitação foi atendida. O Ministro Marcelo Álvaro gravou um vídeo assumindo
esse compromisso e todo mundo viu. É bom lembrar que a partir daí, meu papel
foi cumprido e eu saí de cena”, registrou o Deputado.

Ainda segundo Rodolfo, “a Prefeitura assumiu a responsabilidade de enviar a
documentação. A reinserção da Cidade também dependia da EMPETUR, Órgão ligado
ao Governo do Estado. Na última vez que procurei saber da situação no Ministério,
fiquei sabendo que estaria havendo dificuldades no Governo do Estado. Eu não
tenho ligações com o Governo Estadual por isso não sei o que aconteceu lá”, esclareceu
o Deputado Fernando Rodolfo.


A POSIÇÃO DA PREFEITURA – Em
nota assinada pela Secretaria de Turismo, a Prefeitura de Garanhuns também se
posicionou sobre o tema:
“Entendendo a importância de
manter a Cidade vinculada à lista nacional, a Secretaria tomou todas as
providências necessárias para a reinserção e atendeu aos critérios exigidos
pelo Ministério do Turismo, dentro do novo prazo que foi estabelecido. As
medidas foram articuladas durante o mês de setembro e, a partir da resolução de
todas as solicitações, ficou a critério do Órgão emissor da lista a reintegração
da Cidade ao mapa”, pontuou a Prefeitura em trecho da Nota.


Ainda de acordo com o Governo
Municipal “a participação no mapa não afeta diretamente na execução de eventos
turísticos da Cidade, pois as festividades locais são realizadas com recursos
do Município, a exemplo da Magia do Natal 2019, que apenas no setor de
hotelaria, faturou mais de R$ 2.500.000,00, de acordo com números da Secretaria
de Finanças, e trouxe milhares de pessoas a Garanhuns durante o período
natalino. Por fim, o Governo Municipal reitera o seu compromisso com a vocação
turística de Garanhuns, que nos últimos anos teve um grande incremento e
divulgação nacional do Município, atraindo turistas de todas as partes do país
para conhecer e se encantar com a nossa Cidade, gerando movimentação econômica
importante”.

EMPETUR – O Blog do
Carlos Eugênio manteve contato com a EMPETUR para que pudesse se pronunciar
sobre a afirmação do deputado Fernando Rodolfo, de que a regularização
da situação de Garanhuns junto ao Mapa do Turismo também dependia da EMPETUR, Órgão
ligado ao Governo do Estado. Seguimos aguardando a posição do Órgão Estadual para
publicarmos.



Clique em player e confira o vídeo citado pelo Deputado Federal Fernando Rodolfo, com a posição do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio: 


 
“A gente não pode nunca deixar
de lembrar que o vírus está entre nós. Há transmissão sustentada, então, é
preciso estar atendo às medidas.” Foi com essa frase que o secretário de Saúde
de Pernambuco, André Longo, rechaçou qualquer possibilidade de controle da
epidemia de COVID-19 no Estado. De acordo com ele, a doença está em curso e o
risco de infecção segue presente. 
Em entrevista coletiva
concedida de forma remota, nessa terça-feira, dia 21, Longo voltou a reforçar a
importância de usar a máscara de forma correta sempre que for necessário sair
de casa. Saída essa que deve acontecer somente em situações essenciais, pois o
isolamento social segue sendo a única forma possível de combater a disseminação
do Novo Coronavírus. Fora isso, a lavagem frequente das mãos com água e sabão e
o uso do álcool em gel a 70%, quando não for possível lavá-las, segue sendo
regra, bem como manter no mínimo de 1,5 metro de distância para outras pessoas.  
“Não podemos passar
imagem de controle porque o vírus ainda está circulando. Falamos em
estabilidade. Há uma tendência de estabilidade, com pequenas variações na Região Metropolitana do Recife e zonas da Mata Norte e Sul,
mas controle, mesmo, só com vacina, erradicação do vírus ou quando a maior
parte da população estiver imune. Temos visto ainda muita gente descumprindo as
medidas. É importante que a própria população fiscalize”, destacou Longo. Aqui
no Agreste Meridional a batalha é para estancar o espalhamento do vírus, já que
os casos positivos e as mortes pela doença seguem sendo registradas. (Com
informações e imagem da Folha de Pernambuco. CONFIRA)
 


