BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 

A Agência Pernambucana de Águas
e Clima (APAC) divulgou boletim que esclarece as altas temperaturas registradas
no Agreste Meridional, sobretudo aqui em Garanhuns, aonde os termômetros chegam
a marcar temperaturas acima dos 34ºC.   
De acordo com o Órgão Estadual,
a presença de uma massa de ar seco sobre o Estado continua inibindo a formação
de nuvens e propiciando temperatura elevadas, com valores muito baixos de
umidade relativa no Sertão e também no Agreste. 

Aqui no Agreste, a umidade
atingiu valores abaixo de 25%. Em Águas Belas (17%); Garanhuns (23%); Brejão
(24%) e São Bento do Una (24%). Ainda segundo a APAC, a Umidade Relativa do Ar deve
permanecer com valores abaixo de 30% e com temperaturas acima de 34°C, aqui no
Agreste, pelos próximos dois dias.



A baixa Unidade no Ar pode
gerar problemas para a saúde humana, tais como: complicações alérgicas e
respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele e irritação dos olhos, por isso, cuidados como evitar
exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente
através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de
jardins; consumir água à vontade e sempre que possível permanecer em locais
protegidos do sol devem ser tomados.

 
A Petrobras reajustou hoje,
dia 6, em 8,1% o preço da gasolina em suas refinarias. Também foi aumentado
hoje o preço do diesel em 9,5%. A decisão foi tomada com base na nova política
de preços da empresa, que prevê pelo menos uma revisão a cada 30 dias.

O aumento de preços afeta
diretamente as distribuidoras de combustível, que podem repassar ou não o valor
aos consumidores finais. Segundo a Petrobras, caso o reajuste nas refinarias
seja repassado integralmente ao consumidor, o preço da gasolina nas bombas deve
aumentar 3,4% ou R$ 0,12 por litro, em média. Já no diesel, o aumento do preço
final pode chegar a 5,5%, ou 0,17% por litro.



Apesar do reajuste, aqui em Garanhuns,
dois postos, o Rui Barbosa e o Auto Posto BR 424, baixaram os preços dos
combustíveis. Nos dois estabelecimentos é possível abastecer com Gasolina por
R$ 3,53, o litro. Já o Etanol custa R$ 2,81 e o Diesel S10 vem sendo
comercializado por R$ 2,81.


Diante da lotação total da Rede Hoteleira até o final deste ano, a Secretaria
de Turismo abriu cadastro para os moradores de Garanhuns que desejam alugar
suas casas ou seus apartamentos durante o período do Natal Luz 2016 – que segue
com programação cultural até o dia 31 de dezembro. Os interessados devem se
inscrever na sede da Setur, localizada no Centro Administrativo Municipal I, na
avenida Caruaru, das 9 às 13h, de segunda a sexta-feira.
No ato da Inscrição, o responsável pelo imóvel vai preencher uma ficha
contendo nome, telefone, e-mail, endereço da casa e um espaço com informações
adicionais que o interessado queira repassar, como quantos cômodos tem a
residência, se há móveis, valor do aluguel, entre outros detalhes. “Nossa ideia
é deixar o turista que vem a Garanhuns informado, com riqueza de detalhes,
quanto aos imóveis disponíveis para aluguel. O fluxo de turistas aumentou
consideravelmente e a cada final de semana do evento somos surpreendidos com a
cidade cheia”, ressalta a titular da pasta de Turismo, Neile Barros.


As informações com as residências inscritas serão divulgadas por lotes,
no portal da Prefeitura de Garanhuns (
http://www.garanhuns.pe.gov.br/).
A iniciativa de publicar informações sobre os imóveis já existe em outros
eventos do calendário de festividades, como o Festival de Inverno. Com o
aumento na procura, durante o período natalino, o Natal Luz também passa a
contar com esse acesso de dados.
(Com
informações de
Cloves
Teodorico)

