BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Mirando em 2018, sete partidos
de oposição – Podemos, DEM, PSDB, PTB, PRB, PV e PRTB – se empenharam para
mostrar que estarão em um único palanque contra a reeleição do governador Paulo
Câmara (PSB) durante o lançamento do “Pernambuco quer mudar”.
O senador Fernando Bezerra
Coelho (PMDB) e o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), chegaram a
anunciar que jogarão neste time independente da posição. “Não há nada que possa
nos dividir”, garantiu o senador Armando Monteiro Neto (PTB). Oficialmente, o
PMDB não está na liga, por causa da disputa pelo diretório estadual que FBC
trava com Raul Henry, vice-governador do Estado. Fora do palco, a especulação é
sobre quem seria o candidato desse grupo ao Governo. Fernando, Armando,
Mendonça e o ex-ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB) são apontados como
opções. Até Elias Gomes (PSDB) se colocou na disputa. Nos bastidores, a
avaliação é que todos os partidos podem ter representante.
No cálculo, várias
candidaturas podem enfraquecer Paulo Câmara e garantir o segundo turno. Mas o
martelo só será batido em abril do ano que vem. Anunciado como o primeiro
diagnóstico sobre o Estado que subsidiará a elaboração do programa de Governo,
o evento teve um forte tom eleitoral. “Não tenho dúvidas de que vamos ganhar a
eleição do ano que vem”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho
(sem partido). “Dessa mesa vamos eleger o futuro governador de Pernambuco em
2018”, prometeu João Lyra (PSDB).
No manifesto divulgado durante
o encontro, o grupo atribuiu problemas como o desemprego e obras paradas ao
governador. O texto diz que Pernambuco se destacou na economia do Nordeste nos
governos de Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Eduardo Campos e João Lyra
Neto. Depois, “só retrocesso”. O texto também critica o aumento da violência no
Estado, lembrando que 2017 já acumula quase 5 mil homicídios. “Números de
guerra. A violência em Pernambuco é uma emergência social”, descreve.
O próximo encontro do grupo
será em Petrolina, dia 27 de janeiro. Na segunda quinzena de fevereiro, o ponto
de encontro deve ser Caruaru. “O formato é similar, incorporando nesses
encontros temas regionais. Por exemplo, uma obra que está parada na região ou
um surto maior de violência, nós vamos dar ênfase”, explicou Armando. “Hoje,
fizemos um debate sobre alguns temas, como a perda de competitividade de
Pernambuco. Vamos ter outros espaços para discutir temas como saúde e segurança
pública com mais profundidade”, listou Mendonça.

A POSIÇÃO DE PAULO – O governador Paulo Câmara (PSB) reagiu ontem
ao manifesto apresentado pela oposição. Para o socialista, o grupo está fazendo
“politicagem” antes do tempo. “Não é momento de estar fazendo campanha
política, não é momento de estar fazendo politicagem. Eu acho que não é momento
da gente buscar, diante de tantas dificuldades, oportunismo político para
questões que são tão sérias”, afirmou, após solenidade na Alepe.
(Com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)


O valor do Imposto sobre a
Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago pelos pernambucanos no ano que
vem irá sofrer um reajuste de 5% a 8%.
Assim como aconteceu neste
ano, o calendário de cobrança será iniciado em fevereiro para todas terminações
de placas, mudando apenas a data de vencimento. Confira as datas de vencimento na arte ao lado. Para quem optar pelo pagamento
em cota única, o desconto dado também será mantido, ficando em 7%.

A expectativa é arrecadar
acima do valor de R$ 1 bilhão registrado nos últimos anos. O percentual exato
de reajuste irá variar de acordo com o modelo do veículo, seguindo as
referências da Tabela Fipe. Os prazos irão do dia 19 ao dia 28 para todos os
2,9 milhões de veículos do Estado.



GOVERNO DO ESTADO
CORRIGE A INFORMAÇÃO REFERENTE AO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS
AUTOMOTORES (IPVA) –
O Governo do Estado corrigiu a informação
referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) repassada pelo Jornal do Commercio e reproduzida neste espaço. 



Segundo nota divulgada pela assessoria de Imprensa, o IPVA 2018 terá um redução
média de 3% em relação a 2017. Isso porque a correção do imposto é atrelada à
tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis (Fipe), segundo a qual o
valor venal dos veículos caiu 3% em 2017 comparado com o ano anterior. No caso
específico dos automóveis, a redução foi de 3,4%. A maior redução, no entanto,
ocorre no segmento de caminhões: em média, 5,9%.
 (Com
informações e arte do Jornal do Commercio. CONFIRA)



 
É comum utilizar
as férias para atividades de lazer, mas que tal aproveitá-las para ter mais
conhecimento, subir um nível de capacitação ou quem sabe começar uma nova
profissão? Das 1.505 vagas disponibilizadas pelo SENAI/PE para os Cursos de
Férias 2018.1, 176 vagas, em 10 cursos de curta duração, são da Escola Técnica do
SENAI, aqui em Garanhuns.

As vagas são para
os cursos de: Acionamentos Elétricos; Confeitaria para Crianças; Fabricação de
Doces; Fabricação de Pizzas; NR-10 (Básico); NR-10 (Complementar – SEP); NR-35
(Trabalho em Altura); Operações com Empilhadeira; Operações com Empilhadeira
(Atualização) e Técnicas de Fabricação de Pães.

Os cursos são de
diversas áreas, possuem carga horária entre 8 e 70h e os valores começam a
partir de R$ 72,00. Para realizar a matrícula, é necessário apresentar à Secretaria
da Unidade cópias e originais de RG, CPF, comprovantes de escolaridade e de
residência.


 
Desde o último sábado, dia 9,
os servidores efetivos, comissionados, assim
como aposentados e pensionistas da Prefeitura de Garanhuns estão com os valores
referentes ao pagamento do 13º Salário depositados em suas contas.
Apesar
de a Prefeitura ter injetado mais de R$ 8 milhões de reais no Comércio local, aquecendo
as vendas de final de ano, o pagamento do 13º Salário vem gerando certa
polêmica. É que alguns servidores contratados vêm procurando ‘veladamente’, os órgãos
de Imprensa para ‘cobrar’ o suposto ‘direito’.

Mas
de acordo com o Governo Municipal de Garanhuns, os contratos realizados “
por
excepcional interesse público” não geram vínculos empregatícios, motivo pelo
qual os contratados não têm direito a receber o 13º Salário.
 “O
décimo terceiro é uma garantia constitucional assegurada aos trabalhadores e
para alguns servidores que possuam vínculo não precário com a Administração
Municipal (efetivos e comissionados)”, pontua trecho de nota distribuída a Imprensa
pela Procuradoria Municipal. Ainda segundo a Municipalidade, “no caso dos
contratados por excepcional interesse público, estes possuem prazo definido no
instrumento administrativo, não gerando vínculos empregatícios em face de sua
precariedade com o poder público, extinguindo- se o vínculo administrativo
quando da expiração do prazo contratual”.

Vale registrar que nas
administrações de Silvino Duarte (1997 a 2004); Luiz Carlos de Oliveira (2005 a
2012) e Izaías Régis (2013 a 2016), os contratados também não receberam o 13º
Salário.


Nessa
quarta-feira, dia 13, a comunidade católica de Garanhuns estará reunida na
quadra do Colégio Diocesano, para vivenciar a última Santa Missa com Oração de
Cura e Libertação deste ano de 2017. O momento será presidido pelo Padre José
Émerson.

Realizada sempre na segunda quarta-feira de cada mês, a Missa não se difere
muito das celebrações convencionais da Igreja Católica. “O diferencial é que
começamos com uma adoração ao Santíssimo Sacramento, que para nós católicos
significa a adoração a Jesus na Eucaristia. Depois a missa segue o rito normal
de outras celebrações”, salienta o Padre Emerson. 

“Traga
a sua vela para fazermos um momento de oração”, ressalta o Padre Émerson. A
Missa com oração de cura e libertação acontece sempre a partir das 19h30mim.

Confira o convite do José
Émerson para a Celebração. É só clicar em
player:


 
Diante da falta de repasse para pagamento dos Médicos, os atendimentos na UPAE/Garanhuns foram suspensos no
dia de hoje (12), deixando cerca de 700 pacientes sem Atendimento.
A suspensão nos atendimentos
médicos pegou muita gente de surpresa. Pacientes de Garanhuns e de cidades da
região, como Bom Conselho, Iati e até Itaíba (distante 122Km), entre outras,
tiveram que voltar para casa sem antes ser atendidos por um profissional de Medicina.

De acordo com informações
repassadas pelo repórter Aurimar Ferreira, da Rádio Jornal Garanhuns, apenas os
atendimentos não-médicos, como aqueles realizados por fisioterapeutas, psicólogos,
fonoaudiólogos
 e nutricionistas, bem
como exames, como raios-x, mamografias e exames laboratoriais seguem sendo
prestados normalmente. “A UPAE segue aberta, porém não há médicos para realizar
os atendimentos médicos e cirúrgicos”, apurou o profissional com exclusividade para a Ronda Policial.

Tida como referência no
quesito presteza, organização e qualidade no atendimento, superando inclusive
unidade de saúde particulares da Cidade, a UPAE, que é administrada pelo IMIP, que por sua vez recebe o repasse do Governo Estadual, segue sem previsão quanto ao
retorno das atividades. O Governo do Estado ainda não se pronunciou a respeito
do repasse dos pagamentos aos Médicos, para que o atendimento médico seja
normalizado.
(Com informações e imagens
de Aurimar Ferreira/Rádio Jornal Garanhuns) 




Em
12 de dezembro de 2007, o radiojornalismo de Garanhuns sentiu, talvez, aquela
que seria a sua maior perda. Aluízio Alves, o homem da Ronda Policial,
programa de maior audiência do Rádio até os
dias atuais, faleceu no Hospital Monte Sinai, vítima de uma parada cardíaca sofrida minutos antes na Rádio Jornal, logo
após encerrar o Programa que apresentou durante muitos anos.
Aluísio já tinha infartado anteriormente. Era
safenado e sofria de hipertensão e diabetes.

