quarta-feira, dia 30, o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas (OBMEP) 2016. De acordo com a listagem disponibilizada pela Instituição,
o Agreste Meridional foi conquistou medalhas de ouro, bronze e menção honrosa
de estudantes na competição.
Augusto Sérgio Belarmino Leite, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, conquistou
a medalha de ouro na Olimpíada, desbancando concorrentes de todo o País. “Estava
muito ansioso pelo resultado da Olimpíada porque eu havia estudado bastante e
sabia que tinha feito uma boa prova. Enquanto esperava o resultado eu dizia a
minha mãe: ‘eu vou ganhar a medalha de ouro, eu sei que vou’. Estou muito
feliz”, comentou o estudante, que tem apenas 12 anos.
Além de Augusto, o professor Itamar Tenório de Oliveira recebeu, como
reconhecimento, um diploma de homenagem e um CD com as edições da Revista do
Professor de Matemática. Pelo excelente desempenho na participação, a Escola foi
premiada com um kit esportivo.
Oliveira Silva, ambos da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra,
também aqui de Garanhuns, conquistaram medalhas de bronze na OBMEP 2016. Além
deles, outros 44 estudantes do Agreste Meridional foram contemplados com Menção
Honrosa na Competição (confira a Lista Completa
clicando AQUI).
este ano, um novo recorde da competição. A OBMEP 2016 teve 913.889 alunos
classificados para a segunda fase. Mais de 90% das 47.474 escolas públicas
participantes (123 delas indígenas) levaram alunos para fazer as provas, que
foram aplicadas em cerca de 9 mil centros por todo o País. As cerimônias de
entregas dos prêmios da OBMEP ocorrerão em 2017, em datas a serem definidas
pela Instituição.
CONFIRA A LISTA DE ESTUDANTES QUE
RECEBERAM MENÇÃO HONROSA:
ADRIELE CAVALCANTE DE LIRA
(Escola Dom Juvêncio de Britto – Garanhuns)
FILIPE BRANDAO HOLANDA DA SILVA (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves
Guerra – Garanhuns)
GIOVANNA SANTOS DE LIMA (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra –
Garanhuns)
JEFFTER MAYRON FERREIRA OLIRIO (Escola Dom Juvêncio de Britto – Garanhuns)
MARIA ALICE CARVALHO GUIMARAES (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves
Guerra – Garanhuns)
RENATO DOS SANTOS SILVA (Escola Mestra Beatriz – Bom Conselho)
DANIEL FELIPE AZEVEDO SILVA (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves
Guerra – Garanhuns)
FILIPE PAULINO BARBOSA (Escola Simoa Gomes – Garanhuns)
GABRIEL SILVA OLIVEIRA ((Escola Duque de Caxias – Garanhuns)
IURY GABRIEL DUARTE SANTOS (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra
– Garanhuns)
IZABELLA ALMEIDA ROCHA (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra –
Garanhuns)
JOAO PAULO LIMA LEITE (Escola Senador Aderbal Jurema – Garanhuns)
LUCAS GABRIEL CAPUCHO SALES (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra
– Garanhuns)
LUCAS MARQUES VIEIRA (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra –
Garanhuns)
PAULO EDUARDO SALES CHALEGRE (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves
Guerra – Garanhuns)
ALEXSANDRO MELQUIADES DE GOIS (EREM Monsenhor Alfredo Damaso – Terezinha)
AYLLA LIVIAN ANTUNES DE OLIVEIRA (EREM Deolina Amaral – Lajedo)
BRAYNER ELLITON DE O ALMEIDA (EREM Rodolfo Paiva – São Bento do Una)
DINARA DE MORAES BRESOLIN (EREM Rodolfo Paiva – São Bento do Una)
ECTOR VANTWYLY SALES DE OLIVEIRA (ETE Antônio Dourado Cavalcanti – Lajedo)
ERICK MATEUS ABREU DA COSTA (EREM Rodolfo Paiva – São Bento do Una)
FILIPE SOUTO DA COSTA (EREM Francisco Pereira da Costa – Iati)
GABRIELA ALMEIDA ROCHA (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra –
Garanhuns)
INALDO NASCIMENTO DA SILVA FILHO (EREM Sebastião Tiago de Oliveira – Jupi)
JADSON DO NASCIMENTO BRAGA (EREM José do Patrocínio Mota – São Bento do Una)
JOAO VICTOR SANTOS DE MELO (EREM Deolinda Amaral – Lajedo)
JOIDE FEITOSA DE VASCONCELOS (EREM Rodolfo Paiva – São Bento do Una)
JOSE EDSON VICENTE DA SILVA (EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro –
Capoeiras)
JUARI HENRIQUE DOS S OLIVEIRA (EREM Monsenhor Alfredo Damaso -Terezinha)
LUIS FILIPE DE MELO NOGUEIRA (EREM João Fernandes da Silva – São João)
MARCELO FERREIRA DA S OLIVEIRA (Escola de Aplicação Professor Ivonita Alves
Guerra – Garanhuns)
MARCOS ANTONIO C DA COSTA SILVA (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves
Guerra – Garanhuns)
MARIA JULIANA SALES BARBOSA (Escola Elpidio Barbosa Maciel)
MARIA STTEPHANNY SILVESTRE CABRAL (EREM Augusto Lúcio da Silva – Correntes)
MATEUS DE ALMEIDA VENTURA (EREM Coronel Nicolau Siqueira – Águas Belas)
MATHEUS LUIZ DA SILVA (EREM Luiz Pereira Júnior – Caetés)
MAYLLE TALLYTA O CAVALCANTE (EREM Rodolfo Paiva – São Bento do Una)
NICOLAS MATEUS MUNIZ (EREM Deolinda Amaral – Lajedo)
NINA DE CARVALHO MAIA (EREM de Garanhuns)
PAULA DE LIMA SOUZA (EREM Dom João da Mata Amaral)
RAISSA SOARES DE SOUZA (EREM Augusto Lúcio da Silva – Correntes)
SAULO DE TASSO M DO CARMO FILHO (EREM Rodolfo Paiva – São Bento do Una)
VICTOR CESAR BEZERRA MARCOLINO (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves
Guerra – Garanhuns)
VICTOR FRANCISCO MENDES DE MATOS (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves
Guerra – Garanhuns)
do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deverá ter um
desconto de 7% no pagamento do tributo em cota única. Desde 2004, esse desconto
era de 5% (também na parcela única). O Governo do Estado está propondo um
aumento do percentual de desconto para estimular a entrada de dinheiro já no
começo do ano. A crise reduziu as receitas da administração estadual, que tenta
aumentar a arrecadação para cumprir os seus compromissos, como o pagamento dos
salários, por exemplo.
desconto foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco na mensagem de
n°142/2016 de autoria do governador Paulo Câmara (PSB). Como o governo tem
maioria na Assembleia Legislativa (Alepe), a mensagem provavelmente será transformada
em lei devendo entrar em vigor no próximo ano. “Acho que essa mensagem
será aprovada porque atende ao contribuinte de IPVA que vai pagar menos e ao
governo do Estado na necessidade de fazer caixa de imediato”, diz o líder
do governo na Alepe, o deputado estadual Waldemar Borges (PSB).
consumo, impactando numa das principais receitas do Estado, o Imposto sobre
Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), responsável por 45% da arrecadação
total do Estado, segundo informações da Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz-PE).
única já chegou a ser de 10%. Na época, especialistas apontavam que era mais
vantajoso para o contribuinte pagar esse tributo de uma só vez. Esse imposto
corresponde atualmente a 2,8% de tudo que Pernambuco arrecada. A assessoria de
imprensa da Secretaria estadual da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) foi
contatada, mas não disponibilizou porta-voz para falar sobre o aumento do
percentual do desconto e o reajuste anual na cobrança do IPVA. No ano passado,
o percentual de aumento do tributo foi anunciado em dezembro de 2015. No final
do ano passado, a expectativa do Estado era arrecadar R$ 1 bilhão com o IPVA em
2016. Entre janeiro e novembro deste ano, foram recolhidos R$ 1,023 bilhão
desse imposto. Em 2015, foram R$ 811 milhões. (Com informações e imagem do Jornal do Commercio. CONFIRA)
termos políticos e econômicos, a cultura foi uma das áreas mais afetadas. Em
Pernambuco, projetos foram interrompidos ou reduzidos nas esferas estadual e
municipal. Entre os que sofreram cortes, o Festival de Inverno de Garanhuns
(FIG) vem sendo alvo de críticas da classe artística por causa dos atrasos no
pagamento.
parece ter data para acabar. Segundo Márcia Souto, presidente da Fundarpe, os
pagamentos devem ser quitados até a próxima semana. De acordo com a gestora, já
foram empenhados R$ 2.728.577 milhões em contratações artísticas do FIG. Deste
montante, foram pagos R$ 2.329.920 milhões, o que corresponde a um total de 224
cachês. Agora, faltam ser processados R$ 398.657 mil, o equivalente a 57 cachês.
“O dinheiro já foi liberado, ficando pendentes apenas algumas questões
burocráticas. Portanto, temos a expectativa de quitar o mais rápido
possível”, afirmou.
financeira e política pela qual atravessa o País foi o principal motivo dos
atrasos e o governo de Pernambuco encontrou dificuldades para liberar os
repasses no prazo previsto. “Ano passado também tivemos dificuldade, mas
foi tudo sanado. Não deixamos dívidas de um ano para o outro e pretendemos
fazer o mesmo. Não nego que há demora, mas há uma crise no Estado e no País.
Considero uma vitória termos realizado o FIG e podermos garantir o pagamento de
todos os artistas”, pontuou. A Fundarpe deve quitar em seguida o pagamento
ainda pendente de fornecedores. (Com
informações e imagem do Jornal do Commercio. CONFIRA)
do País, os Táxis em Garanhuns já trabalham com a Bandeira 2 desde o inicio
deste mês de dezembro. Com isso, os clientes que utilizarem esse serviço terão
que desembolsar 30% a mais do valor da Bandeirada: R$ 4,40.
Já o valor das Passagens deÔnibus em Garanhuns deverão ter um reajuste a partir do próximo dia 1º de
janeiro. As negociações que resultarão no reajuste já foram iniciadas e
envolvem os membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (formado por integrantes do
governo e da sociedade civil de Garanhuns) e representantes das Empresas
que operam na Cidade: São Cristóvão e Padre Cícero.
da Rádio Jornal, o Gerente da Coletivos São Cristóvão, Domingos Sá, previu que
o preço da tarifa deva subir R$ 0,20, passando dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,50. Sá não estimou o novo valor do Garoinha,
mas a expectativa é que o valor da tarifa também seja reajustada.
Policiais civis precisam se unir para empurrar uma das viaturas para que
ela funcione. As imagens foram flagradas pela TV Asa Branca no final da semana passada na frente
da Delegacia Seccional de Garanhuns. Outras viaturas foram encontradas com o
farol quebrado, o para-brisa trincado, com problemas para abrir as portas por
dentro e por fora, além de dificuldades para abrir o porta-malas, área onde os
presos são colocados no trajeto as delegacias.
A Secretaria de Defesa Social informou que já foram substituídas 211
viaturas nas Diretorias Integradas do Interior. Em nota, a SDS disse que
“especificamente para Policia Civil, 36 novos veículos já estão no Galpão
da Comissão de Reaparelhamento em Recife, concluindo a montagem de equipamentos
e checagem final, para em seguida serem entregues às unidades policiais”.
Um Policial, que optou por não se identificar, disse à TV Asa Branca que problemas no carro da polícia
impossibilitaram uma perseguição após um assalto. “Saímos em perseguição,
ficou impossível. O carro não desenvolvia velocidade compatível para acompanhar
esse veículo [dos criminosos]. Não foi possível pegar [os suspeitos] por conta
da viatura, se fosse uma viatura em condição, um carro mais veloz. Que tenha
potência de motor e pneus apropriados. Teríamos tido êxito na missão”,
afirmou o Policial.
De acordo com o este representante do Sindicato dos Policiais Civis de
Pernambuco, o Sinpol, as viaturas deveriam ser trocadas a cada dois anos, mas
muitas delas permanecem por muito mais tempo. “Viatura é uma das
ferramentas essenciais no trabalho da polícia. Se tiver uma ocorrência e
precisar o carro em velocidade você não tem segurança”, explicou Artur
Pedro.
Em nota, a SDS demonstrou que mesmo sem as devidas condições, os Policiais
seguem realizando o trabalho. O Órgão informou que de janeiro a outubro deste
ano o trabalho integrado das Polícias Civil e Militar em Garanhuns e na região
possibilitou a apreensão de 136 armas e a prisão de 593 criminosos, o que. (Com informações do G1 Caruaru/TV Asa
Branca e imagens de Reprodução/TV Asa Branca. CONFIRA)
Clique em Player e confira a reportagem exibida no ABTV 1ª Edição:
Confira também um vídeo produzido pelo Governo de Pernambuco sobre a destinação de novas viaturas para a Polícia na Capital e no Interior.
Garanhuns publicou na edição do Diário Oficial do Estado dessa sexta-feira, dia
2, a convocação, para efeito de nomeação, de cinco candidatos aprovados e
classificados no concurso realizado em 14 de abril de 2014.
Os futuros servidores devem
comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Câmara, no prazo de oito dias
úteis, a partir da publicação da convocação, portando a documentação exigida no
edital (cópia e original).
LEGISL.
LEGISL.
*pessoa com deficiência.
pular de um viaduto na manhã dessa
sexta-feira, dia 2, na BR-424, aqui em Garanhuns.
foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar, porém, diante das múltiplas
fraturas pelo corpo veio a óbito durante atendimento de urgência no Hospital
Regional Dom Moura (HRDM). Ele residia na rua Monsenhor Callou, bairro São José,
aqui em Garanhuns.
Civil, que compareceu a Unidade de Saúde e realizou os procedimentos legais. A
família contratou uma funerária e encaminhou o corpo para o Instituto de
Medicina Legal (IML), em Recife. (Com informações e imagens de http://www.agresteviolento.com.br/)
São dois vídeos, de 30
segundos e 60 segundos, que vão apresentar alguns dos principais destinos
turísticos do Estado. A intenção da Secretaria é fazer com que o pernambucano conheça
melhor o próprio local onde mora, com viagens rápidas pelo próprio Estado. Para
causar uma maior identificação com o público, nada melhor do que a narração do cantor,
compositor, ator e escritor Alceu Valença. É ele quem apresenta todos os
atrativos da campanha.
O vídeo traz imagens dos mais
variados destinos e pontos turísticos do Estado, tais como: o Relógio de
Flores, aqui em Garanhuns; Porto de Galinhas; Recife; Olinda; Fernando de
Noronha; Bonito, Petrolândia; Arcoverde; Gravatá; Maria Farinha; Caruaru; Santa
Cruz do Capibaribe; Pesqueira; Fazenda Nova; Bezerros; Igarassu; Triunfo;
Porção; Quipapá; Agrestina. Além dos locais propriamente ditos, o material
também apresenta manifestações culturais, equipamentos turísticos e a
gastronomia.
“Esta campanha é voltada para
o próprio pernambucano, para que ele conheça mais o Estado onde nasceu ou onde mora.
Garanto que existem muitos pernambucanos que conhecem mais São Paulo, Rio de
Janeiro, Disney e alguns países da Europa do que as belíssimas cachoeiras de
Bonito, o Centro Histórico de Igarassu, a Feira de Caruaru e muitos outros
locais do Estado. Esta é uma grande oportunidade para que o nosso turismo
cresça nos próximos meses de férias”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes
e Lazer, Felipe Carreras.
Além da campanha voltada para
o público interno, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer segue com
“Pernambuco, Coração do Nordeste”, no Brasil e no exterior, e a do Recife
Antigo, com Lenine.
Luz de Garanhuns reserva emoções para as famílias locais e visitantes. Seja
pela ornamentação instalada na Cidade ou nas apresentações no Palco montado
defronte a Prefeitura; na praça da Fonte Luminosa ou no Distrito de Miracica, o
Evento oferece atrativos para todos os gostos.
Santo Antônio tem a Cantata do Santa Sofia, intitulada de “A mais
perfeita Criação”. Em seguida, a partir das 19h30min, no Palco Prefeitura, tem
o Coral Infantil da Igreja Presbiteriana Central, seguido de Dalva Diniz e Aldecy
Souza, com o show “Horizontes do Natal”. A programação será encerrada às 21h30min,
com o grupo Nosso Jazz, que interpretará sucessos de Roupa Nova.
programação tem inicio logo cedo. É que na Praça Souto Filho, onde está
instalada a Fonte Luminosa, tem o Polo Infantil do Natal Luz, que reserva uma apresentação
especial da Rede Mestre e Brinquedos, com o espetáculo “Reisado de Fuzarca”.
será marcada pelo Desfile do Papai Noel, na Avenida Santo Antônio, e da visita
a Casa do “Bom Velhinho”, com inicio previsto para as 18h. Já a partir das 20h
tem uma apresentação especial da Orquestra Manoel Rabelo. A noite de Natal será
finalizada com o show de Altemar Dutra Júnior.
extensa programação do Natal Luz 2016. A partir das 17h30min, no distrito de
Miracica, tem a sequência do Natal Luz nos Distritos. Rede Mestre e Brinquedos;
Orquestra Meninos de Saloá; Auto de Natal da Escola Elisa Coelho e o Trio Pisa na
Fulô estão na programação do Evento. Desfile e Visitação da Casa do Papai Noel;
Grupo de Violões do CRAS Heliópolis; Coral da Várzea; Grupo de Flautas “Som Dos
Anjos” do CRAS Magano e o Musical “Um Milagre de Natal”, da Escola Adventista, integram
a programação do domingo, no Natal Luz de Garanhuns. Para conferir a programação na íntegra clique AQUI.
Notificação Eletrônica (SNE),
um aplicativo para smartphones que dará desconto de até 40% em multas de
trânsito, regulamentado pelo Contran em setembro. Pelo menos essa é a promessa
do presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.
Trânsito Brasileiro e reajustou em até 60% o valor das multas) e foi criado
para facilitar a comunicação entre os órgãos autuadores e os motoristas para o
pagamento das multas até o vencimento com direito a desconto no caso de
reconhecimento da infração cometida, sem a necessidade de apresentar defesa
prévia ou recurso.
apenas os órgãos nacionais de trânsito – a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aderiram ao SNE.
Dos 27 Detrans, apenas o de Santa Catarina fez o mesmo. “Estamos apenas
realizando ajustes para aderir. Mas o Detran-PE já está na base de dados do
Denatran e técnicos do Serpro, responsável pela criação do sistema, já estão em
contato conosco”, disse Charles Ribeiro. O presidente do Detran-PE ressaltou,
entretanto, que é importante que os órgãos de trânsito municipais também façam
a adesão.
multas, o SNE promete traçar um perfil dos condutores e identificar aqueles
infratores contumazes para que sejam enviadas mensagens educativas. Outra
vantagem do sistema é a promessa de reduzir custos com a impressão de papel, já
que não haverá necessidade do envio das notificações para as residências.
o Brasil, todos integrados ao Registro Nacional de Infrações de Transito
(Renainf): Os 27 Detrans Estaduais e Distrito Federal, órgãos municipais, PRF e
Dnit. Estes órgãos geram um montante de 16 milhões de multas por ano. (Com Informações e Imagens do Blog DE OLHO NO TRÂNSITO/JC Online. CONFIRA)








