 
Numa ação rápida,
a Polícia Militar de Pernambuco, através do S
erviço de Inteligência
do 9º BPM e membros do Batalhão Especializado de Policiamento do
Interior (BEPI), conseguiu evitar um
assalto ao Atacadão Juntos Somos Mais, localizado na Ceaga, aqui em Garanhuns.
De
acordo com informações publicadas no Blog da Jornalista Arlete Santos, por volta
do meio-dia de hoje, dia 5, após receber informações de que Suspeitos se
preparavam para assaltar o Atacadão, Policiais se dirigiram ao setor quando
localizaram um Vectra com três suspeitos, que empreenderam fuga, dando inicio a
uma perseguição, com troca de tiros e em alta velocidade pelas ruas do bairro
São José. O Veículo foi abordado pela Polícia nas imediações da UPAE, na BR
423, e os ocupantes, de identidade não registrada, receberam voz de prisão.


Antes
de serem presos, os Suspeitos atropelaram o mototaxista Gilberto Costa da Silva,
52 anos, e uma criança de seis anos de idade que vinha na garupa da moto. Eles
trafegavam pela rua Coronel Antonio Souto, quando se depararam com a
perseguição policial, vindo o Vectra a colidir com a moto. Amos feridos e foram
socorridos a emergência do Hospital Regional Dom Moura. A criança sofreu fratura
exposta na perna esquerda e foi removida ao Hospital da Restauração, em Recife.
 Os Suspeitos
foram conduzidos a 134ª
Circunscrição de Polícia de Garanhuns, onde estão sendo tomadas as providências
cabíveis. (Com informações de
http://www.arletesantos.com.br/)



Saiba mais sobre essa ação policial clicando AQUI

O Alto astral, com uma boa dose de humor, vem tomando
conta das manhãs na programação da Rádio Sete Colinas FM. É que de segunda a sábado,
das 9 as 12h, quem sintoniza nos 100,5 Mhz da primeira FM de Garanhuns se liga
na Hora do Ed Carlos.


Trata-se de um programa que rola de tudo, principalmente
alegria. Entre frases “sem noção”, vinhetas “malucas” e promoções inusitadas
como a “Ed Carlos me dá o caneco” é impossível não sorrir ao ouvir a
programação comandada pelo radialista, que apesar de vários anos na Emissora,
tem a jovialidade e a energia dos iniciantes.

Além de trazer as músicas da atualidade, a Hora do Ed
Carlos também é transmitida via facebook e figura em postagens no Instagran. Um
canal no Youtube também foi aberto para mostrar as traquinagens de Ed Carlos no
ar. Para conferir o canal do Ed Carlos
Garotinho clique AQUI.  

Clique em player e
confira um pouco do que é o programa do Ed Carlos na Sete FM:



Hotéis e praças lotadas. Com a
proximidade do Natal, os finais de semana em Garanhuns ficam cada vez mais
movimentados por conta do Natal Luz 2016. Seja pelas visitas aos espaços ornamentados
ou prestigiando as apresentações, o Evento realizado pela Prefeitura vem
agradando a moradores e visitantes da Cidade das Flores.
Nesse último fim de semana, centenas
de pessoas vindas de diversas partes do Nordeste prestigiaram as apresentações no
Palco Prefeitura, marcadas, sobretudo, pelo belo show de Altemar Dutra Jr. “Sou
muito fã dele e do pai dele. Já fui a muitos shows dele aqui e na região”,
registrou a aposentada garanhuense Maria de Lurdes, que teve o privilégio de
ver o Cantor bem de perto, quando Dutra desceu do palco para cantar junto de
seus fãs.
Quem perdeu, não deve lamentar,
pois a programação ainda reserva muitas emoções. No próximo sábado, dia 10, a
partir das 21h30min, tem a Orquestra Super Oara defronte a Prefeitura. Já na
sexta-feira, dia 16, a garanhuense Andréa Amorim, apresentará o “Rock’n Ópera”,
que promete encantar e emocionar o público.
A programação ainda contará
com os sucessos de Adilson Ramos no sábado, dia 17, e no dia 23 de dezembro, o
Show Natal Sanfonado, vai aliar o som da sanfona com a magia do Natal, trazendo
para Garanhuns nomes como Petrúcio Amorim, Rogério Rangel, Nádia Maia, Iráh
Caldeira e Almir Rouche, entre outros. “Também teremos os nossos artistas
locais e regionais, que vem fazendo grandes apresentações, além é claro do
Papai Noel, os Desfiles, as visitas e toda a magia e bela da nossa Decoração. Até
o dia 31 de dezembro teremos atrações no Palco Prefeitura, na praça da Fonte
Luminosa, nos Distritos e nos bairros da Cidade”, acrescenta o Prefeito Izaías
Régis (PTB), que participa ativamente da programação.


