BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 

A Juíza da 87ª Zona Eleitoral, Zélia Maria Pereira de Melo, promoverá a
solenidade de diplomação dos eleitos no último pleito em Palmeirina nessa
sexta-feira, dia 9, no Fórum daquele Município. O Encontro acontece a partir
das 15h.
Na ocasião serão diplomados o Prefeito Eleito Marcelo Neves (PSB); a
Vice-prefeita Eleita Verônica de Carlinhos e os vereadores eleitos Jailton
Nunes (PR); Márcio (PTB); Galego de Toinho (PP); Mano de Bebé (PMDB); Mizé
(PSB); Toinho Santana (PSB); Dourival (PSB); Carlos César (PSD) e Dezinho
(PSB), bem como os Suplentes de Vereador.



Paralelo a Diplomação e consequente posse, o Prefeito Eleito Marcelo Neves
e o ex-prefeito Eudson Catão, que apoiou o socialista, já vêm fazendo uma
verdadeira peregrinação pelas secretarias estaduais. 


A meta é viabilizar apoios
e recursos para “reconstruir” o Município. Neves e Catão estiveram participando
do Encontro dos Novos Gestores promovidos em Brasília-DF, pela CNM, e em
Gravatá, este último organizado pela AMUPE e que contou com a presença do
Governador Paulo Câmara (PSB). “Reconstruir Palmeirina não será fácil, mas
acredito no poder de articulação de Marcelo, bem como nas parcerias que estamos
firmando”, pontuou Eudson Catão. Marcelo Neves foi eleito Prefeito de Palmeirina com 2.653 votos
(53,20% dos votos válidos). 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco
(Sebrae-PE) está contratando nove profissionais – inclusive com deficiência –
em diversas áreas de atuação.
Entre as nove oportunidades estão o cargo de Suporte Administrativo, Analista
Técnico – administração de pessoal e analista técnico de perfil generalista. A
entidade também está recebendo currículos para formação de cadastros de
reserva. As vagas são para os Municípios de Araripina, Goiana, Recife e
Serra Talhada, porém o Cadastro de Reserva pode abranger outras localidades (confira o Edital clicando AQUI).

Inscrições no processo seletivo podem ser realizadas até o próximo dia
24 de dezembro clicando AQUI. A taxa de participação é de R$ 50 ou R$ 70. Já os
salários variam de R$ 1.963,77 até R$ 5.210,48, a depender do cargo
pretendido. A jornada de trabalho é de 40h/semana.
A seleção será composta de uma avaliação curricular e documental e
provas de língua portuguesa, conhecimentos do Sebrae, conhecimentos específicos
e uma questão discursiva. Os exames acontecem no dia 12 de fevereiro.
Haverá também uma avaliação coletiva de Habilidades e perfil do candidato, que
deverá levar em consideração habilidades como auto-gestão de flexibilidade,
relacionamento interpessoal, orientação para o cliente e qualidade do trabalho.
Por fim, o profissional passará por uma entrevista individual.



Entre os benefícios oferecidos pelo Sebrae estão assistência médica,
assistência odontológica, previdência privada, seguro de vida, vale transporte,
vale alimentação e auxílio creche para filhos com até 10 anos e 11 meses. A
data para contratação dos profissionais ainda não foi definida pelo Sebrae.
(Com informações do Blog Há Vagas/JC
Online. CONFIRA)

A Unidade Agreste Meridional do Sebrae em Pernambuco recebeu, em um
café da manhã, nesta quarta-feira (06), representantes da Vértice Imóveis e do
Laboratório Garanhuense de Análises Médicas (Lagam). O momento serviu para
homenagear, simbolicamente, as duas empresas pela participação na etapa
estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE).
O prêmio reconhece formas de gestão, inovação, produtividade, entre
outros tópicos, de empreendedores do Estado. Para a gerente da unidade, Gerlane
Melo, ter dois empresários locais entre os finalistas de uma iniciativa como
essa é colher os frutos de um trabalho de parceria. “Nós trabalhamos para
estreitar a relação com os empresários. O Sebrae é um braço nesse processo de
desenvolvimento. Essas empresas de Garanhuns servem de exemplo para outros
negócios”, destaca.
O sócio-diretor da Vértice Imóveis, finalista na categoria Serviços,
Ricardo Nonato, esteve na unidade e reconheceu a importância do Sebrae na
efetivação de metas. “É uma satisfação muito grande para nós. Estamos há cinco
anos no mercado de Garanhuns e ficamos felizes por esse reconhecimento. Temos
uma extensa agenda para o ano de 2017 com o Sebrae e queremos passar a atuar de
outras formas”, ressaltou.
Já o Lagam foi finalista do prêmio e venceu nas categorias de gestão e
inovação. A farmacêutica Adeilda Patriota Tenório, proprietária do laboratório,
também esteve presente e comentou o resultado do MPE. “É como se eu tivesse
recebido um presente pelos mais de 20 anos de história de nossa empresa. Eu
acredito que conseguimos esse resultado porque atuamos de forma integrada,
escutamos todos os colaboradores para efetivar as estratégias planejadas”,
finalizou. (Com informações e imagens de
Cloves Teodorico/ASCOM/SEBRAE/Garanhuns)

