BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Repercute desde a tarde de
ontem, dia 14, um caso de uma suposta agressão a uma criança de cinco anos dentro de uma Creche,
aqui em Garanhuns.

De acordo com o Boletim de
Ocorrências (B.O.) registrado pela mãe da Criança, de identidade preservada, uma
Merendeira, também de identidade preservada, que atua na Creche Municipal Eterna
Aliança, localizada no bairro Francisco Figueira (Cohab 2), teria agredido o menor
com socos e beliscões dentro da cozinha da Creche, fato registrado na última
segunda-feira, dia 11. Ainda segundo relato da mãe da Criança no B.O., o Menino
teria chegado em casa e relatado as agressões. Ao tomar conhecimento do fato, a
Mãe compareceu a Creche sendo informada que o aluno teria caído e se machucado
ao bater na parede.

Em Nota distribuída a
Imprensa, a
Secretaria Municipal de Educação de
Garanhuns informou ter agido imediatamente após ter conhecimento da denúncia e que
a Merendeira acusada pelas supostas agressões foi afastada das suas funções até
que os fatos que envolveram o caso sejam apurados. Ainda de acordo com a
nota, um processo administrativo foi aberto para apurar, tanto a
responsabilidade da Merendeira, quanto da Gestora do Estabelecimento Municipal
de Ensino. “O procedimento policial deverá ocorrer normalmente. Mais uma vez a
Secretaria de Educação declara que repudia qualquer ação que não seja em prol
da formação de cidadãos de bem para a sociedade”, pontua a Nota, assinada pela
Secretaria Eliane Simões Vilar. (Com imagens
do portal V&C Garanhuns. CONFIRA) 

Clique AQUI para conferir o Boletim de Ocorrências. 



 
“O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), sancionou nesta
quarta-feira (13), uma lei que veda a adoção da ideologia de gênero nas
práticas pedagógicas das escolas municipais da Cidade.

“É vedada a abordagem direta ou indireta, bem como a prática de
atividades pedagógicas, inclusive extraclasse, sobre temática referente a
teoria, questões, identidade ou ideologia de gênero”, diz o documento, que foi
assinado na presença de representantes da sociedade civil, do Instituto
Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns e das igrejas católica e
evangélica.

De acordo com a Gestão Municipal, a Lei nº 4432/2017 resguarda
como princípios educacionais a igualdade de condições, liberdade de aprender,
ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento a arte e o saber e o pluralismo de
ideias e de concepções pedagógicas.

Após ampla discussão junto a sociedade civil organizada, a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou, em duas votações,
por 11 a um, o projeto de lei que tratava do assunto, de autoria do vereador
Audálio Ramos Filho (PSDC). O documento assinado pelo Gestor Municipal será
enviado para publicação no Diário Oficial do Município e passa a valer na data
de publicação.
RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO
PÚBLICO –
No final de
novembro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) havia recomendado aos
vereadores e ao prefeito da cidade que rejeitassem o então projeto de
lei. “O referido projeto de lei e seu substitutivo, ao pretenderem
censurar abordagens sobre gênero nas escolas, que são ambientes naturalmente
destinados ao debate no Estado democrático de Direito, reforçam estereótipos e
preconceitos contra os que não se enquadram nos padrões ditos dominantes”,
alertou o promotor Domingos Sávio Pereira Agra, no texto da recomendação.

LEI SUSPENSA NO PARANÁ – Segundo o MPPE, um projeto de lei
semelhante ao que foi aprovado em Garanhuns também foi aprovado na
cidade de Paranaguá, no Paraná. A lei municipal foi alvo de uma Arguição de
Descumprimento de Preceito Federal (ADPF) por parte da Procuradoria Geral da
República.



No texto da decisão liminar concedida em 19 de junho de 2017, que
suspendeu a lei municipal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís
Roberto Barros apontou que a norma impugnada “compromete o acesso imediato
das crianças, adolescentes e jovens a conteúdos pertinentes à sua vida íntima e
social”.
(Com informações do JC Online e imagens de Camila Queiroz/SECOM/PMG. CONFIRA)



 
A Agência do
Trabalho oferece para hoje, dia 14, cinco oportunidades de Emprego aqui em
Garanhuns. As oportunidades são de Vendedor Porta a Porta (2), Terapeuta Ocupacional e de Vendedor Pracista
(2). As vagas constam no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho
e Qualificação de Pernambuco.
De acordo com o
Órgão Estadual, para concorrer às vagas é necessário atender aos seguintes
requisitos:
* VENDEDOR PORTA A PORTA
Experiência: Não exigida – Salário: Não informado – Escolaridade: Médio
Completo – Observação: 02 (duas) Vagas.
* TERAPEUTA OCUPACIONAL – Experiência: 3
meses – Salário: R$ 947,00 – Escolaridade: Superior Completo;
* VENDEDOR PRACISTA – Experiência: 6
meses – Salário: R$ 2.502,00 – Escolaridade: Médio Completo; e
* VENDEDOR PRACISTA – Experiência: 6
meses – Salário: R$ 2.502,00 – Escolaridade: Médio Completo.
Os candidatos que
se encaixem nos perfis solicitados devem se dirigir até a Agência do Trabalho
de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de
Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão sujeitas a alterações no
transcorrer do dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF,
número do PIS/ NIT/ NIS. 
Para saber
mais sobre essas vagas, clique AQUI.



 
Depois da grande repercussão
quanto a suspensão nos serviços médicos da UPAE/Garanhuns, que resultou em
dezenas de cidadãos de Garanhuns e de outros Municípios da região sem
atendimento, os serviços naquela Unidade voltam a normalidade a partir de
amanhã, dia 14.

Em nota enviada a Imprensa, o coordenador
geral da UPAE/Garanhuns, Gustavo Amorim, informou que amanhã, serão atendidos os
pacientes que estavam previamente marcados para o dia 14. “Já os pacientes que
deixaram de ser atendidos nos dias 12 e 13/12, devem, no caso de retorno de
consultas, comparecer à UPAE/Garanhuns no próximo dia 20/12, para
reagendamento. Aqueles que estariam em primeira consulta, ou seja: vindo para
primeiro atendimento médico, devem retornar às Secretarias de Saúde de seus Municípios,
para agendar nova data”, registrou o coordenador geral da UPAE/Garanhuns, Gustavo
Amorim. 
A
UPAE/Garanhuns é gerida pelo IMIP, em parceria com o Governo do Estado.


REDES SOCIAIS – Pelo facebook, o cidadão
Ivan Rodrigues, ligado ao PSB, registrou que a responsabilidade pela
paralisação dos Médicos que prestam serviços a UPAE/Garanhuns não deve ser repassada
ao Governo do Estado. É que segundo Rodrigues, os servidores (Médicos) são
prestadores de serviço terceirizados pelo IMIP e que, “se não receberam seus
ordenados, deve ser reclamado à firma que os registrou e é responsável pelos
seus pagamentos”, chamou a atenção Ivan Rodrigues. O Governo do Estado não se
pronunciou sobre o assunto. 



 
Formada a partir de uma convocação do Ministério Público de Pernambuco,
a Câmara Técnica, que visa coibir o consumo de bebidas alcoólicas e outras
substâncias psicoativas por crianças, adolescentes e jovens em Garanhuns,
realizou na manhã de hoje, dia 13, uma ação de conscientização junto aos
comerciantes da comunidade do Indiano.
A ação visa levar informações a cerca da proibição, prevista em Lei,
quanto a comercialização de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas, como
cola de sapateiro e thinner, junto a crianças e adolescentes de Garanhuns. Ações
semelhantes já foram realizadas na Cohab 2 e seus loteamentos e na comunidade
do Indiano. As vilas do Quartel e Lacerdópolis serão as próximas localidades
visitadas pela Câmara Técnica.

Uma campanha, denominada de Amigos da Lei, foi desenvolvida e tem como
público alvo os comerciantes de Garanhuns. São anúncios nas Rádios e nas mídias
sociais, bem como através de carro de som e com a abordagem direta ao
comerciante, com afixação de cartazes e distribuição de panfletos a cerca da
Campanha nos estabelecimentos comerciais. A meta do trabalho é conscientizar. Já
as ações de repressão serão desenvolvidas num segundo momento pelas Polícias
Civil e Militar, com o apoio de outros Órgãos.

A Câmara Técnica foi formada por meio do Termo de Compromisso nº
01/2017. O grupo é composto por membros do Ministério Público, Polícia Militar;
Polícia Civil; Conselho Tutelar; Guarda Municipal; Liberdade Assistida e
Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e do
Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD), bem como pelo Governo
Municipal de Garanhuns, através das secretarias de Juventude, Esportes e Lazer;
Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde, por meio do CAPS AD. 

CRIME PREVISTO EM LEI – De acordo com a Lei Federal nº
8.069/90, vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que
gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica
ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar
dependência física ou psíquica, como cola de sapateiro e thinner, pode resultar
em pena de detenção de dois a quatro anos, além de multa, se o fato não
constitui crime mais grave.
Denúncias quanto a
estabelecimentos comerciais que infringem a Lei podem ser feitas direto ao
Ministério Público de Pernambuco, através da Ouvidoria clicando 
AQUI, ou junto a Polícia Militar (190); Polícia
Civil (3762-8206); Conselho Tutelar (3761-6319 e 98137-2394) ou pelo Disque
100.


 
Uma das principais Avenidas de Garanhuns e que antes apresentava um
aspecto de abandono, hoje está totalmente revitalizada. Trata-se da Avenida
Caruaru, um importante polo econômico da Cidade, que abriga unidades de órgãos
Federais, Estaduais e Municipais, além da Rodoviária do Município e diversas lojas
e oficinas do segmento automotivo.
É que numa ação viabilizada por uma equipe ligada ao Gabinete do
Prefeito Izaías Régis, sob a coordenação do Servidor Público, José Pereira, a Avenida Caruaru agora conta com canteiros urbanizados e
floridos. “Trabalhamos sob a orientação da primeira-dama Socorro Régis, que tem
um cuidado especial com cada localidade de Garanhuns. Com isso, sem muito
gasto, conseguimos reformar praças e parques e embelezar ainda mais a nossa
Cidade”, pontuou José Pereira.

 
A Equipe já realizou a revitalização de diversas praças da Cidade, inclusive na Avenida Santo Antônio, e de áreas dos Parques Ruber van der Linden (Pau Pombo) e Euclides Dourado. Agora, cumprida a etapa dos canteiros da Avenida Caruaru, a equipe voltará as
atenções para a avenida Simôa Gomes, que abriga entre outros órgãos, o CESMUC e
o Hospital Regional Dom Moura.

REVITALIZAÇÃO ASFÁLTICA – E depois das fortes chuvas que danificaram
grande parte do pavimento das ruas de Garanhuns, a Prefeitura segue trabalhando
em ações de tapa buracos e de recapeamento asfáltico nas vias centrais e também
nos bairros periféricos. Depois de contemplar ruas nas Cohab 2 e 3 e no Magano,
bem como a avenida Rui Barbosa, os trabalhos chegaram a rua Dom José, no
Centro.

A empresa GL Empreendimentos vem realizando a recuperação do asfalto
daquele importante polo de compras desde as primeiras horas da manhã de hoje,
dia 13. É que os serviços de recapeamento asfáltico realizados pela Empresa no
ano passado não resistiram as chuvas. O Município notificou a GL
Empreendimentos e os serviços estão sendo refeitos.
(Com imagens de Camila Queiroz/SECOM/PMG).


 
De cara nova, o Forró
Brazzaville lança para 2018 um novo trabalho. O CD promocional traz duas
músicas inéditas: a faixa Amores e Manda um Zap ou Liga.
Banda genuinamente
garanhuense, com o histórico de grandes shows em nossa região, dividindo palco
com bandas do Cenário Nacional, o Forró Brazzaville vem com um repertório
atualizado e busca retomar o espaço do forró romântico tocado de um jeito
diferente.

A nova composição do Forró
Brazzaville tem os vocalistas Diall Alves, que fez um ótimo trabalho com a
banda Aveloz, e Claudinho Rangel estreante no forró. Contatos para shows: (73) 98811-7105. 
(Com informações de Paulo Fernando/Agreste Violento) 

A Secretaria de
Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente iniciou o projeto de Recomposição da Mata
Ciliar Nativa nas Nascentes de Garanhuns. Os trabalhos foram iniciados no
último mês de outubro. Uma das áreas beneficiadas pela ação foi a nascente do
Sítio Jardim.
“Essas ações estão sendo muito
importantes para a preservação das nascentes do nosso Município. As mudas estão
sendo plantadas em áreas degradadas e que agora ganham nova possibilidade de
preservação”, enfatiza o secretário da Pasta, João Paulo Sobral.

Ainda segundo o Secretário, as
nascentes recuperadas são responsáveis pelo aumento da quantidade e da
qualidade da água. Exemplo disso vem do distrito de Iratama. É que o Sítio
Várzea das Rosas, próximo à estrada da Fazenda Esperança, recebeu a
recomposição da vegetação nativa com a inserção de 120 mudas, em torno de 10
espécies diferentes. Ação que vem mudado o meio ambiente daquela localidade. “A
próxima área a receber a recomposição é o Sítio Mochila, no distrito Miracica”,
registra João Paulo Sobral.
(Com informações
e imagens da SECOM/PMG)

A Secretaria de Assistência
Social e Direitos Humanos de Garanhuns, por meio da Coordenação do Programa
Acessuas Trabalho, e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), realizam, na
próxima quinta, dia 14, e sexta-feira, dia 15, o primeiro encontro de alunos
que irão participar dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico
e Emprego (Pronatec).

A relação completa, com os
nomes dos inscritos e selecionados, está disponível nos Centros de Referências
de Assistência Social (Cras’s) e na sede da Secretaria de Assistência Social,
localizada na avenida Rui Barbosa, nº 807, bairro Heliópolis.

Na quinta-feira, dia 14, o
momento é direcionado aos alunos de Garanhuns, e ocorre no Centro Cultural
Alfredo Leite Cavalcanti. Já na sexta-feira, o encontro será com os alunos dos
cursos do distrito de São Pedro. Ambas as cerimônias tem inicio às 18h. Todos
os selecionados devem estar presentes para assinar o termo de compromisso,
exigido pelo Governo Federal. Os cursos profissionalizantes vão iniciar no mês
de fevereiro de 2018 e reúnem mais de 300 pessoas. Dúvidas podem ser
esclarecidas pelo contato: (87) 3763-6567.
(Com
informações da SECOM/PMG)


Em seu estilo ‘aguerrido’, o deputado Estadual Álvaro Porto (PSD) rebateu a classificação
de “politicagem” dada pelo governador Paulo Câmara (PSB) ao encontro promovido
pelas oposições na última segunda-feira, dia 11. Ele também trouxe a tona a
paralisação no atendimento médico na UPAE/Garanhuns, que vem deixando milhares
de pessoas de toda a região sem atendimento.


“Nomear
ex-prefeitos e candidatos derrotados para a Casa Civil e outras secretarias é o
quê? A Casa Civil precisa de tanto assessor? É esta a prioridade do Governo num
momento de tantas dificuldades? Quantos policiais poderiam ser admitidos com
esses salários pagos aos derrotados absorvidos pelo Governo?”, questionou, em
discurso na Assembleia. 



UPAE PARADA E DÉBITO COM
GARANHUNS –
 O Deputado afirmou
ainda que, enquanto o Governador se ocupa em descredenciar a mobilização
alheia, a Gestão só afunda. Lembrou que ontem, dia 12, a UPAE de Garanhuns
amanheceu sem atendimento médico. Sem receber os salários, consequência da
falta de repasse dos valores pelo Governo do Estado, os profissionais de
medicina decidiram paralisar as atividades. “Com isso, cerca de 700
pacientes de Garanhuns e outras cidades do Agreste deixaram de ser
atendidos”.



A suspensão de envio de recursos da Saúde para Garanhuns foi destacada pelo Deputado.
Segundo ele, desde 2013 o Governo Estadual suspendeu o repasse para a Farmácia
Básica de Garanhuns, o que totaliza R$ 1,2 milhão em débito. Já o dinheiro do SAMU
foi cortado em novembro de 2015, o que gerou uma dívida de 1,5 milhão. Ou seja,
apenas com os dois programas o débito do Governo Estadual com Garanhuns chega a
R$ 2,7 milhões. (Com informações do
Diario de Pernambuco. CONFIRA)



Clique em player e confira a reportagem de Aurimar Ferreira/Rádio Jornal Garanhuns, sobre a paralisação nas atividades médicas na UPAE/Garanhuns: