BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O Juiz Enéas Oliveira da Rocha, titular da 92ª Zona Eleitoral,
aprovou as Prestações de Contas das Campanhas Eleitorais do Prefeito Reeleito
Izaías Régis (PTB) e dos treze Vereadores Eleitos no último dia 2 de outubro, aqui
em Garanhuns. As sentenças foram publicadas no Mural Eletrônico do Tribunal
Regional Eleitoral (TRE), ontem, dia 8.  

Com a decisão do Magistrado,
os Eleitos no último pleito aqui em Garanhuns estão aptos a serem diplomados
pela Justiça Eleitoral em ato previsto para acontecer na próxima quarta-feira,
dia 14, a partir das 15h, no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite. A solenidade será
presidida pelos juízes Enéas Oliveira da Rocha e Francisco Milton Araújo Júnior
e também contará com representantes do Ministério Público de Pernambuco.

Além de Izaías Régis e do Vice-Prefeito
Eleito, Haroldo Vicente (PSC), também serão diplomados os vereadores Luzia da
Saúde (PTB); Gersinho Filho (PTB); Zaqueu Lins (PRB); Marinho da Estiva (PHS); Carla
de Zé de Vilaço (PTB); Betânia da Ação Social (PTB); Professor Márcio (PHS); Alcindo
Correia (PC do B); Gil PM (PSC); Daniel da Saúde (PSC); Audálio Filho (PSDC); Ary
Júnior (PTB) e Tonho de Belo do Cal (PSDB), bem como os legais suplentes
das Coligações que disputaram o pleito proporcional. 

 
A Juíza Priscila Maria de Sá Torres Brandão, da 130ª Zona Eleitoral, divulgou
sentenças desaprovando as contas de campanha dos Prefeitos Reeleitos,
Neide Reino (PSB), de Capoeiras, e Armando Duarte (PTB), de Caetés, referentes às
eleições do último dia 2 de outubro.
A decisão da Magistrada vem
sendo amplamente divulgada através do aplicativo WhatsApp, sobretudo pelos
grupos oposicionistas, e pode gerar complicações jurídicas para os Prefeitos,
que venceram com folga, nas urnas, as disputas em seus respectivos Municípios.



Apesar da rejeição da
Prestação das Contas das suas Campanhas, o
s
Prefeitos Reeleitos de Capoeiras e de Caetés, bem como os Vice-prefeitos e
Vereadores Eleitos naqueles municípios deverão ser diplomados
 na próxima segunda-feira, dia 12. A
cerimônia de Diplomação será organizada pela Justiça Eleitoral e acontecerá no Fórum
da Comarca de Capoeiras.

 
A
equipe de natação do Sesc Garanhuns conquistou o Bicampeonato do Circuito de Natação
Máster de Pernambuco. Esse é o terceiro ano consecutivo que a equipe
garanhuense participa da competição, tendo conquistado o vice-campeonato em
2014 e os títulos em 2015 e 2016. Na conquista deste ano, o SESC local contou
com o reforço de atletas do SESC Piedade.
A
equipe do Sesc Garanhuns participou da última etapa da competição, disputada no
Clube Náutico Capibaribe, em Recife, com 20 atletas com idades entre 21 e 70
anos. Eles disputaram 60 provas individuais e conseguiram trazer para Garanhuns
49 medalhas, sendo 20 de ouro, 16 de prata e 13 de bronze.
“Isso
é fruto de um trabalho sério realizado pelos professores de Educação Física do
Sesc Garanhuns (Mano Pereira, Lama Peixoto, João Paullo, Francisco Costa,
Francisco Bernardo, Edinho Albino, Gilberto Miranda, Celson Douglas); do
professor João Cláudio, do Sesc Piedade;  da coordenadora e professora Fabiana Santos, e
pelo apoio da gerência da Unidade do Sesc Garanhuns, Ivânia Barros e Janse
Ricardo, que sempre estão nos apoiando para levar o nome do Sesc Garanhuns para
todo Estado”, registrou o professor Mano Pereira, em postagem no facebook.
Clique AQUI e confira a lista dos Atletas
que estiveram entre os três primeiros nas suas categorias no final do Circuito.