A Academia de Dança Marta Melo promove neste mês de dezembro, aqui em Garanhuns, a apresentação do Espetáculo Fantasia. A leveza
das bailarinas poderá ser conferida em três momentos, dois no Colégio Santa
Sofia e também durante a programação do Natal Luz 2016, no palco montado ao
lado da Prefeitura.
As primeiras aparições acontecem nos dias 10 e 11 de
dezembro, próximos sábado e domingo, no auditório do Colégio Santa Sofia. As apresentações têm inicio às 19h30min
e serão marcadas por apresentações exclusivas, todas elaboradas para noites de
encantamentos. Os ingressos custam R$ 20.



Já no dia 18 de dezembro é a vez do palco do Natal
Luz receber as bailarinas da Academia Marta Melo. A apresentação do espetáculo
Fantasia tem inicio às 19h30min. Para maiores informações, ligue (87) 99900-0366.


A Câmara de Vereadores de
Garanhuns aprecia na manhã dessa quinta-feira, dia 8, o projeto de Lei nº
054/2016, que altera a Lei nº 3.970/2013 e reestrutura administrativamente o
Governo de Garanhuns. 
Entre as mudanças mais
significativas previstas na nova Legislação estão à junção de diversas Pastas. A
Secretaria de Meio Ambiente deixa de
existir de forma isolada e passará a integrar a estrutura da Agricultura, passando
a funcionar com a nomenclatura Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e
Recursos Hídricos. A pasta da Cultura se unirá ao Turismo formando a Secretaria
de Turismo e Cultura. A Ouvidoria também perderá status de Secretaria e será
incorporada a estrutura da pasta de Governo e Articulação Política. A
Secretaria da Pessoa com Deficiência será deslocada para a Assistência Social,
que passará a ser denominada de Assistência Social e Direitos Humanos. Já a
Secretaria da Juventude terá a atribuição de também cuidar dos Esportes e do
Lazer. Além dessas mudanças, a Secretaria de Infraestrutura
será criada com o objetivo de desmembrar as ações de Obras e Serviços Públicos.

Além das mudanças na estrutura
administrativa, o Projeto de Lei nº 054/2016 também atualiza a tabela de
subsídios dos Cargos Comissionados do Governo de Garanhuns. 
O Projeto prevê que o salário dos Secretários Municipais passe de R$ 9 mil para R$ 12.400 a partir de janeiro de 2017. Os salários dos servidores comissionados na categoria CC2 passarão de R$ 3,6 mil para
R$ 6 mil. As outras categorias de servidores comissionados também receberão
aumento. A categoria
CC3 sairá de R$ 2,8 para R$ 3,6
mil; na categoria
CC4 o salário deixará de ser de
R$ 1,8 e será R$ 2,5 mil. Já na categoria
CC5, o salário aumentará de
R$ 1,1 mil para R$ 1,8 mil e a categoria
CC6, passará de R$ 880 para R$
1,1 mil.
 


Em nota, a Prefeitura de Garanhuns informou que
“os Cargos Comissionados que vão ter os salários reajustados em 2017,
estão desde 2007 sem receber nenhum reajuste”. Sobre os secretários, a
assessoria disse que “será uma correção não cumulativa referente aos
últimos quatro anos; todos os demais servidores efetivos, bem como os
professores, têm os salários reajustados a cada ano, o que ocorre de forma
cumulativa ao longo dos anos”.

O ano de 2017 vai começar com
mais despesas para quem é dono de carro. O governo de Pernambuco publicou um
decreto ontem, dia 8, no Diário Oficial, antecipando para janeiro o prazo de
pagamento da cota única – ou da primeira parcela do Imposto sobre Propriedade
de Veículos Automotores (IPVA) – para todas as placas. Enquanto no ano passado
o calendário começava em março e se estendia até maio, em 2017 vai iniciar em
janeiro e terminar em março (dependendo do dígito final da placa). A medida vai
penalizar o contribuinte, que já precisa arcar com despesas como IPTU, matrícula
e material escolar no início do ano.

Além de antecipar a cobrança, o
governo do Estado deixou para comunicar a medida ao contribuinte faltando
apenas 40 dias para o vencimento da primeira parcela (prevista para 17 de
janeiro, no caso de placas com final 1 e 2). Para quem não tem reserva, isso
significa que parte do 13º salário terá que ser comprometida para arcar com a
despesa de última hora. O cidadão nem teve chance de se planejar.

Nas redes sociais, o assunto
virou uma polêmica durante todo o dia de ontem. Os internautas reclamavam não
só da antecipação da data de pagamento do IPVA, mas também do aviso em cima da
hora. A repercussão foi bastante negativa para o governo Paulo Câmara. Os
leitores também lembraram a situação do desemprego no Estado e de outros
aumentos que vão chegar ao bolso dos proprietários de veículos, a exemplo da
gasolina e seguro. Nos últimos anos, o contribuinte vem se apertando com a
cobrança do IPVA. O calendário foi sendo encurtado para o primeiro semestre e,
no ano passado, o governo do Estado reajustou a alíquota de 2,5% para 3% e 4%
(dependendo da potência do automóvel). O ajuste fez parte do chamado pacote
anticrise, que teve como objetivo aumentar a arrecadação do Estado, diante do
cenário recessivo. As novas alíquotas têm validade até 31 de dezembro de 2019.
Além dos veículos, as alíquotas também foram reajustadas para motocicletas (de
2% para 3,5%), para as cinquentinhas que deixaram de ser isentas (1%),
aeronaves (de 1,5% para 6%) e embarcações e jet ski (de 2,5% para 6%).


Procurada pela reportagem do JC,
a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) se pronunciou apenas por meio
de comunicado. “A mudança na data de pagamento do IPVA foi realizada em
virtude da necessidade de geração de fluxo de caixa no início do ano, em
decorrência da crise econômica que atinge o País. Em contrapartida, como uma
forma de compensar os contribuintes que fizerem o pagamento à vista, será
concedido um desconto de 7% no valor do imposto, no lugar dos 5% concedidos em
outros anos – um aumento de 40% no percentual de abatimento”, diz o texto.
A Sefaz argumenta, ainda, que o valor do IPVA vai diminuir em 2016 na comparação
com 2017, porque de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis
(Fipe), o valor venal dos veículos em geral caiu 3,8%. No caso dos automóveis,
a redução foi de 4,5% e dos caminhões foi de 6,3%. Mas para o contribuinte a
discussão não é apenas sobre o valor, mas sobre a antecipação de uma cobrança
que não era aguardada para janeiro. 

Os boletos de pagamento estarão disponíveis
no site do Detran a partir do dia 1º de janeiro, mas quem quiser saber quanto
vai pagar terá que aguardar até a segunda quinzena deste mês (quando serão
divulgados). Pernambuco tem uma frota de quase 2,5 milhões de veículos que
pagam IPVA. Este ano a arrecadação chegou a R$ 1 bilhão, superando em 25% o
resultado do ano passado, que totalizou R$ 800 milhões. A Sefaz destaca que
“os recursos arrecadados com o IPVA entram na conta do Estado e são
distribuídos para pastas prioritárias como educação, saúde e segurança pública.
No total, 50% desse montante são repassados para as contas dos 184 municípios
do Estado de Pernambuco, que também sofrem com as consequências da crise
econômica. Os recursos servirão para auxiliar na administração dos novos
gestores municipais, que assumem em janeiro de 2017.” (Com informações e imagens do Jornal do Commercio. CONFIRA)