Aos 61 anos chegava ao fim à história de Aluízio, que deixou muitas
saudades em Garanhuns, em Correntes, terra onde nasceu e em todo o Agreste Meridional.
O seu Corpo foi sepultado, num momento de forte comoção e perante uma multidão,
no Cemitério São Cristóvão, na Liberdade.
Há exatos dez anos do seu falecimento, Aluízio é lembrado por seu
espírito aguerrido de comunicar. Sem mediar às palavras, o Homem da Ronda era
impiedoso com os meliantes e não temia até mesmo os mais famosos bandidos da época.
A classe política o respeitava, sobretudo pelo seu poder de convencimento e
pela sua forte audiência. O Departamento Comercial da Rádio dificilmente tinha
clientes em atraso, já que os seus tradicionais “abraços” faziam com que os
devedores logo se lembrassem da necessidade de quitar as suas dívidas.
Companheiros da Rádio, a exemplo de Arlete Santos, Pinheirão, Carlinhos,
Fittipaldi, Gildo Vilela e Roberto Sampaio, dentre outros, sempre têm boas
histórias para contar do convívio com Aluísio Alves, assim como Maria Paula,
Aristón Brito, Caubi e Eduardo Peixoto.

Profissional com experiência de sobra, que dirigiu a emissora por cerca
de 20 anos. Aluízio chegou à rádio em 1978 como Operador de Áudio. Antes
de se consagrar na Ronda Policial, foi repórter de rua e apresentador. Em 1985 se
transferiu para a Rádio Meridional, retornando pouco depois, em outubro de 86. Assumiu
a Gerência da Emissora em maio de 88 e faleceu, praticamente no estúdio da Casa
que tanto amou. “Aluízio fez muito pela Suíça Pernambucana e por tudo de bom
que fez, certamente tem um lugar garantido no céu”, registrou Eduardo Peixoto,
que conviveu durante cinco anos com o Mestre e assumiu a apresentação do
Programa ‘que não tem Medo da Verdade’.

CLIQUE EM PLAYER E OUÇA A INESQUECÍVEL VOZ DE ALUÍSIO ALVES:


 
A Agência do Trabalho oferece para amanhã, dia 12, três vagas de Emprego
aqui em Garanhuns. As oportunidades são de Auxiliar de Escritório, Terapeuta Ocupacional e de Vendedor Pracista.
As oportunidades constam no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa
Trabalho e Qualificação de Pernambuco.
De acordo com o Órgão Estadual, para concorrer às vagas é necessário
atender aos seguintes requisitos:
* AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
Experiência: 6 meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Médio Completo.
* TERAPEUTA OCUPACIONAL –
Experiência: 3 meses – Salário: Não informado – Escolaridade: Superior
Completo; e
* VENDEDOR PRACISTA
Experiência: 6 meses – Salário: R$ 2.502,00
– Escolaridade: Médio Completo.

Os candidatos que se encaixem nos perfis solicitados devem se dirigir
até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão
e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão
sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a Carteira de
Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. 
Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.


 
A
Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) abriu Vagas em Concurso
Público para professor do Curso de Engenharia. Ao todo, segundo Edital, estão
sendo ofertadas 11 vagas, nos núcleos de
Topografia; Recursos Hídricos; Física;
Estradas e Transporte; Materiais; Estruturas; Concreto – Estrutura e Estabilidade
das Estruturas.   
As
inscrições seguem abertas até o dia 11 de janeiro de 2018, no valor de R$ 200
reais. As remunerações variam de R$ 24,58 a R$ 34,19 por hora/aula. As provas práticas
serão aplicadas  no dia
28/01/2018
e serão realizadas nas dependências da AESGA.

A
remuneração vigente para o cargo de Professor de Ensino Superior será em regime
de trabalho de 40 (quarenta) horas mensais. A entrega do memorial, a prova
escrita  e também a prática ocorrerão conforme o quadro abaixo.
Clique AQUI e confira o Edital.


 
O Governador Paulo Câmara anunciou hoje, dia 11, que o
13º salário dos servidores estaduais será pago na próxima sexta-feira, dia 15. 

Com isso, em apenas uma semana, o Governo de Pernambuco estará injetando R$ 1,7
bilhão na economia estadual – R$ 850 milhões dos salários de novembro, pagos na
semana passada, e mais R$ 850 milhões do 13º.

“Apesar das dificuldades do cenário econômico
brasileiro, o Governo de Pernambuco tem se planejado para cumprir suas
responsabilidades com os nossos servidores. É um reforço que damos também à
nossa economia nesse final de ano”, avaliou o governador Paulo Câmara. 
Serão beneficiados 90 mil servidores inativos e mais 131
mil servidores da ativa.