Lucirley Alves Ouro nos 400 Livre e
nos 200 Medley e Prata no 50 Peito; Ficando em 2º Lugar no Ranking do Circuito
(25+).

Allysson Brasil Ouro nos 200 Medley,
100 Peito e nos 50 Peito, Ficando em 2º Lugar no Ranking do Circuito Pré-master.

Thiago Lima Prata no 200 Medley,
Ouro nos 50m Costas e nos 400 Livre, Sendo o Campeão na categoria Pré-Master.

Melk Andrade Ouro nos 200 medley e
nos 100 Costas e Ficando em 2º lugar no Ranking do Circuito (30+).

Chrystian Arruda Prata nos 50m Costas,
e Bronze nos 400 Livre e 200 Medley, ficando em 3º lugar no Ranking do Circuito
(35+).

Igor Cipriano Igor Cipriano Bronze nos 400 Livre
e nos 100 Borboleta (40+).

Antonio Carlos Antonio Maranhao Antonio Maranhão Ouro no 100
Borboleta, Prata no 400m Livre e Bronze no 50 Livre, ficando em 2º lugar no
Ranking do Circuito (45+).

Bruno Luna Prata nos 400 Livre e no 100 Peito e ficou em 2º no
Ranking do Circuito (35+).

Edna Oliveira Ouro nos 50 Costas,
50 Livre e 100 Costas e se tornou Campeã do Circuito na Categoria 50+.

Lama Peixoto Prata nos 100 Costas
e 100 Borboleta (35+).

Diogenes Lucio Bronze no 100m Costas
(45+).

Sckaff Lazaro Ouro nos 50
Borboleta, Prata no 100 Costas e no 50 Costas, Ficando em 2º lugar no Ranking
no Circuito (60+).

Denis Ramos Ramos Ouro no 50m Costas,
50 Livre e 100 Costas.

Jean Bezerra primeira participação pela equipe
Sesc ficou em 4º Lugar 50 peito e 100 peito.

Ednaldo Salgado Nadinho Prata nos 100 Peito,
Bronze nos 50 Peito e nos 100 Livre

Guga Pessoas Prata nos 100
Borboleta, 400 Livre e Bronze no 50m Borboleta.

Maria Bielikova Leite Ouro nos 50 Livre,
Prata nos 50 Costas e Bronze no 50m Borboleta, ficando em 3º no Ranking do
Circuito (25+).

Mariana Reinaux fez seu melhor tempo
nos 50m Livre, Prata nos 50m Borboleta, ficou em 3º lugar no Ranking do
Circuito (30+).

Anderson Souza Ouro e fez sua melhor
marca nos 50 Borboleta, Prata no 100m Livre e Bronze no 50m Livre, ficou em 3º
lugar no Ranking do Circuito na categoria Pré-Master.


Severino Elisio “Barraca” Ouro no 50m
Costas e Bronze nos 100 Livre e no 50m Livre.

Em seu quinto final de semana, o Natal Luz de Garanhuns contará com
apresentações na avenida Santo Antônio, na praça Souto Filho e na comunidade
quilombola Castainho. Até domingo, dia 11, a Cidade se torna ponto de encontro
de amigos e famílias inteiras de Pernambuco e outros estados da região Nordeste.


Nesse sábado, dia 10, a partir das 18h, o Polo Infantil, na praça
Souto Filho, recebe o grupo Animatrilha Fantoches, com o espetáculo “O Natal
Feliz de Joãozinho e Mariazinha”. No mesmo horário, na avenida Santo Antônio,
acontece o tradicional Desfile de Papai Noel, seguido da visitação a casa do
Bom Velhinho. Já no Palco Prefeitura, os shows musicais começam às 20h, quando se
apresentam Marcelo Francisco, com o show “Falando de Amor”, e a Orquestra Super
Oara – uma das atrações mais esperadas da temporada 2016 do Natal Luz de
Garanhuns.


Quem estiver no Município, no domingo, dia 11, poderá participar da ação
itinerante ‘Natal Luz nos Distritos’, que vai levar a magia do período natalino
para a comunidade quilombola Castainho. Lá se apresentam, a partir das
17h30min, a Cia Fisa D’arte, com o espetáculo “Um Natal para Jasmim”; o xaxado
do quilombo Caluete, a cantata “Então é Natal”, da Escola de Referência de
Garanhuns; e a cantora Michelly dos Anjos. A programação segue no Palco
Prefeitura, a partir das 19h30min, com o musical “O Verdadeiro Sentido do
Natal”, do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença (CMA); a apresentação
“Música dos Sentidos”, com a participação de pessoas de São Bento do Una. O cantor
Hercinho Gouveia fecha a programação do final de semana do Natal Luz de Garanhuns.
(Com informações e imagens de Cloves
Teodorico/SECOM/PMG)

O Juiz Eleitoral da 64ª Zona Eleitoral, Lucas Tavares Coutinho,
julgou e declarou aprovadas as contas dos candidatos Antônio José de Souza, o Tonho
de Lula, e Maria Edna Albuquerque de Oliveira, a Edna de Cidinho, referente ao
pleito eleitoral de 2016. Eles foram candidatos eleitos a Prefeito e a Vice-prefeita
de Iati, respectivamente.
A sentença do Magistrado foi
publicada no Mural Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE)
de ontem, dia 7. Em sua decisão, o Juiz Lucas Tavares Coutinho fundamentou ter
encontrado, inicialmente, na prestação de contas “algumas irregularidades”,
motivo pelo qual “foi gerado um relatório de diligência e intimado o candidato
para se manifestar. Após os esclarecimentos, o Cartório Eleitoral emitiu
parecer técnico conclusivo pela aprovação das contas. Em seguida, o Ministério
Público Eleitoral emitiu parecer concordando a aprovação das contas”, registrou
o Magistrado antes de proferir a sua sentença pela aprovação das Contas.
Apesar da aprovação da
Prestação de Contas, tanto Tonho de Lula, quanto Edna de Cidinho terão novos
compromissos com a Justiça Eleitoral na próxima semana. É que na terça-feira,
dia 13, Eles e outros doze representados, deverão participar de uma Audiência
de Instrução no Fórum de Águas Belas para responder aos questionamentos sobre
as denúncias de “abuso de poder
econômico e captação ilícita de sufrágio eleitoral”, na condução da campanha
eleitoral. As denúncias foram representadas por Alexandre e Martinho Tenório, candidatos
a Prefeito e Vice-prefeito da Coligação
 por uma Iati Melhor, derrotados nas urnas por Tonho e Edna uma diferença
de apenas 127 votos.

Já na quarta-feira, dia 14, o Prefeito Eleito e a Vice-prefeita Eleita
de Iati, assim como os Vereadores Eleitos serão diplomados pelo Juiz
Lucas
Tavares Coutinho em solenidade prevista para ter inicio às 10h. O ato solene será
realizado no
Salão do
Júri do Fórum de Justiça José Maria Florentino de Lima, localizado na Praça
Padre Nelson, s/nº, em Águas Belas. 


Por meio de uma
publicação no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, dia 8, o Governo de
Pernambuco autorizou a contratação temporária de 92 profissionais da área de
saúde. As vagas se dividem entre médicos, enfermeiros, biomédicos e técnicos de
enfermagem.
 


São 12 vagas para médico neonatologista, 27 para tocoginecologista e 12 para
pediatra. Para biomédicos diaristas, serão 24 vagas; 10 para enfermeiro
obstetra e sete para técnico de enfermagem. Apesar de não definir data para o
início do processo de seleção pública simplificada, o decreto informa que os
critérios serão definidos por uma portaria conjunta das secretarias de
Administração e de Saúde. 

Ainda de acordo com a publicação, a contratação irá compor a Rede Regional de
Assistência Materno-Infantil do Estado e leva em conta o aumento da demanda por
conta de programas estaduais e federais. Outro argumento utilizado pelo Governo
é que não há cadastro de reserva nos concursos de 2013 e 2014 para as
especialidades necessitadas. Os
contratos temporários terão duração de até 24 meses, prorrogáveis por igual
período. O limite máximo de tempo é de seis anos.
 (Com
informações e imagem da Folha de Pernambuco. CONFIRA)


Depois de ser pressionado pela população, principalmente nas redes
sociais, por conta da antecipação do pagamento do IPVA para janeiro, o
governador Paulo Câmara decidiu adiar a cobrança do
Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de janeiro para
fevereiro de 2017
.
A decisão foi tomada em reunião na manhã desta quinta-feira, dia 8, com
o secretário da Fazenda, Marcelo Barros, após o governo ter sofrido diversas
críticas por ter adiantado o pagamento do imposto ‘’de surpresa’’. Em nota,
Câmara disse que o adiamento tem o objetivo de permitir que o contribuinte
possa se planejar para realizar o pagamento. As novas datas (tanto da cota
única como as parceladas), no entanto, não foram divulgadas.
Na decisão, o desconto ampliado de 7% no pagamento da parcela única foi
mantido. O governador ainda reiterou que metade dos recursos obtidos com o IPVA
serão repassados para os municípios do Estado. “Foi uma forma que encontramos
de também ajudar os municípios pernambucanos, neste início de 2017. A
antecipação desse dinheiro chegará num momento importante”, explicou Paulo
Câmara, chamando atenção para o combate às arboviroses nessas cidades.


MUDANÇA DE IDEIA – Mais cedo, o governador Paulo Câmara
(PSB) havia se mostrado satisfeito com a antecipação do IPVA para janeiro
.
Ele defendeu que a antecipação iria ajudar os novos prefeitos, eleitos neste
ano, a começarem suas gestões.  Apesar disso, o socialista também reconheceu
que, se o anúncio sobre o adiantamento tivesse sido feito antes “teria
sido melhor”, mas defendeu que a medida é necessária. (Com informações do JC
Online. CONFIRA)

O Prefeito Izaías Régis (PTB)
anunciou no final da manhã desta quinta-feira a antecipação do pagamento da 2ª
parcela do 13º Salário dos Servidores Municipais de Garanhuns. O pagamento que
seria realizado apenas no dia 20 de dezembro, acontecerá já na próxima
segunda-feira, dia 12. Com a medida, aliada ao pagamento da folha salarial do
mês, prevista para acontecer entre os dias 26 e 28 deste mês, mais de R$ 14 milhões de reais serão injetados na economia do Município.



De
acordo com a Secretaria de Administração, o valor total da injeção econômica
dessa parcela do 13º salário é de R$ 4.393.976,53 – sendo R$ 1.175.044,16 do
Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Garanhuns (IPSG); R$
2.868.158,39 das demais Secretarias Municipais e R$ 350.773,98 da Autarquia do
Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). Já a folha salarial de dezembro está orçada em cerca de R$ 10 milhões de reais. 



“Vivemos um momento de crise é bem verdade, mas quando
se administra com eficiência cumprimos com todos os nossos compromissos,
inclusive pagando rigorosamente em dia o salário dos nossos servidores”,
comemorou Régis, após reunião com os Secretários de Administração e Saúde; os
presidentes da AESGA e do IPSG e representante da Secretaria da Fazenda.


CÂMARA APROVA REAJUSTES E REESTRUTURAÇÃO
ADMINISTRATIVA –
E a Câmara de
Vereadores de Garanhuns aprovou, por maioria de votos, o Projeto de Lei nº
054/2016,
que cria nova
estrutura e aumenta valores de remuneração de Secretários e Cargos
Comissionados da Prefeitura de Garanhuns. A votação foi realizada na manhã de
hoje, dia 8. Apenas os vereadores Sivaldo Albino (PPS) e Paulo Leal (PSB)
votaram contra a matéria. O vereador Audálio Filho (PSDC) se absteve do voto e
Cláudio Taveira (PDT) faltou à sessão.
Antes da votação, o Vereador Sivaldo Albino censurou a medida através
de nota divulgada nas redes sociais. “Concordo que alguns cargos de
níveis menores realmente necessitem de aumento, mais nesse momento de contenção
devido à crise, acredito que os aumentos aos Secretários e Assessores são
imorais”, disparou o Vereador Oposicionista.
Também em nota, o Governo de Garanhuns
explicou as particularidades do Projeto de Lei enviado a Câmara. Segundo a
Prefeitura “os Cargos Comissionados que
vão ter os seus salários reajustados em 2017, estão desde 2007 sem receber
nenhum reajuste em seus vencimentos. Os Secretários que também terão reajuste
salarial, será uma correção não cumulativa referente aos últimos quatro anos.
Todos os demais servidores efetivos, bem como os professores, têm os seus
salários reajustados a cada ano, o que ocorre de forma cumulativa ao longo dos
anos”.

Ainda na nota distribuída a Imprensa, o Governo de
Garanhuns registrou que a reestruturação administrativa promoveu um enxugamento
da máquina pública municipal.  “O Governo
Municipal no mesmo Projeto de Lei reduziu cargos. Atualmente a estrutura
administrativa da Prefeitura de Garanhuns dispõe de 206 cargos comissionados,
destes, 193 preenchidos. O novo projeto reduz para 198 cargos. Das atuais
20 secretarias, o número cairá para 17”. (clique AQUI para conferir a nota na íntegra) 



O Projeto de Lei nº 054/2016
será apreciado em segunda votação na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro.
A sessão legislativa tem incio às 10h.


“NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA – PROJETO DE
LEI Nº 054/2016

O Governo Municipal de Garanhuns esclarece alguns pontos levados à imprensa por meio de um integrante do atual legislativo sobre o Projeto de Lei nº 054/2016, que cria nova estrutura e aumenta valores de remuneração de Secretários e Cargos Comissionados. 
É importante salientar que os Cargos Comissionados que vão ter os seus salários reajustados em 2017, estão desde 2007 sem receber nenhum reajuste em seus vencimentos. Os Secretários que também terão reajuste salarial, será uma correção não cumulativa referente aos últimos quatro anos. Todos os demais servidores efetivos, bem como os professores, têm os seus salários reajustados a cada ano, o que ocorre de forma cumulativa ao longo dos anos. 
Outro ponto a esclarecer é quanto às gratificações, elas são regulamentadas por meio de Decreto, que atualmente permite até 70%, mas que deverá ser reduzido para o limite máximo de 40%, porém a sua autorização será limitada, para casos extremamente necessários. Vale salientar também que elas já foram em administrações passadas no limite máximo de 100%, o que já vem sendo corrigido pela atual gestão, reduzindo esse limite máximo. 
Algo mais a ser dito, é que o Governo Municipal no mesmo Projeto de Lei reduziu cargos. Atualmente a estrutura administrativa da Prefeitura de Garanhuns dispõe de 206 cargos comissionados, destes, 193 preenchidos. O novo projeto reduz para 198 cargos. 
Das atuais 20 secretarias, o número cairá para 17. Havendo apenas a criação de uma Secretaria, a de Infraestrutura. Sendo quatro absorvidas por outras já existentes, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (vai absorver Pessoa com Deficiência), a de Agricultura se une à Meio Ambiente ficando com a nomenclatura Desenvolvimento Rural e Meio ambiente, a de Cultura se integrará à de Turismo, ficando assim Secretaria de Turismo e Cultura; e a Ouvidoria se une a Governo, ficando com a nomenclatura de Governo, Articulação Política e Ouvidoria. 
A Prefeitura de Garanhuns vem honrando com o pagamento dos seus servidores rigorosamente em dia, mesmo em tempos de crise. Crise essa que também cria desoneração de salários, principalmente de quem não tem reajustes anuais. E entende que todos que contribuem para o desenvolvimento do município com o préstimo dos seus serviços devem receber correções salariais. Pela natureza do cargo, os servidores que ocupam funções comissionadas trabalham bem além das horas determinadas, alguns trabalhando inclusive, em feriados, e fins de semana, dependendo da sua atribuição. 
O Governo Municipal de Garanhuns preza pela qualidade do serviço prestado à população, bem como busca valorizar o servidor que ajuda a prestar este serviço. 

Secretaria de Comunicação Social – 08 de dezembro de 2016″.  

O Prefeito Izaías Régis (PTB) concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Carlos Eugênio e abordou diversos temas.

Acompanhado do Vice-prefeito Eleito Haroldo Vicente (PSC), Régis comentou o sucesso da edição 2016 do Natal Luz e adiantou os preparativos do evento já para o próximo ano. Ele também anunciou o período de realização do Viva Dominguinhos 2017 e deu detalhes quanto a situação financeira do Município e a continuidade das obras de infraestrutura nos bairros da Cidade no próximo ano.

Ainda durante a entrevista, o Prefeito Garanhuense sinalizou a formatação da nova equipe de Governo, que segundo Ele será mais “ágil”, nos projetos e na execução das ações e traçou a mudança de filosofia que a gestão 2017-2020 apresentará a população de Garanhuns. Régis também falou em atração de empresas para gerar novos postos de trabalho e destacou o papel de Haroldo Vicente no Governo Municipal: “Agora, Garanhuns terá dois Prefeitos”, chamou a atenção Izaías.  


Confira, clicando em player, a entrevista do Prefeito de Garanhuns: 

O SUCESSO E O FUTURO DO NATAL LUZ.


 
VIVA DOMINGUINHOS – DATA E ATRAÇÕES.


 
NOVAS OBRAS E SITUAÇÃO FINANCEIRA PARA 2017.


 
ANÚNCIO DA NOVA EQUIPE DE GOVERNO.


 
MUDANÇA NA FORMA DE GOVERNAR.


 
NOVOS POSTOS DE TRABALHO PARA A POPULAÇÃO DE GARANHUNS.

 
DIPLOMAÇÃO, POSSE E TRABALHO DE HAROLDO NO GOVERNO.


 
MENSAGEM DE NATAL.


E cresce a expectativa quanto à divulgação de um novo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco. No último
mês de setembro, uma comissão interna foi definida, com propósito de
normatizar e acompanhar execução do Concurso Público destinado a 300 vagas para
Soldado, cujo requisito é de nível médio.
A abertura de Novo Certame foi uma das cláusulas incluídas na proposta
apresentada pelo Governo a representantes da Categoria após paralisação que
exigia também reajuste salarial para Policiais e Bombeiros. A proposta foi
aceita pela Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE). Ainda de
acordo com o Centro Integrado de Comunicação da SDS-PE, a nova etapa será
marcada pela escolhera da organizadora do Concurso, que deve ser por meio de processo
de licitação.
300 OPORTUNIDADES – Além de confirmar o quantitativo de Vagas, a Secretaria
confirmou que o cargo de Soldado exigirá o nível médio completo. Os Inscritos serão
avaliados por prova objetiva e os aprovados ainda passarão por exames de
aptidão física, avaliação psicológica, exames médico e investigação social. Por
fim, haverá curso de formação e habilitação de praças, cuja bolsa para os
alunos será de R$ 970,42. O salário inicial após o curso de formação chegará a
R$ 2.719,88.

O último concurso realizado pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco foi
em 2006. Na época, o Certame ficou sob organização do Instituto de Planejamento
e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad). O edital publicado
contou com 250 vagas para soldado, por um total de 8.629 inscritos.