Em plena quarta-feira, dia 7, a
22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns, instalada no antigo Núcleo Integrado de Segurança, na
comunidade da Brasília, fechou as portas para atender
interesse de outra Cidade. Com isso, Garanhuns, que contabiliza quase 50
homicídios neste ano de 2016, 80% deles, ainda sem solução, observa a Polícia
Civil tendo que dar prioridade a crimes praticados em outras cidades de Pernambuco
por falta de estrutura naquela Instituição. Com isso, as famílias das vítimas
de Garanhuns são deixadas a mercê da impunidade.
“O Portal Agreste Violento (www.agresteviolento.com.br) vem
recebendo nos últimos dias várias denúncias que a Delegacia estava fechada e
não atendia mais as famílias das Vítimas assassinadas em Garanhuns. Fato que
vem gerando indignação, aumentando assim ainda mais a sensação de impunidade
quanto aos assassinos que dificilmente vão para cadeia e desta forma a situação
piora ainda mais”, publicou o Portal especializado em noticiais policiais no
Agreste.


De acordo com o Agreste
Violento, a equipe da Delegacia de Homicídios está à disposição do município de
Catende, na Mata Sul de Pernambuco, e desde a última segunda-feira, dia 5, realizam
investigações naquele Município na busca de solucionar crimes cometidos naquela
localidade. Ainda segundo o Agreste Violento, não há previsão para retornarem a
Garanhuns. (Com informações e imagens de
http://www.agresteviolento.com.br/

A Agência do Trabalho de Garanhuns está oferecendo quatro oportunidades
de Empregos aqui em Garanhuns para está quarta-feira, dia 7. São oportunidades para Auxiliar Administrativo,
Auxiliar de Pessoal, Auxiliar Contábil e
Encarregado de Obras de Manutenção. As Vagas constam no site da Secretaria da
Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.


De acordo com o Órgão Estadual, os interessados nos cargos devem ter 6
meses de Experiência comprovados na Carteira de Trabalho e Ensino Médio
Completo. Os salários ofertados para os cargos de Auxiliar Administrativo
e Auxiliar de Pessoal são de R$ 1.015. Já para os demais cargos não foram
informados. As vagas estão sujeitas a alterações no decorrer do dia.
Os candidatos que se encaixem no perfil devem se dirigir até a Agência
do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua
Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. É necessário levar a Carteira
de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas,
clique AQUI.

 
A Juíza da 130ª Zona Eleitoral, Priscila Maria de Sá Torres Brandão,
convocou diversos agentes políticos de Caetés para uma Audiência de Instrução
referente as denúncia de uso da máquina pública e abuso de poder econômico nas
eleições 2016 por parte do Prefeito Reeleito, Armando Duarte (PTB). A denúncia
foi protocolada pela Coligação Frente Popular de Caetés, que teve como
candidato a Prefeito Benedito da Silva (PSB).  
A Audiência acontece nessa quarta-feira, dia 7, a partir das 14h, no
Fórum de Capoeiras. Entre os representados estão o Prefeito Reeleito Armando
Duarte; o vice-prefeito reeleito Severino José (Severino Gordo) e o Secretário de
Finanças, Ronaldo Melo, entre outros agentes públicos e políticos. As
denúncias (que podem
ser acessadas clicando AQUI)
 foram protocoladas na
Polícia Federal e na Justiça Eleitoral no último mês de setembro.
De acordo com as peças produzidas pelo advogado Paulo Magno Cordeiro da
Silva, um CD contendo trecho de uma conversa entre membros da Coligação Caetés
no Rumo Certo mostra a utilização da máquina pública (Prefeitura de Caetés) de
forma indevida, através da oferta de vantagens como dinheiro, emprego,
combustível, caminhão da água, viagens, máquina para ajeitar estrada, material
de campanha para uma pré-candidata a Vereadora daquele Município.
Com a Ação, a Frente Popular de Caetés pede a declaração de
inelegibilidade de Armando e Severino Gordo e com isso forçar a realizar de um
novo pleito eleitoral em Caetés. Vale registrar que Armando venceu o último
pleito com uma diferença de 2.985 votos.

DIPLOMAÇÃO – Mesmo com a realização da Audiência de
Instrução nessa quarta-feira, dia 7, a Juíza Priscila Maria de Sá Torres
Brandão definiu a data de diplomação dos candidatos eleitos em Caetés nas
eleições de outubro passado, dentre eles: Armando Duarte e Severino Gordo. O Ato está previsto para o próximo
dia 12 e também acontece no
Fórum da Comarca de Capoeiras.