“O Mundo se esqueceu do Natal,
e essa cidade está resgatando isso. A decoração está linda. Para mim, o Natal é
esse espírito de renovação, de solidariedade com as pessoas. Todo mundo fica
mais sensível e solidário,” observou a professora Leda Vasconcelos, que mora em
Maceió e veio pela primeira vez a Garanhuns.
(Com informações de Daniela Batista/SECOM/PMG)


A Agência do
Trabalho de Garanhuns está oferecendo quatro oportunidades de Empregos aqui em
Garanhuns. São oportunidades para Auxiliar Contábil, Encarregado de Obras de
Manutenção e Vendedor Pracista (2). As Vagas constam no site da Secretaria da
Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.
De acordo com o
Órgão Estadual, os interessados nos cargos devem ter entre 4 e 6 meses de
Experiência comprovados na Carteira de Trabalho. Os postulantes as vagas
deverão ter o Ensino Médio Completo.



Os candidatos que
se encaixem no perfil devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns,
que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20,
bairro de Heliópolis. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade,
CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. 
Para saber mais sobre essas vagas,
clique AQUI

O Juiz Lucas Tavares Coutinho,
que preside a 64ª Zona Eleitoral, lançou o Edital de Convite para diplomação
dos Prefeitos Eleitos de Águas Belas e Iati, Luiz Aroldo (PT) e Tonho de Lula (PSB),
respectivamente, bem como os Vice-prefeito e Vereadores, vencedores do pleito
eleitoral de 2 de outubro.
De acordo com o Edital nº 25,
a sessão solene de Diplomação acontecerá no próximo dia 14 de dezembro, a partir das 10h, no Salão do Júri do Fórum de Justiça José Maria Florentino de
Lima, localizado na Praça Padre Nelson, s/nº, em Águas Belas. Apesar de o
convite fazer menção aos suplentes, o Edital assinado pelo Juiz Eleitoral deixa
claro que a “entrega dos diplomas durante a sessão será feita apenas aos
eleitos”.



AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO – Apesar de a Justiça Eleitoral definir a data
da Diplomação dos Eleitos em Iati, um dia antes do evento, em 13 de dezembro,
será realizada uma Audiência de Instrução, também no Fórum de Águas Belas, para
ouvir os citados no
Processo nº 502-02.2016.6.17.0064, que versa sobre denúncias
de “abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio eleitoral”, na
condução da campanha eleitoral do Prefeito Eleito Tonho de Lula (PSB). As
denúncias foram 
representadas por Alexandre e Martinho Tenório, candidatos a Prefeito
e Vice-prefeito da Coligação
 por
uma Iati Melhor, derrotados pelo Socialista por uma diferença de apenas 127
votos. Além de Tonho de Lula, outros 14 agentes políticos
(Clique AQUI) são citados na denúncias dos representantes do Democratas de Iati. 




Essa é destaque no
Portal Agreste Violento:
“O pastor Marcos Oliveira
Gomes, da Igreja Evangélica Jardim das Oliveiras, conseguiu escapar de um
assalto na noite de ontem, dia 3, no bairro Aloísio Pinto. Ele estava saindo da
sua casa, que fica por trás da Igreja, nas imediações da fábrica Jatobá, quando
foi surpreendido por um homem armado. “Ele sacou um revólver e anunciou o
assalto. Queria levar meu carro, mas eu disse que ele não iria levar o veículo
porque o meu carro é consagrado a Deus”, conta Oliveira.