 
O Ministério Público de
Pernambuco (MPPE) conseguiu uma liminar, após proposta de ação cautelar de
caráter antecedente, para que o Prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT),
suspenda os processos licitatórios para contratação de serviços de empresas de
engenharia.
Uma das licitações diz
respeito à pavimentação em paralelepípedo granítico em três ruas do Município,
com valor máximo admitido de R$ 440.536,75. Outro, também de obras em mais
outras três ruas, com orçamento máximo de R$ 378.141,58. E, finalmente, para
reforma e construção de Academia da Saúde da Tribo Fulni-ô, com teto de R$
121.747,42. De acordo com o MPPE, a abertura dos envelopes das licitações
estava marcada para os dias 21, 22 e 23 de julho. Segundo a Prefeitura de Águas
Belas, as sessões ocorreriam em expediente interno. Os envelopes seriam
enviados por correio ou protocolados e a comissão de licitação realizaria
registro dos atos em vídeo e foto, posteriormente anexados ao processo, sem
previsão de transmissão em tempo real pela internet.
O questionamento do Ministério
Público foi sobre o desrespeito do processo licitatório em não resguardar o
acesso tanto das partes quanto dos cidadãos às sessões. “Esse acesso não pode
ser a posteriori, porque a natureza do ato exige um mecanismo de transparência
de portas abertas”, frisou o promotor de Justiça Eduardo Pimentel de
Vasconcelos Aquino. 

“No contexto da pandemia do Coronavírus, em que as
licitações vêm ocorrendo via eletrônica, é importante resguardar mecanismos
telepresenciais. Ou seja, nos quais haja transmissão online aos licitantes e
aos demais interessados, o que se torna mais importante quando levado em
consideração o expressivo valor previsto para os contratos ora analisados”,
salientou o Promotor de Justiça.

Ainda segundo o MPPE, a
Prefeitura de Águas Belas não disponibilizou os processos no Portal da
Transparência para análise por parte dos cidadãos de Águas Belas, o que
dificulta o acesso e a análise da população aos procedimentos e às eventuais
razões neles expostas a respeito de oportunidade e conveniência no atual
cenário. A Prefeitura de Águas Belas ainda não se pronunciou a respeito do
assunto.
(Com informações do MPPE. CONFIRA) 


 
Essa é destaque na Folha de Pernambuco:
O assassinato do pré-candidato
a vereador de Lajedo, Lourinaldo Miguel de Sobral (PSB), 56 anos, morto a tiros
no último sábado, dia 19, chocou a população daquele Município. “Lourinaldo do
Ovo”, como era mais conhecido, se candidataria para uma cadeira na vereança
pela segunda vez (a primeira foi em 2016, quando não se elegeu). A investigação corre em segredo de Justiça.
“Existe um clima de
comoção enorme na cidade com relação a esse assassinato. Ele era uma pessoa
extremamente querida da população, um homem de bem e bem quisto pela sociedade,
que pleiteava uma das cadeiras da Câmara da cidade e vinha fazendo uma série de
vídeos de denúncias contra a má administração da Prefeitura, que estão
documentados no seu Facebook. E, de uma hora para a outra, ele aparece morto de
uma forma muito violenta”, relata o vereador Marcantônio Dourado Filho
(PP).

“A população toda está muito indignada com tudo que está acontecendo. Inclusive,
no velório dele, houveram muitas homenagens porque ele era uma voz aqui. Enquanto Vereadores,
vamos fazer um requerimento solicitando a apuração de uma forma rápida e coesa
dos Órgãos competentes para que esse crime seja apurado e não fique impune e
que a gente possa chegar a um resultado que possa confortar a população”,
disse Dourado, que é filho do ex-deputado estadual Marcantônio Dourado.
(Com
informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)

A futura vacina contra COVID-19
desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca será
vendida “a preço de custo” em todo o Mundo, disse o diretor do
laboratório farmacêutico britânico, que espera entregá-la “antes do final
do ano”.
“Nosso objetivo é
fornecer a vacina para o mundo inteiro, temos uma meta que também é fazer isso
sem lucro, ou seja, entregaremos a vacina a preço de custo em todo o
mundo”, disse Pascal Soriot, diretor-geral da AstraZeneca, à RTL. “A
preço de custo, será em torno de 2,5 euros por unidade”, acrescentou. No
câmbio desta terça, dia 21, com o euro a R$ 5,96, isso representaria algo em
torno de R$ 15.
Os primeiros testes clínicos
da vacina AstraZeneca produziram uma resposta imune significativa e provaram
ser seguros para os pacientes. Sua eficácia deve ser estabelecida em um estudo
de fase 3, com um número muito maior de participantes, antes de considerar sua
comercialização em larga escala. 

“Nossa esperança é ter resultados (para
este estudo de fase 3) no outono (boreal), então achamos que estaremos em
condições de administrar a vacina até o final do ano, no mais tardar”,
disse Soriot. “Trabalhamos de acordo com os reguladores, trocamos dados
diários para que a avaliação seja feita rapidamente. Fabricamos ao mesmo tempo
em que fazemos testes clínicos, o que economiza tempo”, afirmou o diretor
da AstraZeneca. (Com informação do JC Online/AFP. CONFIRA)

*Abra o aiqfome, o App mais famoso da Cidade e faça já o seu pedido! Use o código CARLOSEUGENIO e ganhe descontos de 25% off em seu primeiro pedido.

 
A Secretaria de Saúde confirmou
o 40º óbito por COVID-19 aqui em Garanhuns. Trata-se de um homem, de 51 anos,
morador do bairro Magano, que veio a óbito no último dia 16, em hospital da
rede pública estadual, e teve resultado confirmado para COVID-19 hoje, dia 21.
Também foram confirmados
outros 20 casos de COVID-19. As pessoas que testaram positivo para doença estão
em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da
Secretaria de Saúde. Mais 16 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período
de isolamento/tratamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outras 160
pessoas obtiveram resultado negativo para COVID-19, após resultado de testes
realizados pelo Município e em Laboratórios Privados.
Sete pessoas estão internadas
na Unidade de Tratamento COVID-19, cinco pacientes testaram positivo para a
doença e dois seguem aguardando resultado de testagem laboratorial para
confirmação ou descarte da infecção por Coronavírus. Hoje, também ocorreram
quatro altas médicas naquela Unidade.
Ao todo, já foram confirmados
635 casos de COVID-19 em Garanhuns. Deste total 40 pessoas vieram a óbito (6,29%); 448
estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não
apresentar mais sintomas (70,55%); e 147 pessoas que foram confirmadas com COVID-19
estão em fase de tratamento e/ou isolamento (23,14%). Outros 1.563 casos já foram
descartados, após serem submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo. A Rede
Municipal de Saúde registra que já realizou 1.417 testes da COVID-19.  

*Abra o aiqfome, o App mais famoso da Cidade e faça já o seu pedido! Use o código CARLOSEUGENIO e ganhe descontos de 25% off em seu primeiro pedido.

  
Com o objetivo de reunir os
seus pré-candidatos a Prefeito e a Vice-prefeito para as Eleições Municipais 2020,
o PSB de Pernambuco realiza, na próxima sexta, dia 24, o primeiro encontro
deste ano com os futuros postulantes. Diante do novo cenário de pandemia
mundial, a presidência do Partido optou por um Encontro Virtual. O evento será
realizado às 17h e contará com a participação do presidente nacional do PSB,
Carlos Siqueira, do governador Paulo Câmara, e intermediação do presidente
estadual Sileno Guedes.

A atividade vai debater temas diversos com a participação de especialistas que
vão dar contribuições sobre suas áreas de atuação. Além de Carlos Siqueira, que
vai abordar o ‘cenário econômico e político do País’, o escritor, empresário e
palestrante Eduardo Moreira vai falar sobre as ‘Novas perspectivas, políticas
sociais e desigualdade pós-pandemia’. Haverá ainda uma palestra com o Consultor
em Marketing Político Fabrício Moser, que falará sobre ‘A importância das redes
sociais na Eleição 2020’. Por fim, o governador Paulo Câmara, que é
vice-presidente nacional do PSB, faz o encerramento da atividade.

O endereço da atividade é
www.psbpe.org.br/eventoprecandidatos/ .
Em 2020, a expectativa é que o partido lance aproximadamente 110 candidatos a Prefeito
e outros 26 para Vice-prefeito. Atualmente, o Partido conta com 72 prefeitos no
Estado.
SIVALDO ALBINO – O nome do deputado Estadual
Sivaldo Albino (PSB) deverá ser confirmado como pré-candidato a Prefeito
de Garanhuns pelo PSB nos próximos dias. De acordo com o Blog do Roberto
Almeida, uma fonte ligada ao PSB Local garantiu que a pré-candidatura de Albino
será oficializada na primeira semana de agosto. 

“Ele tem pesquisas internas
indicando a viabilidade da candidatura, apoios do Governador, Vice-governadora,
deputados estaduais e federais, além de 78 pré-candidatos a vereador filiados
ao PDT, PSD e PSB”, comentou a liderança socialista ao Blog.


A Imobiliária Mano Imóveis tem as melhores ofertas e os melhores
investimentos do Mercado Imobiliário de Garanhuns.


“Estamos apresentando Ville Des Fleurs Residencial Clube.
Um espaço único com Guarita 24 horas; área de lazer; Capela; Piscina Adulto e Infantil;
Churrasqueira; Quadra Poliesportiva e Playground, além das melhores condições
do Mercado”, pontua Mano Imóveis.



 Para agendar uma visita e conhecer de perto o Ville Des Fleurs
Residencial Clube, entre em contato com a Mano Imóveis pelas redes sociais
clicando AQUI ou AQUI ou
por nossa Central de Atendimento Online: (87) 3764-1088 ou (87) 99926-0223
(WhatsApp).

CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA MAIS DETALHES DO VILLE DES
FLEURS RESIDENCIAL CLUBE:


A vacina experimental para a COVID-19
da AstraZeneca, desenvolvida na Universidade de Oxford, é segura e produziu
resposta imune em ensaios clínicos iniciais em voluntários saudáveis,
informaram cientistas da instituição nessa segunda-feira, 20.
O imunizante, chamado AZD1222,
não provocou efeitos colaterais graves e desenvolveu respostas imunes a
anticorpos e células T, de acordo com o estudo publicado na revista
médica The Lancet. Os resultados referem-se às fases 1 e 2 de testes. A
terceira etapa está sendo testada em 50 mil pessoas, incluindo 5 mil
brasileiros.
A vacina de Oxford está entre
as principais candidatas na luta contra a COVID-19, que já matou mais de 600
mil pessoas no Mundo, ao lado de outros em ensaios de estágio intermediário e
final. Outro imunizante em estágio avançado de teste é a da chinesa Sinovac
Biotech. A vacina chinesa chegou nessa segunda-feira, 20, aqui no Brasil e deve
entrar em fase de testes.
De acordo com a Organização
Mundial de Saúde (OMS), existem atualmente 163 substâncias candidatas a vacina
contra a COVID-19 em desenvolvimento em todo o mundo. Também segundo a OMS, a
de Oxford é a que se encontra em estágio mais avançado de testes.
QUANDO A VACINA PODERÁ
ESTAR A DISPOSIÇÃO –
A vacina de Oxford está sendo testada em diversos
países, entre eles o Brasil e poderá ter o registro liberado em junho de 2021. Normalmente,
a Vacina levaria 18 meses para ser aprovada. Mas os cientistas estão confiantes
de que conseguirão encurtar este período para 12 meses se os resultados forem
positivos. Essa redução é possível porque trata-se de uma vacina emergencial e que está sendo testada
simultaneamente em 50 mil pessoas em todo o mundo, um número recorde. 
No
Brasil, são 5 mil pessoas: duas mil em São Paulo, duas mil na Bahia e mil no
Rio de Janeiro. 
(Com informações do Jornal do Comerrcio. CONFIRA)