Durante a ação criminosa,
surge um homem que andava pela rua com um cachorro e ao avistá-lo, o Pastor avisou
que estava sendo assaltado. As imagens de segurança mostram que o homem
desconhecido ficou parado apenas observando a situação. Outra pessoa que também
presenciou o crime foi a pastora Alice Helma, esposa de Marcos Oliveira. Ela
não sabia de nada e foi abrir o portão para sair com marido, quando se deparou
com a cena.

Enquanto isso, o Bandido insistia
em levar o carro e até chegou a dar um tapa na mão do Pastor, que estava
apontando o dedo para o rosto dele enquanto falava de Deus. “Ele disse que se
eu não entregasse o carro ele iria me matar e eu falei que ele não iria me
matar porque eu ainda tenho uma grande obra pra fazer e repreendi em nome de
Jesus”, relatou o Pastor. O criminoso acabou dizendo com a própria boca que
estava desistindo do assalto naquele momento.



Com a situação sob controle, o
pastor Marcos Oliveira acabou levando o bandido para o canto do muro, onde fez
uma oração pelo rapaz. Toda ação durou cerca de três minutos e foi gravada por
uma câmera de segurança, instalada na frente da casa do Pastor. Ele preferiu
não prestar queixa à polícia. (Com
informações e imagens de http://www.agresteviolento.com.br/)

Clique em player e confira as imagens da Câmera de Segurança: 


O Prefeito Izaías Régis (PTB) não deve anunciar, pelo menos nos próximos dias, os nomes que
integrarão o novo Secretariado Municipal de Garanhuns. Em recente entrevista ao
radialista Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal, Régis chegou a cogitar a
possibilidade de promover uma espécie de transição neste mês de dezembro entre
os que poderiam deixar as pastas e aqueles que entrariam no Governo, todavia, reformulou
o planejamento e só deve anunciar a nova equipe no inicio de 2017.



“Eu não vou anunciar antes do
dia 31! Vou deixar para anunciar no dia 2 (de janeiro). Nós (Izaías e o
Vice-prefeito Haroldo Vicente) vamos anunciar no dia 2 quem é que vai ficar e quem
vai sair”, registrou Izaías, em entrevista veiculada no programa Revista da
Tarde, apresentado pela radialista Samara Pontes, na Rádio Jornal Garanhuns. Apesar da definição da data, a expectativa é que os nomes dos Secretários sejam revelados durante a Solenidade de Posse,
que acontecerá no dia 1º de janeiro, defronte a Prefeitura.

Durante a entrevista, que
também foi marcada por assuntos como o Natal Luz; Viva Dominguinhos 2017 e
investimentos para a Cidade, o Prefeito deixou claro que os Secretários que
deixarão as suas pastas vêm fazendo um bom trabalho pela Cidade. “Essas pessoas
que poderão sair do Governo não é que sejam ruins! São mudanças normais que
existem em todo Governo. Fechou-se um ciclo. É um novo Governo. Devo demais a todos
que estão encerrando essa Gestão comigo: pela competência, pela dedicação, pelo
carinho que tiveram conosco, mas temos que ter uma mudança”, pontuou Izaías,
revelando que vem realizando estudos junto ao Vice-prefeito Eleito Haroldo
Vicente e ao secretário de Planejamento e Finanças, Evílson Rêgo (ao lado de Izaías na imagem acima), para definir
a nova composição do Secretariado de Garanhuns, porém sem adiantar nomes e nem
confirmar qualquer especulação que vem sendo levantada pela Imprensa local.
Ainda durante a entrevista
concedida a radialista Samara Pontes, Régis voltou a afirmar que o Vice-prefeito
Haroldo Vicente terá papel fundamental no Governo, seja no atendimento ao
público ou no acompanhamento de obras, tendo, inclusive, autonomia junto à
equipe de Governo. “Vice-prefeito, na realidade, é um substituto imediato do
que está no Poder, mas se Ele não participar da Gestão, só vai ser
Vice-prefeito para receber salário. E isso não é bom”, chamou a atenção o
Prefeito Garanhuense. 



Clique em player para ouvir trecho da Entrevista de Izaías Régis a radialista Samara Pontes, da Rádio Jornal Garanhuns: